Emagrecimento – Esqueci algo na cartilha?

Emagrecimento – Esqueci algo na cartilha?

Recebi, via email, o seguinte comentário:

COMENTÁRIO:

“Boa Tarde Dr. Ícaro
Olá Dr Ícaro, meu nome é XXX, e gostei muito do texto falando dos malefícios dos emagrecedores e os doutores caveirinhas , confesso que eu estou muito infeliz agora mesmo com o meu peso rsrs e tava pensando amanha é meu aniversário e eu to obesa, pior que to gordinha mesmo e pensei por que não tomar um remédio e sumir logo com tudo isso que me incomoda, o texto me incomodou de inicio, queria tantooooo tomar esses remédios e acabar logo com isso kkkkkkkk, mas ele acorda muito a gente para realidade, ja tentei de tudo e perder peso não é fácil afff mas mesmo assim obrigada pelo texto acorda bastante a gente… e se tiver algo nem que for homeopático me fala?? rs obrigada”

MINHAS CONSIDERAÇÕES:

Como vocês bem sabem e já postei por aqui, procurei sintetizar em um artigo o que acho o mais fundamental em matéria de perda de peso com saúde: o resultado foi a Cartilha do Emagrecimento Saudável, que pode ser lida no link https://www.icaro.med.br/emagrecimento-saudavel/

Só que após receber o comentário acima, me toquei que ou esqueci de abordar outros pontos fundamentais ou deixei de conferir-lhes a devida importância… Bem, pretendo corrigir este erro agora. Antes de ler o restante, entretanto, LEIA A CARTILHA, ok? Ou então muitos dos comentários a seguir não farão tanto sentido para você, contexto do emagrecimento saudável (para emagrecer sem saúde, saiba mais como em https://www.icaro.med.br/emagrecendo-com-o-dr-caveirinha/).

Causas básicas do ganho de gordura corporal (indesejada e além do necessário)

1      HÁBITOS DE VIDA RUINS (saiba quais devem ser melhorados por todos em https://www.icaro.med.br/category/a-base-de-tudo/) e suas conseqüências como:

  • Metabolismo baixo ou lento levando a baixa atividade (ou o inverso) – (https://www.icaro.med.br/category/metabolismo-acelerar-ou-modular/)
  • Baixa massa muscular
  • Stress psicológico e/ou físico
  • Carências ou excessos de nutrientes
  • Inflamação e Stress oxidativo aumentado (alta atividade danosa de radicais livres)
  • Alterações hormonais

2      Alterações em exames complementares, sem correção adequada, que podem também levar a todos os distúrbios citados acima

3      Uso inadequado de substâncias (incluindo medicamentos), causando intoxicações e/ou distúrbios

4      Tendência genética (muito raramente leva a problemas de peso isoladamente)

5      Alterações em neurotransmissores (serotonina, dopamina e outros que, quando alterados, podem alterar o metabolismo, humor, apetite/saciedade e vários outros fatores, uma vez que são responsáveis pela conexão entre os neurônios)

6      Alterações hormonais

Por que repeti “alterações hormonais”? Simples: porque elas podem ser, junto a distúrbios, conseqüências de hábitos de vida ruins (já que hormônios são fabricados adequadamente, principalmente durante o sono, somente em organismos que recebam nutrientes e água em quantidade e qualidade adequados), agravando estes OU podem ser causas dos distúrbios; em outras palavras as alterações hormonais, quando presentes, ou são resolvidas ou o organismo nunca melhora ou cura-se totalmente. Ainda duvida? Então leia:

– Quando você fala que quer emagrecer, o mais comum é que peçam exames hormonais apenas para a sua tireóide, não é? E eu concordo que ela seja fundamental MAS você não é só uma tireóide, concorda? TODO o seu organismo é o resultado de uma orquestra muito bem concatenada que abrange, entre outros, hormônios sexuais, GH (hormônio do crescimento), cortisol, DHEA, melatonina, leptina, …

– Colesterol MUITO alto é, sim, perigoso MAS boa parte dos hormônios importantes para o processo de emagrecimento vem dele… Ou seja, mais uma vez, a palavra de ordem é equilíbrio e não o “combate indiscriminado e abusivo” (leia mais em https://www.icaro.med.br/category/colesterol-e-hormonios/);

– Distúrbios do cortisol, o “hormônio do stress”, e da aldosterona podem levar a retenção de líquidos, o que aumenta o peso total;

– Cortisol elevado leva a quebra de músculos e ganho de gordura;

– Insulina elevada programa o organismo para “engordar”: transformar glicose em gordura e qualquer gordura em estoque de energia, sob a forma de triglicerídeos;

– Quanto mais você come, inicialmente, maior seu nível de leptina (o hormônio que informa para o cérebro que você está “satisfeito”, saciado de comida); só que quando você comete excessos demais e regularmente, seu cérebro começa a ficar menos sensível à leptina, o que leva tanto a distúrbios de saciedade quanto a alterações na ação de todos os hormônios do organismo, já que a leptina influencia a atividade de muitos dos demais hormônios, sobretudo tireóideos;

– Dehidroepiandrosterona (DHEA) é hormônio com centenas de ações próprias reconhecidas, além de ser das principais fontes de testosterona ( e estrógenos) e sua redução está fortemente associada a distúrbios do peso (e inúmeros outros no organismo);

– Testosterona é fundamental para ganho/manutenção de massa muscular e ativação do metabolismo, bem como bons funcionamentos cerebral e cardíaco; testosterona também modula a sensibilidade à insulina: quanto menos testosterona, menor a sensibilidade;

– Estrogênio sem o equilíbrio de níveis adequados de progesterona leva ao ganho de gordura e retenção de líquidos;

– Quando um tratamento que parece bem adequado simplesmente não surte os resultados esperados, possivelmente há problema nas adrenais (glândulas no passado chamadas de suprarrenais e que produzem muitos dos hormônios fundamentais para o bom funcionamento do organismo) ou na tireóide (glândula chave que controla o metabolismo e a termogênese) ainda não abordados adequadamente.

Entendeu o recado? Vou sintetizar: o principal para emagrecer com saúde (e manter-se com bom perfil corporal, naturalmente) é ter/manter BONS HÁBITOS DE VIDA mas a CORREÇÃO DE DISTÚRBIOS nos exames (carências e excessos, se presentes), sobretudo hormonais, é vital para o sucesso do processo. Entendeu por que? Então o resto é com você e seus profissionais de saúde…

Um abraço!

Ícaro Alves Alcântara

Twitter @qualidade_vida

Facebook   icaro.aa  e  dr.icaroalves

www.icaro.med.br

 

>>> Sobre EMAGRECIMENTO saudável e efetivo, acesse este link para um dos artigos mais atuais no site: https://www.icaro.med.br/artigos/emagrecimento-aspectos-importantes.html/

 

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