GABA

GABA: pode ajudar a “acalmar”, facilitar o sono, ganho de músculos, perda de peso (e muito mais)

 

O #GABA (ácido Gama-Amino-Butírico) é um “aminoácido especial” que age como um #neurotransmissor inibitório, REGULANDO a velocidade de comunicação entre os neurônios: ou seja, ele é fundamental para EQUILIBRAR o seu cérebro, principalmente evitando sua hiper-aceleração (algo tão comum hoje em dia, em um mundo onde todos vivemos tão cronicamente estressados, acelerados e com sintomas por isto). Quando falta, por exemplo, o mais comum é que a pessoa fique mais irritadiça, ansiosa, “negativa”, com dificuldade de atenção e até mais propensa a ataques de pânico.

 

Medicamentos como ansiolíticos, os “calmantes”, costumam agir via GABA, aumentando sua ação nos seus canais e receptores mas sem aumentar a sua produção de GABA pelo organismo.

 

O que muitos não sabem, entretanto, é que há vários outros efeitos benéficos do GABA no organismo, a exemplo de:

– Estimular a produção do hormônio de crescimento, assim ajudando a aumentar o crescimento muscular e melhorando o tônus ​​muscular (Pode ser especialmente benéfico para os idosos, já que o GH tem sua produção diminuída com o avançar da idade)

– Ajudar a queimar gordura e estabilizar a pressão arterial

– Auxiliar no bem-estar, ao colaborar com o sono e relaxamento repousantes: aumentar a sua ingestão pode ajudar durante períodos de estresse e ansiedade; acalma e relaxa o corpo e a mente, otimizando o sono REM e aliviando os sintomas do estresse (também por isso é útil tanto na insônia quanto na síndrome da fadiga crônica e melhoria do funcionamento mental/cerebral)

– Também é usado no tratamento de vários distúrbios mentais, incluindo anorexia nervosa e bulimia, ansiedade, depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias, uma vez que quem sofre destas condições frequentemente tem deficiência de GABA.

 

 

E muito se falava que o GABA, ingerido como suplemento, pouco atravessaria a barreira hematoencefalica mas estudos mais recentes têm demonstrado efeito dele, SIM: estima-se que ou a maioria das pessoas tenha esta “barreira” com deficiências em sua permeabilidade, mecanismos seletivos de deixar entrar o GABA em caso de carências no cérebro ou que ele agiria por outras formas ainda não conhecidas.

 

Entretanto, “nem tudo são flores”: o GABA deve ser suplementado sob prescrição e acompanhamento competentes já que, em consultório, algumas raras vezes tenho observado queda na pressão sanguínea (episódios de hipotensão) quando altas doses são utilizadas (principalmente em pessoas que não melhoram direito os hábitos de vida junto ao uso. Estes hábitos: www.icaro.med.br/12Passos)

 

Minha dica: há quase 10 anos tenho indicado o GABA para centenas de pacientes, em sua maioria com bons resultados, para as situações acima descritas (muitos até deixam os remédios). Sugiro que você avalie a adequação dele para o seu caso, junto a #profissionaisdesaude atualizados e competentes para isto.

 

*Saiba mais sobre o assunto em : www.icaro.med.br/?s=GABA

 

**Fontes principais para este texto:

Estudo: Neurotransmitters as food supplements: the effects of GABA on brain and behavior em www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4594160/

E

Lifeextension.com/Magazine/2011/3/The-Chemistry-of-Calm/Page-01

E

Lifeextensioneurope.com/content/supplements/cognition-mood/gaba

E

Feitodeiridium.com.br/gaba-o-que-e-e-para-que-serve/

 

Boa semana!

 

Ícaro Alves Alcântara

www.icaro.med.br/ComoEuTrabalho
Médico, Professor e Palestrante

www.icaro.med.br/SAUDE
Especialista em Homeopatia
Atuação em Estratégia Ortomolecular em Medicina, Qualidade de Vida, promoção de Hábitos Saudáveis e Estilo de Vida.

www.icaro.med.br/ComoEuTrabalho
Terraço Shopping – torre A – sala 317 – Brasília – DF (61) 96467775 e 32349069 (Também contato para palestras, cursos e eventos)
www.Instagram.com/DrIcaroAlves

www.Facebook.com/DrIcaroAlves

Youtube.com/DrIcaroAlves

11 Hábitos em 11 Semanas (nas principais livrarias, também virtuais)
Ebook para download: Bit.Ly/11Habitos
App gratuito para celulares e tablets: Gerenciador Saúde Dr. Icaro
YouTube.com/DrIcaroAlves (centenas de vídeos para você, em Saúde)
www.icaro.med.br/Palestras
Acesse:
www.icaro.med.br/SAUDE

www.icaro.med.br/DegrausDaSaude

www.icaro.med.br/60Dicas

 

Comments

Deixe um Comentário

Enviar

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar