Sinusite – Dicas para evitar as crises e ter mais sucesso no tratamento

Sinusite – Dicas para evitar as crises e ter mais sucesso no tratamento

Sinusite é a inflamação dos seios da face (“Buracos” que todos temos nas imediações do nariz e acima dos olhos, primordialmente) que existem para não só diminuir o peso do crânio mas também produzir a secreção que lubrifica o nariz e assim retém impurezas. Na sinusite esta secreção (“catarro”) fica presa, concentrada e viscosa, assim comprimindo as paredes dos seios da face, provocando inflamação e causando dor.  Ocorre que quanto mais esta secreção acumula, mais vai ficando “velha” e fétida por ser infectada por microrganismos (mais comumente vírus – Estudos mostram que menos da metade das sinusites é de etiologia bacteriana); Ou seja: o que principalmente melhora os sintomas de uma sinusite é possibilitar a saída deste catarro dos seios da face e, somente quando necessário, matar o agente infeccioso que está vivendo e multiplicando-se na secreção retida (lembremo-nos que antibióticos em geral servem para combater bactérias e não vírus)…

As principais causas da sinusite, portanto, são todas aquelas que levarem a retenção de secreção nos seios da face: Tomar pouca água (já que o catarro é composto, em sua maior parte, por água – sem ela, fica grosso demais e bem mais difícil de sair), aspirar fumaça/poeira demais (sujeiras em geral, que vão engrossar a secreção, dificultar sua saída e torná-la ainda mais inflamatória), exposição excessiva a ar condicionado (o frio excessivo “engrossa” o catarro e piora sua eliminação), alergias mal-tratadas (ou contato recorrente com o fator de alergia) e malformações (falhas anatômicas que possam comprometer a drenagem da secreção).

Uma vez explicado isto, sugestões que podem melhorar os resultados do tratamento prescrito pelo seu médico:
1 – Tomar água direito – MUITA água e regularmente! Saiba mais como  inserir água direito com o #Movimento11!

2 – Afastar os fatores causais (Sempre que possível)

3 – Lavar a cavidade nasal com soro fisiológico várias vezes por dia, sobretudo após expor-se a odores fortes ou que sabidamente possam causar crises. Duas boas dicas para ajudar nisto:

a) Uma boa dica para ajudar nisto é este dispositivo: http://lota.com.br

b) Usar várias vezes por dia sprays de “soro fisiológico” sob pressão (como Maresis, Fluimare, Marimer e similares), conforme técnica explicada nas bulas deles.

4 -Incline a cabeça pra trás e pingue 3 a 5 gotas de água oxigenada em cada narina, conforme explica este vídeo:

 

5 – Vaporizações constantes (pegue uma panela de água e coloque para ferver. Quando fervendo, desligue e fique respirando o vapor. Este vapor mata boa parte dos microrganismos e melhora a saída da secreção, aliviando os sintomas)

6 – Umidificação – Sinusites são mais comuns em climas secos e, nestes casos, pode ser bem benéfico um umidificador no ambiente, sobretudo durante o sono

7 – Antiinflamatórios: Geralmente são utilizados quando em vigência de dor intensa associada ou não a demais sinais inflamatórios

8 – Antitérmicos (Paracetamol/Dipirona/Ibuprofeno): Recomendáveis, às vezes, quando há muita dor ou febre alta associada

9 – Antialérgicos: Só recomendo se a alergia estiver MUITO “atacada” (E devemos ter cuidado com eles porque ressecam muito a secreção e assim prejudicam a saída dela dos seios da face, por isso com o potencial de “cronificar” a sinusite)

10 – Antibióticos: Somente recomendo quando há suspeita forte de infecção bacteriana (lembrando que isto corresponde à minoria dos casos), confirmada ou não por exames mas normalmente associada a febre alta. Os antibióticos agem no organismo todo e têm o potencial de prejudicar muito as floras bacterianas benéficas intestinal, bucal, vaginal, urinária, etc. E isto muitas vezes torna o pacientes mais propício a infecções nestes locais, em um futuro próximo. Some-se a isso que boa parte dos antibióticos tem dificuldade de penetrar nos seios da face e efetivamente chegar à infecção no catarro…

11 – Imunoestimulantes: Na minha opinião, muito bem vindos… Alho (e cebola, que são antibióticos naturais com centenas de bons estudos comprovando suas propriedades também antiinflamatórias), gengibre, copaíba, vitamina C, Zinco, Epicor, Eqüinacea purpúrea, Leucogen (Estes 3 últimos sobretudo em casos crônicos e  sob prescrição médica)

12 – Exercícios físicos leves (Caminhada, por exemplo) – Indicados porque ajudam a aumentar a temperatura da face e assim melhoram a drenagem da secreção dos seios da face

13 – Corticóides, na minha opinião, devem ser evitados ao máximo, sempre que possível, porque pioram o funcionamento do sistema imunológico

14 – Xaropes: Desde que sejam fluidificantes ou expectorantes (Sobretudo os primeiros), a exemplo da acetilcisteína (e outras tantas opções mais naturais), acebrofilina ou mesmo ambroxol, OK. De resto, não vejo como possam ajudar muito…
Infelizmente, entretanto, um erro comum de muitos colegas médicos é focar o tratamento no uso de medicações, com exagero, na maioria das vezes; mas a reflexão neste sentido, deixo para o leitor…

Dicas para prevenir as crises de sinusite? Itens 1 a 5 descritos acima e Hábitos Saudáveis de Vida, que não só melhoram a drenagem da secreção dos seios da face mas permitem melhor funcionamento do sistema imunológico: https://www.icaro.med.br/category/habitos-saudaveis-de-vida/

Abraço e espero que as dicas ajudem!

Bom proveito!

Ícaro Alves Alcântara

www.icaro.med.br

 

* AVISO: este texto não tem qualquer pretensão de substituir a consulta médica ou de servir como tratamento para toda e qualquer sinusite, de todo e qualquer paciente ou mesmo esgotar assunto tão extenso. A idéia aqui é tão somente comentar sobre a minha experiência com a abordagem geral de tratamento da patologia e dar dicas que podem ser úteis. É claro, recomenda-se avaliação médica para toda e qualquer patologia, onde o profissional irá tecer suas considerações e fornecer suas recomendações e prescrição após avaliação presencial do paciente e das particularidades do seu caso.

 

Ícaro Alves Alcântara
Médico – Brasília/DF
? http://ICARO.med.br
Marcação de consultas:
☎️ (61) 32349069 (fixo)
? (61) 99646-7775 (celular e WhatsApp)

Comments

Mostrando 443 comentários
  • Avatar
    Keh
    Responder

    Tive 2 secreções estranhas, como um muco em forma de linha bem espesso, ate duro mesmo. E quando saiu senti dor na face perto do nariz. Dias atras senti sintomas de sinusite e já tinha rinite antes, que tratei com corticoides mas não adiantou. Esse muco duro e cilíndrico é normal?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      Não. Não é normal…

      • Avatar
        adriana
        Responder

        Bom Dia Dr.

        Foi comprovado que minha BB de 3 anos tem sinusite, ja teve 4 crises ambas foram diminuindo na gravidade, 3x tomou antib. na quarta vez já não dei, pois nem avisa febre, dei um xarope e fiquei fazendo inalação e logo passou.
        Isso se passou um mês e esta semana começou tosse com catarro e derrepente secreção pelos olhos (muita ramelinha no primeiro dia) olho direito inchado e grudadinho, lavei com agua morna e as vezes limpando com soro, no dia seguinte acordou e ja estava melhor, na proxima noite passou para o olho esquerdo fiz a mesma coisa e logo passou. Agora permanece com tosse e os olhos acorda com bastante ramelinha é normal? tem haver com sinuzite ou é apenas resultado de resfriado?
        Esther tem a imunidade baixa ja procurei o homeop. para fazer tratamento natural pois toma muitos e muitos antib. a cada mudança de tempo, faz um mes que estou tratando a imunidade dela.
        Ela é forte, brinca, come e para se entregar somente com febre acima de 38.6.
        O que me preocupa é essa secreção.
        Muito obrigado e que DEUS o abençoe grandemente
        Abraço

    • Avatar
      Andressa
      Responder

      Muito bom. Mas lembrando que flora urinária não existe.

  • Avatar
    natth
    Responder

    Obrigado doutor pelas dicas me ajudou muito.
    me tira uma duvida posso colocar gelo na face? me faram que melhora tambem, mas tenho de fazer os que outros dizem. obrigado. aguardo a resposta. Deus te abençoe.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Nathiele

      Não vejo como gelo na face possa ajudar para sinusite…

      Abraço

      Icaro

  • Avatar
    Mariana
    Responder

    Olá Dr. Ícaro.
    Existe algum expectorante que aja direto nas vias nasais e nos seios da face? Todos os que eu conheço tem ação focada nos pulmões.
    Obrigada

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Mariana

      Específico eu desconheço (há homeopáticos que podem “ajudar mais” nisto, entretanto, como o Kali-bichromium, a Silicea, … Em situações particulares que variam caso-a-caso) mas uso bastante a acetilcisteína e o Abrilar, com bons resultados (vaporização tb ajuda muito).

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    eliane
    Responder

    ola dr, rinite nao tem cura?? eu sofro de riinite ja faz um tempo meu nariz vive o ano todo entupido, nunca usei medicamento mais estou fazendo inalacao de eucalipto ele melhora mais no outro dia volta, as vezes demora mais um pouquinho mais nunca fico curada, existe algum medicamento que cure esse mal?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Eliane

      Rinite tem cura ou controle, sim. Há alternativas homeopáticas, ortomoleculares e várias outras que podem ser avaliadas em consulta mas é claro: resultados dependem dos hábitos de vida de cada um e de diversos outros fatores individuais também.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Lucas
    Responder

    Olá Olá Dr. Ícaro.

    ultimamente eu ando tento esses sintomas mas eu não tenho certeza que seja sinusite, por que toda vez antes de começar as dores as minhas vistas meio que escurecem. Por isso eu queria lhe perguntar se esse sintoma tem a ver com sinusite?

    valeu, abraço !!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Lucas

      Este sintoma pode, sim, ter a ver com sinusite: sugiro investigá-lo com médico competente.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Roberto
    Responder

    Dr. Ícaro, parabéns por este extraordinário serviço. Nos ajuda muito. Pergunto: Tenho crises frequentes onde meu nariz entope em função de muita retenção de catarro (principalmente à noite). Aprendi a provocar espirros, e por consequência o catarro retido começa a sair. É um catarro semi-líquido, branco, às vezes um pouco espesso. Não sinto dor alguma ao provocar os espirros e me livrar do maldito catarro, mas acredito que esta atitude provoca o inchaço das vias aéreas provocando o entupimento do nariz. Ou seja; me livro do catarro, mas perco a grande e maravilhosa oportunidade de continuar respirando. O sr. já viu algo semelhante? Pode ser sinusite?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Roberto

      Já vi vários quadros assim e realmente parece ser sinusite ou ao menos estar associado a ela (por exemplo alguma alergia respiratória).

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Josué J Silva
    Responder

    Dr. a aproximadamente 1 ano e apos uma forte gripe comecei a ter problemas com sinusite, amigdalite e rinite. No caso da amigdalite fiquei internado pela ultima vez durante 4 dias, tomei vários antibióticos, não sei ao certo quais antibióticos foi aplicado em mim, o único que lembro foi a penicilina no entanto após esses dias internado senti uma melhora significativa em todos os problemas já citados, porém o odor que sinto nas vias respiratórias continua e para piorar começou as aulas e estou começado a ter bastante dificuldade já que ao usar loratadina fico com sono e quando não uso fico com uma infinita dor de cabeça… na verdade esses medicamentos que já utilizei esse tempo todo nem um fez efeito permanente, fico 2 dias sentindo-me melhor apos esse período volta tudo de novo, quero que Sr. aponte um caminho uma nova direção até pq já rodei em vários hospitais para resolver este meu problema que no momento anda atrapalhando minha produtividade e meu relacionamento com outras pessoas por sempre imaginar que estou podre por dentro. Aguardando sua resposta Dr, vi suas dicas e acredito que Sr tem competência para indicar uma alternativa para meu caso. Grato!!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Josué

      Não posso te “consultar” pela internet por proibição do CFM, ou seja, o que tenho a te orientar é seguir o que está neste artigo de sinusite mesmo OU buscar consulta presencial… Já tentou algum destes?

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    erika
    Responder

    ola doutor tenho um bebe de 1 ano e esta com sinusite foi feito exame no seio da face e a medica recomendou amoxocilina , descongex e paracetamol e inlaçao , mas tenho uma duvida ventilador faz mal para o bebe , pq meus pais falam q ventilador , agua gelada e deixar no chao gelado faz mal isso e verdade ond eu moro e mto calor to pensando em comprar um ar condicionado é melhor q ventilador ? o q devo fazer para evitar ?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      olá Érika

      Em geral o ar frio piora casos de sinusite mas até para isto há exceções. Um climatizador regulado para temperatura não muito fria associado a umidificação ambiente adequada (e limpeza periódica suficiente) podem ajudar em muitos casos.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Gustavo
    Responder

    Olá Dr, estou com o nariz e a face meio que ardendo, os olhos tbm, começo ontem, domingo, 11/03/2013. Hoje cedo, estava espirrando, e em um desses espirros saiu um catarro espesso, bem gelatinoso mesmo, meio rajado de sangue, nunca tinha saido um catarro assim antes, parecia mesmo uma gelatina, meio duro.
    Não estou com febre nada, devo me preocupar e procurar um medico, ou aguardar?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Gustavo

      Sugiro ler e procurar seguir o que está no artigo sobre “Sinusite” e, em caso de piora ou não-melhora, procurar por atendimento médico.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Danielle
    Responder

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Há anos sinto uma dor na gengiva que se irradia para o dente e tbm como se tivesse uma bolha de ar no seio direito da face, que parece estar relacionado com o dente de alguma maneira. Já fui numa dentista especializada, e ela chegou a conclusão que pode ser que a raiz do meu dente esteja exposta neste seio da face e quando tenho este tipo de sinusite (ainda farei o exame para ver se é mesmo sinusite, pois tenho muita coriza, todos os dias, 24 horas por dia e muitas dores de cabeça), acaba inflamando o meu dente tbm, que inclusive me da dor no nervo do pescoço, no mesmo lado, assim como dor na têmpora no mesmo lado. Resumindo, a dentista diz que pode ser isso e o médico otorrino diz que é improvável. Gostaria de saber se existem casos desta raiz ficar exposta e dar sintomas como os meus?

    Obrigada!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Danielle

      Acredito ser a hipótese levantada pela sua dentista (mesmo que não exatamente como ela colocou) possível e causar sintomas como os seus.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    leila
    Responder

    Olá Dr.,

    Faz mal tomar gelado com a sinusite atacada?

    Obrigada!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Leila

      Isto varia de uma pessoa para outra mas, em geral, pode levar a discreta piora se “abusar do gelado”…

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Andressa
    Responder

    Boa noite Doutor Icaro.
    Eu preciso de um auxilio.
    Após mudar para uma casa que o piso é de madeira e precisa fazer sinteco porque ha entranhas eu adquiri alergias respiratorias. Fiz em dezembro um raixo x do torax e a medica disse que eu estava com secrecao nos bronquios e passou o AvAlox e o prelone. Tomei a medicacao como indicada mas a secrecao continua. Não tenho FEBRE ( verifico principalmente fim de tarde por preocação de uma pneumonia), Nem tenho Tosse. Os sintomas que sinto são apenas e principalmente pela manha um catarro grosso com uma necessidade de cuspi-lo principalmente pela manha e o ( fungado) que é a sensacao de secrecao. quando cuspo durante o dia essa secrecao eh transparente mas ao acordar de manha está grossa e um mau cheiro horrivel. MINHA PERGUNTA É: Há algum meio de ACABAR com essa secreção? Porque ja fui em dois medicos e um me passou apenas Budesonida e a outra o Prelone mas fui á farmacia e Segundo a farmaceutica esse catarro so sai com Antibiotico. Estou com medo de estar com alguma doenca grave, pneumonia , bronquite por causa dessa secrecao que nao tem fim mas nao sei se é o caso ja que nao tenho a febre nem tosse alguma.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      Há meios de “acabar com a secreção” ou melhorá-la, sim, mes isto depende de estudar bem as causas dela e combatê-las.

      Boa semana

      Ícaro

    • Avatar
      Jailton
      Responder

      Bom dia, quanndo tomo algo gelado ou molho a cabeça no banho inicia uma crise de tose q dura horas.
      O que pode ser?

      • Dr. Ícaro Alves
        Dr. Ícaro Alves
        Responder

        Olá

        Parece uma tendência sua a “adoecer” por estes fatores. Bons hábitos de vida gerais e bom acompanhamento homeopático devem ajudar.

