Se você tem dores de cabeça, fraqueza, memória fraca, sobrepeso e insônia com frequência, tudo indica que há algo de errado com sua saúde. Em 11 hábitos em 11 semanas, Dr. Ícaro Alcântara propõe um desafio ao leitor: avaliar como anda sua saúde e adquirir uma rotina de hábitos saudáveis para se sentir melhor, prevenir (e até curar) doenças. Lançamento da Companhia Editora Nacional, a obra do médico com pós-graduação em nutrologia esportiva e ortomolecular em medicina propõe a adoção de um hábito saudável por semana, que podem ser relativos à alimentação, como o leitor se exercita e até a maneira como respira. O programa tem base na medicina do estilo de vida, um conceito ainda novo no Brasil que propõe a promoção da qualidade de vida e da saúde por meio da adoção de bons hábitos e atitudes simples. Logo no começo do livro, o leitor é convidado a fazer uma autoavaliação e responder a 39 perguntas rápidas que revelam hábitos e fatores prejudiciais à saúde e qualidade de vida. Ao final do questionário, terá claro quais mudanças deve promover em sua vida.

Os hábitos propostos pelo Dr. Ícaro são simples e foram divididos em três grupos: hábito zero, hábitos fundamentais e hábitos importantes. O hábito zero é a base para todos os outros e diz respeito ao planejamento e à dedicação a essa nova rotina. Os cinco hábitos fundamentais são: Beber bastante água (o autor recomenda um copo de 200 ml por hora); alimentar-se bem e consumir fibras; praticar exercícios físicos (ele propõe formas alternativas de atividades aeróbicas); dormir bem e respirar corretamente. Nesse último item, o autor recomenda que a cada hora a pessoa inspire profundamente e expire todo o ar do pulmão por três vezes para que haja máxima oxigenação do corpo e cérebro. Depois seguem os hábitos importantes, como: diminuir o estresse, se informar e consultar regularmente com bons profissionais de saúde, evitar excessos e intoxicações, se expor adequadamente ao sol e cuidar da mente e do espírito.

Quanto à alimentação, Dr. Ícaro propõe que se coma menos carboidrato (açucares), mais proteína e gordura boa. Segundo ele, o ideal em geral seria consumir algo como 40% de proteínas, 30% de carboidratos e 30% de gorduras. Em 11 hábitos em 11 semanas, cada uma das recomendações é feita de maneira gradual, com estratégias para que o leitor não tenha dificuldade em implantar os bons hábitos. O sucesso da metodologia é tanto que virou um aplicativo baixado por mais de 100 mil pessoas em todo Brasil. Conheça mais acessando icaro.med.br/videos.

Abaixo, algumas outras dicas interessantes contidas no livro:

– 85% dos infartos e derrames são culpa do paciente;

– Ovos em geral não fazem o mal que alardeiam e costumam ser benéficos quando consumidos em até duas unidades ao dia;

– Em muitos casos, a hipertensão está ligada a falta de água no organismo;

– A prevenção do câncer pode ser auxiliada de maneira importante por meio da respiração adequada e da redução do consumo de carboidratos. Células tumorais odeiam oxigênio e adoram açúcar.

Sobre o autor: Dr. Ícaro Alves Alcântara é graduado em Medicina pela Universidade de Brasília, especialista em Homeopatia pela Associação Médico Homeopática Brasileira e pós-graduado em Estratégia Ortomolecular e Nutrologia Esportiva. Já atendeu mais de 20 mil pacientes e, além de clinicar, ministra palestras sobre saúde e “medicina do estilo de vida”, um conceito ainda novo no Brasil que propõe a promoção da qualidade de vida e a da saúde por meio da adoção de hábitos e atitudes simples.

 

Serviço:

Livro: 11 hábitos em 11 semanas

Autor: Dr. Ícaro Alcântara
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 192
Preço: R$ 24,90
Adquira o seu clicando aqui!

Comments

Leave a Comment