Vitamina K2 – Por que você PRECISA dela (tem carência mas nem sabia da sua importância)

 

Fatos interessantes sobre ela:

– Estima-se que mais de 90% da população Ocidental tenha carência deste importante #nutriente

– A maioria dos profissionais de saúde não a conhece, não sabe ao certo para que ela serve e ainda acha erradamente que “vitamina K é tudo a mesma coisa” (acham que K = K1 = K2, etc)

– Vitamina K1 é pró-coagulante mas a K2 é fundamental para MUITA COISA, incluindo a saúde dos #ossos (desenvolvimento, densidade mineral e força – incluindo dos #dentes) e do aparelho #cardiovascular (#coração e #circulação, elasticidade arterial e prevenção de aterosclerose).

– Adultos e crianças precisam dela, diariamente. Enquanto adultos necessitam de cerca de 200 mcg/dia (melhor custo-beneficio pelas formas K2-MK4 e K2-MK7), crianças precisam de cerca de 50 mcg, em geral.

– Pacientes que repõem #cálcio (junto ou não a baixas doses de vitamina D, mesmo em pequenas quantidades) ou já geneticamente “mais predispostos” a calcificações, quando não recebem adequadas doses de vitamina K2, podem calcificar indevidamente artérias, rins e vários “tecidos moles” em geral, por todo o corpo (Sem ela o cálcio vai em maior quantidade “para os lugares errados”) e formar mais facilmente “pedras” (cálculos).

– Ninguém precisa “necessariamente” tomar vitamina K2 sob a forma de #suplemento MAS, se preferir só obtê-la pela alimentação, precisa incluir na dieta boas e abundantes quantidades de alimentos fermentados (como soja fermentada – Natto e alguns queijos), pouco consumidos habitualmente pela maioria de nós.

– Curiosamente, a vitamina K2 ajuda a aumentar a #testosterona em homens e reduzir os andrógenos em mulheres com #SOP (Síndrome de ovários policísticos), o que melhora seu quadro clínico. Também a K2 tem ação #anticancer, anti-#diabetes, melhora a habilidade do corpo de usar #energia durante a prática esportiva e ainda pode aliviar o problema de #varizes.

– Gorduras na dieta são fundamentais para a absorção de vitamina K2 MAS o consumo aumentado de gorduras trans (presentes comumente em padrão alimentar ruim, por exemplo repleto de alimentos industrializados) pode reduzir bastante os estoques dela.

 

Entendeu o recado?

Possivelmente VOCÊ (ou a maioria de quem convive) tem carência dela e precisa ingerir/suplementar mas… Nem conhecia-a ou sabia de tudo isto!

 

#FicaADica: aprenda tudo isto e busque o melhor para você sendo acompanhado por BONS #profissionaisdesaude, atualizados, que saibam trabalhar com este conteúdo!

 

Boa semana

 

Ícaro Alves Alcântara

Médico – Brasília/DF

🖥 http://ICARO.med.br

Marcação de consultas:

(61) 32349069 (fixo)

📱 (61) 99646-7775 (celular e WhatsApp)

 

 

***A maior parte deste post foi baseado em artigos e textos destas fontes:

https://www.nutraingredients-usa.com/

https://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2017/01/02/what-are-the-benefits-of-vitamin-k2.aspx

Comments

Leave a Comment