        Boa semana

  • Avatar
    bis silva
    Responder

    e eu que ainda hoje tenho sinusite des dos meus 6 anos. hj tenho 17

  • Avatar
    LETÍCIA
    Responder

    OLÁ. MEU FILHO TEM 3 ANOS E ESTÁ COM SINUSITE.
    ELE ESTAVA COM PLACA NA GARGANTA AI TOMOU AMOXILINA POR 10 DIAS. NO DECIMO DIA A FEBRE DELE VOLTOU, A FEBRE CHEGOU A 39,2 GRAUS.
    LEVEI NO OTORRINO AI ELE DISSE QUE ERA SINUSITE. ELE PASSOU ANTIBIOTICO E UM XAROPE PRA TOSSE. MEU FILHO TOMOU O MEDICAMENTO MAIS AINDA CONTINUA COM O NARIZ ENTUPIDO. RONCA MUITO A NOITE E TEM DIFICUDADE PARA RESPIRAR. QUANDO ELE RONCA PARECE QUE TEM ALGUMA COISA GARRADO NO NARIZ DELE, MAS NÃO SAI NADA. ESTOU FAZENDO VAPORIZAÇÃO COM SORO ALIVIA UM POUCO, MAS O CATARRO GARRADO NÃO ESTÁ SAINDO PELO NARIZ. QUANDO ELE ACORDA DE MANHÃ PARECE TER CATARRO NA GARGANTA DELE AI ELE TOSSE, MAS MESMO ASSIM NÃO SAI NADA. COMO FAÇO PRA ESSE CATARRO SAI? É NORMAL ESTES SINTOMAS MESMO DEPOIS DE TOMAR OS MEDICAMENTOS?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Letícia

      As dicas que posso dar “à distância” estão todas no artigo sobre Sinusite (o CFM não permite consultas não-presenciais); e se os sintomas persistem mesmo após os medicamentos, não parece normal: seja por falha do tratamento, seja por não ter sido abordada a causa.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    criislayne
    Responder

    olá doutor sinto fortes dores de cabeca e coceira i tempo todo ardencia e tipo um liquido quente fui ao medico e ele disse que era sinusite mais eu ñ tratei e faz mais de 2 meses e ñ saiu oq eu faco as dores são fortes de mais

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Criislayne

      Minha sugestão é que você siga as instruções do artigo sobre sinusite, após submetê-las ao crivo do seu médico e veja se podem aliviar a sua dor. Para vários pacients tb oriento por vezes chá de limão com alho, com bons resultados.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    simone
    Responder

    Dro fiquei 2 semanas com um constante entupimento no nariz e muito catarro saindo dele,nunca vi tanto,muito grosso e bem escuro,a 3 dias tomei banho e fui enchugar o rosto,percebi um inchaço bem leve na bolsa embaixo do olho,e agora parece que tomei um soco no olho esta inchado de um só lado,e ainda continuo com os mesmos sintomas me ajude!!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Ola Simone

      Espero que as dicas acima ajudem! Mas acredito que vc precise de apoio medico e não posso consultar pela internet…

      Boa semana

  • Avatar
    Paula Vieira
    Responder

    Olá doutor, tive sinusite a pouco mais de 2 meses e de lá pra cá vivo sentindo dores de cabeça sempre na parte frontal, e também nos olhos além de muita irritação nas narinas e sinto seco.
    A dor de cabeça e atras dos olhos ficam mais constantes , voltei ao médico e fiz outro raio x mostrou q a sinusite já tinha acabado porém ele disse q tinha uma inflamação na parte nazal e passou antiflamatórios, tomei 3 caixas de deocil já que é único que posso tomar por causa da gastrite e do refluxo. Tomei descongex e deocil, azitromicina, budesonida e ainda sinto pelo menos 2 vezes por semana estas mesmas dores. Não sei mais o que fazer. Essa dor me atrapalha de trabalhar. Pro favor se puder me ajudar serei muito grata. Att.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      olá Paula

      Já seguiu as dicas acima? Pergunto porque, à distância, é o máximo que eu posso orientar… O CFM proibe consultas pela internet.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Gessica
    Responder

    Olá Dr. Estou gravida de 7 meses e minha sinusite piorou muito após a gravidez, nao estou tratando por medo dos remédios afetarem o bebe. Qual remédio posso tomar? Existe alguma cirurgia que melhore ou cure a sinusite?
    Seu artigo é ótimo. Um dos melhores q já li. Parabéns! Obrigada.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Gessica

      Obrigado pelas palavras!

      Esta resposta é seu Obstetra quem tem que te responder, para sua própria segurança… Acredito que a acetilcisteína possa ajudar, junto aos demais métodos propostos no artigo (vaporização, SF nasal, etc) mas só o médico que te acompanha pode te responder com a devida propriedade.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    juliana rosa ribeiro
    Responder

    olá dr!
    minha bebe de 2 meses esta com uma secreção amarelada-esverdeada saindo pelos olhos,parece ser catarro…ela também esta com secreção no narizinho e um pouco de tosse…pode ser sinusite? e se for..pode sair catarro pelos olhos?é muito grave dr???

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Juliana

      Difícil ser sinusite uma vez que raramente há seios da face desenvolvidos nesta idade…

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    mary
    Responder

    Boa tarde doutor;
    estou com sinusite,ate o meu pescoço doí,é insuportável, parece que vou enlouquecer de tanta dor,preciso evitar picolé ou água extremamente gelada?
    obrigada pela atenção.
    mary.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Mary

      Sugiro que um médico te avalie e examine pessoalmente já que sua dor parece intensa e para algumas pessoas gelados realmente não caem bem.

      Boa semana

      Ícaro

      P.S.: relembrando a todos que NENHUM médico pode fazer consultas pela internet, por proibição do CFM.

  • Avatar
    mary
    Responder

    iuuy

  • Avatar
    Viviane
    Responder

    Olá, boa noite Drº Ícaro, gostaria muito que o senhor esclarecesse uma dúvida minha… Meu filho ta fazendo uso de Desalex + avamys spray nasal o médico prescreveu o uso durante 30 dias. Ele anda tendo muitas crises de rinite, sinusite, amidalite e otite, entra e sai de antibiótico, não aguento mais ver meu pimpolho sofrer. A minha dúvida é… Eu posso fazer o tratamento do leucogen com ele tomando esses medicamentos?? Para a minha filha mais velha o Leucogen foi um santo remédio, fiz o tratamento com ela por 90 dias e nunca mais ela teve crises alergicas e gostaria de dar pro conta proprio o leucogem pro meu caçula que tem 4 anos, pq fiz o tratamento com ele de 6 meses com MONTELAIR e não surtiu efeito.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Viviane

      Não vejo problemas na associação do Leucogen mas quem tem que opinar sobre isto é o médico que acompanha o paciente e conhece seu caso por completo.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    roberto
    Responder

    tenho sinusite sinto falta de ar quando faço exercícios como futebol, vólei, futsal,etc deve evitar fazer, isso pode levar a piorar a doença?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Roberto

      Pode piorar, sim: melhor consultar seu médico nestes casos.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Lud
    Responder

    Faz mal malhar na academia com sinusite? Piora a situação? Incluindo exercícios aeróbicos… Obrigada!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Lud

      Normalmente não faz mal se o quadro não for severo, com febre e incapacidade MAS vai muito do incômodo individual com sua própria indisposição e sintomas… Se for leve, pode até ajudar a melhorar.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    rossany
    Responder

    ola doutor ja faz quase um mes que to com catarro , sinto sempre dor de cabeça no lado so de um olho ñ posso abaixar a cabeça que dar uma dor entrando de nariz a dentro , quando faço força pra suar o nariz doi minha farce , pode ser sinosite ? estou como quem vai ter febre o que fazer?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Rossany

      Realmente parece ser sinusite, ou seja, sugiro que siga as orientações do artigo sobre o assunto e, caso não sejam suficientes para sua melhora, que procure por atendimento médico presencial.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Gisele
    Responder

    Dr. Minha filha tem 2 anos e 8 meses e está com a primeira crise de sinusite, como teve febre o médico receitou Azitromicina 5ml por 5 dias, e mais nada a não ser soro para lavar o nariz, o que eu gostaria de saber se na sua opinião eu posso usar junto o Abrilar, ela estava tomando antes, ele disse pra parar. Os olhos delas estão lacrimejando muito e bem vermelhos, tipo que com olheira. A secreção está saindo bastante isso já é sinal de melhora? Por favor de sua opinião.
    Desde já agradeço
    Gisele

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Gisele

      NÃO posso “opinar” como você pediu porque ao palpitar à distância sobre os medicamentos em uso para sua filha eu estaria consultando-a à distância, o que é proibido pelo CFM.

      Conto com sua compreensão nisto e desejo melhoras, indicando-lhe que busque acompanhamento médico presencial em sua cidade.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    cabraprieto
    Responder

    meu nariz e boca sai um fedor de podre que nem eu aguento tenho que tomar ua novangina e um dor flex todo dia que nao aguento eo o nariz entupido

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Ok… rrs… Pode mesmo ser uma sinusite… Sugiro que procure um médico.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    simone
    Responder

    Dr. sofro ha anos com sinusite, e li na net que água morna com sal p lavar o nariz aspirando e expirando, cura a sinusite, é verdade?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Simone

      Pode ajudar em muitos casos, sim.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    simone
    Responder

    Dr. sofro de sinusite há anos com antibióticos, antiinflamatório, corticoide, passado por médicos e não aguento mais. Li aqui na net que água morna com sal cura, é verdade?

  • Avatar
    daniele
    Responder

    Olá dr. icaro

    sofro com sinusite há 3 anos e ultimamente além das crises estou com fortes coceiras nos olhos, na garganta, nos ouvidos, no nariz, e os meus olhos ficam inchados e quentes. Essas coceiras são comuns na sinusite?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Daniele

      Não são muito comuns mas podem ocorrer.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    gyllyane
    Responder

    Olá dr gostaria de saber se sinosite causa fungado, pois descobrir a uma semana que tenho sinosite, o otorrino ja passou um spray para mim mais n melhora em nada, e as vezes a noite fico com dificuldades d respirar tem horas que pensso que vai me faltar ar e vou morrer é normal?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Gyllyane

      Sinusite pode, sim, causar o “fungado” a que você se refere.

      Boa semana

      Icaro

  • Avatar
    Ana Cláudia
    Responder

    Bom dia Ícaro!!

    Qual a sua opinião sobre o uso de mel com canela, em diversas receitas, para várias doenças???

    Um grande abraço e obrigadíssima pelo teu belo trabalho!!!

    ANA

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Ana

      Obrigado pelas palavras

      Acho útil MAS depende da doença e do paciente, sobretudo pelo fato do mel ter açúcar.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Eduardo
    Responder

    Olá Ícaro, hj eu tive minha primeira sinusite, com muita dor nos dentes e no seio nasal, pressão na cabeça quando me abaixo, e muita secreção nasal amarelada e algumas vezes saindo com sangue junto, isso é normal? E esses sintomas são de sinusite cronica ou aguda? Abraços

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Eduardo

      Como você mesmo disse, não é normal já que é uma “crise de sinusite”, certo? Quanto ao diagnóstico, tem que ser com o médico que te ouvir, examinar e ver seus exames, presencialmente.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    leonardo
    Responder

    gostaria de saber se ho sus faz operaçao par corrigir o Séptico Bucal porque nem eu agunto o fedor de podre que sai do nariz

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Leonardo

      Sim… Procure um bom otorrinolaringologista…

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    patricia
    Responder

    ola dr icaro,meu filho tem 6 anos ele ja esta com sinusite a 9 semanas naris muito congestionado e tosse muito intesa as vezes chega ate vomitar de tanta tosse ja tomou besetacil antibioticos mas mesmo assim tudo continuou então resouvi picar o alho bem pequenino com em pouquinho de azeitona e tomate picados be pequenos e consegui brincando com ele fazer com que ele coseguise comer INCRIVEL a tosse sumiu o naris descogestionou em fim tivemos uma noite de sono traquila

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Patrícia

      Alho realmente ajuda bastante… EU gosto muito do chá de limão com alho.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Marina Duarte
    Responder

    Olá Dr Icaro.. tenho uma dúvida, a sinusite pode causar tontura e
    provocar algum sintoma no ouvido?

    Obrigada

    Marina

  • Avatar
    Arlete Legal
    Responder

    estou sinusite, só que o catarro está saindo com sangue é normal?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Arlete

      Pode ocorrer mas não é “normal”

      BOa semana

      Ícaro

  • Avatar
    roberta
    Responder

    ola DT ICARO ESTOU TENDO CRISES DE SINUSITE DEPOIS DE UMA GRIPE MUITO FORTE E AGORA ESTOU COM DIFICULDADES PARA ELIMINAR A SECREÇÃO.USO BUDESONIDA E ANTIIINFLAMATÓRIO MAS A SECREÇÃO ME INCOMODA MUITO POIS PARECE QUE QUANTO MAIS ELIMINO MAIS ELA AUMENTA. ESSE PROOCESSO DEMORA MUITO???

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Roberta

      NÃO há regra geral: isso depende de cada organismo em geral é uma infinidade de fatores…

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Iv
    Responder

    Tenho uma nene de 1 ano que está com muita tosse, já tomou prelone, faz inalação, tomou amoxilina pois teve febre baixa e o nariza escorrendo muito mas o antibiótico deu alergia e começou a tomar apena allegra e agora com o allegra começou a sair secreção pelo nariz e olhos e tem tosse à noite pode ser sinusite?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      Nesta idade os seios da face não costumam estar formados ainda
      .

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Ivone Gabriel
    Responder

    Boa tarde!
    Doutor minhas narinas são limpas e nunca escorre secreção…nem quando estou com crise de sinusite mas desce secreção pela garganta e nada pelo nariz…é comum isso na sinusite…obrigada!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Ivone

      Sim, isto é algo “comum” em sinusite.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Ana Paula
    Responder

    Ola, tenho sinuzite e as vezes quando assouo o nariz, junto com o catarro, vem sangue. Isso é normsl para essa doença?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Ana

      Sim, pode ocorrer em casos de sinusite.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    marcia farias
    Responder

    eu estou com sinusite ja faz uns 15 dias mais estou melhor mais agora sinto só um gosto ruim na garganta que faço…

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Márcia

      Siga as dicas do artigo. Se não melhorar, procure um médico.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Carla
    Responder

    Dr. Sinusite tem cura??? qual o antibiotico mais indicado??? escarros com sangue são comuns nos casos de sinusite???

    Aguardo sua resposta.

    Obrigada,
    Carla.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Carla

      1 – Sim, sinusite tem cura

      2 – O antibiótico mais adequado é o que o médico que te avaliar indicar – varia de acordo com o quadro de cada paciente

      3 – Já respondido acima

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Fran
    Responder

    Olá Dr.Ícaro,
    Parabéns pelo site. Fui diagnosticada com sinusite aguda e estou tomando antibiótico (terceiro dia), ainda estou com mal estar (dor de cabeça e enjoo). Gostaria de saber se tem algum problema de eu pegar sol, entrar na água do mar gelada (para surfar), ficar com o cabelo molhado, entre outros (porque não vejo nenhuma explicação científica para tal e a meu ver é tudo mito).

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Fran

      Cada pessoa tem fatores específicos que podem fazê-la piorar, ou seja, tem que ver quais são os seus. O frio pode piorar a imunidade, na maioria dos seres humanos.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Fernando
    Responder

    Olá Dr. Ícaro
    Poucos são os dias que eu não tenho desconforto nos olhos, parece ser por trás. Toda hora também parece que desce ranho pela garganta. Pelo nariz a maioria das vezes sai só coriza. Isso é sinusite ou alergia? Me lembro que quando eu tomei anti aleérgico as secreções pela garganta pararam.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Fernando

      Pode ser “ambos”.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Christiany Vilarinho
    Responder

    DR ICARO,

    JÁ PROCUREI MUITOS TRATAMENTOS PARA MINHA SINUSITE E ATÉ AGORA ADA SE TORNOU EFICAZ,HÁ ESPIRROS,CORIZA,NARIZ CONGESTIONADO,NÃO SINTO DOR DE CABEÇA E NEM FEBRE,APRESENTA SE UM CANSAÇO ÁS VEZES.DEVO INCLUIR NO TRATAMENTO TAMBÉM UM ALERGOLOGISTA ?OBG

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Christiany

      Pode ser adequado para seu caso.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Edyane
    Responder

    Dr Icaro, tenho uma duvida. Tenho quadro de rinite e no momento sinto fortes dores de garganta, hoje apareceu uma secreção no olho, acordei com ele meio grudado, pensei que fosse começo de conjuntivite, mas percebi a semelhança da secreção com catarro meio esverdeado. Gostaria de saber se a dor de garganta pode ser um sintoma da sinusite e se pode essa secreção ser catarro saindo pelo olho. Um detalhe uso lentes de contato isso pode ser prejudicial ao com o uso?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Edyane

      Pode ser mas saindo dos olhos, melhor ver um médico para checar se não é conjuntivite mesmo. E é claro que se for um processo ocular, lentes de contato prejudicam, se há infecção.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Mayara
    Responder

    Olá, Boa tarde, descobri a 3 meses que tenho sinusite, sinto muita falta de ar não consigo nem subir uma escada que fico super cançada mas esto tossindo muito (tosse seca) e as vezes da uma crise de tosse e sai muito sangue pela boca e pelo nariz, tem algo a ver com a sinuste ?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Mayara

      Sim, pode ter a ver com a sinusite

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    andrea alves
    Responder

    DR. Icaro!

    Tenho a alguns messes uma secreção como uma gelatina grossa meio transparente que fica pressa em minha garganta e nariz, quando vou engolir a saliva e como ter uma bola pressa.
    As vezes consigo expelir um pouco desta secreção, já tomei antibióticos e não resolveu o problema, notei que ao tomar um vidro de xarope expectorante melhorou um pouquinho! pode ser sinusite? se for possível me ajudar agradeço.

  • Avatar
    Bruna
    Responder

    Doutor. Preciso tirar o catarro da garganta todo dia, se ficar uns dois dias sem escarrar fica uma espécie de gelatina ou muco esverdeado grande e duro preso no final do nariz inicio da garganta. Depois qndo consigo tirar sinto um alivio na respiraçao. Preciso puxar mto senão nao sai. Isso me incomoda bastante. Sera o caso de procurar um otorrino? Sempre achei que isso fosse normal e acontecesse com.todo mundo.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Bruna

      Não “acontece com todo mundo” – sugiro que siga as indicações deste artigo E procure um Otorrino mesmo.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Daniela
    Responder

    Olá doutor, faz dias que estou com umas secreções amareladas saindo do nariz e da boca, tenho muita dificuldade pra respirar, principalmente a noite ao deitar, e dor constante na cabeça. Isso pode ser sinusite?

  • Avatar
    cris
    Responder

    há uma semana atrás eu estava com renite, hoje que eu estava me sentindo melhor mas, ao abaixar a cabeça saiu um líquido amarelo do meu nariz não era espesso, parecia mais com uma água bem amarelada, quando eu levantava a cabeça para fazer parar,ela descia para boca.
    esse é um sintoma de sinusite?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Cris

      Sim, este é um sintoma de sinusite

      Boa semana

  • Avatar
    tayla besson
    Responder

    ola doutor é normal vomitos nos casos de sinusite atacada?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Tayla

      “Normal” não é mas pode acontecer.

      Boa semana

  • Avatar
    tayla besson
    Responder

    minha filha sofre com sinusite e hoje esta bem atacada é normal a sinusite vir acompanhada com vomito?qual o antibiotico mais propicio nestes casos e abrilar,acetilcisteina,cloridrto de ambroxol são bons para combater a sinusite?grata

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Tayla

      Nenhum médico pode indicar antibióticos pela internet. Isso seria até perigoso para o paciente, sem o exame do mesmo e anamnese presencial.

      Boa semana

  • Avatar
    tayla besson
    Responder

    bom dia doutor gostaria de saber se abrilar,acetilcisteina,cloridrto de ambroxol são bons para combater a sinusite?grata

  • Avatar
    Roberta
    Responder

    Olá Dr. Comecei a tomar hoje o antibiótico Clavulin para a sinusite e gostaria de saber se posso fazer atividade física (e quando). Obrigada

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Roberta

      Quem tem que responder isso é seu médico, que prescreveu o medicamento: EU não sei de relações negativas entre o antibiótico e o exerc. físico mas seu médico pode ter restrições ante seu caso.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    CRISTIANE
    Responder

    Dr.Fiz tomografia e raio x da face ,meu neurologista pediu para mim tomar acetilceiteina 600mg de sache uma vez por dia, mais vinte dias de amoxicilina de oito e oito horas ja tomei seis dias e melhorei e acho muito vinte dias posso para de tomar a amoxicilina ? So temo ficar com mau cheiro ? Me responde Obrigada !

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Cristiane

      Quem tem que te responder esta pergunta é o médico que te acompanha. Eu, à distância, não tenho como opinar sobre medicamentos prescritos por quem te examinou: nem seria ético de minha parte.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Karin
    Responder

    Boa noite, dr, Icaro.
    Ano passado fiz uma cirurgia para corrigir o septo e retirar um pólipo do seio da face. Mas antes disso e até hoje, de vez em quando sai repentinamente qdo baixo a cabeça, um liquido quente e amarelo (tão quente e espesso que da a mesma sensação de ser sangue escorrendo). O meu médico até hoje não me deu uma explicação para isso e disse que eu não tenho sinusite. O que poderia ser, então? Obrigada.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Karin

      Ainda acho que parece mais ser sinusite mas é claro que pode ser outra coisa. Tem que investigar com bom ORL.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Rejane
    Responder

    Boa noite drº
    Não aguento mais ter infecções respiratórias..comecei com amigdalites recorrentes sendo tratada com benzetacil a cada 20 dias. Após algum tempo a mesma não fazia efeito algum, passei então para ATB mais “potentes” e estes também já não estão mais fazendo tanto efeito…minhas amígdalas hoje são hipertrofiadas e como dependo do SUS ainda não consegui retirá-las. Agora percebo que também apresento muita secreção na face, o que me causa tontura e mal estar..essa condição me traz muitos prejuízos profissionais, pois vivo indisposta. Já fiz dietas restritivas de leite e derivados por conta própria, pensando que pudesse ser uma intolerância alimentar e fiz também uso de estimulantes do sistema imunológico, mas essa enfermidade sempre reaparece!!!
    Quando era criança eu não apresentava esses problemas, mas agora que tenho uma alimentação adequada e maior cuidado pessoal, não estou conseguindo reverter o quadro.
    Moro aqui em BSB e noto que quando viajo melhoro um pouco…será que tem cura? Um dia ainda vou poder estudar e trabalhar sem ficar doente constantemente?
    Será que não é melhor me expor aos agentes ambientais para adquirir imunidade, o invés de fugir de qualquer ventinho mais frio?
    É verdade que quando estamos em tratamento com ATB é melhor suspender qualquer complexo vitamínico (antioxidante) para que o corpo consiga desenvolver a imunidade?
    O Srº atende aqui em BSB?
    Desde já obrigada

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Rejane
      1 – Sim, pode haver cura
      2 – Pode acontecer
      3 – Não tenho como opinar sem conhecer seu caso MAS a exposição progressiva após período de afastamento é’uma estratégia
      4 – Não procede este conceito na suspensao
      5 – Sim. Como fazer, aqui: https://icaro.med.br/contato/

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    weverson
    Responder

    Quanto a sugestão para o uso da copaiba, gostaria de saber como usa-la. Obrigado e parabéns pelo site.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Weverson

      Costumo indicar a copaíba em gotas e, dependendo da que for adquirida, pode ser usada tanto topicamente quanto por via oral. Quanto a doses não posso indicar por aqui, já que o CFM proíbe prescrições “à distância”.

      Boa semana!

      Ícaro

  • Avatar
    José
    Responder

    Boa tarde doutor. Ha cerca de 3-4 meses tenho sentido dor na face esquerda, por cima do osso maxilar, acompanhado de dores de cabeça frequentes. Não tenho secreções nem febre.
    Tenho um desvio acentuado do septo nasal, do lado esquerd também, observado em várias TAC’s que fiz.
    Poderá ser isso – o desvio, a causa da dor facial e das dores de cabeça e se for tenho de fazer uma septoplastia?
    Obrigado, um abraço desde Portugal.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá José

      Pode ser mas a necessidade ou não de correção cirúrgica precisa ser vista por um médico que possa examinar você e seus exames.

      Boa semana

      • Avatar
        José
        Responder

        Ok dr. obrigado, um abraço.

  • Avatar
    Carina
    Responder

    Tenho dores de cabeça na direção dos olhos a dias, sintomas de resfriado,tenho rinite alergiva primaveril e desvio de septo…posso estar com sinusite??
    Meus filhos de 1 ano e 3 e meio estão com sinusite,também sofrem de rinite alérgica primaveril..estão tomando a cinco dias prelone , descongex e sito-clav, mas a de 1 ano continua tossindo muito tosse seca principalmente á noite e é o terceiro dia que não evacua, primeiro dia teve diarréia é noraml????
    Xarope Abrilar, soro no nariz e nebulização cm aerolin nebuless pode ajudar???
    Já falei com o médico e pediu para esperar mais três dias….

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Pode ser sinusite e o uso de antibióticos pode, sim, perturbar o funcionamento intestinal, para o que usualmente recomendo boa dieta, erva doce e lactobacilos.

      Boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    magno
    Responder

    amigo eu tenho sinuzite e estou com catarro branco a mais de 1 mes com tosse é como se eu tivese um pelo na garganta mas não sinto dores no peito a tocir oq pode ser?

  • Avatar
    rodrigo
    Responder

    doutor, meu problema é que tenho muita secreçao as vezes amarela e as vezes branca , já alguns meses, tenho sinusite e rinite, mas todo dia pela manha é um pigarro juntamente com esse muco que me icomoda bastatnte.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Rodrigo.

      Compreeendo e parece com Sinusite mesmo. Sugiro melhorar hábitos de vida (sobretudo muita água/dia) e procurar por apoio médico.

      Boa semana

  • Avatar
    Fabricio
    Responder

    Olá Dr.icaro

    Bom fui ao medico ele fez o exame e falou q estou com sinusite,mais meu nariz não tem secreção e nem tenho febre ,só dores na face entre os olhos, e no céu da boca e minha cabeça doi mais só emcima da testa la dentro,tipo um latejamento ja tomei antibiótico e nao sara o q posso fazer Dr pra melhorar isso ?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Fabrício

      Sem consultar você o que tenho a dar como dicas para sua melhora são as constantes no artigo sobre Sinusite: o resto precisaria de avaliação e conduta presenciais.

      Boa semana

  • Avatar
    Josi
    Responder

    Olá DR Ícaro
    Tenho sinusite e rinite, a dois dias tive uma gripe muito forte, hoje pela manhã escarrei um catarro com um sangue escuro, não tive tosses apenas senti os sintomas da sinusite… Devo me preocupar???
    posso estar com algum problema respiratório grave? ou é apenas alguma lesão nas vias respiratórias devido a gripe muito forte, pois espirrei muito!!!
    Desde de já agradeço
    Abraços

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Se não sente mais nada (episódio isolado) e está bem, não acredito que seja nada grave mas se persistirem sintomas ou sangrar novamente, sugiro fortemente avaliação médica presencial.

      Boa semana

  • Avatar
    Weverson
    Responder

    Há 9 meses fui diagnosticado com uma sinusite cronica e de la pra cá sempre algum sintoma relacionado permanece. O fato é que de uns tempos vem surgido crie de tosses severas quando estou dormindo. A única coisa que tem controlado essa produção constante de muco é o oleo de copaiba, uma gotinha massagendo a narina internamente. Gostaria de saber se posso ficar usando o oleo ou se tem limite de tempo. Uso uns 4 dias seguidos e paro, mas penso que se tivesse dado sequencia sararia de vez.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Não saberia te dizer pois não tenho experiência com o uso intranasal da copaíba.

      Boa semana

  • Avatar
    Jucimairy
    Responder

    Olá Dr. ícaro
    meu esposo sempre que toma algo gelado o nariz fica entupido. será que sinal de sinusite?

  • Avatar
    Rodrigo
    Responder

    Olá Dr. inicialmente gostaria de parabeniza-lo pelo trabalho feito aqui na internet em tirar dúvidas frequentes, e sei também que o Sr. fica impossibilitado em responder algumas perguntas, gostaria de tirar uma dúvida, a semanas atrás fiz uma video endoscopia nasal e foi constatado que estou com sinusite, gostaria de saber se posso praticar exercícios físicos (correr), praticar esportes e malhar normalmente? desde já agradeço pela sua atenção.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Não acompanho seu caso mas acredito que seja até benéfico, desde que associado a BONS hábitos de vida

      Boa semana

  • Avatar
    Renata Viana
    Responder

    Doutor, suas explicações acerca da sinusite são excelentes.
    Queria um esclarecimento seu, se possível.
    Meu filho tem 5 anos e padece de sinusite. Já fez exames de alergia e não positivou para nada e fez exames de imunidade também e é tudo normal.
    Ele está numa crise chata. Tomou Ceclor há duas semanas e não fez efeitoo. Começou Zinnat há 04 dias e eu ainda não notei uma melhora significativa dos dois sintomas que ele desenvolve: tosse e congestão. É assim mesmo? O antibiótico pode demorar a fazer efeito???

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Antibiótico pode demorar para “fazer efeito” mas este parece um caso de pouco efeito mesmo. Sugiro reavaliação competente.

      Boa semana

  • Avatar
    Vanessa Amorim
    Responder

    Olá Doutor,

    Já tive sinusite, e hoje quando abaixei a cabeça escorreu um liquido amarelo-marrom, mas era liquido mesmo, o que pode ser?

    Abraço

  • Avatar
    SABRINA
    Responder

    Olá Dr.

    Boa tarde!

    Há alguns meses estou com um certo problema.
    Toda manhã ao acordar sinto um gosto horrível na boca e a mesma fica cheia de catarro marrom. Isso é sinusite ou pode ser algo mais grave? Não sinto outro sintoma, como febre ou dores pelo corpo.

  • Avatar
    suellen
    Responder

    Ola dtr tenho um filho de 3 anos que começou com uma tosse seca (famosa tosse de cachorro) agora já está um pouco mais molhada,sempre ataca mas a noite e quando ele começa com uma crise sempre acaba saindo um pouco de sangue pelo fato de ele ter lábio leporino. acaba saindo pelo nariz só que hj o sangue saiu grosso tipo que fosse um pedaço,gostaria de saber oq é ou oq o senhor acha que pode ser.
    desde já agradeço

  • Avatar
    Morganna
    Responder

    quem tá com sinusite pode tomar banho a noite?
    parece idiota perguntar, mas sempre vi dizer e sempre obedeci quando se trata em tomar banho a noite, mesmo que morno ou como se diz “quebrar o excesso de frio”.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Só o banho, em si, nada tem a ver com o processo.

      Devem ser evitados extremos de temperatura, choque térmico, etc.

      Boa semana

  • Avatar
    solange
    Responder

    DOUTOR, O PROBLEMA E COM MINHA FILHA,ELA VAI FAZER 5 ANOS ,SO QUE ELA TA COM UMA TOSSE DE DIA E MENOS PRATICAMENTE NADA DE NOITE PIORA E SEMPRE COM UM CATARRO QUE NAO SARA MAIS .NA MAIORIA DAS VEZES QUE ELA TOSSE TEM QUE CUSPIR O CATARRO UM POUCO AMARELO. JA TOMOU UM MONTE DE SHAROPE MAS NADA. NAO SEI O QUE FAZER. POR FAVOR MIM AJUDE . OBRIGADA !

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Solange

      O que posso orientar, à distância, em geral, está no artigo sobre sinusite.

      Boa semana

  • Avatar
    Renata Viana
    Responder

    Doutor, no dia 18.02 escrevi a você relatando que meu filho estava no quarto dia de Zinnat e ainda não havia demonstrado melhoras! Ele fez 15 dias do antibiótico. Melhorou da tosse, mas ela não sumiu! Ele amanhece tossindo com secreção e fica muito congesto. Fico meio que desesperada pq sei que esse problemas são causado por vírus ou bactéria. No caso de vírus, temos de esperar o ciclo. No caso de bactéria, o antibiótico é eficaz. Se mesmo com o decurso de tempo e com o uso de antibiótico não há resultado, o que pode estar causando um quadro tão arrastado?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Renata

      Não tenho como opinar sem acompanhar o paciente e assim, conhecer detalhes sobre o caso, sobretudo quando parece não responder adequadamente aos tratamentos convencionais.

      Boa semana

  • Avatar
    Josiane
    Responder

    Ola dr. tenho renite alergica a algum tempo tenho crises horriveis. tenho uma duvida se toma ou comer algo gelado(sorvete,refrigerante ) piora ela. ou nao tem nada haver?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Josiane

      Isso varia muito de uma pessoa para a outra. Para alguns pode fazer mais mal que para outros. Usualmente a exposição moderada ocasional não traz problemas, entretanto, salvo para pessoas francamente sensíveis ao frio.

      Boa semana

  • Avatar
    Analu
    Responder

    Minha filha tem 3 anos e 8 meses e esta com muita secrecao e tosse muito ate vomitar. Levei ela no pronto atendimento e o medico disse q e rinossinusite e receitou azitromicina de 900mg (4ml 1x por dia durante 5 dias) e bricanyl (4ml de 8 em 8hs). Ja se foram os 5 dias de tratamento do antibiotico e nao houve melhora alguma. Ainda estou utilizando o Bricanyl, mas nada de melhoras. Gostaria de saber se o antibiotico ja fez efeito ou ainda vai fazer? O que devo fazer? ela nao tem febre…apenas muita secrecao e tosse.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Sra.

      Como já respondi anteriormente, NÃO posso consultar por aqui, por proibição do CFM. Desculpe.

      O antibiótico possivelmente já teve tempo de fazer efeito e por isso sugiro que a Sra. leve sua filha para reavaliação pelo médico que indicou o antibiótico.

      Boa semana

  • Avatar
    claiton
    Responder

    Oi dr icaro vou te contar minha histor a três meses tive uma laringite cronica fiz tratamento e microcirugia de laringe para tirar um cisto benigno , infelizmente eu era fumante mais ja parei no momenro to fazendo tratamento com otorrino simto catarro por tra do nariz fiz isame com uma sonda o dr disse que tinha muito catarro garrado ppr traz do nariz e descendo para a garganta e me passou ceftriaz 7 injeçoes melhorou pouco agora to tomando clindamicina 300 ppr 14 dias meu medico fala pouco estou preocupado sera que e grave

  • Avatar
    Ines
    Responder

    Dr Icaro,

    Meu catarro é espesso e amarelado. ou “gelatinoso” e incolor. Não tenho dor, mas o rosto aparece “inchado”, olhos esquisitos. Como eu tenho apneia, a causa poderia ser sinusite com a apneia??Os itens que o sr. dá para melhoria da sinusite, eu já
    sigo normalmente.Agora toda tarde, dei de espirrar.Por favor, qual o seu parecer?.Parabéns pelos seus ensinamentos.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Ainda pode ser sinusite. Sugiro investigar e tratar.

      Boa semana

      • Avatar
        RALPH COSTA
        Responder

        OLÁ EU GOSTARIA DE SABER SE QUANDO ESTOU COM A SINUSITE ATACADA POSSO TOMAR LEITE?

        • Dr. Ícaro Alves
          Dr. Ícaro Alves
          Responder

          Olá

          Usualmente “pode” mas isto varia de uma pessoa para a outra já que o leite costuma aumentar a produção de muco e secreções.

          Boa semana

      • Avatar
        Telma Tavares
        Responder

        Meu marido expele um catarro grande duro em forma de pedra cilíndrica de 20 centímetros falta o ar e machuca muito o nariz pra sai ele fica sem respirar e soando se sufoca parece um parto isso e sinusite ?

        • Webmaster
          Webmaster
          Responder

          Pode ser, sim.

  • Avatar
    SUELI BOCCARDO
    Responder

    boa noite doutor …o que senhor disse e verdade tomo remedio pra pressao ..lLORZATANA ..BESILAPIN, …..FLUOXETINA ….OMEPRASOL PRA REFLUXO ….NOEX RENITE…E UM REMEDIO MANIPULADO PARA DORES QUE O ORTOPEDISTA RECEITOU ….QUE 390ML …O QUE O SENHOR ACHA E MUITO REMEDIO ?E PODE ME ACARRETAR PROBLEMAS MAIORES …. MUITO OBRIGADO ,,,,,

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Sim, acho medicamentos demais e este aparente excesso pode levar a efeitos colaterais. Converse com seu médico.

      Boa semana

  • Avatar
    Damião Prudêncio
    Responder

    Dr. Ícaro, levei um ano a ser bombardeado por colegas para aderir a esta mentalidade dos Factores de Transferência descobertos em 1949, que já foram medicamentos na década de 50 mas que foram abafado pelos antibióticos; mesmo sabendo tudo isto continuei a rejeitar até que vi um familiar com um cancro que foi para casa para morrer. Morto por morto, falei com ele e ele aceitou, um ano depois voltou à atividade de enfermeiro. Então, o que nada me demovia da medicina tradicional que me ensinaram na faculdade, passou a revolta e quis fazer experiência em todas as doenças. Hoje tenho sinusites tratadas, lúpus, esclerose múltipla, alzheimer, fibromialgias, cancros, e todo o tipo de alergias.
    Não faça como eu que, por consideração, tive de pedir desculpa a alguns doentes porque eu não queria acreditar. Mas graças a Deus os que me chegaram à consulta e outros que tenho ido a casa deles por imobilidade incapacitadora, todos se curaram exepto os que ainda estão em tratamento.
    Os doentes pensam que nós médicos sabemos tudo sobre as suas doenças, mas esquecem que não somos nós que fabricamos os medicamentos, daí a nossa limitação condicionada por quem os fabrica para manter a doença e não para a curar.
    Terei muito gosto em lhe passa informação via e-mail se a isso se dignar.
    Abraço
    Damião

  • Avatar
    jaqueline
    Responder

    dr estou cuspindo catarro as veses cm sangue e as veses cm manchas pretas oque pode ser?isso nao acontece cm frequencia mas estou cm medo.obrigado

  • Avatar
    celia
    Responder

    ola.Tendo sentido dores na cabeça ,so do lado dirieito e doi tambem muito minha garganta ,ouvido e quando me abaixo doi muito minha cabeça..e tambem as vezes febre e dores musculares .. tem algum medicamento para indicar

  • Avatar
    Ian Adrian
    Responder

    Boa tarde Dr.!

    Eu tenho catarro na garganta branco constantemente e meu nariz grande parte do tempo vive congestionado sem corrimento. Por conta disso minha garganta inflama, uma dor que é sempre do lado direito até perto do ouvido, fui na otorrino ela me disse que é alergia. Fiz tratamento e ainda continuo com o mesmo problema.

  • Avatar
    Ian Adrian
    Responder

    gostaria de saber se posso continuar tomando o antialégico e o Busonid 60 mcg, ou devo ir novamente na otorrinolaringologista, já que continuo com os mesmo problemas? ou pode ser uma outra patologia?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Perdão mas não posso medicar ou mudar prescrições de outros médicos pela Internet.

      Boa semana

  • Avatar
    Fabiana
    Responder

    Olá Dr

    Tenho sinusite e fui assoar o nariz saiu secreção nos olhos, isso é grave ou é apenas um sintoma?

    Devo procurar um médico urgente?

    Grata

  • Avatar
    FERNANDA
    Responder

    Olá doutor.
    VOU EXPLICAR MEUS SINTOMAS E GOSTARIA DE SABER SE PODE SER SINUSITE.
    COMEÇOU COM UMA TOSSE SECA NÃO PRODUTIVA DO NADA.
    DEPOIS COMEÇOU UMA TOSSE PRODUTIVA, EM SEGUIDA VEIO O NARIZ ENTUPIDO SOMENTE DURANTE O DIA. A NOITE FICA TRANQUILO SEM ENTUPIR. ESSES DESCONFORTOS JÁ DURAM 3 SEMANAS. AGORA ALÉM DE TODOS ESSES SINTOMAS, ESTOU COM UMA DOR PESADA NA FACE, OLHOS. COMO SE TIVESSE ALGO PESANDO SOBRE O NARIZ. E TENHO UMA DOR PESADA NO PESCOÇO. O NARIZ SÓ FICA ENTUPIDO DURANTE O DIA.
    PODE SER SINUSITE?
    AGRADEÇO A ATENÇÃO

  • Avatar
    michele
    Responder

    oi dr, minha filha seguido está com sinusite.consultei com um otorrino e ele me receitou montelair.pelo que li na bula a medicação é para asma,sera que ajuda a prevenir sinusite?
    Obrigada pela atenção

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Pode ajudar, sim. Seu médico é o mais indicado para responder isto, já que conhece o caso e o medicamento.

      Boa semana

  • Avatar
    vanessa
    Responder

    Boa noite Dr.Ìcaro
    pela terceira vez tenho sentido uma dor de cabeça do lado direito e quando abaixo a cabeça da uma dor horrivel,parece que a cabeça vai explodir! E pelo nariz uma sensação quando entra agua no nariz que da aquela dor ! parece que tem bolhas de ar estourando do nariz ate a cabeça!isso pode ser sintomas de sinusite?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Pode ser, mas também pressão alta, enxaqueca… Sugiro avaliação médica presencial.

      Boa semana

  • Avatar
    Margarida
    Responder

    Olá Dr. Ícaro

    Apreciei muito este artigo.

    Moro em uma região muito quente e por causa do uso do ventilador ou banho frio estou sempre atacada pela rinite alérgica e sinusite. Preocupa-me o uso de antibióticos, então gostaria de saber com que espaço de tempo e aconselhável o uso deste tipo de medicamento.

    Obrigada pela atenção!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Se refere-se a antibióticos, o mínimo possível de uso deles é recomendado, já que afetam todo o organismo.
      Boa semana

  • Avatar
    JUSSARA CRISTINA
    Responder

    Minha filha de 4 anos esta com uma tosse seca ha mais de um mes. Ela tosse de manha uns 20 minutos depois de acordar, quando faz atividade, quando toma liquido e come da uma tossidinha tambem, o que pode ser isso. Ela ja tomou remedio para sinusite melhorou o catarro que tinha, mas ficou uma tosse seca. Esta tomando loratadina. Pode ser alergica ou sera alguma irritacao na garganta? Nao sei qual especialista leva-la. Aguardo sua resposta, obrigada

  • Avatar
    adriel cavalcante
    Responder

    Olá Dr.
    Há um certo tempo venho sofrendo com o nariz entupido e isso vem veio se agravando cada vez mais, comecei a usar soluçoes nasais até a situacao piorar, procurei outros meios e achei o Avamis spray que me ajudou bastante porém depois de 3 meses usando ele nao esta mais fazendo o efeito e toda a situacao voltou bem mais forte e está praticamente quase impossivel respirar pelas narinas. Meu olfato está afetado e acabei voltando a usar soluçoes nasais mais fortes como o Naridrin só que me parece que usar soluçoes fazem mau á saúde e podem até complicar mais.. Bom gostaria de uma opnião sua como devo proceder para resolver meu problema.. Desde já Agradeço .. .

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Adriel

      NÃO posso tratar pacientes por aqui, por proibição do Conselho Federal de Medicina. No seu caso minha principal recomendação para você é seguir as dicas do artigo e se não funcionarem, realmente, é procurar por consulta médica presencial o quanto antes.

      Boa semana

  • Avatar
    francisco linhares
    Responder

    olá dr.ícaro eu sou francisco moro no interior do rio grande do norte eu sofro de um mal que eu não sei o que fazer meu nariz e intupido asvezes sai um catarro como cola minha graganta arde muito tenho falta de ar as vezes quando respiro da aquele chiado no peito etambem tenho dor no peito mas não e toda vez não o que fasso dr.! pelo amor de Deus me ajude eu te agradesso de coração! Francisco

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Francisco

      NÃO posso tratar pacientes por aqui, por proibição do Conselho Federal de Medicina. Mas como seu caso tem dor no peito e falta de ar associada, minha principal recomendação para você, realmente, é procurar por consulta médica presencial o quanto antes.

      Boa semana

  • Avatar
    Dalila
    Responder

    Olá Doutor esses dias meu marido foi abaixar e saiu uma aguá marrom do seu nariz oq pode ser? Obrigada

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Muita coisa, entre elas sinusite. Sugiro consulta médica e avaliação/tratamento.

      Boa semana

  • Avatar
    Clau
    Responder

    Passando para simplesmente agradecer a publicação do artigo e parabeniza-lo pela clareza das explicaçãoes fornecidas sobre a bendita sinusite. Sou vitima de muitos destes probleminhas nas vias respiratorias,e descobri o forum procurando respostas sobre efeitos colaterais do Clavulin.. pois é, não ando muito bem rsrsr Enfim, Parabéns e Obrigada, Dr.!

  • Avatar
    Nelson Neto
    Responder

    Doutor,

    Estou sentindo umas dores abaixo do ouvido. Quando respiro fundo dói e quando abaixo a cabeça também. Isso pode ser sintomas de sinusite?

    Agradeço,

    Nelson

  • Avatar
    leia
    Responder

    Ola,Dr tudo bem.estou com sinusite já uma semana fui no medico mme receitou três tipo de remédio mais ate agora do sintoma passa este e um dos remedio Noex budesoida 50mcg/dose e decongex plus e Rupafin fumarato de rupatadina 10ml meunariz continua emtopido

  • Avatar
    Marco
    Responder

    Boa Noite Dr…….. fiz o uso do oleo de copaiba da seguinte forma: massageei 1 gota em cada narina durante 1 minuto. Comecei numa terça e terminei na quinta, no sabado meu nariz começou a escorrer, estou com sensaçao de resfriado com muito catarro saindo. Isso é o normal após usar a copaiba? abraços

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Pode ocorrer por ajudar o catarro a sair, ser drenado dos seios da face.

      Boa semana

      • Avatar
        Marco
        Responder

        Muito obrigado! e gostaria de deixar relatado que o oleo de copaiba para sinusite é fantastico.

  • Avatar
    Maria Rezende
    Responder

    Olá Dr. Ícaro, tenho 37 anos, e o meu problema é que não tenho olfato, quando tinha aproximadamente 15 anos fiz uma consulta com um otorrino que pediu um rx da face, sendo diagnosticado um pouco de sinusite, mas ele não via como o causador do problema. Depois quando tinha em média 25 anos voltei a outro médico e o mesmo solicitou uma tomografia do crânio e não foi diagnosticado nada, o que ele disse é que em alguns casos, pessoas que tiveram alguma pancada no nariz ou até mesmo uma virose pode afetar o nervo do nariz e a pessoa não mais sentir cheiro. Depois disso não procurei nenhum médico para poder investigar melhor o caso. Esta suposição do segundo médico procede? e ultimamente estou um pouco intrigada, pois quando tomo sorvete (algo gelado) depois de alguns minutos vem uma dor horrível no fundo de todos meu dentes que parece irradiar pela face, que logo passa. O senhor acha que é algo que preciso me preocupar?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Acho que seu caso merece investigação, sim.

      Boa semana

      • Avatar
        Maria Rezende
        Responder

        Obrigada pelo retorno.

        Boa semana para vc também!

  • Avatar
    Drielle
    Responder

    olá Dr Bom dia!!!

    minha filha estava com uma tosse ha mais de 3 semanas com catarro…a pediatra optou por prescrever um antibiótico visto que a secreção já durava muito tempo…. fiz o ciclo de 10dias de amoxicilina c/ clavulanato e nada…. uma bela manhã minha filha deu febre de 39,5 ….então ela começou um curso com prelone 10 ml 2x ao dia e ceflacor 375mg 2x ao dia 6ml por mais 10 dias … isso já tem 6 dias e minha filha ainda tosse …o raio x do tórax ela disse não ver nada …indicando pra pneumonia… mais ela disse que isso é uma crise de bronquite….minha preocupação é: minha filha desde ontem tenho notado, ela com rosto muito inchado….e corpo tbm… sei que quando dou prelone a ela….ela come tudo q ve pela reta…rs mais o rosto ta me assustando com tamanho inchaço!!! me ajuda ai Dr Icaro..o q eu faço???

  • Avatar
    José Inácio
    Responder

    Ola Dr Ícaro, eu estou a 1 mês tossindo muito, pois tenho sinusite, rinite e asma alérgica, o que está me incomodando muito é a secreção que vai do nariz para a garganta, e o meu nariz fica quase o tempo todo entupido, eu fico tossindo o tempo todo tentando tirar aquele ”catarro” que fica atrás da garganta, incomoda muito pois é o tempo todo a secreção! E meu pulmão já está doendo. Fui no Otorrino uma semana atrás ele me passou o prelone, um anti biótico, o nasonex e o sorine. Mas não notei nenhuma melhora, é normal essa demora para os medicamentos fazerem efeito? estou tomando a uma semana e nada de melhorar! não aguento mais ficar engolindo esse catarro que sai do nariz! Meee Ajuda

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá José

      Exatamente como você espera que eu te ajude, já que não posso te consultar à distância?

      Boa semana.

  • Avatar
    Juliana rebouças de Oliveira
    Responder

    Bom dia Dr Ícaro.
    Minha filha de 5 anos tem renite e sinusite de repetição, no momento estou fazendo homeopatia, ela está em crise, gostaria de saber se associado a homeopatia posso usar acetilcisteína ou a mesma pode prejudicar a tratamento homeopatico. obrigado pela atenção.

  • Avatar
    Dayane
    Responder

    Ola
    Me mudei a dois meses para USA, ate ai tudo bem, mas anteontem nao dormi quase nada com dores fortes e continuas entre a espinha lombar e os ossos pelvicos e nas pernas tambem, tomei remedio mas a dor demorou a passar, senti um pouco de dor na cabeca proximo as temporas. Fiquei otima, so que hoje espirrei e saiu secrecao com muito sangue. Fiquei um pouco com medo, tenho que procurar um medico imediatamente?
    OBS: tenho umidificador em casa.

  • Avatar
    ivete
    Responder

    dr. icaro
    sinto como se eu tivesse umas mangueiras (tipo que se usa para atar o braço para tirar sangue), espalhadas pelo corpo, as vezes elas parecem ter algo dentro que vai em direção a cabeça, aí me dá confusão mental, muita dor na testa, e só alivia quando sai um pouco de agua pelo nariz, aí minha mente volta ao normal, também sinto que presiso desentupir os caninhos, eles fazem pressão em direção ao nariz, sai uma secreção incolor pastosa, pela garganta, e pelos olhos, e as vezes sai puz dos olhos, sinto como se tivesse uma gilete me cortando dentro do olho, aí sai puz ou remela, consultei várias vezes, mas nimguém entendeu o que eu tenho, falam que isto não existe, o que faço?

  • Avatar
    Eliana
    Responder

    Olá doutor,minha mãe está com uma tosse seca a dois anos que vem judiando muito dela…ela tem uma sinusite cronica a anos…isso tem a vem com a tosse? se sim…só tratamento com antibióticos resolve? ou tem que fazer cirurgia para retirada da secreção?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá.

      Pode ter a ver, sim. Recomendo que leia e siga as orientações do artigo. Se não. Forem suficientes para alívio, procure seu médico (Sugiro otorrinolaringologia) ou outro de sua confiança.

      Boa semana

  • Avatar
    Alessandra Lima
    Responder

    Dr, minha filha tem 2 anos e 2 meses, no ano passado quando ela tinha 1 ano e meio ela teve uma crise forte de alergia, muita secreção amarela pelos olhos muita tosse chegava a vomitar catarro, passei por uns 10 medicos diferentes cada um dizia uma coisa, mas parece que ninguem sabia tratar a tal alergia uns diziam que era sinusite outros diziam que criança dessa idade não tem sinusite, de tantos antibioticos e antialergicos que ela tomou não sei qual fez efeito mas ela melhorou, e agora desde antes de ontem ela esta com 39 de febre ja levei em 3 medicos eles falam que é gripe ou conjutivite, mas eu seu que não é, é alergico porque sai a mesma secreção dos olhos dela o unico sintoma novo é a febre, eu não sei o que fazer pois nenhum medico sabe me dizer o que ela tem. estou administrando loratadina 2,5ml e ibuprofeno de 8 em 8 horas 10 gotas pois ela tem 10 kilos.

    se puder me ajudar eu agradeço.
    criança dessa idade tem ou não tem sinusite? o que eu devo fazer?
    meu marido tem sinusite cronica e eu tenho rinite alergica, isso que ela tem é como se fosse uma herança nossa?
    Obrigada

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Ola

      Pode ter sinusite mas seria raro pelos seios da face ainda em formação.

      O que posso orientar à distância está no artigo. E raramente há hereditariedade significativa entre rinite e sinusite.

      Boa semana

  • Avatar
    joyce
    Responder

    É normal o antibiotico te fazer soar muito?

  • Avatar
    Aline
    Responder

    Dtr, meu filho está numa estava resfriado, ai atacou a sinusite dele, o médico passou clavulin pq estava dando febre, sendo q agora está saindo catarro pelos ouvidos, ele tem 3 anos mas não reclama de dor não, escorre pelos ouvidos igual escorre pelo nariz. Isso e normal na sinusite?

  • Avatar
    janice
    Responder

    Bom dia dr Icaro estou desesperada meu filho tem 3 anos e começou uma tosse um pouco seca levei ao medico e eles falarao que era laringite,mandarao eu dar amoxilina,assim fiz durante 3 dias mas a tosse nem a febre passavao so piorava levei ele novamente e falarao que era sinusite, entrarao com outra medicaçao,dipirona,prelone,e expec,sprei e amoquixilina com clavulanato,nao acho que esta melhorando alem que tenho uma duvida pode se usar bombinha para sinusite obrigada

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Sra. Janice

      Não entendi como a Sra. espera que eu possa ajuda-la.

      Boa semana e melhoras para seu filho.

  • Avatar
    Leandro
    Responder

    Boa noite dr ícaro. Acordo sempre a noite com uma ardência e dor de cabeça mto aguda no lado esquerdo que vai da nuca a frente do pescoço, meu nariz entope e meus dentes parecem q vão cair d tanta sensibilidade. Não consigo nem encostar no meu rosto. Oque poderia ser? Desde já agradeço.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Leandro

      Pode ser muita coisa desde DTM a enxaqueca. Sugiro acompanhamento médico presencial.

      Boa semana

  • Avatar
    Sheila
    Responder

    Tudo bem Dr? Tenho rinite, e ja fiz tratamento com a vacina 1 ano e meio. Fiquei mais ou menos uns 4 meses apos a tratamento livre das crises mas agora tudo volto. Tomo o histamin praticamente todo dia mas algo atacou muito a crise e ele ja nao resolvia. Comecei a tomar o loratadina e melhorou um pouco mais so que o nariz continua entupindo constantimente e acabo usando o neosoro mesmo sabendo que faz mal e o unico que resolve na hora do desespero. Sera que devo trocar o loratadina pelo prelone 20 mg pois uma vez o medico me indicou e o que devo usar para descongestionar pois ja nao sei mais o que fazer. Obrigada

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      NÃO posso alterar prescrição de outro médico sem acompanhar seu caso. Desculpe.

      Boa semana

  • Avatar
    Gilson
    Responder

    Hj fui escarrar pelo nariz nisso sentiia pessao nos ovido na mesma hora fiquei com tontura, pode ser sinusite?

  • Avatar
    Ana Paula
    Responder

    Olá Dr.Ícaro meu filho tem 3 anos e 7 meses, há mais ou menos 1 mês e meio ele teve uma crise muito forte de sinusite, foi quando descobrimos,olha ele fez tratamento com antibiótico Zinnat por 10 dias, qdo terminou o antibióotico após dez dias o nariz dele voltou a ficar obstruído, tem dias quem lavo com soro mas não sai muita secreção não, mas sempre pela manhã ele tosse e coloca um pouco de secreção para fora e passa o dia bem , a tosse vai embora, mais qdo vem a noite, ela retorna, ás vezes faço inalação com atrovente ou só soro e desaparece, e faço a lavagem com soro morno. Mas pela manhã sempre ele coloca esse pouco de secreção amarelada e viscosa, tosse coloca pra fora…Esses são sinais de sinusite???

  • Avatar
    Larissa
    Responder

    Ola Douto. Minh bebe de 1 ao nos ultimos 30 dias tomou 10 dias de cefaclor, apos 2 dias os sintomas voltaram entao foram aplicadas 7 injecoes de cefitriaxona, após 10 dias um quadro de pneumonia foi diagnosticado, sendo ministrado 10 dias de zinnat. E agora apos 4 dias do termino do antibiótico Zinnat, a secreção voltou, vez vor clara, vez amarelada, e nos olhos amarelo esverdeada, estivemos de mudança, de SP para Brasilia, o tempo aqui é seco, e após um dia mechendo com muita poeira, ela voltou a espirrar, nariz entupido, congestionado, pouca tosse seca, olhos lacrimejando, e a secreção no nariz e olhos, o que pode ser? Sera uma rinossunisite bacteriana? Pneumonia, mesmo sem o peito chiar ou febre?

    Infelimente para vergonha do Brasil, hoje fui a um hospital squi em Brasilia e desde ontem estao sem pediatra, e sem previsao para atendimento, e um atendimento pediatrico seria primordial para um possivel diagnostico.

    Desde ja agradeço!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Não posso opinar sobre um caso à distância e com tão poucos dados, sem exame físico, neste caso. Desculpe.

      Boa semana

  • Avatar
    Vanilde
    Responder

    Olá Dr Ícaro,
    Já tive sinusite e tenho renite alérgica, de vez em quando que escarro sai uma bolhinha tipo catarro, mas tem ar dentro e sem mal cheiro. Não sei o que, você sabe o que poderia ser ?!
    Desde já obrigada.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Não posso opinar sobre um caso à distância e com tão poucos dados, sem exame físico, neste caso. Desculpe.

      Boa semana

  • Avatar
    Fábio
    Responder

    Prezado Dr. Ícaro

    Existe outro remédio (tipo spray nasal) que pode ser usado em conjunto com o Avamys, um amigo me disse que o médico dele receitou Avamys mais esse outro remédio para o tratamento de rinite dela, é verdade? caso positivo, qual a função de outro spray nasal?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Existem vários outros. Até soro fisiológico nasal pode ajudar, ao hidratar a mucosa e remover toxinas e irritantes.

      Boa semana

  • Avatar
    Gabriela
    Responder

    Oi Dr.Icaro toda vez que eu vou dormir meu nariz começa a entupir, antes tampava tudo quando eu deitava, sem contar o dia inteiro com congestionamento nasal ai quando eu deitava e estava quase dormindo minha garganta tampava por causa da secreção e eu no respirava então ficava acordada até meu corpo não aguentar mais, hoje estou bem melhor por causa do tratamento com o budesonida e um comprimido antialérgico, mais ainda me incomoda bastante, dói muito, uso narix pra descongestionar porque se não , eu não consigo respirar. Tudo começou com uma fumaça do vizinho eles estavam queimando mato e pneu depois disso tudo entupiu. O que eu tenho Dr? e como eu posso melhorar, controlar ou sarar disso?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      NÃO posso consultar ninguém por aqui, por proibição do CFM. Desculpe.

      Dicas que podem ajudar estão neste artigo sobre sinusite.

      Boa semana

  • Avatar
    Tatiane Gouvea Duarte
    Responder

    Bom dia…doutor Icaro…estou ha 20 dias brocada. Começou com um resfriado comum que durou cerca de 3a5 dias….depois meu nariz começou a pruduzir muita secreçao…e dor de cabeça.achei que fosse minha rinite que tinha atacada pela mudança no tempo….comecei a tomar histamim mais ambroxol.. entao os dias foram passando e eu nada de melhorar. …pra complicar mais estou tossindo muito e unclui mais um remedio .zyxem. …sem melhotas…e agora sempre assoo o nariz sai sangue. …estoy u tomando tambem percof…..a tosse melhorou um pouco mais a secreçao nao para…..estou com medo de ter feeito sinusite…o que faço?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      NÃO posso consultar ninguém por aqui, por proibição do CFM. Desculpe.

      Dicas que podem ajudar estão neste artigo sobre sinusite.

      Boa semana

  • Avatar
    mariana
    Responder

    Oi eu to com muita dor de cabeça e o meu nariz arde de mais na região toda o que vc acha?

  • Avatar
    Barbara
    Responder

    Olá, Dr.

    Peço uma orientação sobre a situação da minha bebê. Ela tem 5 meses de vida e há quase um mês venho sofrendo com ela dodoizinha. Ela iniciou com uma tosse seca e uma secreção nasal que perturbava o tempo todo e principalmente pra dormir, levei ao médico que passou medicação e eu dei conforme dito. Então esperei ela melhorar, porém nada, fez foi piorar.

    Então eu venho pelejando o tempo todo trocando de médico, levando na emergência porque ela agora ta com a secreção triplicada, tosse cheia (chora pra tossir), se engasga, com recusa alimentar, vômitos (em grandes quantidades, o que não entendo, pois quase não toma mamadeira e nem quer mamar), muita moleza, chorona, corpo quente (fica oscilando pela casa dos 37 graus), inchaço no corpo após receber hidratação no hospital e uma respiração muito rápida.

    O que eu queria saber é como posso tratar um bebê com coisas naturais, como posso fazer esta vaporização, se pode ser com alguma planta medicinal. Se tem alguma forma de aspirar esta secreção em casa, estou dando o acetilcisteína.
    Queria saber também se posso exigir exames que detectem alergias ao médico, raio-x da face (pra confirmar sinusite e se meu bebê pode fazer), se existe exames bacteriológicos.
    Enfim, qual conduta que posso ter neste caso, já que corro de médico em médico e eles apenas dizem que é virose e mandam comprar um monte de remédio.

    Obs.: perdi um bebê aos 4 meses de vida, onde disseram que era virose e na verdade era um erro inato do metabolismo. Acredito e confio em Deus que minha filhinha agora deve ta com algum problema respiratório que não ta ligado a distúrbios metabólicos, só queria mais atenção destes médicos e um diagnóstico mais acertivo.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      NÃO posso consultar ninguém por aqui, por proibição do CFM. Desculpe.

      Dicas que podem ajudar estão neste artigo sobre sinusite.

      Boa semana

  • Avatar
    francisco santos
    Responder

    tenho crise de espirros, uns 20 quando to bem atacado, no mais comum, uns 6 por dia os primeiros saem com mau cheiros. Sou alérgico a jornal, alguns cigarros e mudança de tempo. lembrando que tenho que passar o aspirador na casa se não a acrise chega. a pior parte é que meu pescoço começa a ringir, tipo como se tivesse areia debaixo do osso,24 horas 365 dias assim,exemplo se eu beber bebida com álcool no domingo, na segunda e na terça fico mau com o pescoço doendo o dia todo,(nem bebo mais,é que com isso agrava mais rápido) começa ficar rígido e saindo secreção pela boca, logo depois começa uma coceira no nariz (antes até sangrava, depois de muitos médicos um deles resolveu esse problema), minutos depois começa os 20 espirros. obs: nem o pescoço com rigidez e nem a secreção me da uma pausa. obrigado por mim ajudar,é que não sei mais o que fazer

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      NÃO posso consultar ninguém por aqui, por proibição do CFM. Desculpe.

      Dicas que podem ajudar estão neste artigo sobre sinusite.

      Boa semana

  • Avatar
    Geovane Ribeiro
    Responder

    Minha rinite esta atacada, ja fui ao medico e ele me receitou uns remedios pra minha dor de cabeça forte devida a rinite e para a propria rinite, mas so o que melhorou foi a dor de cabeça. Agora estou com uma secreção podre saindo do meu nariz, meio amarelada/esverdeada, as vezes com sangue e incolor, quando passa pela minha garganta sinto um forte gosto estranho, creio eu pelo fato da podridão, peço para que me ajude de alguma forma a curar isso! Agradeço e muito obrigado.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      NÃO posso consultar ninguém por aqui, por proibição do CFM. Desculpe.

      Dicas que podem ajudar estão neste artigo sobre sinusite.

      Boa semana

  • Avatar
    jorge
    Responder

    Dr. Icaro, parabéns pelo trabalho realizado.

    Minha filha de 11 mês foi diagnosticada com sinusite. Estou confuso, pois muitos sites da internet dizem que nesta idade não há formação dos seios da face. Existem controvérsias?! É totalmente descartado sinusite com 11 mêses? Obrigado pela atenção.
    Jorge

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      olá

      Como usualmente nesta época os seios da face não estão formados, seria bem RARO esperar sinusite de verdade nesta idade.

      Boa semana

  • Avatar
    Jéssica Figueiredo
    Responder

    Boa tarde, Dr Ícaro. Poderia me esclarecer uma dúvida. Fui diagnosticada com sinusite aguda, fiz o tratamento com prelone por cinco dias, duas vezes ao dia (12h em 12h) e com levoxin 14 dias um comprimido ao dia, mais avamys (um jato em cada narina) e maresis, mas não resolveu o meu caso, sentir uma melhora nos primeiros dias, mas depois voltou todos os sintomas. Como continuei com dor e sentindo os sintomas (coriza, dor de cabeça, dificuldade para respirar, nariz entupido ao acordar, secreção nasal – interna, aquela que a gente encole sem querer :(. Acabei indo em outro médico que só acrescentou o desalex antes de dormir. Os dois primeiros médicos eram otorrinos e o último pneumologista. Mas a sinusite não passa, não seria melhor entrar com antibióticos (amoxicilina, por exemplo?) Meu exame deu:
    cornetos inferiores – hipertrofiados (+2/+4) com ótima resposta ao vasoconstrictor nasal.
    Meatos infer. sem alterações, ausência de secreção patológica.
    Cornetos médios – cor, aspecto e dimensões normais
    Meatos médios – livres, ausência de secreção patológica.
    Nasofaringe – torus tubarius sem alterações, óstios tubários livres, arcos coanais, parede posterior da nasofaringe e palato mole sem alterações.
    Recesso esfenoetmoidal – drenagem de secreção acinzentada de recesso esfenoetmoidal direito.
    Septo nasal – centrado
    Conclusão sinusopatia esfenoetmoidal a esquerda.
    Já vez um mês que acabei o tratamento com levoxin, é normal demorar para “sarar” a sinusite ou devo procurar outro médico e tratar de outra forma?
    Desde já, obrigada pela opinião

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Sugiro procurar por reavaliação médica.

      Boa semana

      • Avatar
        Jéssica Figueiredo
        Responder

        Obrigada! Vou buscar me consultar com outro médico, de novo!
        Boa Semana.

  • Avatar
    elisangela
    Responder

    Minha filha tem 1 ano e 8 meses, sofre com crises de sinusites, bronquites e rinites. Foi prescrito pelo médico, Leucogen xarope e azitromicina, e está terminando de tomar o Prelone. Gostaria de saber se tem algum problema associar essas medicações. Ela ainda faz uso contínuo de montelair e seretide 25/125. Obrigada!

  • Avatar
    weverson
    Responder

    ola, gostaria de saber se no site ha material sobre o polipo nasal. Gostaria de saber o melhor modo de tratar sem que haja necessidade da cirurgia. grato.

  • Avatar
    Elaine
    Responder

    Bom dia. Tenho um filho de 4 aninhos que segundo o médico está com sinusite. Ele já teve várias vezes, e sempre tem febre… Hoje ele acordou com os olhinhos remelando, e com muito catarro verde no nariz. também vomitou somente catarro. tomou antibiótico por 10 dias (até antes de ontem) e agora está com febre de novo. Por que? será que os remédios foram fracos? posso fazer a vaporização de água quente em criança também? o umidificador também é aconselhável no quarto de criança? seria umidificador frio ou quente? por favor doutor esclareça minhas dúvidas… ah, fiquei preocupada porque li que a sinusite pode se transformar em meningite, isso é verdade? é raro ou não? Aguardo anciosa a sua resposta Dr. Ìcaro, muito obrigada. Deus o abençõe.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Senhora, perdão mas, como já disse por aqui, NÃO posso consultar por aqui, sobretudo opinar com este grau de detalhe sobre casos que não acompanho.

      Uma boa semana

      Ícaro

  • Avatar
    Solange Felinto da silva
    Responder

    Boa Tarde Doutor, minha filha está com sinusite, esta tomando zinnat comprimido dez dias e desalex porque ela tem rinite alergica, mas a tosse tá produtiva, tenho fluimucil 600 granulado e abrilar em casa qual posso dar junto com o Zinnat e desalex?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Sra. Solange

      Informamos que baseado no entendimento que todo diagnóstico médico necessita de análises e exames presenciais dos pacientes, o Conselho Federal de Medicina – CFM proíbe a emissão pelos médicos de opinião ou prognóstico que possa caracterizar consulta online. Por isso, sempre que necessário, procure seu médico de confiança, já que o Dr. Ícaro não pode alterar prescrições sem acompanhar o caso.

      Uma boa semana

  • Avatar
    vanessa
    Responder

    Boa Noite Dr.
    Estou muito preocupada….Passei três dias com gripe ,e crise de garganta, no quarto dia meu ouvido direito começou a doer, fui para o médico ele passou um remédio que não ajudou muito….. Continue sentindo dor, e só aumentava , procurei outro médico e ele cancelou o medicamento que eu estava tomando passou outros. Tudo bem estou me sentindo melhor, não sinto mais tanta dor, apenas um desconforto por não está com a audição normal no ouvido direito.. .Porém o que está me preocupando é que por duas vezes escarrei secreção e sangue . Isso é normal? Pode ser do ouvido, ou não tem nada haver uma coisa com a outra? Estou preocupada

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Sra. Vanessa

      Não “é normal”. Mas informamos que baseado no entendimento que todo diagnóstico médico necessita de análises e exames presenciais dos pacientes, o Conselho Federal de Medicina – CFM proíbe a emissão pelos médicos de opinião ou prognóstico que possa caracterizar consulta online. Por isso, sempre que necessário, procure seu médico de confiança.

      Uma boa semana

  • Avatar
    roberto santos
    Responder

    fui de voo para o rio só que quando avião foi aterisando sentir uma dor no ouvido e tambem em um dos olhos eu pensei que era da gripe pois viagei gripado já no rio de janeiro assoava pelo nariz e saia muito catarro acompanhado com sangue que saia só de um lado da estremidade do nariz pois o outro saia apenas catarro ,isso já tem 3 dias , o que sera?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Sr. Roberto

      Informamos que baseado no entendimento que todo diagnóstico médico necessita de análises e exames presenciais dos pacientes, o Conselho Federal de Medicina – CFM proíbe a emissão pelos médicos de opinião ou prognóstico que possa caracterizar consulta online. Por isso, sempre que necessário, procure seu médico de confiança.

      Uma boa semana

  • Avatar
    Iris
    Responder

    Olá doutor!

    Você disse: ” Corticóides, na minha opinião, devem ser evitados ao máximo, sempre que possível, porque pioram o funcionamento do sistema imunológico”. Então:

    Imaginemos uma criança de 6 anos que faz tratamento de 5 meses para refluxo com Losec Mups, e adquirindo uma crise de sinosite ela deveria usar Noex por um período de 3 meses? O que você acha destes medicamentos sendo usados ao mesmo tempo.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    henrique
    Responder

    olá doutor, meu caso e o seguinte:

    ja faz um certo tempo e nao me lembro muito bem o que tinha, sei q pediram para que eu tomasse amoxilina por 5 dias, e eu fiz isso, um tempo após o tratamento, fui ao médico novamente diagnosticado como sinusite, tive que tomar 15 dias de amoxilina com clavulanato de potássio, e 5 dias de 2 anti inflamatorios que não me recordo o nome, o que aconteceu foi que com 10 dias do antibiotico, tive que ir no pronto socorro novamente e me disseram que eu estava com alergia ao mesmo, entao meu antibiotico foi trocado para 5 dias de azitromicina e tive que tomar loratadina e um outro anti alergico por 3 dias. fiquei melhor, porém agora, 2 dias depois de ter terminado de tomar a azitromicina fiquei com uma leve dor de garganta, fui olhar no espelho e estava com umas placas de pus do lado da garganta, pesquisei um pouco e creio eu que seja amidalite, hoje é o segundo dia que estou com isso, a dor não é tao forte, e o inchaço também não e tanto, mas está incomodando bastante, principalmente pelo fato de que tem placas enormes de pus, e li que quando isso está presente se deve a uma infecção por bactérias, mas já tomei tanto antibiotico um seguido do outro que estou com medo de tomar mais, e também estou com medo do quadro se agravar, comecei a tomar pastilhas com benzocaina e não vi resultados, por favor me ajude, me diga sua opinião e o que eu deviria fazer

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    Celina Lima
    Responder

    Olá Dr.Ícaro.

    Tenho Sinusite e quando escarro o meu muco sai com umas coisas pretas que não sei identificar o que é. Nunca fumei e me preocupo, pois li alguns artigos que isso só acontece com quem é fumante ou já foi. O Senhor pode me dizer o que é isso?

    Desde já, agradeço.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    Anna
    Responder

    Olá Dr,

    Há cerca de um mês fiz uma cirurgia para corrigir o septo, diminuir os cornetos e tirar um pouco de carne esponjosa. Ocorre que a narina direita sinto que tem algo dentro é quando eu respiro sinto subir e descer. Já assoei o nariz e não sai nada. Isso vai melhorar. Será que pode ser secreção ? Abs

  • Avatar
    Max
    Responder

    Olá doutor, estou com sinusite cronica, tenho congestão nasal já faz três meses, tomei diversos medicamentos indicado pelo endocrino e clinico geral, dentre eles Clavulin BD, eles só diminuem a secreção, porem continuo com os sintomas, tosses e secreção nasal, não estou vendo solução a não ser a cirurgia, porem tenho medo de fazer, e meu pai ficou desempregado e agora dependo do sistema publico, gostaria de saber se posso ficar assim por vários meses, e se tem algum tratamento que possa recomendar para evitar a cirurgia. Outra coisa utilizo soro fisiológico para eliminar a secreção, devo continuar fazendo isso?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    fatima
    Responder

    Olá
    Boa tarde, Dr Ícaro. Poderia me esclarecer uma dúvida.
    é que a mais de três semanas estou com um problema seríssimos já procurei médicos só me passaram para resolução xaropes. o pior é que estou com uma gripe imensa ou seja aquele muco grosso amarelado sem dizer que tossindo 24 horas a mais de duas semanas com dores de cabeça
    e a garganta irritada doendo além de está quebrando na garganta e no peito aquele catarro que doi o peito e o ombro o que devo fazer

  • Avatar
    gladis
    Responder

    ola,tive uma gripe forte com dor de garganta febre e dor no corpo so que o mais estranho era a dor na cabeça que ia dos meus dentes os ossos da bochecha do nariz em geral a cabeça toda uma dor insuportavel isso pode ser siuzite?

  • Avatar
    Luciano Marino
    Responder

    Dr Ìcaro , boa noite , dr tenho sinusite e nesta data me encontra com a tal , dr toda vez que vem a sinusite logo meu ouvido fecha parecendo que contém líquido , fora as dores nos dentes superiores , ambos os lados , e vem acompanhado de catarro com sangue , tomeu agora 10 dias de cefalexina ( alérgico a penicilina) , e somente as dores de dente sumiu , no restante permanece (ouvido ,face.) , o que devo fazer , ajude-me por favor a anos convivo com isso , já recorri a vários médicos , e não vi qualquer melhora . Abraços.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    Silvia alves
    Responder

    Bom dia! D° eu estou sentindo dores de cabeça constante! Uma preção na cabeça, me sinto enjoada e tonta. guando puxo a. secreçao ela vem escura e com sangue. isso e a sinosite?

  • Avatar
    lucas
    Responder

    Caro Dr.

    A 1 ano e meio atrás comecei a ter crises de sinusite e bronquite ( sempre tive bronquite mais ela vinha a cada dois anos por exemplo. nunca era com regularidade) bom. comecei a ter sinusite e todas as vezes que ficava mal ia no hospital e me davam corticóide intravenosa. procurei vários especialistas inclusive um alergista que me deu uma vacina para tomar toda semana que na verdade não senti diferença em melhora alguma. a questão é que ano passado tomei muito corticóide engordei bastante pelo remédio tive problemas de estômago. hoje tenho sinusite praticamente todos os meses. onde fica escorrendo secreção atrás da garganta (visível) e essa secreção ao meu modo de ver que me causa a bronquite. fui em um pneumologista e ele me disse que possivelmente eu estaria com asma já e que teria que usar bombinha o resto da vida. não quero ter asma a sinusite ou rinite não sei bem é que esta atrapalhando todo meu cotidiano. sou de belo horizonte. mais ja fui em todos os hospitais. gostaria de saber se tem alguém especializado a quem posso recorrer. estou desesperado. grato.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    andaluzia correa
    Responder

    ola doutor em dezembro tive uma gripe muito forte acompanhada de uma tosse que durou uns 25 dias depos que acabou percebi que perdi o cheiro eo sabor foidignosticado como asnomia tomei anitibioticos e nada adiantou fui indicada apar um neurologista fiz uma ressonançia e nada deu graças a DEUS só que fiquei sem uma solução estou usando soro para umidificar o naris mas gostaria de saber sua opnião sobre asnomia as vezes eu sinto cheiro mas não indentifico sinto o que edoce amargo azedo só não indentifico por favor me ajude a voltar sentir o cheiro eo sabor agradeço andaluzia

  • Avatar
    amanda
    Responder

    Olá! Posso dar alho com limão para um bebê de 10 meses?

  • Avatar
    Ruben Pereira
    Responder

    Olá boa tarde,não consigo perceber o que tenho.Sinto espetoração grossa na garganta e muco no nariz com mau cheiro,assoando o nariz sai com cor amarela e com mau cheiro o que se torna muito desconfortável,mas nem sempre!
    Fico pior quando faço exercício,sinto um cheiro horrível no nariz parece que tenho um bicho morto.
    O Medico disse que era de eu fumar,então deixei de fumar á 3/4 meses e melhorou significativamente o muco na garganta,e por de vez em quando fumo um cigarro de longe a longe e sinto logo no dia a seguir
    que o muco na garganta está mais grosso e mais amarelo ou castanho.. Ando assim á mais ao menos meio ano e já varios artigos mas não consigo perceber se tenho sinusite ou bronquite ou rinite…
    Não entendo mesmo! Será que me pode ajudar?
    Obrigado
    Cumprimentos
    Rúben Pereira

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá. Pode ser sinusite sim.

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    ricardo
    Responder

    Doutor a mas ou menos 8 meses, catarei por 3 vezes e saiu sangueas sem torce sai naturalmente e depois parou , ai a 4 meses atras aconteceu isso de novo os que durou uns 3 a 4 dias e parou procurei uma médica que me fez alguns exames e disse que o sangue com catarro era relativo a sinusite, isso e verdade doutor tipo hj tive de novo mas torce e saiu um catarro com quase nada de sangue mas tinha to ficando preocupado ja fui em 2 medicos e falaram a mesma coisa os dois

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    Noeli Monteiro
    Responder

    Boa dia Dr. Ícaro

    Levei minha filhinha de 3 anos ao médico porque ela começou a ter febre muito alta, eu achava que era decorrente da conjuntivite que pegou, mas segundo a pediatra é sinusite. Ela começou a tomar o Azitromicina di-hidratada e Polaradex, faço 4 inalações com soro fisiológico e coloco soro em suas narinas de 4/4hs (24/07/2014), hoje dia 27, ela continua tendo febre – apesar que espaço de tempo de febre é bem maior, não consegue dormir direito porque está completamente entupida, fico angustiada de vê-la. Li um comentário de que o Azitromicina leva de 48 a 72 horas no organismo para cessar a febre. A minha preocupação é essa. Aguardo ou levo em outro médico???

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    Rodrigo Soares dos Santos
    Responder

    Boa noite Dr. eu tenho sinusite, eu queria saber se somente o antibiotico azitromicina resolve para matar as baterias pois o catarro que sai pelo nariz e grosso e as vezes fede muito e eu fico constrangido com isso pois as pessoas em volta percebem isso.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Que eu saiba, azitromicina não é a melhor escolha para sinusite. Veja com seu médico.

      Boa semana

  • Avatar
    Rodrigo
    Responder

    Dr Ícaro..
    faço questão de lhe escrever para agradecer de maneira indireta na melhora de meu filho.

    Moro em Londrina-PR e meu filho de 3 aninhos e meio esta com rinite alérgica e nessa última semana estava tomando Zinnat e Desloratadina, fora as medidas com soro fisiológico.

    O catarro não melhorava nunca em sua garganta e parecia sempre grosso pela manha ou quando ele dormia.

    Foi quando li no seu site a respeito de tomar cuidado com tomar anti alérgicos nas crises. Pela minha intuição de pai, infelizmente sem consultar médico que não havia consulta disponível, parei de dar o anti alérgico e fiquei ministrando apenas o antibiótico e, PARA minha SURPRESA, apenas após 12 horas, o catarro parece que sumiu e ele está com um minimo de secreção na garganta, provavelmente devido ao clima seco q estamos enfrentando aqui.

    Não sei se foi coincidencia ou não por ser leigo..mas mesmo assim, agradeço do fundo do meu coração o seu site

    que DEUS continue he abençoando sempre e sua família tbem…Nosso pequeno de Maio até hje tomou infelizmente 4 caixas de antibióticos

    obrigado!!

    Rodrigo

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Muito agradeço pelas suas palavras e fico feliz com o sucesso do seu garoto! Saúde pra vcs!

      Abraço e fiquem com Deus

  • Avatar
    rafael
    Responder

    Ola doutor ha 3 semanas eu estou cuspindo catarro verde… Entrei em um serviço agora e mecho muito com po de madeira etc.. E duns 4 dias pra CA meu ouvido entupiu e as vezes cuspo sangue e o catarro verde e constante.

  • Avatar
    Lucelia
    Responder

    Olá Dr., tenho um pigarro acentuado na garganta.É pior nas primeiras horas do dia. É viscoso e transparente e incomoda bastante. Já tive (ou ainda tenho) sinusite, mas não sei se é causa dela.
    O que me recomenda fazer?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    Galileu Santos
    Responder

    Olá, boa noite. Sempre que tomo algum líquido gelado fico com um muco na garganta, e irrita bastante, inclusive às vezes fico tossindo sem parar, parecendo crise alérgica. Quais procedimentos devo tomar? Já fiz vários exames inclusive de alergia e não tenho nada e também pulmonar.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    Adalton Soares
    Responder

    Olá Doutor, estou com um problema e gostaria se possível o senhor mim ajudar!

    Depois de estar com o nariz escorrendo por vários dias sem gripe, depois seco o corrimento e está com mal cheiro muito forte gostaria mim informasse o que pode ser?

    Fui no medico da minha cidade e ele receitou decadron nasal e amoxilina + clavulanatode potassio mas não adiantou continua o mal cheiro.

    Desde já agradeço!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    Greciele
    Responder

    Olá, sempre desconfiei que tivesse sinusite, mas nunca senti dores então nunca procurei um médico. Porém ultimamente sinto além do catarro descendo pela garganta, também sindo algo endurecido, como se fosse um grão, ou uma lasquinha, não sei definir ao certo, mas isso também é sintoma?

  • Avatar
    ana
    Responder

    Olá Doutor!
    Tenho uma dúvida… a sinusite se instala em quanto tempo? Não tinha nada e de uma hora para outra comecei com muita dor garganta, mal estar no corpo por dois dias e agora estou com muito catarro saindo via nasal e bucal. O catarro é bem amarelo e grosso…Isso é gripe ou sinusite? Como tratar?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    francisco linhares
    Responder

    Boa noite dr: ícaro, meu nome e Francisco eu moro no interior do RN a 3 anos eu venho sofrendo muito com sinosite sinto os olhos arderem como brasas meu nariz e itopido direto ainda bem que e so um buraco quando um denzitoper o outro entope e assim nessa peleja eu ja venho sofrendo a 3 anos agora está piorando eu não sei o que fazer eu acho que vou morrer eu não tenho condições de ir a um especialista gostaria muito que o senhor mi ajudasse em nome de DEUS eu le agradessia de coração obrigado.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Francisco

      O que posso ajudar/recomendar à distância é o que está escrito no artigo sobre sinusite deste site.

      Boa semana e sucesso com saúde!

      • Avatar
        francisco linhares
        Responder

        Muito obrigado dr. DEUS te proteja.

  • Avatar
    thiago de lima
    Responder

    Doutor, pela manhã eu escarro meio que uma sujeira acompanhada de um pouco de sangue,
    da pra perceber que vem da garganta ou do ceu da boca mas parece nao ser catarro.
    O que pode ser ?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá. Pode ser sinusite. E muitos outros distúrbios. Sugiro aval. médica presencial.

  • Avatar
    Gracielly
    Responder

    Boa tarde!

    Dr trabalho em um local que tem muita poeira e sou bastante alérgica. Ha dias estou sentindo uma sensação de ter algo parado na garganta. Fui ao médico e ele me receitou amoxicilina 875 mg, descon,penetro e uma injeção de disprospan. Tomei tudo certinho mas ainda sinto um incomodo. Tomei um loratadina e senti um alivio. Será alérgico, pois não sinto nenhuma dor?

  • Avatar
    Manoela Souza
    Responder

    Olá Dr. Icaro, Bom dia!

    O senhor pode me ajudar? Sou alérgica a diversos medicamentos, corantes, conservantes e também a poeira, mofo, fumaça de cigarro…
    Tenho sinusite e rinite alérgica.Em 2012 saiu pelo meu nariz um cisto de muco. Mesmo assim, até hoje sofro com os problemas de sinusite, principalmente no inverno. Do mês de julho de 2014 até agora( agosto) tive três vezes viroses, quando melhorava de uma, adquiria outra. Depois ficava com as sequelas delas.O médico prescreveu azitromicina e nimesulida. Depois, Meticorten e, posteriormente foi a vez do Clenil nasal spray. O problema doutor é que a minha garganta melhora e depois piora, inchada e vermelha, o médico disse que trata-se de uma Faringite e também alergia. Estou com tosse e secreção transparente e também amarelada que sai pelo nariz. Antes de ficar com as viroses, tinha todos os dias pela manhã uma secreção transparente e garganta irritada. O que devo fazer para melhorar da garganta, da tosse e desses processos alérgicos e como fortalecer meu sistema imunológico?

    Um abraço, Manoela

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    Fernanda
    Responder

    Oi doutor boa tarde queria saber se o antibiotico tamiran abaixa a pressão estou sentindo tontura

  • Avatar
    Ana maria marques
    Responder

    sinto dor de cabeça que não é normal a uma comum, tenho a sensação de ter o rosto inchado e a cabeça pesa muito, lateja, os dentes doem, um lado do rosto fica sensível. e quando começa a melhorar um lado o outro fica sensivel. a minha cabeça doi quando amarro o cabelo, e as vezes sem amarrar o coco da cabeça doi, perto do nariz quando sugo doi os ossos do meu rosto, o ouvido os olhos, isso pode significar que tenho sinusite?

  • Avatar
    Ana Paula
    Responder

    Olá Dr. Ícaro,
    Tenho dúvidas a respeito da sinusite,
    Eu só tenho crises, na maioria das vezes, quando durmo, sinto que está descendo o muco, e também sinto fortes dores de cabeça quando acordo pela manhã. Bom, já consultei há muito tempo atrás, e constatei que era sinusite, mas ainda tenho dúvidas pois não me sinto como se tivesse gripada, os meus sintomas são esses que lhe informei, porém até hoje não tomei nenhum medicamento especifico para isso. Eu gostaria de saber se tem cura, ou então qual o tratamento mais eficaz, e como é feito.

    Grata,
    Abc,
    Ana Paula Luz

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá.

      tem cura ou pelo menos melhor melhoria e controle mas o tratamento específico, fora o que foi citado neste artigo, depende de cada caso e exames.

      Boa semana

  • Avatar
    andreia
    Responder

    Moro em Brasilia e minha filha de 3 anos come’cou com uma tosse a noite a 2 dias, so tosse a noite.
    Hj quando foi deitar tossiu um muco com sangue duas vezes.
    Gostaria de saber o que pode ser e se devo procurar ajuda medica na amergencia, ja que amanha eh sabado.

    obrigada
    andreia

  • Avatar
    Julia Santos
    Responder

    Oi Dr, Ícaro, tudo bem?
    Tenho uma sinusite que depois de alguns dias libera uma secreção que desce por trás do nariz para a garganta. E desta vez está me causando uma tosse muito intensa, começa seca e de repente libera muco também. A tosse é muito intensa e não pára, já estou sentindo dores de tanto tossir. Já consultei um otorrino que me examinou e não constatou nada no pulmão, e disse pra eu tomar Gotas Binelli, que é um sedativo da tosse. Mas como as vezes libero esse muco, e acordo quase sufocando com ele, fiquei com receio de “não tossir”. Vc teria alguma sugestão melhor? Obrigada!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Senhor (a)

      NÃO posso fazer consultas pela internet, por proibição do CFM. Sugiro que seja buscada avaliação e conduta presencial.

      Boa semana e estimo melhoras.

  • Avatar
    tatiana
    Responder

    Olá doutor, minha filha tem 5 anos e esta com uma tosse muito forte e seca, já tirou raio x e foi constatada a sinusite, esta tomando sinot clav e prelone, ah algo q alivie a tosse? Obrigada!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Senhor (a)

      NÃO posso fazer consultas pela internet, por proibição do CFM. Sugiro que seja buscada avaliação e conduta presencial.

      Boa semana e estimo melhoras.

  • Avatar
    daniel victor
    Responder

    ola dr eu estou com sinusite e de vez em quando a minha cabeça dói muito e sinto muita falta de ar e eu estou usando aquele remedio o busonid e quando eu vou lavar o meu nariz com soro sai muito sangue e tem vez que chega ate ispirar sangue do meu nariz
    o que eu faço continuo usando o remedio ou euparo de usar

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Senhor (a)

      NÃO posso fazer consultas pela internet, por proibição do CFM. Sugiro que seja buscada avaliação e conduta presencial.

      Boa semana e estimo melhoras.

  • Avatar
    cássio
    Responder

    tenho tipo um catarro duro na minha garganta ..e nao consigo dormim tem alguma coisa que pode tiralo ou destruir…????

  • Avatar
    Daniela
    Responder

    Dr Ícaro,
    Adorei a matéria, ótimas dicas de como fluidificar a secreção e evitar crises de sinusite. Meu filho tem 4 anos e tem feito tratamento profilático com homeopatia e. Anti alérgico, as crises ficaram bem mais espaçadas.
    Hoje ele está com febre baixa e sinto a secreção bastante presa, não escorre de jeito algum. Já liguei o umifificador, dei bastante líquido, (aqui está extremamente seco), aplico soro fisiológico spray várias vezes ao dia. Minha dúvida, tem alguma homeopatia que ajuda a diluir esta secreção? Porque como tenho feito apenas o profilático com echinacea, pulmo hist eu não lembro quais que ele já usou que tem esta função, e o médico dele está viajando…. Tenho o arsenium iodatum, allium cepa, ipecacunha, coccus cacti … Você pode me lembrar com é para ajudar a diluir a secreção ? Muito obrigada

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Senhor (a)

      NÃO posso fazer consultas pela internet, por proibição do CFM. Sugiro que seja buscada avaliação e conduta presencial.

      Boa semana e estimo melhoras.

  • Avatar
    mirian
    Responder

    olá dr icaro meu filho de 1 ano 11 meses foi diagnosticado com alergia a pó , poeira só gostaria de saber se é normal os olhos ficarem vermelhos e lacrimejando o dia todo e soltando secreção amarelada por causa do uso do avamys uso nasal e se esses sintomas passam logo faz algum mal para os olhos deles por favor obrigada

  • Avatar
    veronica
    Responder

    Ola doutor tem tratamento para o q estou sentindo eo qual a doença ou virus os sintomas sao : Face quente ,dores fortes de cabeça. E gosto de sangue na boca .

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Senhor (a)

      NÃO posso fazer consultas pela internet, por proibição do CFM. Sugiro que seja buscada avaliação e conduta presencial.

      Boa semana e estimo melhoras.

  • Avatar
    Flávia
    Responder

    Dr. Ícaro,

    Sempre tive muitas dores de garganta e gripes. Recentemente, após uma gripe alérgica forte seguida de garganta inflamada, passei a ter muita dificuldade para respirar durante os exercícios físicos que exijam respiração intensa. Sinto como se minha garganta estivesse inchada e o ar não chegasse aos pulmões. Essa sensação dura horas após a prática de atividade física e piora quando durmo. Já consultei com um otorrino, que disse que minha amídalas são normais e me receitou busonid 50 mcg. Porém, não sinto o nariz e a garganta “destamparem” nem com o medicamento.
    Posso estar sofrendo de sinusite?

  • Avatar
    Rayanne
    Responder

    Olá boa Noite !
    Dr. Meu irmão de 2 meses está com catarro preso na cabeça e , ele só sai quando minha mãe coloca rinosono e puxa com a boca, pq se não , não saii. E também esta saindo com o gofo, isso pode ser sinusite , e o rosto dele fica todo vermelho .isso é sinusite ? E se for qual é o procedimento a ser tomado ?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Como já disse neste site, infelizmente não posso consultar ninguém à distancia. Sugiro que você busque apoio médico presencial, além de seguir as dicas deste artigo.

      Boa semana

  • Avatar
    felipe
    Responder

    Oi Dr estou com uma dor de garganta sem febre ja faz 1 ano,
    ja fiz o exame de laringoscopia onde nao deu nada ja tomei avalox,amoxilb2,azitromicina,tamiram,amoxilina,desalex junto com injecçoes e nada de melhorar é uma dor quase diariamente que vai e vem e algumas vezes nao consigo nem falar de tanta dor.
    Fui aconselhado a ir no alergista onde fui e atualmente estou tomando as injecçoes antialergica contra a poeira/fungos e usando o spray de busonid e tomando suplemento centrum mas tambem nao esta tendo melhora.
    Nao sei mais oque fazer !! que caminho o sr pode me indicar?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Como já disse neste site, infelizmente não posso consultar ninguém à distancia. Sugiro que você busque apoio médico presencial, além de seguir as dicas deste artigo.

      Boa semana

  • Avatar
    Valeriano
    Responder

    Dr. qual o medicamento mais largamente usado para se reduzir cornetos hipertróficos? Seria o Busonid?
    Grato

  • Avatar
    Fernando
    Responder

    Boa tarde dr. icaro

    a 2 meses tive uma gripe depois disso fiquei sempre com presença de secreção (catarro)a vezes um pouco duras, é mais durante a tarde, não tem tosse só quando quero mesmo para eliminar as secreções, quando escarro muito as vezes sai sangue, isso pode ser sinusite ou outra doença?

    aguardo Fernando

  • Avatar
    Tamires Damasceno
    Responder

    Boa tarde dt.Ícaro venho sentindo peso na testa e parece que estou tonta mais não estou ,parecendo que estou em outro lugar e desce uma secreção parecendo que er do meu nariz para garganta i quando percebo que esta descendo eu puxo e vem o catarro isso é sinusite fui ao medico a um bom tempo e deu tomei cerfagel mais sinto esses sintomas pode ser sinusite ? bjooos por favor me respondeee dotor

  • Avatar
    DARCLEIDE CINTRA DANTAS
    Responder

    Bom Dia!
    Dr. Faço tratamento a quase três meses com LEUCOGEN, e infelizmente não percebo uma melhora significativa, acordo todos os dias espirrando e isso demora duas horas, fico entupida e tenho muita dificuldade para dormir, tento em vista o entupimento do nariz, percebo também que estou perdendo o olfato e o paladar também encontra-se comprometido. Já fui a vários otorrinos e já fiz tratamentos com DUOFLAN, DECONGEX, AVAMYS, LOTATADINA, DESLORATADINA e agora LEUCOGEEN. Cada dia que passa fica mais dificil sobreviver a essa alergia e não me permite nem dormir direito. O que devo fazer? Tem cirurgia?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Senhor (a)

      NÃO posso fazer consultas pela internet, por proibição do CFM. Sugiro que seja buscada avaliação e conduta presencial.

      Boa semana e estimo melhoras.

  • Avatar
    Renato
    Responder

    Boa tarde dr!!

    Começou a sair do meu nariz um catarro líquido do tipo de uma corisa o que e isso?!! Ta me deixando com o corpo fraco e sem apetite!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Pode ser muita coisa, inclusive sinusite. Ou seja, sugiro que consulte um médico presencialmente para avaliação e conduta.

      Atte

      Ícaro

  • Avatar
    maristela medeiros
    Responder

    Boa tarde Dr.Ícaro Alves.

    Tenho deficiência de ferritina e quando faço exercicio fisico a pressão arterial baixa.

    O que fazer para que isso nãoa conteça.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    santiago
    Responder

    Dr. ha 1 mes e meio fiquei com a garganta inflamada, indisposicao e produzi secrecao. 1 semana depois senti uma forte dor de cabeca pulsatil por tres dias que piorava qndo eu me mexia. Desde entao, venho sentindo uma presssao na testa e nas temporas, nao mto forte, mas que incomoda pela duracao (quase dois meses). estou fora do brasil e a unica coisa q tomei foi um remedio para diluir a secrecao, ainda sinto um pouco de secrecao vindo do nariz para a garganta. Vc acha que pode ser sinusite? tenho rinite alergica e asma tbm. Aqui ta mias frio e o meu quarto tem carpete, pode ter influenciado?

  • Avatar
    Carla Luisa Reidel Ruckhaber
    Responder

    tenho dor nas costas,dor na cabeça,sangramento nasal,um sangre grosso.me sinto muito mal,mal estar,tontura.isso pode ser sinusite?

  • Avatar
    elaine
    Responder

    ola eu to com um catarro presso no peito e nao sai ja fui no medico passo charope tomei e nao adianto
    tomei meu e tambem nao adianto faz mais de 20 dias que tou assim o que eu fasso dr?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    Poliana
    Responder

    Ola doutor, descobri á algumas semanas que estou com sinusite, em minha região mato grosso é muito quente, e sinto que os sintomas pioram quando estou em lugares quentes, mas ouvi dizer que não posso ficar no ar condicionado, gostaria de saber se o ar realmente piora os sintomas, pq eu me sinto bem melhor em lugares mais gelados do que quentes. Parabéns pela pagina, é super fácil de entender e tem explicações que são super necessárias, e parabéns por responder as perguntas, obg.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Obrigado pelas palavras. Há pessoas que se dão bem com o frio MAS em geral ele piora sintomas de sinusite para a maioria das pessoas.

      Boa semana

  • Avatar
    Alan
    Responder

    DR. Com a Chegada Do Inverno Ou Tempo Seco, Sofro á Anos Com Tosse Chata e Persistente, Principalmente á Noite e Pela Manhã.
    Tenho Rinite e Provavelmente Sinusite Leve Que Me Ataca Em Vez Em Quando, Porém, Minha Tosse “Aparentemente” é Irritativa Com Catarro Branco Principalmente Pelas Manhãs; Percebi Que Essa Tosse Piorou, Depois Que Comecei a Trabalhar Sob Ar-Condicionado, e Está Quase Impossível Se Livrar Dela!!!
    Levanto Pela Manhã Com a Sensação Que Vou Cuspir Areia Pelo Pulmão, Com o Peito Todo Ressecado, Tosse Em Demasiado, Porém Só Sai Um Pouco De Catarro Branco Com Muito Esforço!
    Faço Uso De Soro-fisiológico No Nariz, e Normalmente De 6 Em 6 Meses, Faço Uso De Xarope Expectorante Para Limpar Os Pulmões Pois Sou Fumante, Mas Depois Do Ar-condicionado, Nem o Xarope Está Funcionando!!!
    Não Sei Mais O que Fazer, Todo Inverno e Tempo Seco é o Mesmo Sofrimento!!!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    bruna
    Responder

    Olá dr.
    A pouco tempo atraz estava com senuzite….dai eu sareia da senuzite e dias depois minha garganta começou a fica com muito catarro verde e esse catarro nao qér sai nao to nem consigindo come pk ele ta muito grosso pode ser da senuzite??e se nao for oq eu faço??pode ser oq??

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    Julia
    Responder

    Olá.
    Dr. faz aproximadamente 5 semanas que tenho sentido forte pressão nos seios da face e em cima dos olhos, geralmente acordo com meus olhos inchados e muito vermelhos, neste meio tempo fui ao médico 3 vezes já tomei corticóides (prednisona), anti inflamatórios, alegra d, a atualmente estou em meio a um tratamento com nimesulida e amoxilina, ambos por dez dias, todos estes remédios foram receitados por médicos, porém não estou notando melhoras. Gostaria de saber se após o término do meu tratamento necessito voltar a consultar um médico ou não? Afinal, a sinusite pode ou não ¨se curar¨ sozinha? Faz mal cuspir a secreção?

