😌Todo mundo quer sentir-se BEM – “no final das contas”, é este o “objetivo” maior de todos nós na vida. Exemplos:
1️⃣Alguns querem muito dinheiro para comprar coisas que tragam a sensação de bem
2️⃣Outros ajudam o próximo porque, ao fazerem isto, sentem-se Bem
3️⃣Há ainda os que buscam poder e status como meios disto
4️⃣E há até os que esforçam-se para conquistar e manter um corpo cada vez mais definido e forte para sentirem-se bem consigo mesmos.

 

🤩Ou seja, este Bem-Estar é a busca máxima de todo ser humano e aqui estão seus 4 componentes básicos: sentir-se BEM com sua composição e funcionamento do seu #Corpo, seus #pensamentos (sua #mente), seu #Espirito(Espiritualidade e relacionamento com #Deus) e suas relações sociais (grupos diferentes de colegas e amigos com quem você mantêm contato frequente); quando você está contente e em paz com estes 4 fatores, todos juntos e ao mesmo tempo, pode vangloriar-se de ter #SAUDE (de acordo com a definição estendida, baseada nos critérios da OMS). E entenda que ninguém aqui está falando em perfeição nestes pontos mas sim em sentir-se bem em cada uma destas áreas mesmo com os pequeno problemas que eventualmente apresentem; por exemplo, alguém pode sentir-se bem fisicamente mas ter um problema de locomoção; outro pode sentir-se bem mentalmente ainda que ninguém esteja livre de lapsos de memória e pensamentos “ruins” eventuais.

👨‍⚕️O Bem-Estar nestes 4 quesitos (também chamado de SAÚDE) é finalidade mas ao mesmo tempo é “meio”: afinal, todos precisamos de Saúde para podermos lutar pelo que queremos e desfrutar do sucesso, quando conquistado! Vejamos: você pode trabalhar muito para conseguir os recursos para aquela tão sonhada viagem ou comprar aquele carro: precisará de Saúde para conseguir trabalhar duro e também dela para desfrutar do carro e da viagem, quando consegui-los; ou seja, Saúde é fundamental e passa a ser objetivo importante na vida de todos nós!

 

🤔Quando uma destas 4 áreas “vai mal”, ela acaba prejudicando as demais, comprometendo seu Bem-Estar. Por exemplo, alguém repleto de pensamentos tristes (com poucos amigos/colegas ou um cristão sentindo-se “afastado” de Deus) – Quando uma destas 4 áreas “vai mal”, ela acaba prejudicando as demais, comprometendo seu Bem-Estar. Por exemplo, alguém repleto de pensamentos tristes (com poucos amigos/colegas ou um cristão sentindo-se “afastado” de Deus) dificilmente terá o melhor desempenho físico possível, quem alimente-se mal pode sentir-se ansioso com mais facilidade, etc.

Agora olhe com atenção a figura:
– Saúde, como já explicado, está na interseção dos 4 fatores = Bem-Estar de Corpo, Mente, Espírito e relações sociais
– Se você foca demais em apenas UMA destas áreas, com certeza está negligenciando as demais e dificilmente sentir-se-á Saudável. – Se seus maiores focos “encontram-se” (na figura) em algum ponto marcado com “?”, você ainda tem sua atenção, seus gastos de tempo e energia polarizados demais – pode ter a “ilusão” de Saúde mas esta polarização excessiva não tardará a prejudicar os pontos que você julga fortes em sua vida.
– Se a interseção entre as áreas que mais têm merecido seu empenho é um “!”, parabéns: você está quase lá, em termos de Saúde MAS entenda que “a corda sempre arrebenta no seu ponto mais frágil”, “uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco” – ou seja, a correção de problemas na área deficiente será fundamental para que você não seja por ela “puxado(a) para baixo”, rumo à doença.

Compreendeu por que SAÚDE, de verdade, é bem mais que só não sentir sintomas incômodos ou doenças? Fica mais fácil obter Saúde quando você sabe o que é isto: para conquistar algo, o primeiro passo é CONHECER aquilo.

Boa semana!

Ícaro Alves Alcântara
Médico, Professor e Palestrante
Especialista em Homeopatia
Atuação em Estratégia Ortomolecular em Medicina, Qualidade de Vida, promoção de Hábitos Saudáveis e Estilo de Vida.
Terraço Shopping – torre A – sala 317 – Brasília – DF
(61) 96467775 e 32349069
(Também contato para palestras, cursos e eventos)
Instagram.com/DrIcaroAlves
Facebook.com/DrIcaroAlves
11 Hábitos em 11 Semanas (nas principais livrarias, também virtuais)
Ebook para download: Bit.Ly/11Habitos
App gratuito para celulares e tablets: Gerenciador Saúde Dr. Icaro
YouTube.com/DrIcaroAlves (centenas de vídeos para você, em Saúde)
www.icaro.med.br/Palestras
Acesse:
www.icaro.med.br/SAUDE
www.icaro.med.br/DegrausDaSaude
www.icaro.med.br/60Dicas

Comments

Leave a Comment