👨‍⚕️#T3 (Triiodotironina ou Liotironina) é o hormônio tireoidiano que efetivamente mais importa para o #Metabolismo MAS é um dos menos avaliados e valorizados por aí; atua, quando em níveis ótimos, desde a redução do #colesterol total e triglicerídeos circulantes (de forma natural) ao #emagrecimento#saudavel#fertilidade, fornecimento de #energia e disposição para as atividades diárias, melhor #performance do #cerebro e uma infinidade de outros benefícios; que fique claro que todo ser humano precisa produzir T3 via sua conversão a partir do T4 produzido pela tireóide, durante TODA a vida, desde pequeno a idoso; saiba mais sobre ele aqui: http://icaro.med.br/?s=T3

🧐Entretanto, recentemente mais uma paciente me chega dizendo que seu endócrino falou-lhe (erradamente, é claro) que T3 “serve pra nada”, que avalia-lo “é besteira” e que repo-lo “é desnecessário e até perigoso”… #FicaADica: cuidado com #profissionaisdesaude desatualizados ou “embasados” em conhecimento de baixa qualidade. 📚O estudo que mostro na figura deste post bem diz:

“MECANISMO DE AÇÃO
Postula-se que o hormônio da tireóide exerça eficácia antidepressiva através de múltiplos mecanismos. #A depressão está associada à morte neuronal, de modo que a diminuição do #estresse, atrofia e morte neuronal estaria associada a um efeito #antidepressivo. Foi demonstrado que o T3 aumenta a expressão gênica pelo aumento dos níveis do hormônio liberador de tirotropina (TRH), do fator liberador de corticotrofina (CRH) e do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF). Há alterações na sensibilidade e na transcrição dos receptores de serotonina (5-HT) e, possivelmente, um aumento na sinalização da serotonina após a administração de T3. A administração de T3 também levou ao aumento dos níveis basais de serotonina no córtex frontal. Existe uma associação possível, mas não clara, entre T3 e transmissão adrenérgica e atividade dos sistemas de segunda mensageira. Não foi demonstrado que aumentasse as concentrações de metabólitos de monoaminas, mesmo em pacientes cuja depressão melhorou após o tratamento com T3”.
E

“CONCLUSÃO do ESTUDO: Com o monitoramento adequado da segurança inicial e de acompanhamento, o aumento da liotironina (T3) pode ser um tratamento seguro e eficaz para a depressão unipolar” *Em consultório tenho visto centenas de pacientes melhorarem não só de #Depressão mas de vários outros sintomas e doenças quando melhoram seus #hábitosdevida(www.icaro.med.br/12Passos), isto (muito importante: www.icaro.med.br/DegrausDaSaude) e otimizam seus níveis hormonais (incluindo de T3, mesmo que reposto em baixas doses). Preciso falar mais?

E como andam os SEUS níveis de T3 e T3livre (que e o que mais importa para o metabolismo)?

 

#PenseNisso
#FicaADica

 

E lembre-se: Falta de T3 é algo MUITO COMUM em casos de Hipotireoidismo! Entenda melhor no www.icaro.med.br/Hipotireoidismo e www.icaro.med.br/TIREOIDE

 

Boa semana!

 

Ícaro Alves Alcântara
Médico, Professor e Palestrante
Especialista em Homeopatia
Atuação em Estratégia Ortomolecular em Medicina, Qualidade de Vida, promoção de Hábitos Saudáveis e Estilo de Vida.
Terraço Shopping – torre A – sala 317 – Brasília – DF (61) 96467775 e 32349069 (Também contato para palestras, cursos e eventos)
Instagram.com/DrIcaroAlves
Facebook.com/DrIcaroAlves
11 Hábitos em 11 Semanas (nas principais livrarias, também virtuais)
Ebook para download: Bit.Ly/11Habitos
App gratuito para celulares e tablets: Gerenciador Saúde Dr. Icaro
YouTube.com/DrIcaroAlves (centenas de vídeos para você, em Saúde)
www.icaro.med.br/Palestras
Acesse:
www.icaro.med.br/SAUDE
www.icaro.med.br/DegrausDaSaude

 

Saiba MAIS sobre HORMONIOS:

www.icaro.med.br/MODULACAO

e

www.icaro.med.br/HORMONIOS

e

https://youtu.be/pIEZ5cMOkcw

Comments

Leave a Comment