  • Avatar
    camila
    Responder

    Ola doutor, eu tenho hipertrofia de adenoides, rinite, sinusite, otite e tenho varias perguntas.
    1-A hipertrofia de adenoides pode agravar a sinusite?
    2-Tenho catarro acompanhado de sangue. O que devo fazer a respeito?
    3-Vou viajar de avião em meio uma crise de sinusite e otite. Corro risco de perder a audição ou parte dela?
    4-meu estomago não aguenta o antibiotico, o que devo fazer?
    Obrigada doutor por dedicar seu tempo às nossas perguntas. Quando vamos nos consultorios não somos devidamente tratados e nem temos tempo o suficiente para falar nossos sintomas.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      1 – Sim
      2 – Consulta médica presencial e exames
      3 – Sim, ainda que possa ser pequeno. Não conheço seu caso para opinar com a devida prioridade
      4 – Somente consulta médica presencial, exames e acompanhamento podem dizer ao certo.

      Boa semana

  • Avatar
    Victor Becker Tavares
    Responder

    Ola.
    Tive algumas crises de sinusite. Fui ao medico e ele me receitou um antibiótico por 1 semana, que melhorou por ora. Começou quando morei em Brasília, ha 3 anos continua. Comecei a sentir dores de garganta. Tenho cuspido um catarro transparente, que sinto que esta preso perto da glande, então estou ha quase 1 mês com dor de garganta constante que acho que seja pelo catarro preso (nao sei se é catarro, mas classifico assim). Queria saber o que pode ser feiro

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Avatar
    Regiane Costa
    Responder

    Boa tarde!
    Meu filho de 9 anos constantemente tem catarro amarelo grosso saindo do nariz. O médico dele o proibiu de usar piscina. Disse que faz mal. O que o senhor acha?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Acho que pode ser sinusite e que seu filho precisa de consulta médica presencial.

      Boa semana

  • Avatar
    Crhystian
    Responder

    Olá Dr. Icaro,

    Estou a mais de 1 mês com catarro branco (Garganta), com umas placas brancas visíveis na faringe, sem tosse, com as amidalas inchadas, e com alguns gânglios pelo corpo…. Eu tenho sinusite crônica mal tratada, tenho dores na face e na nuca, sai uns catarros amarelos quando puxo do nariz…. Dr., sei que o sr. não pode atender por aqui, mas te pergunto os primeiros sintomas citados podem ser da sinusite? e Parabéns pelo Artigo.

  • Avatar
    vanessa
    Responder

    Dr. Boa tarde. Fazem 5 dias que estou com dor de cabeça intensa. doe em toda regiao do rosto até os dentes doe. Ta saindo muito catarro. Pode ser sinusite? Estou tomando amoxilina , mais posso tomar tbm paracetamol para aliviar a dor de cabeça?

  • Avatar
    MIRIELE
    Responder

    BOA TARDE DR.

    TENHO 28 ANOS E SEMPRE SOFRI COM CRISES FORTES DE RINITE E SINUSITE, EM UM ANO TIVE PNEUMONIA E DEPOIS BRONCOPNEUMONIA, FIZ TESTES ALÉRGICOS E COMPROVOU QUE SOFRO MAIS NA PARTE RESPIRATÓRIA, NA ÉPOCA DA PNEUMONIA O MÉDICO ATÉ ME ENCAMINHOU PRO PNEUMOLOGISTA MAS NEM FUI, SERIA BOM SE EU PROCURASSE UM AINDA??…INICIEI TRATAMENTO HOMEOPÁTICO MAS NÃO VI DIFERENÇA…E TODA VZ QUE SOFRO COM ESSAS CRISES É CASO DE IR PRO HOSPITAL E SÓ ANTIBIOTICO E CORTICOIDE QUE DÃO JEITO…QUANDO EU ERA CRIANÇA FAZIA TRATAMENTO COM VACINA QUE ME AJUDOU A FICAR BEM DURANTE ANOS…

    O QUE O SR ME RECOMENDARIA?? PROCURAR UM IMUNOLOGISTA, ALERGISTA OU OTORRINO??? TO CANSADA DE FICAR ME MATANDO COM CORTICOIDES.

  • Avatar
    Rafael Nunes
    Responder

    Dr.,
    Recentemente, em um jogo de futsal, levei uma bolada no rosto acidentalmente, mas sem apresentar problemas maiores. A questão foi em dias seguintes, onde me deparei com uma dor chata próximo dos olhos. Tirei 2 raios-x e consultei um otorrino. Ele me alertou de uma possível sinusite e me receitou antibiótico (LEVOFLAXACINO) + Predsim por 10 dias. Já se passaram 5 dias e ainda sinto dores pequenas na cabeça. Entrei em contato com o médico que disse ser normal essa lentidão na melhora dos sintomas. Está certo mesmo??? Minha cabeça pulsa quando vou dormir. Mas não tenho secreção, apesar de ser alérgico e ter o Ige “alto”, próximo de 800.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      NÃO posso julgar a conduta de outros colegas sem conhecer a fundo seu caso. Desculpe.

      Boa semana

  • Avatar
    iane
    Responder

    GOSTARIA DE SABER SE O AMOXILINA COM CLAVULANATO POR 10 DIAS PODE CURAR O PRINCÍPIO DE PNEUMONIA E SINUSITE AO MESMO TEMPO?

  • Avatar
    Davi Ferreira
    Responder

    Bom dia!
    Moro em Recife e na madrugada do domingo de carnaval (15/02/2015), enquanto estava no calor da multidão, levei chuva, quando acordei na tarde do mesmo dia, estava com coriza e catarro verde, tomei remédio para gripe, junto com chá de limão com alho e xarope expectorante, melhorei após uns 13 dias, porém, às vezes fico engolindo uma secreção vinda por trás do nariz, sendo que de vez em quando consigo expelir e em 3 dessas vezes, em dias diferentes, tossi e expeli uma secreção gelatinosa e com um pouco de sangue nela, isso ainda é sintoma da sinusite?

    Obs.: Nos dias iniciais eu também ficava com a face pesada e dor de cabeça, principalmente próximo dos olhos, além de 1 dia de febre e 1 com tontura à noite.

    Desde já, grato

  • Avatar
    Flávio Alencar
    Responder

    Dr. Parabéns pela iniciativa do site e por responder atenciosamente a todos. Você ajudou a muitos, inclusive eu, a tirar algumas dúvidas.

  • Avatar
    André Correia
    Responder

    Boa Tarde Dr. Icaro,

    Eu venho experimentando problemas com sinusite desde junho 2014, estou cansado disto e despesperado porque não vejo solução.
    Quando penso que estou melhor de uma coisa aparece outra.
    Agora é o seguinte, o meu trabalho obriga-me a falar muito, e então recentemente tem me doido o pescoço, mas por fora. Não sei se me explico bem. Perto das veias jagulares.
    é um sintoma comum na sinusite? Durante o fds acalma, mas depois volto ao trabalho e fico assim.
    Obrigado.

  • Avatar
    Luciane
    Responder

    Boa tarde Dr. Há uns 5 meses atrás eu tive crise muito forte de dor de cabeça e nos olhos que não conseguia nem abaixar a cabeça, parecia que meus olhos iam cair. Com muita dor, fui ao hospital e o médico pediu um raio X da face e um do pulmão. Disse-me que era sinusite, que tinha muita secreção nos seios da fa completamente espessa. Tomei antibióticos, usei um remédio para pingar no nariz por alguns dias e passou. Agora, voltei a sentir tudo de novo e com mais intensidade, fiz inalação e a secreção começou a sair, porém com muitas raias de sangue, e também sangrei pelo nariz. Dor de cabeça absurda, muita tosse, e o pior e que não consigo expelir toda secreção. Estou sentindo cansaço e muita fraqueza, e o meu peito começou a doer. Será que tudo isso está relacionado à sinusite? Que médico devo procurar? Qual o especialista que trata disso? Estou assustada, pois estou sentindo muita fraqueza e a tosse não cessa. Espero poder me ajudar. Obrigado.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Pode ser sinusite, sim. Sugiro avaliação por um bom otorrinolaringologista e melhorar BEM seus hábitos de vida.

      Boa semana

  • Avatar
    Adriana
    Responder

    Parei de fumar fazem 1 ano e meio , só que de algum tempo pra cá estou tendo um catarro na garganta .
    Tenho 40 anos e estou preocupada
    RX do torax deu tudo ok

  • Avatar
    Adriana
    Responder

    Parei de fumar fazem 1 ano e meio , só que de algum tempo pra cá estou tendo um catarro na garganta .
    Tenho 40 anos e estou preocupada
    RX do torax deu tudo ok
    Pode ser sinusite?

  • Avatar
    fernanda
    Responder

    OLA DR.
    EU SEMPRE SOFRO COM RINITE E SINUSITE, JÁ PASSEI NO OTORRINO O MESMO ME PASSOU O REMÉDIO CHAMADO LORATADINA P TOMAR 1X NO DIA POR 10 DIAS. EU POSSO TOMAR SÓ QUANDO TIVER ATACADA? PODE CAUSA ALGUM MAL.
    OBRIGADA BJS

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      Todo medicamento tem efeitos colaterais possíveis. Sugiro ler atentamente a bula.

      Boa semana

  • Avatar
    André Correia
    Responder

    Boa Tarde Dr. Icaro,

    Eu venho experimentando problemas com sinusite desde junho 2014, estou cansado disto e despesperado porque não vejo solução.
    Quando penso que estou melhor de uma coisa aparece outra.
    Agora é o seguinte, o meu trabalho obriga-me a falar muito, e então recentemente tem me doido o pescoço, mas por fora. Não sei se me explico bem. Perto das veias jagulares.
    é um sintoma comum na sinusite? Durante o fds acalma, mas depois volto ao trabalho e fico assim.
    Obrigado.

  • Avatar
    DEBORA
    Responder

    Boa tarde, Drº
    Constantemente minha garganta inflama com febre com simples mudança no tempo.
    Tem mês que possuo os mesmos sintomas repetidas vezes.
    O que posso fazer para melhorar essa situação? Tratamento da Imunidade?
    Desde já agradeço.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      1 – Melhorar todos os hábitos de vida

      2 – Ser avaliada por um bom ORL, se os sintomas persistirem.

      Boa semana

  • Avatar
    Gisele Santana
    Responder

    Olá Dr. Ícaro,

    Há algum tempo venho tendo um probleminha incômodo. Às vezes, quando espirro, sai um líquido amarelado – bem clarinho e pouco viscoso – de minhas narinas. Essas gotas saem na quantidade de mais ou menos uma colher rasa de sopa (acho!). Espirro na maioria das vezes por sentir algum tipo de poeira. Nunca tive problemas de sinusite. O pode passar uma orientação sobre o que fazer para solucionar esse problema?

    Agradeço!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Favor ler e seguir as sugestões no artigo sobre Sinusite

      Boa semana!

  • Avatar
    Ariadne
    Responder

    Ola Doutor, bom dia , meu bebe de 8 meses esta com mal cheiro na garganta ja faz mais de duas semanas, nao tem febre, ja levei tres vezes no ps e os medicos falam que nao e inflamacao na garganta tanto porque bebes nao inflamam garganta e ele nao esta tendo febre, pode ser um pouco de secrecao , catarro no pulmao , entao passaram inalacao com 1/2ampola de fluinucil e xarope de aceltisteina, mas o odor nao sai,agora esta saindo catarro pelo olho direito e ele esta muito choroso , esfrega o olho , passa a mao na testa,sera que pode ser sinusite?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      Sim, tb pode haver sinusite neste caso mas raramente, já que nesta idade os seios da face não estão ainda bem desenvolvidos.

      Boa semana

  • Avatar
    Nelcy Martins
    Responder

    Bom dia Dr. Ícaro
    Estou com a sinusite atacada,e quando fica assim meu olho esquerdo coça muito isto tem a aver com a sinusite?
    Desde ja agradeço a compreensão.
    Bom dia.

  • Avatar
    rayanne
    Responder

    oie doutor gostaria de saber pq ultimamente sinto mta dores de cabeça, na nuca e pescoço e sinto meu nariz seco saindo secreçao de sangue as vezes e tbem dor no peito e garganta seca , e sempre o estou escarrando um catarro com esbranqueçado, saindo uma secreçao pequena de sangue, o que pode ser meu diagnostico

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      PODE ser sinusite. Sugiro avaliação médica presencial.

      Boa semana

  • Avatar
    cleide
    Responder

    boa noite doutor..minha bb de 4 meses ,o pediatra dela me receitou dar astro,um antibiotico…
    eu o relatei os sintomas dela qe e uma tosse ja ha um mes,e percebo qe tosse mais a noite e qndo esta deitada..
    e o ventilador parece piorar… pode ser sinusite? ela nao teve febre.
    se no caso for sinusie posso dar banho frio nela?? desde ja obrigada

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Senhora

      Dificil ser sinusite, nesta idade. Sugiro acompanhamento presencial por bom Pediatra.

      Boa semana

  • Avatar
    AMAURI RODRIGUES
    Responder

    Dicas fantasticas, só temos que agradecer e muito, isto é muito mais que muitas consultas com alguns médiquinhos.
    muito obrigado

    • icaro_adm
      icaro_adm
      Responder

      Eu é que agradeço pela confiança!

  • Avatar
    Neto Santana
    Responder

    Pm dia doutor queria tirar algumas dúvidas:
    – banho chveiro quente pode ajudar?
    – o uso de vick é recomendadi?
    – cheira álcool mata a bactéria da sinusite?
    – o cravo tem ml algum agente desenflamatorio?

    Obrigado por esclarecer minhas dúvidas?

    • icaro_adm
      icaro_adm
      Responder

      Olá

      1 – Pode
      2 – Depende do caso. Muitas vezes ajuda um pouco, inalado
      3 – Não
      4 – Sim

      Boa semana

  • Avatar
    greicy kelly
    Responder

    Buchinha cura a sinusite? O tratamento com ela pode ser feito?

    • icaro_adm
      icaro_adm
      Responder

      Olá

      Em alguns casos pode até ajudar mas é proibida no país. Pode ser perigosa para muitos. Melhor não usar.

      Boa semana

  • Avatar
    Aline Fernandes
    Responder

    Boa noite Dr!
    Saberia me informar o que são bolinhas de cor bege / marrom no meio do catarro da sinusite?
    (Parecem massinha)

    • icaro_adm
      icaro_adm
      Responder

      Olá

      Podem ser mais provavelmente “cáseo” ou catarro mesmo.

      Boa semana

  • Avatar
    Sandra Paula
    Responder

    Boa tarde Dr. Estou com sinusite há quase um mês e não melhoro mesmo tomando antibióticos e anti alérgicos, tomei uma semana Cloridrato de Ciprofloxacino, mudei de médico disse que o primeiro me passou errado, depois o Amoxicilina mais Clavulanato de Potássio e ainda continuei com os sintomas, e agora me passou Levofloxacino por 9 dias. Estou preocupada ando com a cabeça muito pesada, pigarro na garganta, mal halito, não estou dormindo direito.

    São reações do medicamento? É normal tomar tanto antibiótico e não melhorar?

    • icaro_adm
      icaro_adm
      Responder

      Olá

      Pode ser. Mas não “é normal” isto.

      Boa semana

  • Avatar
    alexandre pincerato
    Responder

    Boa tarde. Realmente seus conselhos são excelentes. no entanto, fiquei com dúvidas quanto utilização de copaíba. Se oral ou de forma externa? Poderia me esclarecer como usá-la para sinusite. Obrigado.

    • Webmaster
      Webmaster
      Responder

      Olá

      Grato pelas palavras e confiança.

      A Copaíba pode ser usada tanto por via oral quanto externa. Para sinusite, usualmente funciona quando tomada mas não por períodos prolongados.

      Boa semana

  • Avatar
    Denise Lopes costa
    Responder

    Bom dia Dr. Ícaro.

    Gostaria de saber se posso tomar junto o leucogen e o epicor. Já que tenho rinosinusite crônica.

    • Webmaster
      Webmaster
      Responder

      Estas substâncias muitas vezes são indicadas juntas.

  • Avatar
    Ubirajara Soares Silva
    Responder

    Bom dia Douto Ícaro, sai secreções do meu nariz incolor gelado e parecendo uma gelatina e colento, mais o nariz entupido que não deixa eu nem respirar pelas narinas, apenas pela boca, ja tomei antibioticos nimisulidas e ibuprofeno, alivia as vezes melhorar mas com menos de 30 a 40 dias volta esse ciclo desagradavel.

    • Webmaster
      Webmaster
      Responder

      Boa noite.

      Pode ser sinusite e requer apoio médico presencial.

      Boa semana

  • Avatar
    Ubirajara Soares Silva
    Responder

    Ola novamente Drº para criança de 1 ano e 5 meses que tem o nariz entupido a noite com dificuldade de respirar, e bom usar o inalador com agua oxigenada volume 10.

    • Webmaster
      Webmaster
      Responder

      Olá

      Dr. Icaro não tem como dizer se “seria bom” sem conhecer o caso do paciente em questão. Desculpe.

      Boa semana

Deixe um Comentário

Enviar

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar