3 mitos em Saúde – Tratamento do Hipotireoidismo

 3 MITOS em Saúde – Tratamento do Hipotireoidismo

 

Já falei anteriormente sobre cada um deles, mesmo que “de leve”, mas achei por bem aprofundarmo-nos um pouco… Até porque em consultório têm sido raros os pacientes que não têm dúvidas ou conceitos inadequados sobre pelo menos um destes assuntos (a maioria, sobre todos).  E que fique claro: o objetivo do artigo é esclarecimento e NÃO substituir uma consulta por médico capacitado!

MITO: “O tratamento do hipotireoidismo é sobretudo via reposição de T4 sintético da tireóide Levotiroxina, disponível comercialmente em 4 formas (Levoid, Synthroid, Euthyrox e Puran T4)”

Vamos por partes…

– A tireóide de alguém com Hábitos de Vida ruins NUNCA vai funcionar normalmente, tendendo mais comumente ao hipotireoidismo (mesmo que tardio) por que como já disse anteriormente: hábitos de vida ruins deixam faltar nutrientes para o cérebro que, reflexamente, comanda redução do metabolismo (em boa parte por “frear” a tireóide) – Ou seja: o primeiro e mais importante passo para tratar qualquer distúrbio, inclusive de tireóide, é melhorar seu estilo de vida habitual (mais nas seções de Metabolismo e de Hábitos Saudáveis em www.icaro.med.br)

– Definição de hipotireoidismo, de acordo com a Wikipédia: “Hipotiroidismo ou hipotireoidismo é a deficiência dos hormônios produzidos pela glândula tireóide: a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Essa condição provoca fadigasonolência, lentidão muscular, aumento do peso corporal, diminuição da frequência cardíacamixedema, o desenvolvimento de aspecto edematoso em todo o corpo”. Aqui já vem o primeiro questionamento no mínimo curioso: se o problema é a deficiência de T4 E T3, por que só o T4 é vendido “comercialmente”?

– A tireóide precisa de iodo para fabricar seus hormônios ou não haverão T4 ou T3 (Saiba bem mais sobre em http://www.lef.org/magazine/mag2011/oct2011_The-Silent-Epidemic-of-Iodine-Deficiency_01.htm) e a maior parte da humanidade tem carência de iodo (ou você acha que o sal seria iodado por que? Mas não há uma guerra declarada ao sal? Bem… A reposição de iodo assim “vai no mesmo barco”…); portanto, é mais que razoável ANTES de ir para a reposição hormonal (ou junto a ela) cogitar seriamente repor o iodo no organismo a ser tratado.

– Muitas são as substâncias que ajudam a expoliar iodo do organismo, como Flúor (abundante na água e cremes dentais), Cloro (presente na água sanitária, piscinas e mesmo algumas bebidas, entre vários outros lugares) e Bromo (muito usado pela indústria da panificação): quanto mais destas substâncias no organismo, mais iodo é “empurrado para fora” do organismo; some-se a isso que até exercício físico faz perdermos MUITO iodo, via suor.

– A tireóide produz principalmente o T4 que PERIFERICAMENTE será convertido pelos tecidos-alvo em T3 e este sim: é hormônio 4 a 7 vezes mais “forte” que o T4 e por isso é o T3 o realmente ativo. Entretanto, ocorre que a maioria das pessoas ou não converte T4 em T3 adequadamente (seja este T4 sintético ou o seu mesmo, natural – Harvard identificou isto em estudo, há alguns anos) ou converte muito do hormônio sintético que toma em T3 reverso, hormônio ainda sem função conhecida no organismo humano e portanto considerado “improdutivo” (http://www.hormoniobioidentico.com.br/tireopausa-ou-parada-dos-hormonios-tireoidianos/);

– A conversão periférica do T4 em T3 é reduzida por vários fatores, a exemplo da carência de selênio, níveis muito altos de insulina ou cortisol (hormônio de stress), muito baixos de testosterona e problemas hepáticos;

– Um hormônio bioidêntico (Saiba mais em http://www.bioidenticos.com/)  é um molecularmente igual ao produzido pelo seu organismo, o que ocorre com o T4 realmente bioidêntico, a “levotiroxina base”. Só que os tratamentos prescritos “por aí” são feitos basicamente via Euthyrox, Synthroid, Levoid ou Puran T4, que são “levotiroxina sódica”… ou seja, este T4 sódico NÃO é a mesma coisa que o T4 base! Confira você mesmo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Levotiroxina e http://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/summary/summary.cgi?cid=23666112 –  E qual é a conseqüência disto (caso você não tenha lido o link sobre “bioidênticos”)? Simples: uma substância diferente (mesmo que minimamente) vai ter encaixe diferente no receptor e isso pode trazer efeitos menores, anômalos e até por vezes “indesejáveis”. Entretanto, como a função básica do T4 é “virar T3” (postula-se que o T4 em si não tenha função biológica reconhecida, fora esta: virar T3) alguns farmacêuticos me dizem que dentro do organismo o sódio sai e a levotiroxina sódica “vira” bioidêntica E que todos os T4 bioidênticos no mercado vêm “sódicos” para que a molécula seja mais “estável” – só para esclarecer.

– Se o T3 é o “hormônio mais importante”, no final das contas, quando o assunto é “hormônios tireóideos”, por que é pouco ou mal falado por vários médicos?  Entenda aqui!

É claro que tudo isto é só a MINHA opinião sobre o assunto, ainda que, como sempre, embasada não só tecnicamente em muito estudo constante, mas também em experiência de consultório; mas pergunte, leia, pesquise, estude, discuta e forme o seu próprio conceito: afinal, se juízo critico é sempre importante, imagine quando é a sua Saúde que está “em jogo”…

Lembrando que nas 2 semanas anteriores falei sobre os mitos:

“Colesterol tem que ser baixado (e mantido “baixo”) “de qualquer forma”

e

“O principal no tratamento para depressão/ansiedade são antidepressivos/ansiolíticos”

Um abraço e está aberta a discussão… Até breve!

Dr. Ícaro Alves Alcântara

www.icaro.med.br

Comments

Mostrando 572 comentários
  • janaina
    Responder

    Dr.

    Recentemente minha mãe foi diagnóstica com hipotireoidismo e está fazendo uso do medicamento levotiroxina. A médica indicou a tomar em jejum 1 hora antes do café da manhã. Há algum problema em tomar a medicação e voltar a dormir?

    Desde já agradeço.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá janaína

      Acredito que não haja problema mas que pessoas mais sensíveis ao efeito do medicamento possam ter dificuldade em voltar a pegar no sono…

      Abraço

      Ícaro

      • alexsandra
        Responder

        Boa tarde DR.
        Fui diagnosticada com hipo,ha uns 4 anos atras enquanto fazia tratamento para depressão,comecei tomando t4 150mg. Fiz o tratamento por algum tempo depois parei por um ano. Tive outros problemas de saude (nada a ver com hipo) enfim, fiz novos exames e minha tirio… estava bem alterada…retomei o tratamento com syntroid 75mg depois 100mg.. Eta bem dificio manter ela no controle..pois meu historico clinico é meio extenso..estou muito acima do meu peso..e com isso muito triste…Bem o que gostaria de saber se existe algum problema em fazer uso de BUPROPIONA, com os remedios que ja uso a algum tempo…SYNTROID 100mg, SERTRALINA 100mg. Desde agradeço sua atenção..Aguardo resposta. Tenha uma boa tarde!

        • Dr. Ícaro Alves
          Dr. Ícaro Alves
          Responder

          Olá Alexsandra

          Pelo que sei, sim, pode haver interações entre estes remédios, até negativas em pacientes hipersensíveis: tudo depende do seu quadro, exames e susceptibilidades individuais.

          Boa semana

          • Isabela

            No site http://pilladvised.com vc vê interações medicamentosas e até com suplementos. Mas precisa fazer o login. Isabela

        • miriam Galofaro da Silva
          Responder

          Boa tarde!!
          Minha filha tem 30 anos e desde adolescente descobrinos q ela tem hipotireoidismo e agora apareceu dois nódulos na tireode, ela faz acompanhamento médido, ´porém, a maior frustação dela é a queda de cabelos, ela tem muitas falhas já no couro cabeludo.
          Como ela toma contraceptivo nós gostariamos de saber se tem alguma relação com a hipo e se é isso q faz cair cabelo.
          Doutor nos ajude por favor, ela tem um cargo q exige estar sempre elegante, e essa queda de cabelos está incomodando demais.
          Grata se puder me responder logo.

          • Dr. Ícaro Alves
            Dr. Ícaro Alves

            Olá Sra. Miriam

            Sugiro que pesquise “cabelo” na área de pesquisa do meu site… Já falei sobre isso por lá.

            Boa semana

    • rodrigo
      Responder

      Dr. Fiz retirada total da tireóide há 7 meses.
      Então depois de tudo comecei com sinthroid 100mg, aumentando depois para 125mg ( nesse tempo sempre me senti MUITO cansado, depressão e queda de cabelo).
      Agora estou tomando 150mg sinthroid e vitamina d, mas continua caíndo MUITO cabelo, depressão e falta de vontade pra fazer as coisas.
      Seria quanto mais alta a dose de sinthroid pode cair mais cabelo e cansaço?
      Muito obrigado.

      • Dr. Ícaro Alves
        Dr. Ícaro Alves
        Responder

        Olá.

        A questão pode ser t3.leia todos os textos sobre t4 e t3 no meu site e devem te ajudar.

        Boa semana

        • Kelzilene
          Responder

          Olá Dr. Ícaro!

          Já faz nove meses que passei por uma tireoidectomia total e desde então meu TSH anda nas alturas, variando entre 19.000 e 69.000 e o T3 geralmente muito baixo. Já estou tomando euthirox de 250, mas continuo muito cansada, com sobrepeso (mesmo me exercitando – embora com muito cansaço – todos os dias), muito sono.
          Hoje falei com a endócrina de novo e pedi que ela, de acordo com meus exames, montasse uma fórmula (incluindo T-3) para manipulação e qual foi meu choque quando ela disse que não confia no T4 manipulado, que os resultado são péssimos e que T3 não precisa pois a importância do mesmo na produção dos hormônios está na casa dos 10%, que o papel principal é do T4.
          Mesmo assim, pedi, disse que queria a fórmula para manipulação incluindo T3, ela falou que não concordava.
          Ou seja, desde que começou esse problema, já estou no endocrinologista e todos acham que estou maluca, mesmo quando digo que não estou no meu normal, que esse cansaço, esse sono, esse sobrepeso, essa falta de concentração não tem nada a ver comigo.
          Dizem que é preguiça, desequilibrio emocional e por aí vai.
          Ou seja:
          Dr. Tem alguma forma legal para eu conseguir o T3?

          Abraço e obrigada,
          Kel

          • Dr. Ícaro Alves
            Dr. Ícaro Alves

            Ola

            Sim, basta ter prescrição de médico que acompanhe seu caso e farmácia de manipulação de confiança que manipule – o.

            Boa semana

        • Amarildo Dantas Maia Fernandes
          Responder

          Prezado Dr. Ícaro, gostaria que o nobre Dr. me informasse se o medicamento Puran T4 é cancerígeno, pois minha esposa foi diagnosticada com Hipotireoidismo e alguns colegas de trabalho, relataram casos de câncer devido ao tratamento com o referido medicamento. Como não conseguimos contato com o médico dela, pois encontrasse fora do país, pergunto ao nobre se procede ou é mito?

          • Dr. Ícaro Alves
            Dr. Ícaro Alves

            Olá

            Desconheço potencial cancerígeno do T4 reposto quando necessário e da forma correta.

            Boa semana

  • Alessandro
    Responder

    Bom dia,
    Fui diagnosticado com hipotireoidismo e vou fazer novos exames para averiguar possível fadiga adrenal ou insuficiência de ferro ou ferritina no sangue. Enquanto isso, tomo Synthroid 100 mcg, porém sem muitos resultados. Paralelamente, tomei dostinex para abaixar prolactina e tomo dois antidepressivos, Bupropiona e Donaren (este para dormir melhor). Pesquisando muito, descobri sites como stop the thyroid madness, que fala sobre outros tratamentos, melhores do que com a l-tiroxina (T4), como combinações T4+T3 ou com tireoide dissecada, como Armour ou Thiroyd (este da Tailândia), que enfrentam, porém, grande resistência por parte da maioria dos endocrinos mundo a fora. Sobre a possibilidade de alergia ou problemas cardíacos, há de se averiguar se a pessoa tem alergia à carne de porco ou se já tem problemas do coração. Caso não tenha, o tratamento com T3 ou tireoide dissecada tem se mostrado muito mais eficiente, principalmente se for tratado concomitantemente com fadiga adrenal ou problemas nos níveis de ferro ou ferritina, caso a pessoa os tenha. Muitas das reclamações de fraco efeito desses medicamentos se dá justamente pela falta de diagnóstico das supra-renais ou índices de ferro, pois isto acarreta problemas na conversão de T4 em T3 e na absorção de T3 pelas células.
    Gostaria de saber a sua opinião a este respeito. Eu já encomendei 120 cápsulas de Thiroyd, que devem chegar em dezembro.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Alessandro

      Minha opinião sobre o assunto está no artigo que você leu acima… Acho que avaliação e tratamento de hipotireoidismo só contemplando o T4 e o TSH não é o mais fisiologicamente adequado, conforme você mesmo colocou em seu post…

      Abraço

      Ícaro

      • Alessandro
        Responder

        Obrigado pela resposta, Dr. Icaro.
        Ainda bem que existem especialistas como você com a mente um pouco mais aberta e propensos a pesquisar novos (ou antigos, como a tireoide dissecada) tratamentos. Inclusive assim como o tratamento da tireoide deve sempre ser acompanhado de uma investigação das suprarrenais e níveis de ferro, acredito que muitos problemas ditos “psiquiátricos”, como falta de reatividade a estímulos, medo excessivo, ou então hiperatividade são relacionados a tudo o que escrevi acima!!!!
        Abs
        Alessandro

        • dr.icaro
          dr.icaro
          Responder

          Olá Alessandro

          Muito obrigado pelas suas palavras e realmente concordo com você: a avaliação tem que ser mais holística (e sem preconceitos) de cada paciente ou o tratamento perde em humanidade e resolutividade.

          Abraço!

          Ícaro

          • elizabete

            Olá Dr. Icaro.

            Primeiramente quero agradecer pela excelente ajuda social.

            Descobri que precisarei de ajuda, o endocrinologista passou os exames para detectar se tenho. Agora não sei se ele passou esses de suprarrenais e níveis de ferro. Quais exames correspondem aos elementos suprarrenais e níveis de ferro?

            Desculpe minha ignorância. Agradeço muito a atenção.
            Um grande abraço.

          • dr.icaro
            dr.icaro

            Olá Elizabete

            Obrigado pelo comentário! Cada médico tem sua rotina básica para investigação disto: eu, basicamente, solicito cortisol, aldosterona, SDHEA, catecolaminas, Ferro, Ferritina e Capacidade de Fixação de Ferro, por exemplo.

            Boa semana

            Ícaro

          • elizabete

            Oi Dr. Icaro.

            Agrede

      • aparecida
        Responder

        dr muito bom dia preciso saber se posso substituir o hormonio por alimento ou produtos naturais em fim se ha substituiçao edo puran t4 por substancias naturais facilmente encontradas ,meu e-mail è aparecida-ferreiraoutlook.com.brcom.br grata.

        • Dr. Ícaro Alves
          Dr. Ícaro Alves
          Responder

          Olá

          Se há carência do hormônio em si, há possibilidade de trocá-lo por algo como Armour Thyroid mas não só por alimentos naturais, em geral.

          Boa semana

          • tereza

            Ola! Dr. Icaro, eu participei de uma conferencia aqui nos Estados Unidos, so para medicos do Brazil, so pra deixar claro eu nao sou medica, e como tenho uma irma ai no Brazil, que foi detectada com o Hipotireoidismo, interessei pela palestra, e o Doutor aqui especializado nessa area, disse que ele indica para os pacientes dele, qualquer tipo ou Hipo ou Hipi, com o PURAN T3, mas a minha irma disse que so encontra no Brazil o PURAN t4. Ela disse que foi tirado do mercado o T3, eu sou leiga nesse assunto ainda, por favor, eu posso encontrar ai no Brazil esse T3? me indica por favor. desde ja muito obrigada!

          • Dr. Ícaro Alves
            Dr. Ícaro Alves

            Olá

            No Brasil está disponível o T3 manipulado.

            Boa semana

      • Renata
        Responder

        Ola Dr. Meu filho tem 10 anos e ele toma o puram 75 so q ele tem q tomar as 4 da manha pq ele faz o uso da ritalina 10mg, teria alguma outra forma de mudarmos o horário?? Ele toma a ritalina as 7 da manha e as 9:30 período da escola,tem alguma mudança q pode ser feito??ritalina

        • Dr. Ícaro Alves
          Dr. Ícaro Alves
          Responder

          Olá

          Com certeza há como mudar tudo isto de forma a melhor adaptar, dentro do necessário e/ou desejável mas NÃO tenho como opinar com a devida propriedade à distância e sem conhecer o caso completo e exames, via acompanhamento PRESENCIAL, tanto por proibição do CFM (Conselho Federal de Medicina) quanto pela segurança do próprio paciente. Ok?

          Obrigado pela compreensão e confiança no conteúdo do site e meu trabalho.

          Boa semana!

          Ícaro

  • João Carlos
    Responder

    Doutor, sinto sintomas de hipotireoidismo, como cansaço, falta de libido, depressão, perda de memoria. Conversei com um rapaz q teve a tireoide retirada devido a um cancer e ele me disse que perdeu a ereção matinal, a libido, gostaria de perguntar, hipotireoidismo pode reduzir a quantidade de testosterona produzida no corpo? N fiz exa,e de T3Reverso e me falaram q eh importante a relacao de T3 livre com T3Reverso para diagnosticar, gostaria da sua opinião

    Testosterona : 493
    Lh: 2.8
    Fsh: 3.1
    TSH: 3.2 (ja tive em 4.8, 3.5, 3.6)
    T4livre: 1.2 (0.9 a 1.7)
    T3 livre: 0.36 (0.27 a 0.37)

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá João

      O CFM proíbe qualquer médico de consultar paciente sem que isto seja presencialmente. Assim sendo pergunto-lhe especificamente qual é a sua dúvida, para que eu avalie se posso ajudá-lo…

      Abraço

      Ícaro

  • Marília Monteiro
    Responder

    Olá, dr. Ícaro.
    Certo dia ouvi no programa da Rede Vida um médico dizer que se o tratamento para tireóide não está dando certo, devemos investigar as supra renais para ver se há algum tumor causando o mau funcionamento dessas glândulas e consequentemente vários transtornos hormonai e até mesmo a síndrome do pânico.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Marília

      No que posso ajudá-la?

      Abraço,

      Ícaro

  • Luciano Pimenta
    Responder

    Doutor Ícaro, qual sua opinião sobre o chamam de suplemento “Tireóide Pó”, obtido da glândula de animais em abate, como bovinos e porco.

    Acha pode ter algum efeito benéfico realmente para quem tem hipotireoidismo?

    Olhe este exemplo:
    http://www.iherb.com/Natural-Sources-Raw-Thyroid-60-Capsules/6009

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      Dependendo do grau de pureza do suplemento e do seu teor de T4 e T3, pode ser bem positivo, salvo raras reações individuais de hipersensibilidade.

      Abraço

      Icaro

  • Gilberto
    Responder

    Fui diagnosticado com hipotireiodismo em 2007. De lá para cá tenho tomado todos os dias Puran T4. Meu médico disse que essa doença não tem cura e que tenho tomar Puran a vida inteira. No começo de 2012 um exame que diagnosticou ferritina muira alta. Tenho feito doações de sangue para baixar a ferritina. Existe alguma relação entre hipotireiodismo e ferritina alta? Existe algum outro tipo de tratamento que me cure do hipotireiodismo?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Gilberto

      Desconheço relacao direta entre hipotireoidismo e ferritina e podem, sim, existir outros tratamentos para hipo mas só investigando bem seu caso e as causas.

      abraço

      Icaro

    • Talita
      Responder

      Olá doutor, eu fui diagnosticada com câncer de tiróide a 2 anos, e desde então fiz a retirada e desde ai tomo o T4, e eu gostaria de saber se tem algum problema ingerir bebidas alcoólicas tomando o remédio? (separadamente é claro) Obrigada.

      • Dr. Ícaro Alves
        Dr. Ícaro Alves
        Responder

        Usualmente, em pequena quantidade, não costuma haver problemas. Consulte seu médico sobre isto. Boa semana!

  • Karen
    Responder

    Ola Dr. Icaro,

    Descobri e trato do hipotiroidismo ha mais ou menos 20 anos, sempre tomei Puran t4 porem de 1 anos pra ca venho tomando o Euthyrox pois comecei a ter uma urticaria muito forte, coceira com pelotas pelo corpo todo, so no rosto que nao, e troquei entaum do Puran t4 para o Euthyrox, porem esta comecando novamente esta alergia e nao sei mais o que faco. Seria alergica a qual componente afinal??? Qual a solucao?
    Obrigada!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      ola Karen

      Seu médico é quem tem que investigar isso e opinar, conhecendo sua história clínica. ..

      Um abraço

      Icaro

  • Keli Caride
    Responder

    Ola Dr. Icaro, eu tenho tiroidite de hashimoto, e tomo levoid 50 mg há 3 anos. O medicamento está em falta no mercado, posso tomar então o Syntroid 50 mg para substituir??

    Obrigada

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      ola Keli

      Acredito que sim mas seu médico é quem tem que opinar…

      Abraço

      Icaro

  • debora
    Responder

    ola dr.icaro sou debora tenhp 36 anos descobri que tenho hipotireoidismo,tomo triiodotironina,t4sodica hidrocortisona,triiodotironina com hidrocortisona,vitamina d3,iodo metaloide.malho 5 vezes por semana,nao consigo perder os dez quilos que ganhei.o que fazer posso tomar alguma coisa a mais ,posso tomar esses chas de gengibre,chas de oliveira,me ajude,obrigada.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Debora

      Seria leviano e inadequado da minha parte sugerir o que tomar para alguém cujo caso não conheço, ainda mais quando a pessoa já toma várias outras coisas, como você disse. Só acho que talvez seu problema não seja só com sua tireóide…

      Abraço

      Ícaro

  • fernanda
    Responder

    Boa tarde, doutor! Por simples reflexo da rotina, tomei o comprimido de synthroid antes de realizar o exame de sangue. Terei que refaze-lo? Obrigada.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Fernanda

      Depende do exame em questão…

      Felicidades e Saúde!

      Ícaro

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Fernanda

      Depende dos exames em questão… De quanto tempo antes foi ingerido e as exigências de cada laboratório quanto ao “jejum pré-exame”.

      Boa semana!

      Ícaro

  • Lisa
    Responder

    Boa noite Dr. Ícaro,
    Me chamo Lisa e tenho 28 anos, há 3 anos trato a tireoidite de hashimoto com levoid 50, porém persistem diversos sintomas, principalmente o inchaço da face….Tenho peregrinado à vários endocrinologistas, na última consulta perguntei se poderíamos experimentar acrescentar t3 ao tratamento, mas o mesmo não concordou ao ver o resultado dos meus exames,então eu pergunto: Se houver alguma deficiência de conversão periférica, isso não irá se refletir no nível de t3 livre, como poderei convencer os médicos de que é necessário suplementá-lo?
    Muito obrigado pois o Dr é muito atencioso!

  • Eduardo J Barbosa
    Responder

    Olá doutor….tenho 22 anos e tive Hipotireoidismo a 3 anos e de lá pra ca tomo puran T4 sempre em jejum as manhãs esperando de 30 á 40 minutos para o desjejum como me indicou o endocrinologista e tenho uma dúvida …. Passar muita raiva, ou Stress, sedentarismo podem diminuir o efeito do medicamento? …se existe algo o que pode ser ?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Eduardo

      A tireóide foi feita (e a regulação da conversão de T4 em T3) para responder às várias alterações orgânicas (corpo e mente) durante o dia, ou seja: quem ingere T4 perde um pouco (ou toda) esta variação circadiana, por tomar uma dose fixa diária – isto decerto reduz um pouco o potencial de adaptabilidade ao stress dos pacientes em tratamento.

      Boa semana

      Ícaro

    • Marília
      Responder

      Boa noite Dr. Icaro
      Gostaria que o senhor me tirasse uma dúvida, estou em tratamento para engravidar, mas meu marido faz uso do puran t4, o senhor acha que devido ao remédio nos podemos ter problemas para eu engravidar? Obrigada e abraços

      • Dr. Ícaro Alves
        Dr. Ícaro Alves
        Responder

        Olá

        Se o Puran estiver suprindo sua carência de T4, tem tudo para ajudar e não atrapalhar.

        Boa semana

  • Lília Monteiro
    Responder

    Li no artigo acima que a tireóide precisa de iodo p/ fabricar seus hormônios ou não existirão o T4 e T3. Pergunto se a tintura de iodo vendida nas farmácias é indicada p/ suprir a deficiência de iodo que leva ao hipotireoidismo?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Lilia

      Muito médicos gostam de repor desta forma mas eu prefiro orientar boa alimentação e iodo orgânico, habitualmente, quando necessário.

      Boa semana

      Ícaro

      • Viviane
        Responder

        Não seria iodo INORGÂNICO, DR?

        • Dr. Ícaro Alves
          Dr. Ícaro Alves
          Responder

          Olá

          Muitas vezes uso o orgânico mesmo, em doses baixas, por ter melhor bioaproveitamento.

          Boa semana

  • Lília Monteiro
    Responder

    Dr. Ícaro você mencionou que prefere recomendar iodo orgânico. Onde encontro esse iodo? Posso combinar com o Euthyrox?

    Abraço.

  • Brenda Oliveira
    Responder

    Olá, Dr. Ícaro.

    Por favor, tenho duas dúvidas. Descobri há 4 meses que tenho hipotiroidismo. Minha avó paterna também tinha o mesmo problema. Pode-se considerar que hipotiroidismo é hereditário? Estou tomando Synthroid 100 e sinto muito sono, um pouco de tontura e engordei 3kg. Isso pode ser considerado normal? Devo aguardar até minha próxima consulta para questionar ao meu médico ou devo procurá-lo antes?
    Obrigada.

    Brenda.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Brenda

      Que eu saiba de fato uma família com casos de hipotireoidismo tende a ter ainda mais novos casos… Mas a tendência não é “inevitável” e em muito depende dos hábitos de vida. Sobre seus sintomas, creia que deva discutir com seu médico mas não é o esperado sono/tontura/ganho de peso: seu médico possivelmente avaliará seus hábitos de vida, outros distúrbios hormonais, se 100 mcg estão suficientes para você, se sua conversão de T4 para T3 está adequada, etc.

      Boa semana

      Ícaro

    • Luciana Santos
      Responder

      Brenda, tenho amigas que usam Stnthroid há anos e, como estou começando a usar e li em váááários blogs que engorda, fui atrás delas para saber a realidade sobre isso.
      TODAS disseram que se o médico acertar a dose (mcg) de Levotiroxina, só terá benefícios! Seria como se a tireoide funcionasse normalmente!
      Tente consultar outro médico.
      Obrigada e parabéns ao Dr. Ícaro pelo site!

  • luana sampaio
    Responder

    Olá Dr, meu nome é Luana e tenho hipotireoidismo a 4 anos, não aguento mais! Na primeira fase que descobriram, cheguei a tomar Puran T4 150MG emagreci uns 6 kilos, depois alteraram a faixa e não mais emagreci hoje faço uso de PURAM T4 88Mg. É uma luta emagrecer, tenho 32 anos e ainda fica muito mais difíci, faço dieta e exercícios e nada de perder 1 kilinho! Uma Nutri disse que alimentos com glutem podem interferir na medicação, e pediu para eu experimentar os alimentos sem glutem, isso é verdade?
    Existe algum tratamento do governo, ongs, ou escolas de medicina sobre alguma coisa nova para hipotireodismo, queria até se possível me indicar como COBAIA. O hipotireoidismo me faz suar demais, ter vários problemas de atrasos menstruais, queda de cabelo em algumas fases, meses fico mega inchada e outros não, e tudo isso me traz uma certa irritabilidade e ate momentos depressivos, chego a chorar, o senhor tem alguma coisa que possa amenizar, ou resolver?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Luana

      Glúten e hipotireoidismo realmente podem guardar uma relação por via de mecanismos inflamatórios, pelo que sei.

      Quanto a tratamentos para você seria leviano da minha parte indica-los sem conhecer seu caso mas acho que você mesma deveria se questionar sobre:
      1 – Seus hábitos de vida são realmente BONS? Afinal, são a Base de Tudo
      2 – Há alterações em exames, como carências de vitaminas e minerais ainda descompensadas?
      3 – Como estão seus demais hormônios, já que um sempre afeta vários outros?
      4 – Como anda sua dosagem de T3? Porque se você tem T4 mas este não é convertido em T3 adequadamente, pouco adianta.
      5 – Será que você não tem intolerancias alimentares “ocultas”, que podem levar a centenas de disturbios devidos a expressões diferentes de “inflamação subclinica”?

      Boa semana

      Ícaro

    • Débora Bandeira
      Responder

      Também fico assim Luana. Lendo você parecia até eu, rs. É uma luta! Eu também sinceramente não estou aguentando mais não viu… Abração!

      • Marluana Lopes
        Responder

        Débora e Luana,meu caso é igual o de vocês…é horrível… 🙁

    • sueli
      Responder

      Eu fiquei com uma dúvida sobre o iodo pois ouvi de outro médico que o iodo deve ser o inorgânico e o sr falou que é orgânico.Afinal qual é o iodo certo para ajudar a tireoide?

      • Dr. Ícaro Alves
        Dr. Ícaro Alves
        Responder

        Olá

        Via de regra eu prefiro repor com o orgânico mas a determinação pode variar caso-a-caso.

        Boa semana

  • Lucas
    Responder

    olá dr. gostaria de saber se tomando puran T4 posso ingerir bebidas alcoolicas?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Lucas

      Todo abuso de bebida alcoólica é sempre danoso mas em relação ao Puran desconheço interações significativas negativas quando associado a ingestão moderada associada a bons hábitos de vida em geral.

      Boa semana

      Ícaro

  • valentina
    Responder

    Olá, Dr. Ícaro

    Tomo Puran t4 há 1 ano e meio. Quando meu médico aumentou a dose para 50mcg, meu tsh chegou a ir para 4,05. Três meses depois foi para 10; isso tomando a mesma dose. O que pode ter acontecido?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Valentina

      MUITA coisa pode ter acontecido (até mesmo ineficiência do novo comprimido, com a dosagem maior) mas é impossível opinar com a devida propriedade sem conhecer seu caso a fundo, ou seja, acompanhá-la.

      Boa semana

      Ícaro

  • Geraldo Luiz
    Responder

    Doutor, tenho tireoidite de hashimoto (doença autoimune) e reponho com Euthytox 75mcg há uns 4 anos. No caso de hashimoto, haveria métodos alternativos que pudessem ser utilizados? Nesse caso, há sentido em manter a glândula ou ela pode ser removida cirurgicamente (alguns pequenos nódulos já começaram a aparecer). Obrigado.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Geraldo

      Há, sim, tratamentos “alternativos” e nem sempre a glândula precisa mesmo ser removida cirurgicamente mas isto varia de um caso pra outro, na dependência por exemplo da história clínica do paciente, seus exames, demais medicamentos em uso, hábitos de vida, etc.

      Boa semana

      Ícaro

  • Lidiane
    Responder

    Dr Icaro, boa tarde!
    Há 6 anos tive uma gravidez em que não tive ganho de peso excessivo. Durante toda a gestação ganhei 11 kg. Porém, depois do parto comecei a ganhar peso rapidamente. E nunca fui uma pessoa que comesse muito. Desde então só ganhei peso e hoje estou 25 kg acima do meu peso ideal. Consultei vários médicos, tomei vários remédios. Faço exercícios regulares não consigo perdas consideráveis de peso. Os meus exames não apontam grandes alterações no T4 e no TSH… mas os anticorpos Anti-TPO e Anti-Tireoglobulina tem títulos altíssimos. Qual a sua opinião a respeito? Conhece algum caso parecido? Desde já obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Lidiane

      Obrigado pelo elogio. Parece que sua última gravidez mexeu com seu equilíbrio orgânico geral, possivelmente também entre vários dos seus hormônios, pelo que sugeriria para você uma investigação bem detalhada. No mais, difícil opinar com a devida propriedade à distância, sem conhecer a fundo seu caso. E o CFM nem permite fazê-lo não presencialmente.

      Boa semana

      Ícaro

      • Lidiane
        Responder

        Entendo Dr Icaro. De qualquer forma, muito obrigada por sua atenção. Há uma melhor especialidade médica a que devo me consultar? Alguma recomendação específica? Obrigada! Abraços!

  • mara rubia
    Responder

    doutor tenho hipodiroidismo,vou fazer um tratamento ortomolecular que cura de vez o hipo, isso é possivel?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Mara

      Ortomolecular ou não, “CURA” depende de cada caso e suas causas, agravantes, exames, anamneses, etc. Possível, é.

      Boa semana

      Ícaro

  • MICHELLE
    Responder

    DOUTOR TENHO HIPOTIREODISMO HA UM ANO, APOS UM ABORTO ESPONTANEO ,AUMENTEI 10 KG EM 08 MESES O QUE ESTA ACONTECENDO COMIGO OU MELHOR SORO OU ANESTESIA PODE TER FEITO ISSO ?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Michelle

      Sugiro que você investigue com médico e via exames completos: duvido que soro ou anestesia possam ter causado isto…

      Boa semana

      Ícaro

  • Natália
    Responder

    Olá!!!

    Gostaria de saber qual é o prazo para desaparecer edemas provocados pela hipotireidismo, apos o uso do Puran T4.
    Sinto-me tão mal com todos os problemas que o mau funcionamento da tireoide provoca que estou cada dia mais esperando melhoras. Sobretudo me incomodo com a falta de memoria! Tenho 25 anos em pleno estudo para concurso e o cansaço impera juntamente com a falta de memoria! Conhece algo como por exemplo alimentos que ajudam a desinchar e melhorar o problema da tireoide?

  • Melinda Lemes
    Responder

    Bom dia Doutor

    Foi diagnosticado hipotireoidismo e prolactina alta em 53 a pouco mais de 1 mês de lá pra cá venho tomando Levotiroxina sódica 50mg e também estou tomando Dostinex 0,5 mg por semana, estou achando estranho que minha mesntruação sempre veio, apesar do ciclo variar entre 28 e 33 dias, e este mês nada ainda e nem sinal dela será que é por causa dos medicamentos?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Melinda

      Pode ter sido pelos medicamentos, sim.

      Boa semana

      Icaro

  • Karen
    Responder

    Olá, Dr. Ícaro.
    Tenho duas amigas minhas que são tuas pacientes, e ambas me indicaram o teu site.
    Sou de SP, e gostaria muito de fazer um tratamento ortomolecular, mas não conheço ninguém por aqui.
    Eu tenho hipotireoidismo sem causa aparente há aproximadamente 10 anos.
    Já passei por Puran T4, Euthyrox, e já há um tempo estou com o Sintroyd 88mg.
    O fato é que, para mim, é muito difícil emagrecer.
    Mesmo com dieta e exercícios, parece que o metabolismo não ‘anda’.
    Hoje, estou com 74kg para 1,64.
    Em agosto passado, fazendo exames pois há muito tento engravidar , descobri uma endometriose silenciosa (sem sintomas expressivos) enorme. Fiz a cirurgia em novembro, onde tive retirado 18,5 cm de intestino reto, por estar comprometido com focos de endometriose profunda, além de outros 9 focos pelo sistema reprodutor e urinário.

    Meu médico diz que há estudos ligando a endometriose ao mal funcionamento da tireóide.

    Minha (s) pergunta (s):

    Uma vez que, hoje, eu não tenho hábitos alimentares tão saudáveis assim (é muito frustrante tentar, tentar e morrer na praia, mas estou tentando), minha tireoide esteja funcionando de mal a pior, mesmo os exames de TSH e T4 estarem dentro da ‘normalidade’?

    É possível que esse mal funcionamento da tireoide tenha influência em não conseguir engravidar (além do excesso de peso, e da, até então, endometriose profunda?).

    Peço que me indique algum colega aqui em SP, capital. Ou, quem sabe, o senhor mesmo? rs

    Obrigada,
    Karen Martins

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Karen

      1 – A tireóide é uma das glândulas que mais tem a função alterada por hábitos de vida ruins. E sem dosar T3 eu não opinaria sobre “normalidade” da sua tireóide;

      2 – Sim, mal funcionamento de tireóide pode afetar sua fertilidade

      3 – Já visitou a seção “Links em saúde” do meu site?

      Boa semana

      Ícaro

      • Karen
        Responder

        Olá, Dr. Ícaro!
        Obrigada pela pronta resposta!
        Ainda não visitei, mas o farei agora.

        Abraços,
        Karen

  • Nirmohi
    Responder

    Olá Dr. Icaro!
    Tenho 40 anos, consulto com um homeopata unicista. Meu TSH deu 16. Segundo ele, é irreversível e minha tireóide não conseguirá mais produzir o hormônio. Ainda não comecei a tomar (descobri recentemente). Minha pergunta é há a possibilidade de reverter quando já está em 16, somente com homeopatia e ortomolecular?
    Grata!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Nirmohi

      Dependendo da causa base, é possível, sim.

      Boa semana

      Ícaro

  • Eliane
    Responder

    Boa tarde Dr. fiz a cirurgia de retirada da tireoide, pois foi constatado um nodulo maligno, estava tomano PURAN para reposição dos hormanios, mas por falta de dinheiro parei de tomar o mesmo, quais serão as consequencias?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Eliane

      Todas as possíveis dentro do amplo espectro de sintomas de um hipotireoidismo…

      Boa semana

      Ícaro

  • Lucélia Moretão
    Responder

    Gostaria de saber o que causa o HIPOTIREOIDISMO, o excesso de iodo ou a carência do mesmo?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Lucélia

      Ambos podem causar mas em nossa sociedade é mais comum a carência de iodo levar ao hipo.

      Boa semana

      Ícaro

  • Gabriela
    Responder

    Boa tarde! Tenho 21 anos e trato do hipotireoidismo desde os 3 anos tomando Puran T4 (minha dose está de 80 mg já faz alguns anos). Raramente esqueço de tomar o remédio e procuro, na maioria das vezes, tomá-lo em jejum e esperar o intervalo recomendado para fazer alguma refeição. Porém, ultimamente venho sentindo sono sempre que tento me concentrar em algo (mesmo tendo dormido bem), minhas unhas estão quebradiças (ficam descascando), e meu cabelo tem tendência a cair já faz tempo. Faz 2 anos que não vou ao endocrinologista e uns 3 que não faço exames. O que venho sentindo pode ter alguma relação com o hipotireoidismo? Se sim, o problema estaria na dosagem, que já não seria a mais adequada para mim? Obrigada pela atenção!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      olá Gabriela

      O que você está relatando pode, sim, ter relação com o hipotireoidismo e com dose eventualmente inadequada do seu hormônio em uso.

      Boa semana

      Ícaro

  • Daniele
    Responder

    Bom dia!

    Tenho hipotireoidismo e tomo euthyrox 50. Já tem 2 anos que meu tsh varia entre 1.58 a 2.88 mas em meu último exame meu tsh foi para 4.09. Minha endocrino pediu para aumentar a dosagem do euthyrox para 75. Ela fez correto?
    E nas últimas semanas ganhei 3 quilos (que parecem mais um inchaço por causa do desconforto) que não somem de jeito nenhum. Sempre tive uma alimentação super saudável e sei que não foi isso que me fez engordar. Nesse caso, a tireóide (mesmo estando dentro dos valores de referência mas acima do que era o meu normal) pode ter contribuído para esse aumento de peso? Também estou sentindo inchaço na região das coxas.
    A carência de vitamina d tb pode causar esse inchaço ou aumento de peso?

    Muito obrigada

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Daniele

      Seria antiético da minha parte (e não faço isto) dizer que um colega foi ou não correto, na internet, à distância, sem conhecer seu caso.

      Sobre suas demais perguntas:
      – Sim, “a tireóide” pode ter contribuido para este aumento de peso.
      – E sim: a carência de vitamina D pode contribuir para inchaços e aumentos de peso.

      Boa semana

      Ícaro

      • Daniele
        Responder

        Muito obrigada pela resposta Dr.

        Só queria tirar mais uma dúvida com vc. Como falei anteriormente, procuro ter uma alimentação saudável e gostaria de acrescentar o chá verde no meu dia a dia mas ouvi comentários de que ele não pode ser tomado por quem tem problemas de tireóide. Existe essa contra indicação?

        Obrigada

  • kassiana
    Responder

    boa noite doutor.meu filho tem seis anos e tem hipotireoidismo congenito.todos os comentarrios sobre o hipo adulto vale para ele tambem?

  • Ana
    Responder

    Boa tarde, Dr.Icaro!

    Fui dignosticada com problemas na tireoide, o médico me passou uma dieta e Puran T4, mais estou suando muito,é normal?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Ana

      Pode ser um dos efeitos da dose de Puran que você está em uso, sim.

      Boa semana

      Ícaro

    • jonathan
      Responder

      ola eu fui diagnosticado com hipotiroidismo o medico me receitou puran t4 mas tomei so por uns dias e parei voltei a fazer exames e tava baixo o sintoma mas o medico mandou eu tomar mesmo assim os puram mesmo se eu faz mal eu tomar o puran t4 mesmo por exemplo se eu nao tiver hipotiroidismo

  • Rodrigo A
    Responder

    Boa noite Dr.Icaro

    É possivel por eu ser bem magro ter
    Hipotiróide ??? Não seria Hipertiróide ??
    Foi constatado por exames de bioimpedancia
    que minha massa magra e outras mensurações
    estão no equilibrio,porém,em outros exames
    foi constatado a Hipotiróiidade,é possivel
    o ganho de peso devido a este tratamento
    (Levoide 50)??
    Obrigado pela atenção !!!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Rodrigo

      É algo mais raro mas é possível. E é possível ganhar peso pelo uso do tipo de medicamento que você relatou mas isso é ainda mais raro (por exemplo quando o T4 vira T3 reverso ao invés de meramente o desejável T3).

      Boa semana

      Ícaro

  • elaine nascimento
    Responder

    tenho hipotiroidismo a 11 anos ,tomo o puran t4 e não consigo emagrecer, não sei mas o que faço,tenho problema de coluna e nem exercicios posso fazer, fui ao medico e falei sobre uma reportagem que assisti sobre o t3 reverso ele nem sabe o que é isso.sera que pode me ajudar? O que posso fazer para perder peso? Ja que não como muito.
    Obrigado.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Elaine

      Por proibição expressa do CFM não posso consultar ninguém sem que seja presencialmente e por isso tenho a te orientar que escute e siga atentamente o que está nos áudios deste link ( http://www.soundcloud.com/icaroalves ) e da seção de Emagrecimento Saudável do meu site: acredito que venham a te ajudar bastante.

      Boa semana

      Ícaro

  • ADRI
    Responder

    gostaria de saber se eu amamentando posso tomar puram meu bebe ja esta com dois anos

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Adri

      Isto você precisa ver com o médico que te acompanha e por isso conhece seu caso…

      Boa semana

      Ícaro

  • Claudio
    Responder

    Olá DR. antes quero agradecer pelo benefício de cunho informativo, é uma grande contribuição para a sociedade. Dr, foi constatado em mim hipotiroidismo, estou tomando hormonios sintéticos 88mg Sintroyd, porém, embora o médico me fale que tudo volta ao normal, pois me disse que meus indices estão normais, agora, já faz oito meses que tomo os hormonios e perdí a ereção no estado que era, tenho medo de me tornar impotente, já não tenho mais a mesma libido e virilidade. Tem como reverter isso? tomando testosterona ou até mesmo com alimentos?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Cláudio

      Obrigado pelas suas palavras

      Na dependência da causa, é possível reverter sim: você precisa de uma anamnese completa e exames pormenorizados para investigar direito e ver a melhor conduta possível (avaliando tb hormônios e neurotransmissores).

      Boa semana

      Ícaro

  • Lara
    Responder

    Boa tarde Dr. Icaro, já tive duas crises de depressão, no ano passado estava com sonolência ao extremo, fiz o exame da tireoide e a endocrinologista disse que estava normal,esse mês fiz a polissonografia e não apontou disturbio nenhum do sono, refiz os exames, o T4 0,9 e o TSH 1,53. A médica pediu que eu repetisse o exame, minhas unhas estão secas e quebradiças, minha pele tem muita acne mas é extremamente seca, pode acontecer de estar com hipotireoidismo mesmo apresentando o exame normal?
    Att Lara

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Lara

      Sim: Só por estes exames que você ciitou estando “normais” pode haver hipotireoidismo sim (por exemplo por má conversão de T4 em T3).

      Boa semana

      Ícaro

  • Maria Aparecida
    Responder

    Dr.Ícaro,fui a um médico ortomolecular e ele me receitou PuranT4. Li sobre hormônio Biogenético e fiquei superinteressada. Gostaria que o Doutor me indicasse um médico endócrino no Rio ou Niterói, que siga esta linha de raciocínio. Tenho 53 anos e não quero tomar hormônio sintético.
    Agradeço desde já,
    Maria Aparecida

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Maria

      Já acessou as indicações na página de Links em Saúde no meu site?

      Boa semana

      Icaro

      • Maria Aparecida
        Responder

        Doutor Ícaro.
        Agradeço sua atenção,mas não encontrei Endócrino.Pode ser também em Niterói, Região dos Lagos, Macaé, desde que trate com hormônio bio idêntico.
        Grata,
        Maria Aparecida

  • andrea borges
    Responder

    Olá, parabéns pelo site adorei!!! Estou com o que chamamos de hipotiroidismo subclínico, quando seria a hora de iniciar o tratamento com Puran? Quando saber o momento? Ou já se poderia iniciar o tratamento?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Andrea

      Isso só o médico que te acompanha pode dizer, após avaliar a fundo seu caso e exames, já que varia muito na dependência destes.

      Boa semana

      Ícaro

  • Helen
    Responder

    Doutor,tomo levotiroxina sódica ha mais de 2 anos,pode cortar o efeito de anticoncepcionais? e gostaria de saber qual o anticoncepcional melhor a se tomar,Tess, yasmin,glacial etc?tem alguma sugestao?Obrigada!

  • Mayara
    Responder

    Em 2007 fui diagnóstica com hipotireoismo.Faço tratamento com syntroid 25 mg e em 2009 tudo voltou ao normal. O endocrinologista falou que tinha que tomar remedio pro resto da vida.Faço tratamento com anticonvulsivo também -gardenal e depakene.Vejo que muitas pessoas que tem hipo engordam.Depois de 4 anos que estava tudo legal no meu tratamento parece que tudo voltou.meus exames deram alterados.Hipotireoismo faz a pessoa emagrecer também?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Mayara

      Muito raro isto acontecer MAS como podem haver outros distúrbios associados, por exemplo, pode acontecer.

      Boa semana

      Ícaro

  • Leila
    Responder

    Olá Dr. Icaro! Parabéns pelo site, as informações ajudam muito a novos questionamentos… tenho tomado Syntroid a 2 anos 50mg e desde o inicio de 2013 devido a desejo de engravidar meu medico aumentou a dosagem para 75. Na última consulta recente para surpresa meus exames que estavam dentro do padrão subiram para 5,04 o que levou a um novo aumento da dosagem para 100 mg… tenho um estilo de vida saudável e não sinto nenhum sintoma, nem ganho de peso mas minha pergunta é: um tratamento ortomolecular ao invés do convencional pode curar meu hipotiroidismo ou depois de instalado é impossível reverter? Desde já agradeço a atençao!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Leila

      NÃO é impossível reverter mas isto depende da causa-base do distúrbio, dos hábitos do paciente, seu organismo em si, etc.

      Boa semana

      Ícaro

  • carol
    Responder

    Boa tarde Dr Ícaro. Há 4 anos fui diagnisticada com Doença de Graves. Fiz tratamento com radio iodo e atualmente tomo puran. Possui mixedema pré tibial, e já fiz uso de vários tratamentos, como uso de diurético, corticóides… e não consigo diminuir esse inchaço… Como o senhor trata os pacientes com esse problema? Obrigada

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Carol

      Isto varia de um paciente pra outro…

      Melhoria dos hábitos de vida, correção de alterações de exames, suplementos orientados, T4 + T3 qdo necessários, etc

      Boa semana

      Ícaro

  • Tania
    Responder

    Dr. Ícaro, recentemente li um artigo que falava que o consumo do adoçante sucralose diminui a quantidade de iodo no organismo. Passei por uma gastrectmia total e, portanto, não consumo nada de açúcar e troquei a sacarina/ciclamato pela sucralose (achando que estava fazendo uma boa troca, há dois meses). Há um ano atrás, dosei TSH, T3 e T4, todos normais, entretanto, meu último exame já apresentou aumento de TSH (apenas, t4 normal). Será que pode ser o adoçante? O sr. tem algum estudo sobre isso para me indicar? Grata por seu artigos sempre muito esclarecedores! Abraços!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Tania

      Desconheço esta informação: se quiser me mandar o artigo, avalio com prazer.

      Boa semana

      Ícaro

  • Tania
    Responder

    Dr. Ícaro, na verdade eu li no site do dr. Frederico Lobo e la´tem um artigo de uma nutricionista. Diz que a sucralose tem 3 moléculas de cloro que competem com o iodo: http://www.ecologiamedica.net/2011/05/escolhendo-melhor-o-seu-adocante.html
    Então para quem está com suspeita de hipotireoidismo, melhor não consumir…Obrigada, abraços!

  • Fernando A
    Responder

    Olá,

    Fiz cirugia de remoção da tireoide e tomo o levoid 200. Consirando que a substância não é extamente a produzida pela glândula faço duas perguntas:

    – Quais os efeitos que pode levar a logo prazo para quem não tem mais a glândula?
    – Existe alguma reposição que seja melhor do que os clássicos Levoid, Puran, etc?

    Gostei muito da matéria!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Fernando

      – A longo prazo, deve-se sempre chegar à dose de horm. da tireóide que melhor adapte-se ao seu período de vida, já que não há mais a regulagem do próprio organismo: isto, para sempre, no seu caso, na minha opinião.
      – Na minha opinião a suplementação de T4 + T3 é superior.

      Boa semana

      Ícaro

  • Nirmohi
    Responder

    Bom dia!
    Gostaria de saber qual o exame de urina que pode ser constatado o nível de iodo no corpo. Aqui na minha cidade estou com dificuldade para encontrar algum laboratório que faça. O único que achei diz que é o urina 24 hs. E quanto ao exame do cabelo, já está disponível em qualquer laboratório de análise? Achei fascinante este exame!
    Outra dúvida que me surge é quanto a Tireodite de Hashimoto, é por falta ou excesso de iodo?
    Se vivemos numa carência de iodo, parece que o governo está na contramão, querendo reduzir a quantidade de iodo no sal – http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/04/17/quantidade-de-iodo-no-sal-consumido-no-brasil-sera-reduzido
    Grata!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Nirmohi

      A dosagem de iodo que habitualmente peço é a sangüínea, pela sua praticidade mas a urinária, indiretamente, dá uma idéia da suficiência ou não de iodo no organismo (sempre junto à sintomatologia clínica, é claro).

      Sobre o mineralograma capilar são poucos os locais confiáveis no Brasil e no mundo que conheço mas já há várias opções no Brasil.

      Hashimoto pode ter influência de ambas as condições, excesso e falta, já que raras vezes tem a ver só com este fator isolado.

      Quanto à questão da suficiência ou não do iodo na dieta do ser humano, esta é uma questão bem controversa até na comunidade científica, motivo pelo qual acaba que cada profissional traça sua própria opinião e condutas…

      Boa semana

      Ícaro

      • Nirmohi
        Responder

        Boa tarde Dr. Ícaro! Finalmente encontrei uma homeopata ortomolecular que aceitasse me tratar sem começar com a reposição de hormônios. Foi constatado ser hipotireoidismo auto-imune. Fiz uma mineralograma (saliva) e fiquei com algumas dúvidas. No exame tem três classificações: equilibrado, bloqueado e desequilibrado. Meu sistema endócrino deu desequilibrado (4-12) e meu iodo bloqueado (2). O que significa estes termos e os valores? Ela receitou suplementação de iodo e por ser auto-imune dará uma atenção especial a supra-renal.
        Estou gostando muito, mas estes termos (bloqueado, desequilibrado e o significado destes valores)são muito novos pra mim e não encontro nenhuma referência na internet para compreendê-los. Desde já agradeço!

  • Amara
    Responder

    Ola Dr. Icaro,
    Primeiramente, gostaria de parabeniza-lo pelo seu trabalho informativo e esclarecedor. O senhor é exemplo a ser seguido nao só pela classe médica, mas por todos os que são comprometidos com a saúde e bem-estar da sociedade
    Minha dúvida é qual é a origem da levotiroxina base?junto com T3 ela substitui perfeitamente a carência da tireóide hipoativa?Abraços.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Amara

      Obrigado pelo comentário!

      Sobre sua dúvida, pelo que farmacêuticos me esclareceram a levotiroxina base seria hormônio T4 bioidêntico da tireóide. E junto ao T3, na minha opinião, podem bem ajudar na hipoatividade da tireóide mas o ajuste de dose sempre depende do conhecimento e habilidade do profissional, exames e sintomas do paciente, que devem ser avaliados dinamica e constantemente.

      Boa semana

      Ícaro

      • Amara
        Responder

        Agradeço pela resposta.
        Um abraço.

        • Amara
          Responder

          Desculpe o incômodo Dr. Ícaro, mas, qual é o DDD do seu nº de contato TIM e do fixo,seria o 61?
          Grata e até breve.

  • Eunice
    Responder

    Boa Noite Dr Ícaro

    Há 14 anos tomo essa porcaria de puran75, hoje é claro estou no puran75 e não faz mais efeito, meu cabelo cai, minhas unhas nem pinto mais, todas finas e quebram no meio , inclusive dos 2 pés, insônia de noite, sonolência de dia, prisão de ventre, todos os demais sintomas conhecidos, tenho todos, como se eu não tomasse medicação, meu caso não é genético, comecei tomar remédio pra emagrecer muito nova aos 17 anos e alguns anos depois comecei ter problemas na tireóide, hj tenho 43 e tomo puran75 às 8 da manhã às 16 hrs o efeito já acabou e os sintomas pela falta do hormônio fica pelo resto da noite que até arde/queima e eu não durmo com a situação. Decidi tentar o iodo, falei com minha médica ela me disse ser uma possibilidade, então vou fazer duas ou tres perguntas.

    RESULTADO DO ULTIMO EXAME FEITA HÁ 10 MESES

    T4-LIVRE
    Material: Soro
    Resultado: 1,04 ng/dL
    Valores referenciais: 0.70 a 1,80 ng/dL
    Método: Quimioluminescencia

    HORMÔNIO TIREOTROFICO-TSH
    Material: Soro
    Resultado: 0,30 uIU/mL
    Valores referenciais: Acima de 20 anos: 0,45 a 4,50 uIU/mL
    Método: Quimioluminescência

    Dr Ìcaro o IODO pode ser o IODO PURO que vende em farmácia de homeopatia?

    Devo tomar 2 ou 3 gotas? 1 ou 2 vezes ao dia??

    Obrigada

    Aguardo ansiosamente por vossa resposta.

    Abçs

    Eunice

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Eunice

      Perdão mas não posso consultar ou prescrever pacientes pela internet: falar em doses ou tipos de medicamentos é prescrição…

      Boa semana

      Ícaro

      • Eunice
        Responder

        Boa Trde Dr Ìcaro
        obrigada pela resposta, mas pelo menos essa pergunta pode responder? acho que essa não é prescrição médica, apenas curiosidade de alguem que não entende de química, só de $$$$. O IODO é diluído em DARKIN?

        Obrigsda pela atenção
        aabçs

        Eunice

        • dr.icaro
          dr.icaro
          Responder

          Olá Eunice

          Perdão mas desconheço o que seja DARKIN.

          Boa semana

          Ícaro

          • Eunice

            Ola Dr Ícaro

            espero que possa responder minha perguntas
            O IODO é diluído em líquido de DARKIN ou em Óleo MINERAL?

            Boa Noite

            abçs

            Nicinha

  • Manuela
    Responder

    Bom dia, Dr!
    Gostaria de dizer que achei muitas das respostas para as minhas perguntas em seu site, e fico feliz em ver que é um dos únicos em que as perguntas são realmente respondidas!
    Fui diagnosticada com Hipo há uma semana…e fiquei muito deprimida, embora saiba que “não é o fim do mundo”… Gostaria de saber se nos casos de Hipo é muito comum o aparecimento de nódulos… Obrigada pela atenção!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Manuela

      É comum (não MUITO comum).

      Boa semana

      Ícaro

  • ana paula lopes
    Responder

    doutor, fui diagnosticada com hipotireoidismo, so que eu emagreci, meus sintomas são: emagrecimento, queda de cabelo, minha unha demora a crescer e é quebradiça,intestino preso, irritabilidade, quando encosto a mão no peito sinto o coração bater acelerado, o medico me receitou levotiroxina 25mcg, vou ter que tomar para o resto da minha vida? me ajuda estou angustiada, o medico não me esclareceu (S.U.S) POR FAVOR, agradecida doutor desde já.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Ana

      NÃO posso dizer se você vai ter que “tomar pelo resto da vida” porque não conheço detalhes do seu caso! Desculpe, portanto, por não poder responder sua pergunta.

      Boa semana

      Ícaro

  • ana paula lopes
    Responder

    doutor Ícaro, me ajude, o medico me passou levotiroxina 25mcg, e eu ainda não tomei com medo das reações, me esclareça por favor, esse remédio causa danos no coração? pode a vim dar câncer? se eu não tomar corro risco de vida? me ajude, pois já faz 2 dias que deveria ter começado o tratamento com o remédio e ainda não comecei por falta de esclarecimento, me ajude por favor! tenho 36 anos, 1,60 de altura e 53 quilos

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Ana

      Levotiroxina é o hormônio T4 da tireóide que, se prescrito para quem realmente tem necessidade, costuma ter muitos efeitos bons e baixíssima chance de efeitos colaterais (em dose adequada).

      Boa semana

      Ícaro

  • VALQUIRIA MASSEI DAMASCENO
    Responder

    ola dr icaro, tenho 57 anos, tomo puran t4 por indicação médica. na ultrassonografia constou um nódulo de 1,5cm lado esquerdo e meu médico disse que tenho que pulsionar para saber se é benigno ou maligno. o dr recomenda punção da tireóide nestas condições?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Valquíria

      Não conheço o caso todo mas se seu médico (que conhece) disse, neste contexto, concordo.

      Boa semana

      Ícaro

  • jessica
    Responder

    ola dr gostaria de dizer que meus exames deu que estou com tireoide estou 10. alguma coisa nao me recordo.e tomo puram eu preciso tomar mesmo esses remedios?e se tenho mesmo que tomar esse remedio eu posso ingerir bebida alcoolica.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Jessica

      Não posso opinar sobre tudo isso sem conhecer seu caso e exames, já que tudo isso influi…

      Boa semana

      Ícaro

  • Bárbara
    Responder

    Doutor boa noite
    Ja faz um tempo que sinto muito cansaço e sono, estou com uma queda de cabelo intensa. No começo do ano meu TSH estava 2,77. Fiz um outro exame neste mês e o TSH foi p/ 4,15 e o T4 está 0,91. Posso estar com Hipotireoidismo?
    Obrigada.
    Bárbara

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Bárbara

      Pode estar sim, mesmo que forma “atípica”.

      Boa semana

      Ícaro

  • vanessa
    Responder

    Drº Fui disgnosticada com Hipotiroidismo o resultado do meu Hormonio foi de 8,62 está muito alto o médico me receitou Puran T4 50 mcg, gostaria de saber se é verdade esse remédio causa tinturas e fraqueza.

    No mais também estou com o meu GGT em 117 e estaou tomanado Forfig 200 mg, esse dois medicamentos podem ser utilizados juntos

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Vanessa

      Desconheço que Puran possa causar tonturas ou fraqueza, se o paciente realmente precisa dele.

      Sobre os medicamentos questionados, desconheço interação negativa entre eles.

      Boa semana

      Ícaro

  • Diogo Sobreiro
    Responder

    Olá Doutor,
    Fui diagnosticado com Hipotireoidismo e meu médico me receitou Levoid 25mg. Minha esposa que trata também de hipotireoidismo a pelo menos 15 anos faz uso do syntroid 125mg e acredita realmente ser o melhor medicamento.
    Agora estou na duvida, qual a diferença entre esses medicamentos? Existe alguma propriedade entre os medicamentos (syntroid/Levoid/Tetroid/Puran) que possa ser mais agressiva a saude?
    Qual é a sua preferencia?
    Obrigado,
    Diogo

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Diogo

      Os industrializados costumam ter quase nenhuma diferença entre si, pelo que sei. Eu raramente prescrevo-os, preferindo habitualmente a associação de T4+T3 bioidênticos.

      Boa semana

      Ícaro

  • Ivo
    Responder

    Doutor,Eu comecei a tomar levorotoxina sódica de 25 mg, meu TSH estava em 41,8, hoje estou com uma dose de 275 mg, baixou o TSH para 13.6 e o médico indicou aumentar a dose para 300 mg. Me preocupo, pois tenho problemas cadíacos, não se trata de uma dosagem muito alta e se o TSH baixou porque aumentar a dose? Obrigado

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Ivo

      Parece ser uma dosagem alta mas é seu médico quem pode te explicar qual foi o raciocínio dele que resultou na prescrição de aumento de dose…

      Boa semana

      Ícaro

  • Juliane Loubach
    Responder

    Bom dia Dr. Ícaro.
    Moro em Porto Velho/RO e em setembro de 2012 fui diagnosticada com hipotireoidismo, nessa época meu bebê estava com 6 meses. Sentia todos os sintomas, dores no corpo, cansaço extremo e muita queda de cabelo. Nos exames iniciais meu TSH estava em 154.60 e meu T4 em 0.24, o médico disse que eu poderia ter coma mixedema, mas continuei trabalhando mesmo com os sintomas. O endócrino me receitou Euthyrox 50mc e com 10 dias aumentou para 75mc, mas os efeitos colaterais foram terríveis, comecei a ter dores no peito, angina, palpitações e fiz todos os exames cardíacos e não dava nada. Refiz os exames hormonais após 2 meses e já estava passando para hipertireoidismo, e a sensação de aperto no peito só parou quando outra médica suspendeu a medicação e me receitou propalanol. Mas 2 meses depois voltaram todos os sintomas, e novamente outra médica do meu plano me receitou Puran T4 50, mas não aguentei tomar por 2 meses de novo, e em maio deste ano retornei com a doutora que havia suspenso a medicação, e ela me disse o que você fala nesse artigo, que os hormônios sintéticos podem causar efeitos piores que a própria doença. Ela me receitou L-Tirosina 250 e mais vitaminas, iodo, selênio e zinco. Ontem peguei novamente o resultado dos exames, meu TSH permanece alto, está 84.87 e meu T4 0.46, mas o T3 está em 2.80 e prolactina e calcio normais. Quero saber se esse tratamento funciona a longo prazo? Pois continuo com muitas dores no corpo, principalmente quando me exercito, fico muito triste e sempre com medo de que isso não vai passar, ainda ando tendo umas palpitações. E qual a possibilidade de uma consulta com você, pois acredito muito na homeopatia e medicina ortomolecular,e nos bioidenticos. Grata.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Juliane

      Não posso opinar sobre um tratamento que não estou acompanhando, sobretudo se não conheço a fundo o caso e os exames a ele atinentes. Quanto a consultar comigo, basta marcar conforme instruções no link “Marque Sua Consulta” deste site.

      Boa semana

      Ícaro

  • luciana
    Responder

    Dr tenho hipotiroidismo já a 11 anos. Bom com a reposição hormonal; porém às vezes tenho alguns problemas. Acontece que ultimamente venho me sentindo inchada e chego a aumentar 1.600 g de um dia para o outro ( retendo liquido); e meu organismo anda mais lento doque o normal. Meu T4 esta normal, assim como o tsh; porém o t3 esta baixo; mais do que há alguns meses. acredito que o problema talvez seja este. Fiz reposição de 125 mg por 10 anos, mas ano passado meu organismo começou a manifestar hipo novamente, e passe a tomar 137 e 125 num esquema de intercalagem. Nos dias que tomo os 125 sinto meu intestino muito lento e muito mais retenção liquida. Bom, o que posso fazer? Ha opções de t3 para reposição? Espero ir a uma consulta, mas até lá gostaria de saber o que pode estar acontecendo.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Luciana

      Só posso te dizer “o que fazer” se você for minha paciente, ok? Por questões éticas… Mas SIM: há opção de reposição de T3 bioidêntico. Pode ser que você esteja com outras perturbações de hormônios/neurotransmissores ou mesmo de conversão de T4 em T3.

      Boa semana

      Ícaro

  • janayna silva
    Responder

    ola doutor meu exame deu t4:8,77 tsh:16,40…….o que isso significa?tenho 24 ans ,168 alt e 120 kls nao consig perdser peso de maneira alguma…..o que faço?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Janayna

      NÃO posso analisar exames e opinar pela internet, para pacientes que não esteja eu acompanhando presencialmente, ok? Proibição formal do CFM para todos os médicos…

      Mas te aconselho acessar todo o material da seção Emagrecimento Saudável deste site; deve ajudar.

      Boa semana

      Ícaro

  • Pedro Romanel
    Responder

    Prezado Dr. ícaro,
    Estou com um problema na tireóide, que, a princípio, ainda não sei qual é. Já fui em uma endocrinologista, e ela me diagnosticou com hipotireoidismo, e me passou o remédio Puran T4 para ser tomado todos os dias, na quantidade de 100 mg. O problema é que, ao começar a tomar o remédio, comecei a ter irritabilidade extrema, e alguns sintomas que se assemelham ao hiper tireoidismo. Já fiz dois exames de punção da tireóide, e todos os dois foram inconclusivos. Depois de pouco mais de 01 mes, parei de tomar o remédio, e voltei ao normal, pois tenho 22 anos e nunca tive nenhum sintoma, até mesmo porque essa “condição” da tireóide foi descoberta por acaso, em um exame de sangue de rotina. Agora, há cerca de uns 3 a 4 meses, estou apresentando alguns sintomas de hipotireoidismo, como alta irritabilidade, excesso de sono e cansaso frequente durante o dia. Uma das coisas que a médica falou foi que, por eu ter praticado esportes a vida toda, meu corpo pode ter se adaptado ao hipotireoidismo, e portanto eu tenho a situação clínica, mas não os sintomas. O problema é que, certos momentos do dia, eu tenho exatamente os sintomas de hipertireoidismo, como uma agitação fora do normal, falta de sono, e sintomas parecidos… Como o remédio fez um efeito extremamente indesejado, os exames são inconclusivos, e a médica não sabe exatamente o que eu tenho, gostaria de saber se existe alguma situação parecida com a minha, ou, pelo menos, algo que possa ser indicado, pois o que está acontecendo no momento são somente os sintomas de hipo-tireoidismo.
    Desde já, agradeço a atenção.
    Atenciosamente,
    Pedro Romanel

    • Pedro Romanel
      Responder

      Prezado DR.,
      Ainda aguardo uma resposta, pois meu novo exame de hormonio tireoestimulante ultrapassa os valores do laboratório (simplesmente consta “acima de 150.000” no meu exame. Não tenho sintoma algum, e até mesmo o cansaço que eu sentia passou, mas os valores parecem ter aumentado desde o ultimo exame… O que pode ter de errado comigo? Todos os médicos que eu vou ficam extremamente assustados com os valores do meu exame, mas ninguém sabe o que eu tenho… Como dito antes, já fui medicado com puran T4 de 100 mg., mas ao começar a tomar, passei muito mal e tive que parar…
      Agradeceria muito uma resposta…
      Att.
      Pedro Romanel

      • dr.icaro
        dr.icaro
        Responder

        Olá Pedro

        Seu caso precisa de excelentes hábitos de vida e exames bem amplos, na minha opinião. Vc precisa de um bom acompanhamento presencial já que à distância é impossível te avaliar com a devida propriedade.

        Boa semana

        Ícaro

  • Isabel
    Responder

    Bom dia Dr.
    Só fui diagnosticada com hipotiroidismo recentemente, tenho 40 anos. Nunca tive nenhum problema sério de saúde. Daqui pra frente quais os problemas que eu posso vir a ter em consequencia do hipotiroidismo?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Isabel

      Sugiro que você leia os posts sobre Hipotireoidismo no meu site, todos eles: Esclarecem sua dúvida, também nos links.

      Boa semana

      Ícaro

  • Bya
    Responder

    Dr. Ícaro.
    Tenho Tireoidite de Hashimoto e tomo levotiroxina há cerca de 3 anos. Tive um aumento incrível no peso, desde a descoberta até agora, mesmo com os hormônios controlados. Já fui em vários médicos, e todos dizem que não tem a ver uma coisa com a outra. Se está controlado, não tem porque ter o aumento de peso. Mas, desde que comecei com a levotiroxina, sinto muito mais fome do que sentia antes (a ponto de doer a barriga, coisa que nunca aconteceu antes) – é lógico que essa é a razão do meu aumento de peso. A levotiroxina aumenta o metabolismo e por isso sinto essa fome incontrolável? Posso tomar suplementos vitamínicos como cromo, cálcio, selênio, potássio? Essa fome louca pode ser carência de nutrientes? Não quero mais ser obesa, mas não consigo parar de comer. E mesmo quando faço regime, nada acontece. O senhor poderia me ajudar?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Bya

      NÃO posso prescrever ou interferir na conduta de outro médico à distância. Mas acredito que você possa tomar suplementos sim, cuja falta pode causar esta grande fome e prejudicar o metabolismo, e também prejudicar a conversão de T4 em T3. Sugiro que converse BEM com seu médico.

      Boa semana

      Ícaro

      • Bya
        Responder

        Muito obrigada, Dr. Ícaro. Só mais uma dúvida: alguns desses suplementos (Cr, Ca, Se, K) é prejudicial se tomado junto com a levotiroxina sódica? Li em algum lugar que quem tem hipotireoidismo deve evitar o consumo de carnes de soja e leite de soja. Sou vegetariana. Isso pode ser a causa do meu aumento de peso? Obrigada novamente pela ajuda! Admiro muito a sua visão holística do paciente. Pena que estou tão tão longe do seu consultório pq gostaria muito que o senhor fosse o meu médico. Abs!

        • dr.icaro
          dr.icaro
          Responder

          Olá Bya

          Obrigado pelas palavras. Sö vejo problemas no EXCESSO, regular, destes: aí costumam causar problemas.

          Boa semana

          Ícaro

  • Ana Paula Lopes
    Responder

    Boa noite doutor Icaro, sei que o CFM impede o senhor de responder como consulta as perguntas feitas no site, mais te peço ajuda porque na cidade onde moro marcar consulta é muito difícil, estou tomando levod 25mcg, o medico me receitou para hipotireoidismo, a mais ou menos uns onze anos atrás eu tive um problema no fígado que não foi diagnosticado, minha pergunta é esse remédio prejudica o fígado?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Ana

      Acredito que não prejudique o fígado. Mas veja direitinho isso com seu médico…

      Boa semana

      Ícaro

  • Danielle
    Responder

    Dr. descobri a hipo há uns 2, 3 e tenho sentido muito cansaço e sono nas últimas semanas. Você diz que é necessário a mudança de hábitos e com isso acredito que seja necessário atividade física, até porque estou acima do peso. Mas como fazer atividade se me sinto sempre tão cansada e com sono? Ando sem ânimo pra tudo, imagine para academia, que detesto! Marquei o médico para essa semana para ver se a dosagem está precisando mudar, pois ando tãooooo cansada, libido baixa, muitooooooooo sono! Obrigada!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Danielle

      Sempre sugiro começar com os hábitos, mesmo que gradativamente, mesmo que vencendo a si mesmo inicialmente, porque são base para qualquer tratamento e costumam resolver muitas queixas…

      Boa semana

      Ícaro

  • Manu
    Responder

    Boa tarde!
    Por favor, tenho a seguinte dúvida:
    Tenho que começar a tomar Euthyrox (levotiroxina sódica) e tomo o anticoncepcional Diane 35. Minha dúvida é: se a levotiroxina vai cortar o efeito do Diane 35? Não gostaria de ter problemas com minha menstruação (por exemplo, achando que estou grávida e na verdade não estou) e não pretendo engravidar, então não gostaria de ter o efeito reduzido.
    Desde já, agradeço.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Manu

      Desconheço mecanismo pelo qual o Euthyrox cortaria o efeito do Diane.

      Boa semana

      Ícaro

  • ANALIA FELIX SILVA
    Responder

    Oi doutor..tenho hipotireoidismo e tomo o medicamento puran t4 50mcg a 6 meses..só que nesse tempo vem nascendo muitas espinhas..o remédio tem alguma relação com acne?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Anália

      Pode ter relação mas só em doses MUITO inadequadas, na minha opinião.

      Boa semana

      Icaro

  • Nirmohi
    Responder

    Olá Dr. Ícaro! Finalmente encontrei uma homeopata ortomolecular que aceitasse me tratar sem começar com a reposição de hormônios. Foi constatado ser hipotireoidismo auto-imune. Fiz uma mineralograma (saliva) e fiquei com algumas dúvidas. No exame tem três classificações: equilibrado, bloqueado e desequilibrado. Meu sistema endócrino deu desequilibrado (4-12) e meu iodo bloqueado (2). O que significa estes termos e os valores? Ela receitou suplementação de iodo e por ser auto-imune dará uma atenção especial a supra-renal.
    Estou gostando muito, mas estes termos (bloqueado, desequilibrado e o significado destes valores)são muito novos pra mim e não encontro nenhuma referência na internet para compreendê-los. Teria algum link que traga estes conceitos? Desde já agradeço!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      Sem ver o exame e acompanhar o seu caso, sem sequer saber qual o laboratório onde realizou estes, fica difícil opinar ou ajudá-lo…

      Boa semana

      Ícaro

      • Nirmohi
        Responder

        Grata mesmo assim! Fiz mineralograma da saliva, e apenas fiquei curiosa por ser conceitos novos. Não perguntei nada específico, apenas se saberia me dizer dos termos – equilibrado, bloqueado e desequilibrado. Citei os valores apenas como uma referência para ficar mais fácil compreender. Ela fez este exame de mineralograma, com uma fitinha que colocou na minha boca e o resultado saiu na hora. Não foi laboratorial. Apenas perguntei se teria alguma fonte da ortomolecular, algum link para em linhas gerais entender melhor estes conceitos. Grata!

        • dr.icaro
          dr.icaro
          Responder

          Olá

          Sugiro que leia os textos sobre o assunto no ligadasaude.blogspot.com
          Devem ajudar.

          Boa semana

          Ícaro

  • silmara
    Responder

    Olá Dr.Ícaro, tenho hipotireoidismo e gostaria de saber se posso fazer tratamento natural mesmo tomando comprimidos,que no caso é o tiamazol(tapazol);pois existem vários tratamentos naturais também eficazes contra o hipotireoidismo.
    Obrigada!!!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Silmara

      Não vejo impedimentos, desde que o tratamento seja adequado às necessidades do seu caso, após cuidadosa análise geral.

      Boa semana

      Ícaro

  • jose henrique
    Responder

    DIGAÉ MEU AMIGO DR.ICARO ESTOU PEDINDO UMA INFORMAÇÃO SE FOR POSSIVEL,MEU TSH DEU BASTANTE ALTO A 15 DIAS FIZ O EXAME DEU 361.A 5 DIAS COMEÇEI A USAR O MEDICAMENTO PURAN DE 50 MG ANTES DE DECROBRI QUE TINHA ESSE PROBLEMA NA TIREOIDE JA SENTIA INSÔNIA,DESÂNIMO,FOBIA,DIFICUDADE DE SE CONSETRAR COM AS PESSOAS COISA QUE TINHA BASTANTE FACILIDADE E FALTA DE PRAZER PARA FAZER SUAS ATIVIDADES ISSO FAZ PARTE DA TIREÓDE
    ELEVADA?QUERIA SABER QUANTO TEMPO LEVARIA PARA VOLTA O NORMAL CONTINUAR A VIDA TRANQUILA SEM ESSAS MAZELAS ….RSRSRSRS….FICARIA MUITO GRATO SE PUDESSE MIM DÁ ESSA INFORMAÇÃO.ABRAÇO E FIQUE COM DEUS.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá José

      Tudo isso pode, sim, fazer parte do quadro do dist. da tireóide e não dá para precisar em quanto tempo haverá melhora mas com a dose certa não costuma demorar para sentir-se melhor.

      Boa semana

      Ícaro

  • Natália
    Responder

    Olá, Dr. Ícaro. Boa tarde!
    Tenho 28 anos, tenho dificudade pra engordar e fiz um exame de TSH que deu 9,980, fui a uma endocrinologista e ela pediu pra refazer o exame que deu 6,960 e fiz tambem a dosagem do T4 livre que deu normal. Porém o exame de tireoglobulina deu super alto: 447,1. Gostaria de saber se tenho a tal doença de Hashimoto, ou se é Hipotireidismo, ou ainda se é a mesma coisa.
    Desde já, obrigada pela atenção!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Natália

      Pode ser mas só o médico que acompanhe seu caso pode te dizer ao certo.

      Boa semana

      Ícaro

      • Natália
        Responder

        olá Dr. Ícaro.

        Obrigada por responder.
        Fui a duas endocrinologistas, mostrei meus exames e elas me disseram a mesma coisa:
        trata-se de tireoidite de Hashimoto.
        Comecei a tomar Levoid 25 hoje. Espero que ocorra tudo bem comigo. Estou um pouco nervosa com algum efeito colateral que eu possa vir a sentir, tipo ganho de peso. MAs é isso ai!

        Um ótimo fim de semana pro Sr. também.

  • maria
    Responder

    ola Dr, trato da tireóide(hipotireodismo), a mesma esta controlada e gostaria de saber de o cloridrato de bupropiona interfere na tireóide e quais seriam os riscos do bup em relação a tireóide. Obrigado

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      De forma importante e em dose adequada, não que eu saiba.

      Boa semana
      Ícaro

  • jucy
    Responder

    Dr, o tenho hipo, eo resultado do exame deu 101, me ajude tou me sentindo muito enjoada, ja tomo levoide de 150.

  • Kleyton
    Responder

    Dr. Icaro

    Minha esposa começou seu tratamento contra a alta de TSH (7,4) usando Euthyrox, 50mg, como começou a sentir desconforto e variação no batimento cardíaco, reduziu para 25mg, o que depois foi confirmado pela Dra. como uma ótima e acertada escolha.
    Ocorre que passadas duas semanas utilizando 25mg, ela fez novo exame e o TSH agora chegou à ínfimos 0,01.
    Novamente, ela sente desconforto e variação nos batimentos cardíacos, aconselhei que ela(NÃO SOU MÉDICO), novamente então reduzisse pela metade a dose, sendo então de 12,5mg.
    Este resultado é preocupante? Seria necessário buscar logo um médico? A médica da minha esposa é muito concorrida e ela somente conseguiu consulta para começo de Setembro.
    Se puder me dar uma dica se isso é grave, pois mesmo consultas particulares não se consegue rápido, é muito demorado por aqui.
    Ficaria imensamente grato se pudesse me dar uma clareação sobre isso e o que devo fazer.
    Lembro que todos os outros exames feitos juntos com o nível de TSH deram dentro dos limites estipulados.

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Kleyton

      É necessário procurar um médico, até porque no caso da sua esposa pode haver envolvimento de níveis alterados de outros hormônios E adaptações de doses precisam ser orientadas e acompanhadas. Mas como sempre digo: fundamental melhorar hábitos de vida e exames mais completos.

      Boa semana

      Ícaro

  • Paula
    Responder

    Dr. Icaro, utilizei pílula anticoncepcional por 12 anos consecutivos (Alestra 20mg – gestodeno e etinilestradiol). Resolvi interromper o uso há um mês e fiz exames de rotina para minha ginecologista. Meu nível de TSH veio 63. Essa alteração poderia estar relacionada a uma descompensação transitória hormonal? Não tenho sintomas clínicos de hipotireoidismo e não dosei o T4 (ainda não retornei à médica).

  • isabelle rego
    Responder

    Boa tarde!Faz 2 anos que faco tratamento com diversos medicos em bsb e nenhum de fato me falou sobre o T4 base,em 2 anos minha tireoide ainda esta desregulada,hoje fui a outro medico que me passou T3 manipulado!

  • Carina
    Responder

    Dr. Ícaro,
    fui diagnosticada com a doença de Hashimoto.

    Comecei uma mudança alimentar + exercicios e meus hormônios foram controlados e as taxas de anti-corpos antitireoidanos baixaram – mas ainda nao estão num nível normal (apesar de terem caído muito).

    Há algum caso de controle dessas taxas através de mudanças de hábitos?

    O que posso incluir na alimentação para tentar melhorar meus resultados?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Carina

      Sim, a mudança de hábitos pode ajudar a controlar estas taxas. Sobre prescrição de dieta, sugiro fortemente que você procure um bom nutricionista para orientações específicas adequadas ao seu caso.

      Boa semana

      Ícaro

  • ana claudia
    Responder

    Boa tarde Dr. Icaro
    Removi a tireoide e fiquei num quadro de hipotireoidismo terrivel sem consegui levantar da cama tem 45 dias repondo o hormonio e a 15 estou tomando 200mg so que ainda sinto um cansaco terrivel que me obriga a ficar deitada a maior tempo do dia .Estou desesperada com medo que is nao va passar .Isto e normal o meu tsh ja baixou.Estes sintomas demoram para desaparecer ?Por favor me ajude.Obrigada!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Ana

      Ao meu ver, pode ser que você tenha outros transtornos associados ou mesmo uma má conversão de T4 em T3 que precisa de avaliação e tratamento. Quanto ao tempo de remissão dos sintomas, isto varia muito de um paciente para o outro…

      Boa semana

  • liandra ferraz
    Responder

    ola dr a 8 meses em exames de rotinas de minha ginecolgista fiz ultrasson na tireoide e foi visto um nodulo fiz tbm exames de sangue q deram normais fui a endocrino q disse q por ser pequeno nao fariamos nd porem nunca estive tao acima do peso tenho 4 filhos engordava muito na gravidez mas sempre voltava porem do ultimo nao voltei entao foi passado remedios p anciedade metabolismo e subutramina sem resultados,agora voltei a medica que pediu exames de rotina de novo e foi visto q o nodulo dobrou de tamnho tenho os sintomas muito forte de sono irritabilidade e etc,minha pergunta é:é possivel ter um nodulo com auteraçoes e nao ter nd na auteraçao de hormonios?e tbm posso tomar o café verde tendo algum problema?obrigada.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Sim, é possível ter nódulos e os exames básicos feitos mais comumente “não acusarem alterações”. E desconheço problemas entre o café verde, consumido com moderação e sob orientação competente e a tireóide.

      Boa semana

  • Joana
    Responder

    Olá, gostaria de saber se a terapia com levoide causa estrias.

  • [email protected]
    Responder

    Olá Dr.! Parabéns por fazer a sua parte com a Humanidade, compartilhando tanto conhecimento !!
    Tenho 45 anos e tomo levotiroxia 50mg há dois anos . Pergunto:
    – Hipotireoidismo envelhece mais rápido a pessoa? (exemplo de flacidez de pele)
    – Me dê algumas dicas para eu viver melhor e ter qualidade de vida quando chegar a Menopausa (deficiência de hormon.) e somar com Hipotireoid. (outra deficienc. Hormon.) ?
    Agradeço Muito!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      – Todo distúrbio hormonal descompensado pode “envelhecer mais rápido” um organismo
      – As dicas estão ao longo de todo este site, sobretudo na seção de Hábitos Saudáveis

      Boa semana

      Ícaro

  • Elaine
    Responder

    Olá Dr, trato de hipo a 5 anos, até Dezembro de 2012 eu tomava Puran de 88mcg. Dei uma parada e fiquei 5 meses sem tomar. Meu pai faleceu em maio de aneurisma e depois disso voltei na minha endócrino e meu TSH estava a 5.5, ela pediu para eu voltar a tomar o puran de 50. Como eu estava fazendo exames de rotina também com um cardio, ele me pediu depois de um mês dosagem do TSH e havia aumentando para 8,62. Conversei com a médica e ela mudou para o levoid de 75. Estou tomando a 2 semanas, mas a questão é que essa ultima semana tenho sentido muita tensão no ombro e pescoço, tontura e acordo com inchaço nos olhos, além de sentir uma pressão na testa. Não sei se pode ser da hipo, do levoid ou de Stress. O que vc acha Dr? Devo fazer algo? obrigada desde já! abraço

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Elaine

      Pode ser de ambos os fatores. Sugiro que procure seu médico para reavaliação

      Boa semana

  • DANIELLE QUEIROS
    Responder

    DOUTOR TOMO LEVOID DE 150 MG A MAIS OU MENOS 6 MESES E NESSE ULTIMO MES TIVE BASTANTE TONTURA TODOS OS DIAS SERÁ QUE É POR CAUSA DA ALTA DOSAGEM DO REMEDIO POIS NO COMEÇO DO TRATAMENTO ESTAVA TOMANDO O DE 75MG POR ME AJUDE. OBRIGADO DESDE JÁ.

  • Lara
    Responder

    Dr, a mais ou menos 10 meses fui diagnosticada com hipotireoidismo. Acabei de completar 18 anos e gostaria de saber si fazendo o uso de Levoid 50mg,posso casualmente ingerir bebidas alcoólicas? Aguardo resposta.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Lara

      Casual e moderadamente não vejo problemas MAS sugiro que pergunte isto para o seu médico.

      Boa semana

  • Gustavo
    Responder

    Dr, Icaro fui diagnosticado com hipotiroidismo Ontem, o TSH estava 19,026 e o t4 livre normal, a endocrinologista me receitou Levotiroxina e puran t4, falou que poderia escolher um desses para tomar, gostaria de saber qual seria o melhor para tomar, pois li que o puran t4 não é igual a levotiroxina, lendo a bula dos dois vi que a levotiroxina tem mais efeitos colaterais que o puran t4, estou com medo de tomar levotiroxina pois diz que pode haver queda de cabeço, e eu tenho muito medo do meu cabelo cair, ja no puran t4 não diz que havera queda de cabelo!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Gustavo

      Que eu saiba são moléculas iguais. Mas existem mesmo alguns casos de pacientes que se dão melhor com um ou outro.

      Boa semana

  • Pedro Henrique Ribeiro Teixeira
    Responder

    caro doutor ícaro, é possível curar hipotireoidismo com transplante da tireoide?? aguardo sua resposta.desde já agradeço!

    por favor envie a resposta para meu e-mail: [email protected]

  • gabrielly
    Responder

    ola dr.icaro eu gostaria de sabe se o remedio euthyrox causa atraso menstrual ???
    se nao causar atraso se hover esse atraso durante o uso do medicamento
    deve-se procurar um medico ???

  • Eliane
    Responder

    Olà dr Icaro, Gostaria muito de uma informação moro no interior do mt, faz dois anos que sofro com hipertireoidsmo sendo que o nivel mais alto do T4 livre foi 5,35 o maximo de tapazol que usei foi 10 mg, durante este dois anos fiquei 7 meses sem o remedio e com os hormonios normais, porem agora em novembro deu alteração de novo e a medica me indicou o iodo, quando perguntei se não era melhor a cirurgia ela me respondeu uqe era a mesma coisa que o iodo só que com mais efeito colateral.

    Mas fica minha duvida tenho 26 anos e quero muito ser mãe pq os medicos indica o iodo se ele causa hipo, qual o senhor acha mais incado para quem quer ser mãe?

    Existe forma de fazer a cirurgia e retirar parcial a glandula de forma que os hormonios funcionem normais?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Existe cirurgia parcial mas isso depende muito de cada caso; a forma mais adequada de administração de iodo também varia caso a caso: sugiro ver isto com seu médico e/ou nutricionista, ok?

      Boa semana

  • Monica Proença
    Responder

    Olá Dr. Meu nome é Mônica ,tenho 23 anos e minha dúvida é a seguinte : fui diagnosticada com hipotiroidismo ,minha médica me disse que a partir de agora vou ter que tomar sempre Levoid de 38, sempre fui magra não engordo com facilidade peso 47 kg á bastante tempo, você acha que issu pode mudar agora ? Que eu possa vir a engordar? E só mais uma coisa, com essa medicação posso engerir bebida alcolica ? Desde já agradeço!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Mônica

      O equilíbrio hormonal junto a bons hábitos de vida sempre permite melhoria do perfil corporal. Sobre bebidas alcoólicas, usualmente não há problemas sem abusos e longe da hora da medicação.

      Boa semana

  • fatima
    Responder

    Olá Dr.Icaro!
    Qual o endereço e telefone de seu consultorio?
    Obrigada.
    Feliz Natal e um 2014 abençoado.

  • Dalila
    Responder

    Oi Dr. Eu gostaria de saber se é possível ter hipertireoidismo mesmo os exames estando normais?

  • GISLAIANE GONÇALVES SOTERO
    Responder

    OI DR. ICARO eu tenho 26 anos e descobrir que tenho hipotireoidismo aos 20 anos de idade o meu medico me receitou o puran t4 25 e mudou para o de 50 mais foi descoberto nodulos na minha tireoide minusculos ele falou que nao era pra mim me preocupar so que eu sinto muito sono, fraqueza, tontura e cansaço fisico e normal do hipotireoidismo ou pode ser outra coisa? faz sete meses que tive meu bebe e venho percebendo que tive uma piora dos sintomas e normal eu sentir issso o que fazer? desde ja agradeco

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Sugiro que você leia meu último post sobre T4 e T3. Deve te ajudar.

      Boa semana

  • Paula
    Responder

    Minha médica me preescreveu 50mg de levotiroxina sódica, posso tomar 1 dia dois comprimidos (Ficaria 100mg) e outro dia 1 só de 50mg? Estou fazendo assim e estou me sentindo bem melhor!

    Obrigada!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Tallita

      Perdão pela sinceridade mas é a médica quem te acompanha quem tem que avalizar ou não esta mudança de conduta…

      Boa semana

  • Daniele M.
    Responder

    Dr Eu descobri que tenho hipotiroidismo e tomo medicamento para isso. A minha duvida é; Tenho alergia a iodo, sendo assim o puran pode fazer mal? Conheço um senhor que retirou a tireoide e está fazendo iodoterapia. Qual a relação entre o tratamento com o Iodo?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Daniele

      Desconheço interação alérgica entre o Puran e organismos alérgicos a iodo. E possivelmente quem retirou a tireóide, se por tumor, está fazendo iodoterapia para “matar” eventuais implantes cancerosos que possam ter persistido (iodo radioativo).

      Boa semana

  • Ana Paula Lopes
    Responder

    Dr Ícaro, boa noite, gostaria de uma resposta sua, eu tomo levotiroxina 25 mc, e fiz um exame de transvaginal e constatou um mioma 2 mm, meu endocrinologista disse que não tem relação com o medicamento, eu te pergunto tem ou não tem relação com a medicação o mioma?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Ana

      Não conheço seu caso para opinar ao certo mas usualmente não há esta relação.

      Boa semana

  • Aline
    Responder

    Oi!Tenho duvidas pois descobri a poco tempo o hipotireodismo, e tenho tomado puran t4 25 mg.
    E estou gravida de 12 semanas nao to tomando o puran mas pois espero minha consulta que e em risco para que ela me fale se posso ou nao tomar esse remedio. O que devo fazer continuar a toma lo ou nao

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Aline

      Nenhum médico pode responder este tipo de questionamento sem conhecer seu caso e exames: por isso você precisa realmente de consulta e acompanhamento presencial com um. Desculpe e sucesso na sua gestação.

      Boa semana

  • Kely Cavalcante
    Responder

    Dr. Ícaro, bom dia!

    Descobri que tenho hipo já na 12° semana de gravidez, procurei um endocri o mesmo disse que eu já tinha adquirido esta doença há muito mais tempo, e devia tratá-la antes de engravidar. A minha pergunta é, agora estou tomando Synthroid 137, qual a possibilidade do meu bb nascer com algum retardo mental ou deficiência psico-motora, começando o tratamento apenas agora ?

    Obrigado!!!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      A possibilidade existe mas ainda acho que, só por este motivo, não é tão grande. Mas o que vale aqui é a opinião do seu médico.

      Boa semana

  • Thais Meireles
    Responder

    Olá Dr.
    Tem algum texto publicado sobre alteração apenas do tsh e t3 e t4 normais?
    Pq depois de 10 meses fazendo tratamento ortomolecular, alimentação correta e exercícios, o meu tsh subiu. E agora até minha médica ortomolecular quer me dar o hormônio sintético. Não é hashimoto pois ja fizemos exame na na ultrassom tbm deu tudo normal. Obrigada por tudo que vc publica e pelo app

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      No meu site não há texto específico desta forma. Obrigado pelas palavras e boa semana!

  • Ane Luiza
    Responder

    Bom dia Drº Icaro, meu marido fez os exames de rotina, e esta com triglicerides, colestorol alto, CEA e a Ferretina 1500, estou muito preocupada pq ele bebe demais, estou muito preocupada.Obrigada

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Seu marido precisa de avaliação e conduta médica presencial, na minha opinião.

      Boa semana

  • FRANCISCO
    Responder

    BOA TARDE DR. ICARO, FIZ A DOIS MESES VÁRIOS EXAMES DE SANGUE E FOI CONSTATADO QUE A TAXA DE TRIGLICERIDES ESTAVA ALTA E TAMBÉM INTOLERÂNCIA A GLICOSE , O MÉDICO NE PASSOU DOIS MEDICAMENTOS PARA O MESMO E ME ACONSELHOU A PERDER PESO E REDUZIR O CONSUMO DE CARBOIDRATO ASSIM SENDO REDUZI BASTANTE O CONSUMO DO MESMO E TROQUEI AS MASSAS POR INTEGRAIS E CONSUMIR BASTANTE VEGETAIS COMECEI A PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA JÁ PERDI ALGUNS KG O SENHOR ACONSELHA A TOMAR ALGUM TIPO DE VITAMINA PARA AJUDAR NO TRATAMENTO. GRATO

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Francisco

      Não posso aconselhar sem conhecer seu caso e exames. Desculpe.

      Boa semana

  • Isabel Capelotto
    Responder

    Boa Tarde Dr.Ícaro!
    Gostei muito da matéria escrita pelo Sr., estava pesquisando sobre a liotironina quando o encontrei,
    Estou tomando o medicamento para emagrecer;
    Não tenho nenhum problema na tireoide de acordo com a medica que passei,
    estou tomando por conta propria, e tambem conheço os efeitos colaterais, das quais não são minhas maiores preocupações,
    Minha dúvida, corro o risco de engordar ainda mais ao tomar este medicamento, fui diagnosticada com cid E 66, no entanto só fui encaminhada para tratamento com nutricionista; não negligencio o profissional, porem estou tentando emagrecer a dez anos, ja fiz reeducação alimentar, dietas, academia, e tomei varios tipos de formulas, porem sem resultado, não estou tentando uma consulta online, mas se puder me responda se corro este risco, afinal ja estou gorda mais que o suficiente.
    Grata!
    Isabel Capelotto

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Sim, há o risco quando for retirado o produto. Por isso é sempre bom lidar com hormônios sob orientação médica competente.

      Boa semana

      • Isabel Capelotto
        Responder

        Boa Tarde Doutor!
        Obrigada por responder minha pergunta, gostaria de saber se existe a possibilidade de engordar enquanto tomo este medicamento, ( Liotironina).
        Aguardo sua resposta;
        grata! Isabel Capelotto

        • Dr. Ícaro Alves
          Dr. Ícaro Alves
          Responder

          Olá

          Minha opinião é que pode efetivamente ser algo envolvendo T4, T3 e seus receptores mesmo: vale a pena investigar.

          Boa semana

          Ícaro

  • Thaís
    Responder

    Olá, Dr. Tenho hipotireoidismo há 4 anos e já tomei várias dosagens de Puran T4 (25, 50, 25 intercalado com 50, 75 e agora 75 intercalado com 50). A maioria dos sintomas melhorou, só que meu cabelo ainda cai muito e minhas unhas são fracas. Tomo Diane 35, vitamina maxxi D3, pantogar e já tomei citoneurin 5000. Estou fazendo acompanhamento com o dermatologista que me passou comprimidos de biotina e um tônico para o cabelo, mas não estão dando resultados ainda! O sr. tem alguma recomendação quanto ao que posso fazer em relação à queda de cabelo e unhas fracas? Grata.

  • joice
    Responder

    Olá Dr.ìcaro,
    tenho 29 anos e desde outubro vivou uma fadiga incapacitante.tenho tireoidite de hashimoto, e possuo um pequeno nódulo na tireóide.Porem meu T3,T4 e TSH sempre dão normais.(na verdade sempre no limíte mínimo). e por isso meu médico nunca me receitou nada.Minha mãe tbm tem hashimoto e hipotiroidismo se tratando do mesmo desde os 25 anos de idade.Nos dois últimos anos passei por várias situações que me tirarm o controle emocionalmente falando, e por isso faço uso de antidepressivos e ansiolíticos.tenho todos os sintomas de hipo com exceção do colesterol elevado. Mas o vem vem me deixando preocupada mesmo além do peso é essa fadiga, falta de memória e dificuldade de raciocínio. Cheguei a ir num reumatologista para investigar outras doenças auti-imunes.porém nada encontrado alem do fan positivo q pode ser relacionado ao hashimoto apenas.Minha reumato acredita q eu precisava tomar algo para equilibrar a tireóide , visto q não se acha nada além de uma antitireoglobulina altíssima . Qual a opinião do sr?

  • Suely
    Responder

    Nossa que bacana sua atitude desse site doutor Icaro,parabéns!!

  • Suely
    Responder

    Parabéns mesmoooooooooooooooo!!

  • ELIANE MACIEL
    Responder

    Boa tarde Dr. Ìcaro, tenho hipotireoidismo a mais de 15 anos, estou com 51, estou tomando 100mg a muito tempo, mas como continuo engordando, tenho prisão de ventre de vez em quando, intensa queda de cabelos, sem energia, percebi que deveria mudar a dosagem para 50mg, fiz por conta própria, pois não tenho plano de saúde, gostaria de saber se fiz correto, se a dosagem de 100mg era muito para mim e se abaixando para 50mg esses sintomas irão desaparecer? Ou na pior hipótese, deveria ter aumentado?

    Um abraço e grata se puder me responder!
    Eliane Maciel

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Acredito que não tenha agido corretamente reduzindo por conta própria; possivelmente você tem um problema de conversão do T4 em T3, ou seja, na prática, continua com sintomas de hipotireoidismo.

      Boa semana

      Ícaro

  • Denise Mardegan
    Responder

    Bom dia Dr. Icaro.
    Comecei a fazer um tratamento para enxaqueca, com Depakote ER 500 e Amitril 25, o médico pediu exames e dentre eles o de tireoíde, o TSH deu 7.69 e ele me receitou Levoid 50, depois que comecei a fazer uso deste ultimo as minhas dores de cabeça melhoraram mto, porém ja engordei 5 kg em 1 mês + ou -, meu cabelo está caindo mto mais e estou com mtas acnes na região do ombro, que eu nunca tive. Faço cross fit 4 vezes por semana, me alimento bem, não mudei hábitos alimentares…??? É normal? algo esta errado? Estou desesperada com esse aumento de peso, ganhei mta massa em pernas/braços. Quem me indicou o Levoid foi o neuro mesmo.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      NÃO “é normal” e acredito que as drogas recém-introduzidas tenham causado os efeitos e/ou mexido com a sua tireóide.

      Boa semana

      Ícaro

  • Tais
    Responder

    Ola!gostaria de saber se quem tem hipotireoidismo tem dificuldades em perder peso,pois desde de que descobri,ha 3 anos não consigo perder peso.Tomo levotixina de 100mg.tenho uma alimentação saudável…

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Thais

      Sim, conforme procurei deixar claro em todos os artigos sobre tireóide e metabolismo no meu site; hipotireoidismo reduz o metabolismo, o que leva a ganho de massa gorda.

      Boas emana

  • Erica
    Responder

    Ola DR Boa tarde

    Faço Tratamento com Endogrio tenho Hipotiroidismo meu medico mudou o Puran T4 75mg Por Euthyrox 100 mg. ele me disse que mudou para outro fabricante poque ele gosta mais. Tem alguma coisa a ver a marca da levotiroxina,?
    Obrigada
    Aguardo resposta
    Até mais

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Erica

      Este tipo de preferência varia de um profissional para o outro. Particularmente, nunca vi muita diferença.

      Boa semana

  • REBECA MATTOS
    Responder

    dr por gentileza estou gestante de 21 semanas descobrir hipotire. com 20 semanas de gestaçao estou hoje tomando levoid 200 mm o medico nao esta conseguindo acertar a minha dosagem isso pode prejudicar o meu bebe ??? , nao tenho a tireoide retirei toda ela ha 15 anos , antes estava tomando 150 aumentou para 175 agora vou tentar 200 espero que der certo , a demora para acertar a dosagem pode prejudicar o meu bebe ???? obrigado ja estou passando com um endroquino , esse assunto de retardo mental ??? pode ocorrer sendo que estou tentando acertar a dose ??? obrigadoooooooooooooooooooo por favor me responde no meu email

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Rebeca

      Sim, uma dose inadequada pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.

      Boa semana.

  • Osvaldo Domingues
    Responder

    Minha esposa retirou um câncer de tiroide a aproximadamente 10 anos atras e começou com uma dosagem de Levoid 50 mg e agora esta tomando uma dose de 200 mg por dia. Gostaria de saber o que acontece pois esta sentindo muita fraqueza nos braços e não consegue perder peso.O que pode estar acontecendo pois ela faz caminhada todos os dias.

    Certo de contar com a ajuda, desde já agradeço;

    At.

    Osvaldo

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Sr. Osvaldo

      Favor ler os textos sobre tireóide no site porque neles respondo todos os seus questionamentos, com detalhes.

      Boa semana.

  • LuanaSilva
    Responder

    Olá, tenho hipotireoidismo há 5 anos, antes eu tomava Puran agora estou tomando o Levoid 88 mcg, porém sou bem magra e não engordo fácil.. Gostaria de saber se existe algum tipo de anticoncepcional certo para quem tem o hipotireoidismo e é magra. Obrigada !

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Luana

      Se você pesquisar o tema “anticoncepcionais” no meu site, verá facilmente que não recomendo anticoncepcionais para ninguém.

      Boa semana

  • Manuela
    Responder

    Olá Dr. tudo bem?

    Gostaria de uma tirar dúvidas se possível. Eu tive a 5 anos, carcinoma papilífero e fiz a tireoidectomia total. Estava durante um longo período tomando o Puran T4 150mcg e tive a uns 6 meses que aumentar para o Puran 175mcg, mas sinto que o efeito já não é como antes, sinto novamente sonolência, fadiga, aumento de queda no cabelo, irritabilidade, etc.

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de o organismo “acostumar” com a fórmula e uma troca da marca poderia surtir efeito melhor?

    A outra dúvida é se a retirada total da tireoide e essa reposição hormonal, pode influenciar na possibilidade de engravidar?

    Agradeço desde já pela atenção.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Manuela

      Desconheço o desenvolvimento desta “tolerância” conforme você relatou.
      E sim, se a reposição dos hormônios, pós tireoidectomia, não for conduzida de maneira adequada a fertilidade pode ficar reduzida.

      Boa semana

  • JEAN
    Responder

    BOA TARDE…….

    DOUTOR…. FAZ 3 MESES QUE TOMO LEVOTIROXINA 50MG MAS NAO ADINATA MUITO FRACO INCHANDO MUITO POSSO AUMENTA PRA 100MG ;;;;;;;;TA MUITO DIFICIL DE MARCAR MEDICO NA REDE PUBLICA……….

    MEU EXAME DEU 8.58

    OBRIGADO JEAN

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Jean

      1 – Qual exame?

      2 – Não posso te acompanhar por internet. Proibição do CFM. Desculpe.

      Boa semana

      Ícaro

  • Haracely Pereira
    Responder

    Boa tarde, Dr. Icaro

    Meu nome é Haracely, tenho 34 anos. Descobri há 01 ano que tinha HIPERTIREOIDISMO, fiz aplicação de IODO RADIOATIVO, e ao repetir os exames foi constatado que a doença reverteu para HIPOTIREOIDISMO. Tem pouco mais de 30 dias que faço uso contínuo (em jejum) de LEVOID 38 mcg, a partir de então passei a levar uma vida mais saudável (tanto na alimentação, quanto à atividades físicas), porém, já “engordei ou inchei” 4 kilos…estou com o rosto inchado…cheia de olheiras…pele ressecada…ressecamento vaginal, e por tudo isso minha auto estima está lá em baixo. GOSTARIA DE SABER, SE VOU TER QUE CONVIVER O RESTO DE MINHA VIDA COM ESSES ‘PÉSSIMOS SINTOMAS” (principalmente relacionado à balança), OU SE HÁ OUTRAS ALTERNATIVAS (tipo mudança de medicamento ou até mesmo cirurgia para retirada da tireóide) PARA QUE ESSE PROBLEMA SEJE RESOLVIDO ???? OU COM O TEMPO VOLTAREI A TER MINHA VIDA NORMAL, MESMO TOMANDO MEDICAMENTOS???? Por favor…se puder me orientar, ficarei muito agradecida. Obrigada, desde já. Haracely pereira.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Há alternativas, sim. Por exemplo são várias as pessoas que têm problemas sobretudo com a conversão de T4 em T3 ou com a produção de T4 e em muitos casos isso normaliza com bons hábitos de vida e/ou boa suplementação.

      Boa semana

  • Beatriz Oliveira
    Responder

    Olá Dr. Ícaro,
    Minha avó consome o Puran e o médico mandou que ela cortasse ao meio o medicamento para chegar a dosagem certa (125).Isso pode?
    Obrigada!

  • Paula
    Responder

    Olá Doutor.
    Estou gravida de 15 semanas e descobri por exame que meu TSH esta em 0.007. Estou com muito medo pelo desenvolvimento do meu bebe, pois li os problemas que a falta do hormonio produzido pela tireoide pode ocasionar. Passei com o médico que me receitou Synthroid 100 mcg. A dosagem esta normal para meu caso? Existe algo a mais que eu possa fazer pra reverter esse quadro? Temo muito pelo desenvolvimento do meu bebe.
    Obrigada.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Paula

      Avaliação de dosagem e de adequação para seu caso, depende de conhecer seu caso! Ou seja, além do que postei nos artigos sobre tireóide, o ideal para você é bom acompanhamento médico presencial, além de excelente hábitos de vida.

      Boa semana

  • Juliana
    Responder

    Olá Dr.
    Fui diagnosticada com Hipotireoidismo Subclinico. Tomo o PuranT4 25mcg e o meu TSH voltou ao normal, porém o T4 aumentou. Meu médico disse que eu deveria tomar uma dose menor, mas como não existe uma dose menor no mercado ele me orientou tomar o PuranT4 em dias alternados. Fiz isso durante um mês e vi no meu exame atual que o T4 aumentou mais. TSH, T3, tudo normal e oT4 alterado. O que pode estar acontecendo Dr? Estou aguardando o retorno no meu médico, mas estou curiosa e preocupada.
    Fico no aguardo
    Desde já obrigada

  • Hmero
    Responder

    Doutor, quanto tempo leva para o tsh baixar ou subir, depois que eu mexo na dose da levotiroxina, alguns médicos falam 1 mês, outros 2.
    Por exemplo: tomava puran de 88 e meu tsh estava em 10, com isso o médico mandou aumentar a dose para 125, e coletar o exame em um mês, coletei e meu tsh veio 1,6 (normal) e o t4 livre (1,78) e o máximo era 1,76. Existe a possibilidade deu ter coletado esse exame muito cedo, apenas um mês, e o tsh vir a baixar mais ainda? pois estou me sentindo muito acelerado.
    Obrigado

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Isso varia muito de um paciente para o outro… Só acompanhando para ver.

      Boa semana

  • Maria aparecida
    Responder

    Boa tarde dr ícaro tomo puram 125 já desde que retirei minha tiróide totalmente desde então vinha bem e fiz a um ano minha cirurgia de estômago a sleeve meus cabelos caíram um pouco ,mas logo parou a queda emagreci 25 kilos mas a dois meses fiz a cirurgia da vesícula e meus cabelos voltaram cair novamente e minhas unhas estão bem gracasa e quebradiças ,a pergunta e ….pode ser por conta do puram 125 que faz um ano que não mudo a dose ou esta relacionado com a ultima cirurgia ?gostaria muito de sua opinião!!,mas de qualquer forma vou agendar um endocrinologista de meu plano de saúde !!,mas gostaria muito de sua opinião!!ate porque minha consulta demora e normalmente quando caem os cabelos é dose a mais ou a menos que nosso corpo precisa?
    Obrigada
    Maria Aparecida

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Pode ser. Ou por excesso de nutrientes gastos (e agora em falta) por uma dose potencialmente excessiva do hormônio da tireóide.

      Boa semana

  • sabrina
    Responder

    Dr,Boa tarde!!
    Aos 15 anos de idade,tive que retirar minha tireiode,devido a nodulos que tive,passei a tomar Synthroid,hj em dia tenho 27 anos e troquei por livre espontanea vontade o remedio por Pura t4,faz cerca de um ano que troquei,só que tenho muitos sintomas da hipo,sera que tem relaçao a troca de remedio? fiz exame e esta td ok…Mas ando mal a cada dia

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Ola

      A qualidade de um medicamento sempre pode afetar o tratamento : bom sempre buscar boa procedência! Mas sua questão tb pode ser baixa conversão em t3

      Boa semana

  • priscila santos
    Responder

    ola Dr Icaro
    acabei de ser diagnosticada com hipotireoidismo e quando conversava com uma amiga ela me falou que sua mae teve isso e fez radioterapia para controlar isso
    e possível esse tratamento ou e balela ?

    e se for verdade em que caso pode ser usado o tratamento com radioterapia ?
    agradeço por esse artigo pois ajuda bastante a tirar duvidas

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Priscila

      A indicação ou não de radioterapia, neste caso, depende da causa do hipotireoidismo: não é o tratamento mais comumente indicado, em geral.

      Boa semana

  • Gisele
    Responder

    bom dia,
    doutor
    tenho hipo e tomo puran 75mg. Posso tomar 1 comprimido e meio de 50mg? Isso vai substituir o de 75mg? Desde já agradeço.

  • josiel
    Responder

    boa tarde dr ícaro.bom eu tenho 19 anos e tomo puran t4 de 75mcg,e entao a um tempo estou percebendo q estou emagrecendo bastante,por falta de alimentaçao eu sei que nao é, porque eu como bastante,so q cada vez q passa eu emagreço mais ainda,eu comecei a tomar esse remedio em 2009 e comecei com 50 mcg e a uns 1ano e meio atraz o meu endocrino. aumentou a dosagem para 75mcg.e a pergunta e se eu parar de tomar o remedio eu paro de emagrecer?e nao vai fazer mal algum pra mim se eu parar? aguardo resposta no e-mail doutor.obrigado valeu a atençao.

  • Tet
    Responder

    Bom dia, Dr. Icaro.

    Iniciei o tratamento de hipo com 25µg, fiquei nessa dosagem durante 1ano. Como os sintomas persistiam, minha endocrino me pediu para que eu ficasse 3 meses sem o hormonio (alegando que a dosagem era muito baixa) e depois refazer os exames.
    Teoricamente, eu deveria continuar na dosagem 25µg pelo resultado do exame, mas minha endocrino disse que aumentaria para 50µg para melhorar os sintomas.
    Faz 7 meses que tomo 50µg e os sintomas estão aqui, firmes e fortes. Minha endocrina disse que não pode fazer mais nada por mim. Para minha queda de cabelo, ela disse que eu mesma poderia comprar vitaminas para essa finalidade.

    Gostaria de saber se eu posso reduzir a dosagem para 25µg.
    Estou tomando vit. D3 porque estou com deficiencia, e estou pensando seriamente em repor o iodo e a L-tirosina.
    O que o Dr. pensa sobre isso?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Ola

      Perdão mas, sem ser seu médico, não posso mexer nas suas medicações.

      Boa semana

  • Rute Dinis
    Responder

    Muito interessante o artigo, obrigada pelos esclarecimentos!

    Realmente, é muito mais interessante a prevenção do que o tratamento. Caramba, durante anos fui ao endocrino para “monitorar” meus níveis de T3 e T4 aguardando o momento de precisar começar a reposição hormonal!
    Fico me perguntando se a mudança no estilo de vida e a reposição de iodo não teriam sido suficientes…

    Bela reflexão!

  • alamir césar macedo
    Responder

    Olá Dr.Icaro tudo bem,O meu caso que esta me tirando o sono é o seguinte.Em 1981 tive que ser submetido a cirurgia para retirada do bócio da tireóid e foi colocado pelo endócrino que eu teria que tomar o levoid para o resto da vida e com o tempo esse medicamento parou de fabricar e então passei a usar o puran 175 e depois 150.Durante todo esse tempo deu tudo certo agora me apareceu uma urticária tipo coceira pelo corpo e a alergista mandou eu fazer o exame C3 C4 e Fan será q posso estar com lúpus ou é a tireoide q esta desregulada por favor me de uma luz.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      PODE ser por ambas as coisas, como causas ou agravantes. Sugiro investigar presencialmente com seu médico de confiança.

      Boa semana

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Alamir

      Como não conheço a totalidade do seu caso, pelo que você diz, é uma hipótese, sim o LES mas pode tb ser desequilíbrio de T4 e T3.

      Boa semana

  • patricia
    Responder

    Olá Dr. Boa tarde. Tenho hipotireoidismo há 15 anos. Descobri depois que meu primeiro filho nasceu e logo em seguida engravidei de novo. O médico aumentou a dosagem da levotiroxina que na época eu tomava 150 mg para 200 mg. Até hoje eu tomo a mesma dosagem e não consigo baixar meu TSH. E outro agravante. Atualmente estou com 390 de colesterol total. O que fazer nesse caso? Qual a dosagem máxima do medicamento? Obrigada

  • Rita Chaves
    Responder

    Olá doutor, gostaria de saber o que o Sr pode de falar sobre hipotiroidismo subclinico? Fui diagnosticada com ele, onde minha taxa de tsh foi de 4.9 e t3 e t4 normais.Tenho alimentação correta , feita por nutricionista,com alimentos integrais e muita proteína,treino 5 vezes por semana e meu metabolismo mesmo assim foi diagnosticado como um metabolismo de uma pessoa sedentária.tenho dificuldade em perder peso.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Sugiro que você leia os demais artigos sobre o T4 e T3 no site… Falo sobre isso neles.

      Boa semana

  • Daniella
    Responder

    Olá Dr.
    Comecei ontem o tratamento para hipotireoide com 50mcg de levotiroxina sodica da marca Aristo (moro na Alemanha). O medico daqui fez somente o exame de TSH e o mesmo nao passou do valor maximo apesr de ter tido aumento nos ultimos 3 exames de sangue. Tenho casos na familia de hipotiroidismo entao nao duvido que eu esteja, so estou com duvida com relacao a dosagem. Como eu disse, cemecei ontem com o remedio e hoje senti o dia todo muito sono e uma sensaçao estranha que nao sei explicar. Dormi na parte da tarde, mas continuo com sono e sensaçao de cansaço. Minha pergunta é: tem alguma coisa a ver com o remedio? Ou o remedio pode ter “aumentado” os sintomas da hipo? Com dois dias o remedio nao faz efeito consideravel, ou faz? Ele me passou tambem complemento de ferro, pois disse que estou com deficiencia. O ferro pode estar causando esses sintomas de hoje?
    Os resultados do meu TSH sao 3,26 / 3,89 e 4,10 respectivamente de dezembro ate semana passada emeu triglicerideos esta em 156. Sera que foi precipitado em me passar 50mcg do hotmonio?
    Obrigada pela atençao,
    Abraços,

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Ola

      Não tenho dados suficientes para opinar sobre adequação ou não de conduta neste caso, sem acompanha-lo. Desculpe.

      Boa semana

  • Paulo
    Responder

    Olá, Dr.
    Fui diagnosticado com Hipo há 2 meses e ainda não iniciei a reposição. Principalmente pelas zilhões de críticas que tenho lido na internet sobre a administração somente do T4, pois pelo que vi, em muitos casos não surte efeito ou até piora o quadro.
    Li que sem o iodo adequado, a reposição do T4 causa mais problema do que solução.

    Sendo assim, aqui vão as minhas perguntas:

    Me receitaram (um homeopata) Lugol, 2 gotas por dia, pra administrar junto com o remédio (T4 50). E a pergunta é, como saber se realmente tenho carência de iodo? Sou oriental e como comida japonesa (incluindo as tão faladas algas) de 1 a 2 vezes por semana. Há algum exame laboratorial que verifique isso (carência ou não de iodo)?

    A segunda pergunta é sobre a sua opinião com relação ao Lugol. Acha seguro tomar esse suplemento? Li que a vantagem dele é de ter iodeto e iodo inorgânico. Pois o que faria mal pra tireoide seria o iodo orgânico e/ou radioativo. É isso mesmo?

    Tive fluorose nos dentes na infância, será que isso provocaria a doença agora que estou com 29?

    Tenho sofrido crises sérias de pânico e estas coincidem com a época em que fui diagnosticado com Hipo (lembrando que ainda não iniciei a reposição). Li na internet que tem se notado relação entre estes problemas. Sua experiência clínica mostra isso tmb? E nestes casos, normalizar as taxas de hormônio da forma correta seria suficiente pra interromper as crises?

    Agradeço muito sua atenção e fui pesquisar pra ver se o Dr. era de São Paulo (pois cogitei me consultar com você) e vi que não. Se um dia for pra Brasilia, gostaria de me consultar.

    Um abraço.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Há dosagens laboratorias, sangüíneas e urinárias para dosar iodo.

      Quando necessário, prescrevo o Lugol, em baixas doses e com reavaliações periódicas.

      A fluorose na infância pode, sim, significar intoxicação por flúor à época.

      Hipotireoidismo pode, sim afetar a saúde mental. Ou seja, compensá-lo pode ajudar a compensar quadros mentais.

      Boa semana

      Ícaro

  • vanessa grebin
    Responder

    Olá dr. Icaro
    tomo sintroiyd 137 e tenho queda de cabelo…
    a tose pode ser o problema?

  • ivonegomesmolina
    Responder

    Boa tarde DR. li recentemente pela internet que quem faz uso de Puran T4 não pode tomar cerveja as vezes no fim de semana faço uso da cerveja e verdade um abraço

  • Priscila AC Almada
    Responder

    Prezado Dr. Ícaro.

    Possuo Hipotireoidismo faz alguns anos e faço uso do Puran de 75mg. Contudo, comecei a tomar o anticoncepcional Siblima faz quatro anos e decidi que é hora de mudar, pois ele não vem me fazendo bem em vários aspectos. Existe alguma marca que o senhor recomende para meu caso (hipotireoidismo) e que não engorde, como o Siblima? Muito Obrigada e aguardo seu contato!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Priscila

      NÃO conheço anticoncepcionais “seguros” ou que “não engordem”. Leia os artigos sobre eles no site, ok?

      Boa semana

  • Letícia Pinelli
    Responder

    Bom dia!

    Gostaria de saber se o Puran, que foi receitado para pessoa que tem realmente hipotiroidismo, engorda ou faz a pessoa a voltar ao peso normal?
    A minha outra pergunta é se mesmo todos os resultados de exames derem dentro do especificado e apenas o anticorpos Anti-TPO der alterado, por exemplo em 100, isso significa que a pessoa tem hipotiroidismo?

    Desde já agradeçoa a atenção.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Usualmente ajuda a recuperar o peso normal.

      Sobre os anticorpos, só eles altos não caracterizam hipotireoidismo.

      Boa semana

  • adriana
    Responder

    Boa noite Dr. Ícaro,
    Tenho 43 anos, fiz tireoidectomia total há 8 anos (está bem controlada) e estou tentando engravidar há +- 03 meses, meu endocrino baixou meu remédio de 150 para 100. Esse problema de tireóide atrapalha a ovulação e a engravidar?

  • Beto
    Responder

    Ola
    No meu caso uso Puran T4 50, depois aumentou pra 75 e agora uso 88mg, pois o TSH continua acima do normal.
    Ocorre que nunca tive esses sintomas comuns de Hipo, e assim gostaria de saber se nao pode ser decorrente de uma especie de alarme falso da hipotese, ou seja, TSH alto indevidamente.
    Não poderia substituir o Puran, cessando, por suplemento de Iodo, como Lugol sugerido nesse video ?https://www.youtube.com/watch?v=zxSKrjWKunk

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Não posso medicar, suplementar ou alterar prescrições por aqui. Desculpe.

      Boa semana

  • Beto
    Responder

    Ok
    Mas e na questão de nivel de TSH ser alto, se o T4 está normal e sem sintomas, nunca pode ser alarme falso da Hipofise? Conhece algum caso?

  • cleide joseane
    Responder

    boa noite dr. ICARO.
    Devido a algumas alterações como calor, fome, ansiedade e irritabilidade, levei minha filha 21 anos ao médico e ele pediu niveis de T3 T4 E TSH . No exame realizado em 10.4 os resultados foram: t3 8,01, T4 3,11 E TSH<0,01. Apos 30 de uso do tapazol, os resultados foram os seguintes: T3 4,81; T4 1,89 mas o TSH continua <0,01….o que significa?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Significa que seu médico assistente precisa comparar os resultados para, conhecendo seu quadro clínico, reavaliar seu caso.

      Boa semana

  • Responder

    Dr. Ícaro Alves, bom dia!
    Gostaria que me informasse se possível, fiz um exame de sangue do CEA, mas não fui jejum como pediram. Tomeii o remédio puran t 4 75 ,01 comprimido);mais uma vitamina (manipulado- piridoxina ela está fora do prazo*eu nem tinha percebido,Omeprazol 20 mg;1/4 de clonazepan 2 mg. pois tive dois câncer, reto e em 2012 metástases fígado(operada nos dosi),tratamento quimioterápicos. Mas a pergunta e dúvida é a seguinte: altera o resultado do exame eu tendo ingerido os remédios? Poirque o exame deu alteradíssimo,a taxa do CEA está 58.1, e o médico já pediu exame pet scaner(acho q assim q escreve), me desculpe tantas dúvidas. ????

  • Sandra Elvira Cunha
    Responder

    Olá Dr Ícaro…
    Fui hoje ao Hemorio doar sangue,quando passei pela triagem a enfermeira estava me entrevistando e me perguntou se eu tomava algum medicamento e re4spondi a ela que sim que era, PURAN T4 100mcg e Metadoxil 500 mg para gastrite. Ela me disse que eu não podia doar sangue nunca em minha vida por estar tomando O PURAN T4 só se eu ficasse sem tomar ele por 1 ano,(caso impossível já que tenho que tomá-lo para o resto de minha vida segundo meu endocrinologista)
    O Dr poderia me explicar porque não posso doar sangue?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Sugiro que você pergunte os motivos exatos para o médico do instituto em questão.

      Boa semana

  • Wagner
    Responder

    no caso do T3 reverso elevado, quanto tempo demora para reduzir estes valores? acertando a dose da levotiroxina?

  • Viviane O Soares
    Responder

    Existe alguma correlação entre anticoncepcional e hipotireoidismo? Se uma pessoa que toma anticoncepcional há muito tempo parar de tomar pode ter o hormônio TSH alterado?
    Alguns especialistas garantem que não existe correlação. Se vc conhecer algum algum estudo sobre o assunto eu agradeço se puder postar.

  • Cleide
    Responder

    Bom dia!

    Realizei meu exame de TSH e o valor foi de 2,48 e t4 1, 0 junto com o ultrasson da tireoide que acusou um cisto pequeno, minha medica passou iodo metaloide e disse que estava começando a fazer um hipotireoidismo. Certo esta conduta?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Ola

      Este tipo de dúvida não posso responder, já que envolve julgar a conduta de um colega sem acompanhar o paciente, caso é exames em questão, o que não seria ético.

      Boa semana

  • Rosevaldo Vieira da Silva
    Responder

    Dr. Ícaro,

    Tenho acompanhamento de Endo(Hipotiroidismo), porém mesmo com a Tireóide sobre controle, não consigo perder peso, além de algumas manchas na pele do rosto. O que perguntar ao Dr. Existe tratamento para a perda de peso? quanto a pele, estou cuidando com ácido indicado por dermatologista.

  • Adriana
    Responder

    Olá!

    Estou com 44 anos, passei por um aborti natural há pouco menos de 1 ano. De lá pra cá percebi uma redução sensível no fluxo, apesar da menstruação ser absolutamente regular.
    Exames apontaram um inchaço na tireoíde, colesterol elevado (mesmo com boa alimentação) e um nível glicêmico no limite (variando entre 95 e 100).
    Os hormônios estão em faixas normais (T3, T4, TSH, FSH, LH, estradiol) para o período ovulatório (fiz no 16o dia), mas prolactina está 38,7 (deveria estar até 23) e a progesterona está 589 (abaixo de 800 seria menopausa, segundo o laboratório).
    Estou com dores de cabeça, algum inchaço (especialmente pés e face) e seios doloridos. Sei que isso é efeito da prolactina elevada.
    Posso ter disfunção tireoidiana sem que os exames acusem isso? Estou me sentindo perdida, pois o médico não deu a menor bola pra o inchaço tireoidiano ou para minhas queixas quando levei os 1o resultados.
    abraços

  • marcos
    Responder

    tudo bem doutor? fui em um endocrino meia boca e ja logo pedi t3 pra emagrecer e ele simplesmente me passou o que eu queria pois eu tava pagando caro ne.

    so que quando cheguei na farmacia a farmaceutica disse q o t3 nao pode ser manipulado sozinho, segundo um legislacao nova do inicio do ano e eu nao entendi nada, o medico tbm nao sabia o que fazer..

    vc sabe me instruir quanto a isso?

  • Scarlett]
    Responder

    Olá, Doutor! Primeiramente, queria dizer que li alguns artigos e gostei da sua maneira de ver as coisas e trabalhar, acabou até abrindo um pouco os meus olhos também.
    Alguns anos atrás, por exemplo, estava tratando da ‘”ADTP'” , tomando sertralina e equilid, e parei por conta própria… Talvez eu tenha feito certo, porque como você disse, talvez eles nunca resolvessem meu problema, até porque recentemente descobri que tenho hipotireoidismo..
    Bom, tenho 18 anos e nos meus exames constam:

    TIROXINA TOTAL : 2.8 mcg/dL
    TSH: 238.29 mcUI/mL
    T4 LIVRE TIROXINA LIVRE : 0.55 ng/d

    Estou tomando 100mcg de levotiroxina há 31 dias… O motivo principal que fez eu fazer um exame de sangue foi a minha queda de cabelo, e daí descobri o hipotireoidismo, mas estou achando que a queda piorou, e pelo que vi, esse é um efeito colateral do próprio remédio… Já estou com algumas falhas, e estou desesperada, mas só tenho médico em agosto! Enfim, me sinto mal ainda, com sintomas “estranhos” no corpo todo, com os sintomas do hipotireoidismo e também sofrendo com outros efeitos colaterais do remédio. Você acha que deveria mudar a dose? É complicado, ainda mais depois que li sobre o T3, Armour, etc, mas infelizmente não temos médicos que nem você por aí, e acho difícil seguir um tratamento “diferente” sem o auxilio de um.
    Também andei lendo sobre algumas vitaminas, e achando que preciso repor algumas (nunca comi peixe, por exemplo) tanto para melhorar minha queda de cabelo quanto o hipotireoidismo, e gostaria de saber se você me indicaria alguma, ou se não indicaria nenhuma…
    Gostaria também que você indicasse o melhor exercício físico para o meu caso.. Sempre gostei muito de musculação, mas pesquisando sobre os benefícios, em alguns lugares encontrei que era bom para quem tinha hipotireoidismo, em outros que não era… O que você acha?
    Na verdade, o que eu queria mesmo era me consultar com você, pois são tantas as dúvidas e os problemas, que não caberia aqui, mas mesmo assim, espero que possa me auxiliar, obrigada!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      NÃO posso indicar doses, rotina de exercícios ou de qualquer forma prescrever ninguém pela internet, por proibição do CFM. Desculpe.

      Sucesso e saúde no seu caso.

      Boa semana

      Ícaro

  • Marcia Batista
    Responder

    Dr. Ícaro

    boa tarde,
    Estou em uso de Levoid 25 mg a 5 meses, estive num processo de emagrecimento pois, pesava 116 quilos e sozinha começei um regime fui à 71 quilos , após exames foi necessário usar essa medicação , mas algo negativo aconteceu , estou hoje com 74 quilos sempre inchada , pensei que fosse me ajudar, mas piorou , o que poderia utilizar na homeopatia pra hipotireodismo?
    Decidi que vou parar de tomar , pois a luta foi intença pra emagrecer e agora volto a ganhar peso , não queria ser desobediente, mas é quase inevitável.
    um abraço.
    Marcia

  • Glória Dória
    Responder

    Dr Ícaro ALves,eu tenho hipotireoidismo e estava tomando PuranT4 mas em duas semanas tive alterações nos batimentos cardíacos então parei por conta própria e fiquei tão triste que não voltei mais ao médico.Me ajude,o que devo fazer? Grata!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Elizaine Queiroz
    Responder

    Boa tarde Dr.
    Desconbri no início do ano q tinha Hiper. Iniciei o tratamento c Tapazol e depois de 30 dias passou p Hipo. Iniciei o tratamento com Euthyrox de 50 e ontem peguei os resultados dos exames e ficou da seguinte forma:
    TSH 2.53
    T4 livre 1.43
    Devo continuar na doze de 50 ou posso aumentar p 75?
    Sinto muito cansaço desanimo, pregriça, não tenho vontade nem de levantar na maioria do dia.
    Hoje tomeo 75.
    Eu era tão animada, gostava de trabalhar muito agora não consigo fazer nada, e ainda fico muito cansada. Fora o meu peso que engordei muito, estou c 83kg e tenho 1,63m de altura, estou c 33 anos.
    Não sei o q fazer.
    A tireoide esta reduzindo o tamanho e nao produz hormonio mais. Fiz ultason.
    Me ajude, por favor. De uma sugestão.
    Obrigada. Deus abençoe sua vida.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Gabriela
    Responder

    Olá Doutor, eu tenho 19 anos e meu exame de TSH deu 2,673 uU/mL eu tenho muito pelo no rosto, barriga, costa e virilha e os outros exames de hormônios deram normal. Sera que esse excesso de pelo se deve a isso ou é uma questão genética já que sou descendente de portugueses e espanhóis?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Não parece ser por este motivo mas só dá para opinar ao certo vendo demais resultados de hormônios e após correlação com anamnese completa.

      Boa semana

  • ana
    Responder

    Olá doutor
    tenho 28 anos e há 14 fui diagnosticada com a sindrome de hashimoto. Tomo Eutirox 150mg (variei nesse tempo entre 125 e 175mg) desde então, mas sempre senti os sintomas de hipo mesmo com os níveis hormonais controlados nos exames.
    Tenho me interessado em pesquisar outras possibilidades de tratamento e remédios, pois embora alguns médicos falem que é a mesma coisa que se minha tireoide estivesse funcionando, não consigo acreditar que tomar esse hormônio sintético é a mesma coisa de ter meu corpo produzindo
    Hoje em dia evito ao máximo tomar remédios, mas o da tireoide não tem como deixar. Queria saber mais sobre biohormonios e gostaria de marcar uma consulta, mas estou em São Paulo, então minha pergunta é conhece algum médico aqui em SP que trate seus pacientes dessa maneira? Ou que busca outros tratamentos. Estou disposta a pagar consulta particular, mas não tenho como pagar por ela mais passagens aéreas

  • maria
    Responder

    Dr. Ícaro, peguei o resultado do meus exames hoje 01/07/2014 foram: TSH=7,43, T3=0,81, T4=10,70 e ATPO=1300.0 u/ml, tomo syntroid(levotiroxina sódica) 100mg, gostaria muito de saber porque não consigo deixar o meu TSH normal, a cada 2 mês tenho que coletar exame de sangue, pq altera demais meus hormônios, em abril os resultados eram: TSH=2,40, T3=0,93, T4=12,30 e ATPO=1300.0 u/ml qual sua opinião e que devo fazer eu tomo o genérico. Minha pressão está sempre alta, de 12/8 ate 18/10 ai tomo atenolol….me aconselhe por favor estou em pânico…

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Luciana
    Responder

    Olá doutor, tenho 34 anos, recebi o diagnóstico de hipotireoidismo e vou começar o tratamento. Meus cabelos estão despencando e atualmente não consigo mais correr (não estou rendendo na atividade física). Gostaria de saber se o tratamento com puran vai devolver a disposição que eu tinha e se minha queda de cabelo vai parar. O senhor saberia dizer mais ou menos em quanto tempo uma pessoa na minha situação volta ao normal? Um mês? Dois meses??
    Muito grata.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Se seus sintomas são devidos a hipotireoidismo, a medicação deve ajudar, sim. O tempo para sentir melhoria costuma ser curto mas isto varia caso a caso.

      Boa semana

  • Raquel
    Responder

    Olá Dr Ícaro, eu estou tomando Puran T4 50 mg, e Bupropiona, eu posso tomar anticoncepcional? Ou não?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Patricia Borraz
    Responder

    Fui diagnosticada com cancêr na tireoide ( carcinoma papilifero) fiz a total retirada e desde então tomo levotiroxina , gostaria de saber se tem outro tratamento , pois achei um pouco confuso as explicações sobre o t4 e t3. Essa medicação levotiroxina futaramente me causa outras complicações? pois ja escutei que tem problema de tireoide é um forte candidato a ter diabetes. Obrigada pela atenção.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Quem não tem mais a glândula tireóide TEM que ter reposição de T4. E somente o paciente descompensado tem maior chance de diabetes, usualmente.

      Boa semana

  • karina
    Responder

    Bom dia Dr .
    Estou grávida de 26 semanas e fiz meu terceiro exame de TSH para acompanhamento pois nao tenho a glandula e tomo levotiroxina diariamente. No incio da gravidez estava com 2.56 , depois 3.57 e agora fiz e deu 7.20 estou muito preocupada … Nao sinto nada passo bem, nao tive sangramentos e o bebe mexe bastante … O que devo fazer . Atualmente tomo 2 dias 112 e u1 dia 125 assim sucessivamente . Tenho consulta só dia 30 . Será que posso tomar 125 todos os dias ?

    Obrigada

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Tatiane Fontana
    Responder

    Olá Dr. tenho hipertireoidismo e troquei minha dosagem do remédio há uns 4 meses. E minha menstruação da irregular faz uns 3 meses, mesmo eu tomando anticoncepcional. Gostaria de saber se teria relação entre a dosagem e o anticoncepcional. Obrigada.

  • Cleber
    Responder

    Olá Dr.
    Descobri o Hiportireoidismo há aproximadamente dois meses, e tenho algumas dúvidas como por exemplo a doença em relação ao esporte mais especificamente se exercícios pesados, ou mesmo um esporte regular, como corrida musculação também elevam ou baixam os níveis dos hormônios tireoidianos?
    Tenho os sintomas comuns da doença ainda, meço 1,69m e peso 115kg aprox. diminui 7kg fazendo reeducação alimentar mas isso foi concomitante ao início do tratamento com levotiroxina 25mg então não sei qual dos dois teve maior importância na perda de peso. Em 11/11 meus exames foram: 0,01 uiU/ml em 02/14 foram: 8,49 uiU/ml já hoje dia 11/07/14 o resultado diminuiu para: 7,29 uiU/ml porem o T4 – TIROXINA foi de 11,52 ug/dl pra eu que tenho 26 anos, teve aumento. E mais uma dúvida meso que eu me esforce bastante nos exercícios com disfunções da glândula eu não vou ter resultados??

    Muito Obrigado!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Exercícios físicos regulares adequados, sem overtraining, costumam ajudar na função tireóidea. E se a tireóide (e/ou conversão do T4 em T3) não vai bem, difícil ter bons resultados de rotinas de exercícios.

      Boa semana

  • Manoela
    Responder

    Bom dia Dr Ícaro, tudo bem?

    A pouco tempo descobri que estou com hipotireoidismo e ainda irei consultar um endocrino. Gostaria de saber se meu cabelo irá cair (já tenho pouco), a pele ficará ressacada, perderei a lubrificação vaginal e o desejo sexual? Tenho a penas 19 anos e ja venho setindo a diminuição da libido e consequentemente a pouca lubrificação.
    Grata!!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Hipotireoidismo não compensado adequadamente pode, sim, levar a todos estes distúrbios.

      Boa semana

  • Jaqueline Máximo
    Responder

    Quais as taxas CERTAS de Tsh e 14 uma pessoa ser considerada norma?
    A minha Tsh está 4.3

  • Mara Ribeiro
    Responder

    Bom dia. Pesquisando sobre hipotireoidismo encontrei o seu site e gostaria de esclarecer uma dúvida. Minha filha tem 17 anos e tomava euthirox 75. Por falta desse medicamento na farmácia, comprei o Puran. Nesse meio tempo ela começou a tomar litio 450mg, e a tsh sofreu alteração para 7.82. A pergunta é se seria o uso do litio que ocasionou isso ou a troca de euthirox pelo puran também ajudou?
    Obrigada.

  • Luciana Conrado de Moraes
    Responder

    Boa tarde Dr. Tudo bem?
    Tenho Tireoide desde 2006 tomo Puran t4 de 200mg,ja tomei de 225mg,mas a minha duvida é o seguinte descobri q estou gravida,e tenho medo q isso vai prejudicar meu bebe,meu ginecologista disse q não,mas já estou de atraz para marcar uma consulta com o meu médico q me atende por causa da Tireoide,e tem possibilidade de meu bebe ter Tireoide?
    Aguardo respostas,
    desde de já agradeço,abraços

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Luciana

      Todo ser humano tem a glândula tireóide… Ou seja, se tudo correr bem seu filho também terá esta glândula. Resta alguma outra dúvida?

      Boa semana

  • miriam
    Responder

    boa tarde gostaria de saber se tomando puram t4 corta o efeito do anticpcional miranova que tb e baixo hormoniso minha mestruação vei so um dia obg.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Desconheço casos em que o uso do T4 tenha “cortado efeito” de anticoncepcionais.

      Boa semana

  • Luiz
    Responder

    Gostaria de marcar uma consulta. Faço reposição com puran t4 0,25, Durateston e meticortem de 50. Fiz 02 cirurgias de adenoma hipofisário e após a segunda intervenção realizei uma radiocirurgia e de lá para cá (2010) faço estas reposições nas menores doses. Minha ideia é fazer uma experiência om o tratamento ortomolecular. Grato
    Luiz

  • Luiz
    Responder

    Seria possível marcar uma consulta?

    grato
    aguardo retorno

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Acesse o link “Marque Sua Consulta” neste site, para instruções.

      Boa semana

  • Glória
    Responder

    Eu tomava este Puran T4 mas parei por contra própria pois não conseguia dormir com tanta taquicardia,Deus me livre!!Hoje tomo iodo inorgânico duas gotas em meio copo de água.

  • Denize
    Responder

    Olá Doutor, passei por tireodectomia total a 3 meses, estou tomando Puran de 150, estou muita inchada, ganhei peso, sentindo muito sono, fraqueza, dores nas articulações, desanimo, cansaço etc. Será que a dose do hormônio está baixa?

  • Suely Mota
    Responder

    Tenho hipertireoidismo e preciso fazer uma reposição de iodo.Gostaria de saber como é feito e quanto tempo demora.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Suely

      Sua pergunta só pode ser respondida combinando-se a totalidade dos seus sintomas com resultados de exames completos.

      Boa semana

  • Rosi Barbian
    Responder

    SE A DOSE DE 25 GR DE PURAN T4 É MUITO POSSO CORTAR O COMPRIMIDO AO MEIO?

  • Sara
    Responder

    Dr. Ícaro, tenho uma dúvida ! O remédio puran t4 ou o hipotireoidismo aumenta o testosterona ? Quem toma puran t4 pode tomar anabolizante ou suplemento ?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Os hormônios sempre agem uns nos outros. Ninguém deveria usar anabolizantes (em geral) e suplementos, depende de qual está em questão!

      Boa semana

  • vanderleia
    Responder

    Boa tarde ja faço tratamento a alguns anos para hipotiroidismo tomo levoid 175mg e agora na ultima consulta o medico recomendou que eu tome toda a medicação da semana em um unico dia, questionei ele disse que é normal mais gostaria de uma segunda opinião , não pode ser perigoso tomar todos em um dia sendo que a dosagem de 175 é diaria aguardo retorno , obrigada

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Nunca vi esta conduta mas é seu médico quem tem que opinar, já que conhece seu caso…

      Boa semana!

  • ROSE
    Responder

    Olá, tenho hipertireoidismo e estou tentando chegar a um indicador bom. Há dois meses fiz exame do T3 ,T4 e TSH e apresentaram os seguintes resultados (T3 96,1 ng/l, T4 9,8 ug/dl, T4 livre 1,13 ng/dl, TSH 4,381 uUI/ml — estava tomando 25 mcg – euthyrox) mas o meu médico disse que deveria aumentar para 38 mcg para melhorar o indicador de TSH livre e hoje fiz outro exame e passou para: T3 125,9 ng/dl, T4 10,5 ug/dl,T4 livre 1,25 ng/dl e TSH 4,305 uUI/ml… gostaria se possível saber se quando os indicadores aumentam devemos aumentar ou diminuir a dose de remédio (neste caso específico acima)? Posso ir controlando através de exames de 2 em 2 meses ou terei que ir sempre em um especialista para saber se devo aumentar/diminuir a dose de remédio?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • PAULO ROBERTO LASHERAS PEREIRA
    Responder

    GOSTARIA DE SABER, SE É POSSÍVEL TOMAR O PURAN T4 EM OUTRA HORA QUE NÃO SEJA LOGO AO ACORDAR…….TOMO O MEDICAMENTO HÁ MAIS DE NOVE ANOS E ULTIMANTE VENHO SENTINDO DESCONFORTO ESTOMACAL, FORA DO NATURAL, GASES INTENSOS, AZIA, ANSIAS EXCESSIVAS E DE PERDURAÇÃO RAZOÁVEL E BEM DESCONFORTÁVEL …..AI ME OCORREU QUE SE MUDASSE O MOMENTO DA TOMADA PARA A NOITE, APÓS UM JEJUM DE MAIS DE QUATRO HORAS TALVÉS MELHORASSE DISSO TUDO, ENTÃO É POSSÍVEL, MUDAR ESSE HORÁRIO…….ATUALMENTE TOMO 125 MG…….COMECEI COM 150 BAIXOU PARA 100 E VOLTOU AGORA COM 125 MG…..DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO, E ME DESCULPO SE SEGUIRAM ERROS DE EXPRESSÃO, MAS ACHO QUE ME FIZ ENTENDER NO MEU PROPÓSITO……

  • Matheus
    Responder

    Olá Doutor! Há praticamente 1 ano atras descobri que estava com hipertireoidismo, praticava bastante atividade fisica, e me sentia mal nos treinamentos,não conseguia treinar, ai começei a tratar com o Tapazol(2 comprimidos ao dia) e Propanolol (1 comprimido ao dia) e não estava resolvendo, então o médico decidiu optar pelo tratamento com o iodo-radioativo, após 2 mesês do tratamento com o iodo-radioativo, começei a sentir alguns sintomas como dores musculares muito forte, inchaço, muito sono, engordei, retornei ao médico e ele falo que minha situação reverteu (de hipertireoidismo passou para hipotireoidismo) estou tomando Puran t4 100 mg a um mês e continuo sentindo os mesmo sintomas, não sei o que fazer, queria muito voltar a praticar atividades fisicas, mais não consigo pelas fortes dores musculares, poderia me ajudar?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • vera
    Responder

    A tintura de iodo pode ser tomada por quem tem hipotireoidismo? é o mesmo ido que o corpo tem carências?
    obrigada

  • Maria Alaide
    Responder

    Ola doutor ,, tomo PURAN T 4 de 62.5 mg para hipotireoidismo já faz mais de 10 anos esta controlado com essa dosagem , gostaria de saber se posso doar sangue ???? se puder me responder , obrigada …

  • Patricia
    Responder

    Olá Dr, bom dia!
    Há 20 dias fui diagnosticada com hipo. Meu endócrino me passou Levoid 25mc e tenho tomado há uns 15 dias. Me sinto muito mais disposta e meu animo aumentou. Mas também tenho sentido mais fome. Já estou acima do peso e estou com medo de engordar mais ainda tomando levoid. Retorno no endócrino só no final de novembro, por isso gostaria de saber do sr se existe algo que eu possa fazer (um dieta ou exercício) e se esse aumento no apetite é comum.
    Muito obrigada!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • lucineide simoes de araujo
    Responder

    Boa noite!!!! Dr. MEU PAI FAZ TRATAMENTO NO HOSPITAL AC CAMARGO , MEU PAI FEZ UM A CIRURGIA DE HIPOTIREOIDISMO ( cancer) A CIRURGIA CORREU UM SUCESSO , ELE TOMA 200 MG DE PURAN T 4 , MAS , ELE SENTE DESANIMO , TONTURA , PALADAR NÃO TEM MAIS , QUANDO SENTE VONTADE DE COMER TEM QUE SER NA HORA , EU SEI QUE A PESSOA NÃO FICA MAIS A MESMA , MAS ESSE SINTOMAS SAO NORMAL PQ , ELE FOI NO MEDICO SEMANA PASSADA DA ONCO , O MEDICO PEDIIU PARA ELE TOMAR 150 MG DE PURAN T4 , PQ ACHA QUE ELE EMAGRECEU MUITO , PQ ELE ESTAVA TOMANDO 200 MG , GOSTARIA DE SABER ALGO , PQ ELE ESTA MUITO TRISTE , GOSTARIA DE SABER SUA OPINIAO. MUITO OBRIGADO POR TER ESSE ESPAÇO. AGUARDO RESPOSTA. lUCINEIDE

  • Carina Saibo
    Responder

    Boa noite, Dr.

    Fui diagnosticada com hipotiroidismoa há pouco tempo. Faço uso de Litio, o que já ouvi falar que contribuiu para o problema. Também estou com problemas de pele, tendo acne II grau e ganhei 10 kg em pouco mais de 1 mês.
    Agora estou iniciando com o Synthroid 50mcg. Tenho perspectivas de melhoras em relação ao problema da acne e do peso? O uso do litio contribuiu para a hipo?
    Agradeço desde já, parabenizando-o.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

  • Daniela
    Responder

    Boa noite.
    Em março deste ano comecei com alguns problemas de estômago e após a realização de alguns exames fui diagnostica com Hérnia de Hiato e Tireoidite de Hashimoto

    TSH 03/2012 3,84
    TSH 04/2014 8,80
    TSH 05/2014 6,79
    TSH 07/2014 1,54 (com Levoid 38)

    T3 05/2014 1,53

    T4 05/2014 6,3

    T4L 05/2014 0,98
    T3L 07/2014 1,09 (com Levoid 38)

    ANTICORPOS ANTI TIREOGLOBULINA 07/2014 99,6

    ANTI TPO 07/2014 4,1

    Dr., tenho necessidade de tomar remédio ou posso corrigir essas alterações de outra maneira?! Agora ele aumentou para Levoid 50..

    Obrigada.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

      • Daniela
        Responder

        Infelizmente moro muito longe para conseguir uma consulta com o Dr.
        Poderia ao menos me responder uma pergunta que me ajudaria muito: seria interessante eu procurar outro medico ou meu tratamento esta correto?!
        Muito obrigada por sua atenção.

  • maria
    Responder

    OLA TENHO ALGUMAS DUVIDAS. HÁ MAIS DE 2 ANOS NAO TENTANDO E NAO CONSIGO ENGRAVIDAR, NUNCA TOMEI ANTICONCEPCIONAL, TENHO VÁRIOS SINTOMAS QUE SE PARECEM AOS DO HIPOTIREOIDISMO, PELE FRIA, TEMPERATURA A 33 OU 34 GRAUS, FORTES DORES DE CABEÇA, QUEDA DE CABELO E CABELO QUEBRADIÇO, E AS VEZES MUDANÇAS NA MENSTRUAÇAO. TENHO 39 ANOS, CHEGUEI A PENSAR QUE ESTAVA ENTRANDO NA MENOPAUSA PRECOCE, MAS AGORA COM ESSA TEMPERATURA BAIXA E TODOS OS OUTROS SINTOMAS CREIO QUE NAO. MEU MÉDICO ME PEDIU EXAMES DE HORMONIO, MAS O T3 E T4 EU NAO FIZ. É IMPORTANTE SABER UM DIA CERTO PARA FEZER O TSH? EU FIZ 5 DIAS DEPOIS DO DIA FERTIL, NAO SEI COMO ENTENDER O EXAME E MEU MEDICO DISSE QUE ESTA TUDO BEM, MAS NEM ME PERGUNTOU O DIA QUE FIZ, ISSO FAZ DIFERENÇA? AGUARDO SUA RESPOSTA. OBRIGADA. MEU SONHO É TER MAIS UM FILHO.

  • silvia camila
    Responder

    Boa Tarde DR gostaria de saber meus exames de t4 deu certinho eu tenho hipotirioedismo de Hashimoto
    tava tomando 125 mg agora fiz os exames deu TSH 0,19 …SENDO QUE A MINHA TIRIOIDE NÃO FUNCIONA MAIS…. qual o valor que eu tenho que tomar em mg? 112 m?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      NÃO posso te prescrever ou mudar suas dosagens sem acompanhar seu caso presencialmente. Desculpe.

      Boa semana

  • Olivia Vieira
    Responder

    Olá Dr. Ícaro!
    Tenho hipotireoidismo, e de vez em quando fico com dúvida quanto a estar ou não grávida devido a atrasos menstruais de 4 a 5 dias. Exemplo disto é que no inicio do ano passado fiquei 1 semana sem tomar o levotiroxina 50mg, puran, por 7 dias e tive um atraso de 20 dias na menstruação. Não fiquei mais sem tomar o remédio e meus ciclos se regularizaram, no máximo 3 a 4 dias de atraso ou adiantados.

    Hoje minha dosagem aumentou para 75mg, tomo há dois meses, o mesmo remédio. Meu “ciclo menstrual” este mês está batendo 40 dias, ou seja atraso de 12 dias aproximadamente. Posso ter adquirido um hipertiroidismo e por isso houve um atraso menstrual? Ou apenas é o organismo se adaptando? Ou devo fazer um teste de gravidez?

    Estou apreensiva pois nem cólica nem inchaço eu tive ainda, o que me indicaria uma possível menstruação. Também tenho urinado muito, mais do que o habitual e dores de cabeça que não costumo ter.

    Obrigada!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Este atraso pode ser devido a uma de todas estas possibilidades. Sugiro mesmo acompanhamento presencial.

      Boa semana

  • MARCO
    Responder

    Ola!

    Qual a relação da dosagem de levotiroxina com os valores encontrados no exame de sangue para o TSH e o T4?

    Ou seja , se TSH está muito baixa , a dosagem deve subir ou descer?

    grato

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Na maioria dos casos, se TSH baixo demais, a dosagem de T4 deve descer. Mas isto tem que ser visto com seu médico, ante seu caso e demais exames.

      Boa semana

  • Anna Cláudia
    Responder

    O senhor acha o Synthroid um medicamento seguro?

  • Mariana Peterle
    Responder

    Bom dia Dr. e parabéns pelo site…..
    Tenho hipotiroidismo tenho sofrido para achar um anticoncepcional que se adeque ao meu diagnostico.
    Qual, ou quais o senhor sugere?

  • JULIANA
    Responder

    DR. BOM DIA!
    Estou grávida de 09 semanas e descobri, só agora, que meu TSH está 133,27. O médico receitou levotiroxina de 50 e, pelo que pesquisei, achei pouquíssimo. Quanto tempo demora para regularizar um nível desse de TSH? O Sr. já presenciou casos em que o bebê nasceu com cretinismo ou algum outro problema grave por causa do hipotireoidismo da mãe?
    Estou desesperada!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Os níveis podem regularizar-se em dias, semanas ou até meses: depende do paciente e de uma série de fatores.

      E EU mesmo não presenciei as situações relatadas pela Sra. mas estão descritas nos textos e livros em Medicina como possíveis.

      Boa semana

  • Cecília
    Responder

    Olá Doutor.
    Faço tratamento de depressão utilizando 225 de Efexor XR (150+75), desde 2002. Em 2001, comecei a sofrer alteração de peso e já estava chegando nos 60 kg, mas a endócrino só me mandava “fechar a boca”. Percebia que os resultados do exame de sangue deveriam significar algo, mas esta não é a minha área. Esta situação de me mandar “fechar a boca” foi até 2004. Cansei e nunca mais voltei! Em 2006, já com 84 quilos, finalmente um médico (clínico geral) disse que eu tinha hipotireoidismo, necessitando procurar um Endócrino sério. Ele mandou que eu tomasse Synthroid 50 mcg. Porém, hoje em dia utilizo 75 mcg. Durante toda vida, sempre tive uma alimentação saudável, mas meu peso continuou a aumentar até que cheguei a 98 kg em 2008. Há três anos, desenvolvi gastrite nervosa e quando tenho crises, não pára nada no estômago e emagreço um pouco e chego a 94 kg. ODEIO qualquer tipo de exercício físico, pois sofri anos e anos em Educação Física, onde sempre sofria “bulling” por parte da professora e colegas. Nunca tinha fôlego para as malditas corridas e competições entre equipes. Cerca de 20 anos atrás, soube que tenho um desvio de septo, sendo este o motivo de cansaço rápido e minha respiração pela boca. Não pretendo fazer cirurgia para correção. Gostaria de saber se existe forma de perder peso, sem academia ou piscina. Obrigada pela atenção.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Existe mas isto só pode ser cogitado com a devida segurança e adequação para o seu caso após análise detalhada, também de exames, presencial.

      Boa semana

  • Soraia
    Responder

    Bom dia Dr. Icaro,

    primeiramente gostaria de dizer que gostei muito dos seus artigos e me sinto mais “confortável” com essa medicina tão pouco encontrada na vida prática.

    Em relação ao hipotiroidismo (tenho Hipotiroidismo de Hashimoto, ainda não tenho a dose exata), o ideal seria aumentar o consumo de Iodo na minha alimentação… aliás, todo mundo deveria aumentar o consumo de iodo pelo visto né.

    Enfim, como eu adoro escovar dentes (fluor) e adoro uma piscina (cloro) e mesmo sabendo que isso esteja ‘tirando o iodo’ do meu organismo, não gostaria de deixar de fazer natação por exemplo.
    Eu vi um video de um médico famoso, que falou para tomar Lugol (iodo + iodeto) todos os dias para repor Iodo no organismo. Mas pesquisando, o Lugol não é para diminuir a vascularização da tireóide antes de uma tireoidectomia?

    Muidei alguns hábitos meus, inclui amendoas e avelãs na alimentação (Selênio), mas gostaria de conhecer outras fontes de iodo (sem ser peixe e frutos do mar e algas marinhas).

    Outra dúvida:
    eu li que o T4 tem meia-vida longa, coisa de semanas. Ai como a dose de 25 é pouca pra mim, mas a de 50 é muita, meu médico falou para ou tomar um dia 50 e outro dia 25… ou todos os dias 37.5. Tem alguma diferença ou no final o que vale é a soma semanal do medicamento?

    Desde já obrigada!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      O ideal é uma dose diariamente bem distribuída mas cada profissional de saúde tem suas formas de prescrever.

      Quanto a demais fontes de iodo, sugiro que você pesquise no Google ou, idealmente, junto a um BOM nutricionista funcional.

      Obrigado pelo elogio ao meu trabalho e boa semana

  • Mah
    Responder

    Dr. Bom Dia.
    Estou com um problema, q é o seguinte:

    Meu namorado fez a cirurgia de retirada da Tireoide, faz aproximadamente 3 meses.
    E o médico dele, tem aumentado a dosagem do remédio, q é o Synthroid, ele esta tomando 175 Mg, e o médico disse q provavelmente pode ser q essa dosagem continue a subir.
    E ele esta ficando louco, pq só tem aumento de peso, e faz academia todo dia, faz dieta, e não consegue emagrecer, só engorda, e esta ficando com depressão, pq não quer engordar, e explosivo, muito nervoso. Ele acha q é pq a dosagem do remédio esta alta.
    Ele disse q se não conseguir emagrecer vai acabar tomando um remédio desses pra emagrecimento, ex: Sibutramina, pra ver se tem resultado.
    Estou desesperada, pq sei q esses remédios causam malefícios a saúde.
    Mas não sei mais o q fazer, pq o médico dele, não informa com clareza.

    • Mah
      Responder

      O q eu gostaria de saber, é se esse aumento na dosagem é normal, e se é isso q faz com q engorde?
      Ou se é o oposto, quanto mais dosagem, maior será perda depois?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      E qual é a sua dúvida?

      Boa semana

      • Mah
        Responder

        Minha dúvida é:
        A causa dele engordar é o aumento da dosagem do remédio?
        Se ele tomar esses remédios pra emagrecer, vai afetar alguma coisa, nesse tratamento?

        Obrigada

  • SORAYA PEREIRA
    Responder

    Boa tarde, descobri que tenho hipertiroidismo, será que eu posso continuar tomando meu anticoncepcional (alestra20). Desde que soube que tinha hiper eu parei de tomá-lo. Desde já lhe agradeço a atenção.
    Muito Obrigada mesmo!!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Como já disse neste site, infelizmente não posso consultar ninguém à distancia. Sugiro que você busque apoio médico presencial, além de seguir as dicas deste site.

      Boa semana

  • Ivana Silva
    Responder

    DR. Icaro, Bom dia!
    Gostaria de passar por uma consulta mas infelizmente estou em São Paulo e o consultório é em Brasilia. Existe alguma forma de fazer a consulta ou me indicaria alguém em São Paulo?
    Tenho hipotirioidismo de hashimoto e tomo Puran T4 75mg, mas sei que deveria medir o nivel de Iodo e fazer um tratamento com hormonio bioidentico. Tenho muita dificultade de localizar um médico que não seja tão convencional. Gostaria de saber se posso fazer uso do lugol (reposição de iodo) ou mesmo trocar o puran T4 por um hormonio biodentico.
    Muito Obrigada
    Ivana

  • jane
    Responder

    Oi a muitos anos tenho hipotiroidismo e faço uso de puran, a três anos atrás tive minha filha e aumentei mas de 20 k, mesmo tomando puran de 175mg eu não perco peso, isso é normal?

  • Ana Campideli
    Responder

    Bom dia Dr. tenho tireoide a 7 anos e tomo Puran 200mg e a minha tireoide esta muito baixa será q agora vou conseguir perder peso pois em 3 anos ganhei 20 kilos, e qnto mais baixa mais rapido a perda de peso????

    Att.
    Ana

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Ana

      Todo ser humano tem a glândula tireóide, desde o momento do seu nascimento, já que ela e seus hormônios são ESSENCIAIS para a vida. Sobre suas demais dúvidas, precisaria conhecer seu caso e exames, em acompanhamento presencial, para opinar com a devida propriedade.

      Sugiro, entretanto, que todos leiam os artigos sobre T3 e T4 neste site.

      * Para toda e qualquer dúvida sua em saúde, minha sugestão é que você busque as palavras-chave do assunto desejado na área de busca desta Sala de Artigos, no canto superior direito desta tela (no campo ao lado da gravura da lupa): muitos artigos devem aparecer que decerto esclarecerão muito! Por exemplo, quer saber algo sobre emagrecimento? Digite “emagrecimento” nesta área de busca e leia os artigos que aparecerem…

  • Érica
    Responder

    Bom dia Dr. Ícaro,
    Gostaria de saber se o euthirox causa muitas espinhas e se a coceira e a falta de peso também podem ocorrer na tireóide de Hashimoto. Sou muito magra e perdi mais 10 kgs sem fazer nada, também sinto muitas dores musculares e coceiras e meu diagnóstico foi tireóide de Hashimoto. Esses sintomas são comuns desse problema? Existe algum outro tipo de distúrbio que causem esses sintomas em conjunto?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Estes podem ser sintomas associados à patologia de base referida, não são os sintomas mais comuns e sim: há vários outros distúrbios que causam estes sintomas em conjunto.

      Boa semana

  • Gean
    Responder

    Olá, mandei manipulação a solução de Lugol 5% e ele usaram o iodo Metaloide vi na internet que usam Iodo Elementar na formula do Lugol existe diferença entre os dois tipos de Iodos?

    Se eu usar esse pode causar algum mal? O efeito é o mesmo nos dois?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Há diferenças, podem causar mal sim e o efeito usualmente não é exatamente o mesmo.

      Boa semana

  • indira sanders
    Responder

    Querido Dr Ícaro, meu TSH deu 4,2, mas o t4 sempre da normal. meus anticorpos da tireoide deram um pouco elevado. Estou com hipotireoidismo subclínico, já tenho que repor meu hormônio tireoidiano com levotiroxina ou posso só fazer a suplementação com lugol?

  • Vania
    Responder

    Dr. Ícaro, boa tarde!!

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que faz e pela atenção que presta a tantas pessoas que, como eu, tem tantas dúvidas e que infelizmente não tem a possibilidade de fazer um tratamento com você, visto que a maioria não mora em Brasília.

    Tenho 41 anos, e sempre fui muito saudável, muito ativa, mas nos últimos 3 anos, em exames de rotina, tenho apresentado alterações no Anti-TPO, porém sem alterações nos demais seguimentos analisados, tendo apenas a orientação de repetir os exames para acompanhamento.

    Não fiz o acompanhamento com um único médico, visto que como são do convênio nunca ficam por muito tempo…

    No ultimo dia 17/10 fui a endocrinologista com o resultado dos exames que ela havia solicitado, recebendo o diagnóstico de Hipotireoidismo de Hashimoto, a princípio fiquei bem incomodada com a notícia, mas ao mesmo tempo aliviada porque finalmente havia esperança de ficar livres de alguns sintomas que vinham me incomodando, agora eles tinha uma causa.

    Do exame:

    Anti-TPO 122,3 UI/mL Ref: inferior a 35,0 UI/mL
    TSH 4,50 µUI/mL Ref: 0,50 a 5,00 µUI/mL
    T4 Livre 1,04 ng/dL Ref: 0,70 a 1,80 ng/dL
    25 OH Vitamina D 18,3 ng/mL Deficiência: até 20,0 ng/mL

    Meus exames mostraram também, discreta alteração na glicose e colesterol, que comparados aos exames anteriores, mais as alterações do Anti-TPO (que já são recorrentes nos últimos 3 anos) levaram ao diagnostico final, sendo que ela me receitou:

    Synthroid 25mcg

    Combirom fólico 2 comprimidos por dia por 30 dias

    Addera D3 50000UI por 1 mês

    E uma fórmula, contendo 20 cápsulas, para serem tomadas entre 15h00 e 17h00, por 20 dias, contendo:
    Tri-iodotironina 3mcg
    Hidrocortisona 3mg
    Rgodiola Rósea 200mg
    Tirosina 50mg
    Iodo Quelato 10mcg
    Coenzima Q10 50mg

    Diante do seu artigo, e da importância de olharmos mais atentamente para o T3, gostaria que você, se possível, é claro, me desse sua opinião sobre o tratamento que estou iniciando agora.

    Meu desejo na verdade era fazer um tratamento alternativo, porém não tenho condições financeiras no momento para arcar com essas despesas, faço o máximo pelo que meu convênio dá cobertura.

    Inclusive já procurei alguns colegas seus aqui em São Paulo, mas fico perdida por não ter referências de um bom profissional e pelo valor que ainda não cabe no meu bolso, é uma pena, mas isso não tem nada a ver com você, desculpe-me.

    Só gostaria de me sentir mais segura, de saber se estou iniciando um tratamento que será satisfatório ou se tenho que insistir num tratamento alternativo que abranja outros aspectos que poderiam ser desencadeadores do meu estado de saúde atual.

    Agradeço muito se puder me dar sua opinião.

    Obrigada, fique com Deus.

    Vania

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário) e por vezes até indicar medicamentos/suplementos e suas doses: ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

      • Vania
        Responder

        Compreendo…

        De qualquer forma, obrigada pela atenção Dr. Icaro!

        Abraço

        Vania

        • Vania
          Responder

          Compreendo…

          Na verdade não queria uma consulta à distancia, apenas uma opinião se deveria também tentar um método alternativo de tratamento, como acupuntura ou outro… e se este que estou fazendo está “trabalhando” meu T3, visto que não entendo onde cada medicamento atua!!

          De qualquer forma, obrigada pela atenção Dr. Icaro!

          Abraço

          Vania

  • Patricia
    Responder

    Doutor, marquei medico para mim já, porem vai demorar um pouco ate chegar o dia e minha anciedade não me permite esperar tanto… gostaria de saber se a TSH em 5,16 é muito ruim e também queria saber se há um modo de reverter sem tomar medicamentos, só com alimentos… Obrigada.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      TSH neste nível já pode significar hipotireoidismo e sim: há casos onde boa alimentação possa ajudar.

      Boa semana

  • neiva da silva oliveira
    Responder

    gostaria de saber .se levotiroxinat4,pode cauar ressecamento da garganta ceu fa boca e labios causando rachamento da lingua,isso aconteceu apos fazer uso do mesmo ,oq antes nao tomava medicamento nenhum…..a tomo associado vitamina d3

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Pode causar mas são efeitos raros associados à dose adequada deste.

      Boa semana

  • Laura
    Responder

    quem tem blefarite e alergia no olho pode tomar levotiroxina sodica? tenho hipotireoidismo

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Só por estes sintomas não há contraindicação absoluta que eu conheça.

      Boa semana

  • Camila
    Responder

    Olá tive tuberculose mas ja estou curada tomar puran t4 vai fazer algum mal? quais efeitos colaterais

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Os efeitos colaterais possíveis estão na bula do produto: sugiro que a Sra. leia lá, para informações mais precisas.

      Boa semana

  • michele kostrzycki
    Responder

    DOUTOR. HA 7 MESES FIZ A CIRURGIA DE TIREOIDECTOMIA TOTAL DESDE ENTAO TOMO PURAN T4 DE 150 MG. QUERIA SABER SE EXISTE ALGUMA DIFICULDADE EM EU QUERER ENGRAVIDar?? Michele

  • Thais Verlaine Dos Santos
    Responder

    BOM DIA.

    GOSTARIA DE SABER SE POSSO BEBER BEBIDA ALCOÓLICA TOMANDO PURAN 25G?? SE TEM ALGUM PROBLEMA!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Sra., este tipo de dúvida deve ser retirada junto ao seu médico, que conhece seu caso e exames e pode opinar com a devida propriedade, em seu benefício.

      Boa semana

  • Vitoria
    Responder

    Olá doutor,
    fui diagnosticada com hipo ha 3 meses.Estou tomando tiroxina 50mg
    Há uns 2 anos, tive uma virose muito forte e sofri desidratação, depois disso eu necessitava beber água toda hora, com a boca seca 24 hrs por dia. O sintoma passou, porém a água se tornou um vicio.. e eu tomo uns 6 litros por dia. Poderia ser esse o motivo, que causou a falta de iodo?? E se eu tomasse iodo como complementação? Estou com muita dificuldade de emagrecer os kgs ganhos pela hipo… estou tomando óleo de cartamo e café verde como complemento da dieta e exercícios, porém sem resultados. Obrigada

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Água em excesso pode, sim, levar a déficit de iodo, ainda que raramente.

      Boa semana

  • Rafaela
    Responder

    Olá Dr. Ícaro,

    Em primeiro lugar, agradeço pelo espaço de esclarecimento. É uma das infindas utilidades da internet promover essa “prestação” à população.

    Tenho 27 anos, sou modelo e fui diagnosticada Hashimoto e Hipotireoidismo Sub-Clínico, pois apesar do TSH elevado, os níveis de T3 e T4 estão normais. O endócrino me receitou Synthroid 25, mas por trabalhar com a imagem, temo engordar, apresentar rosto edemaciado, glândula aumentada e outros efeitos colaterais/sintomas relativos à alteração física. Gostaria de saber como evitar.

    Desde já.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Obrigado pelas palavras. Só tento ajudar.

      Para responder sua pergunta com a devida propriedade eu teria que conhecer seu caso, exames, hábitos, etc.

      Boa semana

  • Ordeci Silva
    Responder

    Dr. Tenho Hipertiroidismo.

    Tenho uma vida meio conturbada. Convivo com estresse, angustia, as vezes com raiva por situações alheio a mim. queria saber até onde estes fatores me complicação minha saúde.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Tudo isso pode agravar a doença em si (causas) bem como seus sintomas.

      Boa semana

  • Lívia Amorim
    Responder

    Boa noite Dr.Ícaro
    Desde que fui diagnostica da com hipotiroidismo de Hashimoto, tenho pesquisado muito sobre o assunto, assisti algumas palestras do Dr Lair Ribeiro e fiquei interessada em fazer a suplementação de iodo usando Solução de Lugol a 2%. Quem tem Hipotiroidismo pode usar Lugol? Li em algumas fontes que devemos evitar o iodo, agora estou em duvida, devo ou não usar o Lugol? Caso positivo qual a melhor maneira de usar.
    Desde já agradeço a atenção.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Muitos casos de hipotireoidismo melhoram com Lugo mas só conhecendo seu caso para saber se o seu seria um destes.

      Boa semana

  • Joyce
    Responder

    Bom dia Dr Ícaro,

    Fui diagnosticado com linfonodos na tireoide a cerca de 6 anos
    fiz uma cirurgia de 1 e ainda tenho alguns que estão controlados e numa região dificil de operar
    Após a cirurgia, fui encaminhada a um endócrino que receitou Levoid (tomo desde então e a dose hoje esta em 75)
    Meus exames tem se mostrado dentro da normalidade e fico na duvida sobre continuar com o tratamento ou procurar um outro medico pois passei em 2 e cada um defende uma lado

  • Thais A.
    Responder

    Dr, bom dia.
    Fiz exames de sangue(TSH, T4 e T3) e não houveram alterações significativas,
    no entanto, fiz um ultrason de tireoide e o resultado foi Tireioide de dimensoes reduzidas.
    De aproximadamente um ano para cá tenho sentido cansaço extremo, muito sono, fadiga, perda de memória e alterações intestinais.
    É possível que estes sintomas estejam relacionados as dimensões da tireoide?
    Desde já agradeço.

  • Caroline
    Responder

    Boa noite Dr. tive dois micro-carcinoma, bilateral, fiz a retirada da tireoide total, estou tomando euthyrox 100mcg, ainda não tomei a dose de iodoterapia, só será em fevereiro, e os dois módulos malignos não infiltraram na glândula da tireoide e também estavam encapsulados, grau 1. Faço o uso de anticoncepcional selene, essa medicação da tireoide diminui o efeito contraceptivo?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      O contraceptivo é que bagunça o efeito de qualquer medicação para tireóide, na minha opinião.

      Boa semana

  • Letícia
    Responder

    olá tenho hipotireoidismo mas tenho medo de tomar puran t4 pois tenho blefarite receio que este medicamento possa trazer concequencias serias em meus olhos, o que faço? obd

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Desconheço conseqüências negativas possíveis do uso adequado, neste caso citado.

      Boa semana

  • Juliana
    Responder

    Dr. Tenho nodulos na tireoide, tomava levoide 35mg, depois passei para o 50mg.
    Quando fui fazer uma ultra os nodulos desapareceram. Isso realmente pode acontecer ou pode ser erro do exame?
    Nodulos na tireoide pode diminuir, desaparecer?

  • carlo ribeiro
    Responder

    Caro Dr. Ícaro,

    Tenho um nódulo na tireóide e estou tomando Levoid 38 mg. Já fiz uma punção e por enquanto não há malignidade no nódulo. O exame de sangue está normal.
    Apesar dos exames mostrarem as taxas “normais” de Tsh T4 e T3 não me sinto 100% e acredito que o problema venha dessa reposição hormonal insuficiente.
    Estive vendo alguns vídeos sobre a reposição do íodo através do Lugol e resolvi comprar a fórmula à 5%.
    Gostaria de saber se posso continuar tomando o Levoid em conjunto com o Lugol (2 gotas/dia)? Minha endocrinologista não trata hipotireoidismo com Lugol.

    Muito obrigado

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      NÃO posso opinar, por proibição do CFM, por não acompanhar seu caso e não conhecer a fundo seus exames e caso. Desculpe.

      Boa semana para todos

  • Harlany
    Responder

    Dr. Ícaro, Boa tarde! Gostaria de saber se há risco de vida em uma pessoa que tem miocardiopatia, arritmia , hipertensão e angina, associar o puran t4 de 25mg, para desmanchar um nódulo benigno na tiróide e, consequentemente tomar este medicamento para repor o hormônio por toda vida. Como fica a questão da saúde do seu coração? Existe alimentos que substituam este hormônio?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Bons hábitos de vida, inclusive alimentos, podem ajudar a melhorar perfis hormonais mas muitas vezes a reposição é mesmo necessária. Leia “Modulação Hormonal Adequada” neste site e entenda melhor.

      Boa semana

  • Barbara
    Responder

    Olá doutor, descobri que tenho hipotireoidismo há 4 meses atrás depois de uns 2 anos passando mal e fazendo varios exames, todos os sintomas começaram quando tive anemia e fiquei internada, sai de lá curada mas a tontura me acompanha desde lá. Sinto o dia inteiro e apesar de que eu consiga suportar isso me encomoda muito. Fiz exames e uma vez deu colesterol alto e outra hipoglicemia, acha que estes teve a ver com o hipo? E de uns meses pra cá, aumentarão os sintomas e estou tomando puran 25, a medica da emergência passou pois meus níveis estavam muito descontrolados e agora vou fazer o exame para ver como está. Espero acertar logo a dose desse medicamento pois só tenho 14 anos e estou me sentindo como se tivesse 100, esta afetando demais a minha rotina.. Abraço e felicidades.

  • Giani
    Responder

    Olá,Dr!
    Fiz a pouco tempo o exame TSH e o resultado foi 6,8 ui/ml, mas não realizei exames de t4 e t3.Porém procurei um endocrinologista e o mesmo me falou que tenho hipo.Gostaria de saber se é necessário fazer estes exames para confirmar?
    Obrigada!

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      EU acho importantes mas muitos endócrinos por aí não valorizam mais T4 e muito menos T3, infelizmente.

      Boa semana

  • jannyfer
    Responder

    Olá tenho 20 anos e o meu Tsh é 18,67 seria hipo? Oq devo fazer?
    Obrigada

  • daniela bibiana de queiroz
    Responder

    oi sou daniela e descrubrir que tenho tereiode e quero emgravidar mais ja to sem mestruaçao a 6 mes e tenho policistos dois ovario quero saber se posso emgravidar se eu fazer tratamento policisto e da tereiode por favor me responde

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá Sra.

      Todo ser humano tem a glândula tireóide, ok? Distúrbios dela e dos ovários, entretanto, quando têm repercussão hormonal, devem ser avaliados e tratados, aí sim, pode ser possível uma gravidez adequada.

      Boa semana

  • Giulia
    Responder

    Dr é verdade que com uma unica dose de puran t4 pode lesionar nervos periféricos? Obg

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Desconheço este efeito como algo comum na ação de doses adequadas de Puran T4.

      Boa semana

  • Pollyanna Barros
    Responder

    Boa tarde,

    Dr. Ícaro, desde Abril de 2013 tomo o Puran T4 de 25mg e hoje meu pai comprou por engano o de 50mg e a farmácia não trocou pois eu já tinha aberto. Tem algum problema se eu tomar o Puran t4 de 50mg???

    Desde já agradeço a atenção!

  • Elena Toscano
    Responder

    Olá Dr. Ícaro, sou hipotiroideia, tomo Eutirox faz muitos anos e gostaria trocar por Nature Thyroid.
    Marcando uma consulta o Sr pode me acompanhar nessa passagem?
    Obrigada
    Elena

  • Tabata
    Responder

    Boa noite Dr.
    Tenho 27 anos e comecei a ter problemas na tireoide na minha 2 gravidez, oscilava entre hiper e tipo. Só fiz ultrassom descobrindo que tinha nódulos e comecei a tomar remédio após o nascimento do meu filho. Passei em vários endócrinos e 2 cirurgiões até que minha tireoide normalizou o funcionamento mas tive que operar pq os módulos erao grandes e não paravam de crescer. Há 5 meses fiz a tireoidictomia total pensei que ficaria bem, mesmo com exames normais vivos picos de tensão e ao mesmo tempo cansaço diários que atrapalham muito minha qualidade de vida. Afinal tenho 2 filhos com menos de 4 anos. Como disse vários médicos não me ajudam, tenho tonturas muito frequentes que me impossibilitam muito, fora inúmeros problemas q me causam. Me desculpa a ignorância mas que remédio ou tipo de tratamento devo procurar?? Estou precisando MUITO ficar boa.

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Ola

      Perdão mas, como Já disse, não posso indicar ou prescrever por aqui, por proibição do CFM. Sugiro que você procure avaliação por médico de abordagem mais generalizada.

      Boa semana

  • vania
    Responder

    Dr.Icaro
    Descobri que tenho hipotiroidismo e comemcei o tratamento com 25mg do levotiroxina apos 2 meses o medico pediu novos exames ,pois sinto muito dos transtornos desse problema.O resultado deu normalizado so que mesmo assim passava muito mal,entao pedi um novo exame e esse deu que continuava com a doença.Passei a tomar o de 50mg e passada algumas semana melhorei td,perdi peso,minha cabeça melhorou,a disposiçao e alegria voltaram.nessa epoca o medico pediu novos exames ,e como dependo de atendimento publico so fui ver o resultado agora 2 meses depois,e os sintomas voltaram a algumas semanas,mas como o resultado esta td normal o medico mandou continuar com o de 50mg e nem deu muita imporatncia para os sintomas.Sera possivel oscilar tanto assim?Ou de novo o exame deu errado?grata se ppuder me ajudar

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Ola

      Pode oscilar sim, já que hormônios dependem de vários fatores diferentes. Mas pode ser erro de dosagem tb.

      Boa semana.

  • Nathalia
    Responder

    Olá Dr Icaro,

    Primeiramente, parabéns por seu site e trabalho!
    Sempre escutamos dos médicos endocrinologistas que não é possível reverter um hipotireoidismo. Pois bem: fui diagnosticada com hipo em 2003, sendo medicada desde então com Synthroid 100mg diariamente. Fiquei por anos nesta rotina, sempre realizando os exames de controle a cada 6 meses e tudo parecia dentro da normalidade. Neste período também tomava pílula anticoncepcional.
    Há cerca de um ano e meio parei com a pílula e depois de um certo tempo, comecei a notar algumas reações ao tomar o Synthroid. Como teste, fui parando de tomá-lo. Parei definitivamente em Outubro/2014, após alguns meses tomando sem regularidade. Neste mesmo mês de Outubro, fiz meus exames e todos os resultados estavam dentro da média. Agora repeti os exames e todos os parâmetros continuam na média (T3, T4, Anti-tpo). Fui a uma endocrino nova e se não tivesse comentado minha condição anterior, ela não teria acreditado que havia tomado o remédio por tanto tempo muito menos desconfiaria de qualquer alteração na tireoide.
    Minha dúvida é: é possível curar o hipotireoidismo com mudanças no estilo de vida (alimentação, atividade física, qualidade de vida, menos stress)? Posso ter sido medicada por anos sem necessidade?
    Deveria refazer os exames em laborátorios diferentes? Estou na dúvida e parece que não há medicos em quem confiar por aqui.

  • yasmimm
    Responder

    Dr. tenho hipo, quando me alimento meu coração acelera e tenho muita diarréia seria por causa da hipo?

  • WALLACE FERNANDES
    Responder

    Olá Dr.

    Tenho 37 anos, Sei que o senhor não pode avaliar um paciente assim!
    fiz acompanhamento endócrino, começando com levotiroxina sodica de 25mcg, depois 50 mcg e por fim 75 mcg, a qual faço uso atualmente!! Depois que fiquei sem plano de saúde! Não fui mais as consultas
    mas adotando hábitos alimentares saudáveis…
    Meu ultimo exame deu o seguinte:
    TSH – 6,99

    T3T – 81 ng/dl

    T4L – 1,1 ng/dl

    Minha pergunta é o seguinte:
    Já que eu faço uso de Levotiroxina sódica 75 mcg, teria algum problema fazer uso desses suplementos e minerais que existem nas Farmácias, onde na composição tem Iodo (Iodeto de Potássio) 130mcg
    mexeria com o tratamento com a dosagem da Levotiroxina?

    Obrigado e parabéns pelo trabalho informativo!

    att,
    Wallace

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Há chance do iodo afetar o atual equilíbrio da tireóide sim, seja para melhor ou pior. Não conheço seu caso a fundo para opinar.

      Boa semana.

  • João Vicente
    Responder

    Se sou hipertenso, não é perigoso tomar T4 com sódio??
    Existe T4 comercial sem sódio? Não entendi isso no texto.
    Existe T3 comercial?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      1 – O sódio no T4 vem em quantidade irrisória.

      2 – Os T4 “comerciais” são todos levotiroxina sódica.

      3 – Só existe T3 “comercial” no exterior.

      Boa semana.

  • Keyla
    Responder

    Bom dia. É verdade que hipotireoidismo causa cegueira ou seria hiper?

  • Nacimeire
    Responder

    Tive a doença de Graves e Haschimoto e fiz uma tireoidectomia total, hoje dependo de medicamentos; tomo levotiroxina todos os dias. Gostaria de saber se esta é a medicação mais adequada para repor os hormônios tiroidianos.

  • suely grise
    Responder

    Bom dia Dr. Ícaro
    Eu tomo já a 1ano syntroid 25mg, e a 1mes aumentou para 50mg, tomo tambem um repositor hormonal Libian, e ao deitar começei a tomar clinfar 20mg por 3 meses para normalizar o colesterol que ta auto. É que quebrei meu braço, agora to fazendo fisioterapia, e doi muito, meu ortopedista me passou diprospan injetavel para desenflamar e para dor, eu posso tomar? porque diante de tantos remedios ja fico com medo.
    Desde ja agradeço a atenção

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Senhora, bom dia

      Como já disse por aqui, NÃO posso intervir na conduta de pacientes os quais eu não acompanhe.

      Grato pela compreensão de todos, desejo-lhe boa sorte.

      Atte

      Dr. Ícaro

  • Elis Varella
    Responder

    Olá Dr.

    No final do ano passado minha ginecologista em um exame de ultra-som da tireoide, descobriu nódulos na minha tireóide, destes um maior que um centímetro. Fiz a punção desde nódulo. Deu sugestivo de bócio. Procurei um endocrinologista que repetiu os exames, na nova ultrassonografia que fiz o endocrinologista disse que eu não tinha nódulos, apenas pseudonodulos. (Mas como? Se eu cheguei a fazer punção de um nódulo)a médica disse que preferia acreditar no último exame. Tbm meus exames acusou tireóide de hashimoto, bem alto agora esta 900 e pouco, mas as taxas hormonais é o tamanho da tireoide estão normais. Apenas o t4 deu um pouco alto. Então ela me mandou tomar euthyrox. Procurei outro médico, que falou que não é para eu tomar este remédio, pois os os hormônios da tireoide estão normais apenas o t4 está alto pq eu tomo anticoncepcional. Enfim, não tomei o remédio. Mas meu cabelo não para de cair mesmo com tratamento com dermatologista, e ultimamente tenho sentido desconforto no pescoço, uma pressão na tireóide e inguas doloridas e minha garganta nao está inflamada. Estou preocupada, sem um diagnóstico suficiente. É normal tudo isso? Ter nódulo depois não?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Não é normal. E nódulos podem ser erroneamente diagnosticados ou mesmo sumir, além de opiniões médicas que podem variar muito – cada caso é um.

      Boa semana

  • Jessica
    Responder

    Doutor Boa tarde,
    estou com uma duvida, vou fazer a iodoterapia (monitoramento), e estou na duvida se preciso parar o uso de anticocepcional, faço o uso do tantin, e ele é de cor vermelha e em minha dieta fala que deve suspender o uso de medicamentos com corante. O uso do anticocepcional também devo suspender além do puran t4?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      usualmente a dose é pequena demais para interferir com o tratamento mas sugiro você perguntar para o seu médico.

      Boa semana

  • Itaner Saláfia
    Responder

    Caro doutor. Tenho 67 anos. Tenho insuficiência adrenal e tomo prednisona (10 mg por dia). Tenho hipo e tomo puran t4 (125ng). Meu endocrinologista disse que tenho insuficiência generalizada de hormônios. Tomo 100 mg de Deposteron (testosterona) de 15 em 15 dias. Tudo isso já faz 20 anos. Fiz duas pontes de safena em 2007. Faço acompanhamento com o cardiologista e estou bem. Não sou sedentário. A questão é que ultimamente tenho andado com a cabeça aérea, meio voado as vezes,certas horas do dia, bem pior. Calor insuportável. Apelo para o endocrinologista, ele diz que estou bem meus níveis de hormônios estão normais. No início do tratamento constatou-se ausência da hipófise. Gostaria de saber se a minha cara de lua cheia é devido a esses 10mg de prednisona. Tem gente que tem esse incomodo mas toma 40, 60 mg de corticoide, o que justifica. Se eu trocasse a medicação da hipo eu melhoraria essa cabeça aérea?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      É uma possibilidade mas eu acho que há mais o que abordar e investigar no seu caso…

      Boa semana

  • Aline Souza
    Responder

    Olá Dr sinceramente não sei oq fazer tenho hipo preciso tomar puran t4 25 mg, pois tenho sindrome do panico e muito medo de tomar remédios oq faço?

  • Simone
    Responder

    Olá Dr.
    A minha filha foi diagnosticada com hipotiroidismo transitorio quando nasceu, com o exame do pezinho, ela faz tratamento com o Euthyrox 25mg, ela tem 7 meses e agora os valores do FT4 e TSH estao normais. Ela eh mto agitada e nao dorme bem, gostaria de saber se poderia ser das reacoes do remedio?
    Obrigada!

  • Priscila
    Responder

    Boa noite doutor. Meu filho tem 2 anos e nasceu com problema tiróide. Desde que nasceu ele toma euthyrox. E de uns 3 meses pra cá ele esta apresentando manchas vermelha pelo corpo. Passei ele na dermatologista, ela passou hixizine e está achando que a alergia pode ser do euthyrox. Doutor o euthyrox pode dar esse tipo de alergia? Em caso positivo, qual melhor forma de resolver o problema? Obrigada

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Pode causar, em casos raros. Sugiro avaliação presencial por um médico.

      Boa semana

      • flavia
        Responder

        Dr, Não estou sabendo postar uma pergunta, por isso aproveito aqui uma resposta recente para pedir ajuda:

        controlei o hipo subclinico com suplementação de lugol, selenio, Vit D3 e magnesio… tb mudei de emprego e parei com atividades físicas intensas que fazia (para cortar o stress).
        Depois de um ano estável, voltei há 3 dias para a academia de ginastica. Parece que todo o hipotiroidismo voltou de uma só vez, uma pancada: há 3 tres dias nao durmo bem mas estou hiper exausta, cara de doente, me arrasto o dia inteiro.
        Procurei em artigos academicos, muitos falam que o exercicio físico impede a passagem de T4 para T3.. por ser catabólico, por gerar “stress”no corpo, principalmente pela falta de glicose, em reinos mais fortes/longos.
        Será que não vou conseguir continuar com o exercicios sem ter que ir pros Puran??? Tant sacrificio pra me tratar com suplentação… estou desolada…

        • dr.icaro
          dr.icaro
          Responder

          Olá

          Que eu saiba, o exercício físico, fora “overtraining”, tende a AJUDAR na conversão de T4 em T3.

          Boa semana

  • Jackson
    Responder

    Olá Dr. Ícaro, qual seu parecer sobre o Lugol 5%, inclusive muito difundido pelo Dr Lair Ribeiro. Grato.

  • Cristiane Vicente
    Responder

    Dr eu uso a 19anos puran T4 75mg mas quero sabe infecções. Urina, vias aéreas, , tremores, tonturas, boca seca, inquietação, insônia, olhos secos ,sensação de calor , distinção abdomin,dor no corpo e muscular, falta de apetite, ânsia, depressao ,sessão de frio problema vesicular.

  • Iracy Rodrigues
    Responder

    tenho tireoide a mais de 30 anos faço tratamento e usei a radiação a 25 anos atras…hoje tomo o puran 150…tem algum problema se eu tomar o meu remedio depois do cafe pois geralmente esqueço e tomo 1 hora depois…faz diferença?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      Usualmente após 1h do café faz o mesmo efeito que 30 min. antes.

      Boa semana

  • Amanda
    Responder

    Dr tenho hipotireoidismo, semana que vem tenho cirurgia da vesícula. Tem algum perigo fazer a cirurgia com a hipo não tratada, pois ainda vou começar o tratamento

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      Sim: hipotireoidismo descompensado usualmente pode trazer pior pós-operatório.

      Boa semana

  • rita dety
    Responder

    boa tarde doutor, tudo bem? tenho 36 anos e hipotiroidismo, tomo pluran t5 e gostaria de engravidar,

  • Luma
    Responder

    Dr. Ícaro, bom dia.

    Tenho dúvidas a respeito do jejum que deve ser tomado o remédio de Hipo (Puran T4). Alguns médicos falam de 20 a 30 minutos antes do café da manhã e a bula indica 1h antes. Tem algum problema ultrapassar essa 1h? Causa alguma diferença no efeito do remédio tomar o café mais de 1h após tomar o remédio?

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      30 min. depois ou 1h antes usualmente têm o mesmo efeito.

      Boa semana

  • Pedro
    Responder

    Boa tarde,

    A minha mulher está grávida (oitavo mês) e sente muita fraqueza e tontura. Tem desânimo e está sempre irritada. Ela usa, atualmente, o Puran T4 62,5mcg que foi recomendado pelo médico. Gostaria de saber que nova dosagem deve ser usada para eliminar tais sintomas? Desde já agradeço…

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      Não posso passar dosagens para pacientes que não acompanhe. Proibição do CFM. Desculpe.

      Boa semana

  • Maike Diego da Silva
    Responder

    Olá Dr Icaro, eu fiz um tratamento com T4 dês dos 5 anos para baixa estatura, aos 20 os médicos disseram que eu estava normal e que não precisava mais tomar, tomava 50mcg. Faz 3 anos que tive um alimento de peso de 11 kg acima do ideal não engordo mais que isso mas não emagreço mais que 1 ou dois kg, eu caminho 4,5 km por dia ao total indo e vindo do trabalho. Faço futebol duas vezes por semana não bebo regularmente.

    Eles podem ter errado no diagnostico, e eu posso estar necessitando de me tratar novamente ?

  • Ruth
    Responder

    Boa noite
    Dr. Em 2015 foi prescrito leotiroxina 50mcg endócrino tradicional, senti muita coceira ao usar o medicamento e apos uns 8 meses parei, procurei um ortomolecular e prescreveu t3 e t4 logo as coceiras e tipo vergões apareceram, comentei com o médico e disse que poderia ser componentes do comprimido da cápsula, troquei de médico e t
    bm prescreveu mesmo relatando o ocorrido resultado coceiras novamente e vergões, esse mes trocou por gel e ainda coça mas menos um pouquinho só, vc sabe me dizer o que é isso??
    Minha mediica não soube e ja achan que estou somatizando!

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá

      Esta reação realmente não parece do T4… Pode ser de algum excipiente comum, da fórmula, por exemplo.

      Boa semana

  • Ruth
    Responder

    Essas coceiras e vergões ocorrem inesperadamente mas com frequência apos alimentar ,usar limão em jejum ou cha dutante dia, apos banhos, antes de dotmir muito tem dia que fico cerca de 30 min me coçando.
    Pensando em desistir novamente!

  • Ana Flávia
    Responder

    Olá. Dr. Boa noite! Eu tenho hipotireoidismo e faço uso do Puran T4. Posso fazer o usa do medicamento Ritalina?

    • Webmaster
      Webmaster
      Responder

      Olá

      Não tenho como responder por não conhecer seu caso. Desculpe.

      Boa semana

  • ANDERSON
    Responder

    OI, SOU ANDERSON E TENHO HASHIMOTO A AMIS DE 10 ANOS,TOMO PURANT DE 125MG.ONDE ENCONTRAR O T3.OU ESTE HORMONIO IDENTICO,JÁ FALEI COM MEU MÉDICO ELE DIZ, DESCONHECER,ATÉ FALEI PARA ELE DO DR; LAIR RIBEIRO,ELE DIZ QUE É CHARLATAO,;[email protected](34)99161-4630,OBRIGADO DESDE JÁ.

    • Webmaster
      Webmaster
      Responder

      Olá

      O T3 pode ser obtido em farmácias de manipulação, sob receita médica.

      Boa semana

  • Rayanne
    Responder

    Estou acompanhando a evolução dos meus exames de TSH há 8 meses e nesse período realizei 7 exames de tsh onde em 4 deles o valor passou do valor de referência atingindo no max o valor de 6,71, nos outros 3 os valores ficaram dentro dos valores de referencia, fiz exames complementares que ficaram todos dentro da normalidade, fui em alguns médicos que diagnosticaram hipotireoidismo subclínico e que deixaram sobre minha responsabilidade iniciar ou não o tratamento com euthyrox 25. Há 4 dias comecei a tomá-lo só que tenho medo de estar fazendo algo precipitado. Será que existem outros meios de normalizar sem o uso de remédios? Depois de um tempo posso ficar curada e não precisar mais tomar remédios? Quais os efeitos colaterais desse remédio? (obs.: não pretendo engravidar por enquanto e o único sintoma perceptível foi que em alguns dias fico cansada, não com mt frequência e engordei 3-4kg nesse período) Estou muito confusa, pois tenho muito medo de ter que tomar remédio pro resto da vida.

    • Webmaster
      Webmaster
      Responder

      Olá

      Existem outros meios mas isto varia caso a caso, de acordo com as causas do problema. Sobre efeitos colaterais, sugiro ler a bula.

      Boa semana!

  • Renato
    Responder

    Boa Tarde Dr Ícaro!

    Procuro desesperadamente por uma solução pro meu caso! Ha dois anos e meio fui diagnosticado com hashimoto e sofria com praticamente todos os sintomas físicos e emocionais. Graças a Deus 99% deles se foram, porem um deles persiste… Não possuo mais ereções matinais e nem espontâneas. Tinha uma vida sexual bem ativa na época que comecei sentir a diferença, e a qualidade das ereções diminuíram drasticamente. Quando tenho relações sexuais as vezes perco as ereções só de ir ate o criado mudo pegar um preservativo. Dr, isso tem atrapalhado minha vida social e tem me deixa muito pra baixo. As vezes tenho medo ate de voltar a ficar com depressão como eu estava antes de repor o hormônio da tireoide.
    Faço uso de euthyrox 125, tenho mantido uma alimentação boa, não tenho glicose alta, não fumo, não bebo e me exercito diariamente.
    Queria só uma “LUZ” sobre o que eu deveria investigar, pois já fiz diversos exames e nunca acusa nada.

    Fico no aguardo, obrigado!

    • Webmaster
      Webmaster
      Responder

      Olá

      talvez checar seu T3, testosterona, hábitos de vida, cortisol, progesterona, …

      E isto: https://www.icaro.med.br/SAUDE

      Boa semana

      • Renato
        Responder

        Obrigado pela orientação. O textos são muito esclarecedores e pertinentes também! Novamente, obrigado pelo suporte

  • Francine
    Responder

    Bom dia, vc costuma tratar um hipotiroidismo subclinico na gestação, com níveis de T4 livre e anti TPO normais?

  • Leandro Martinez
    Responder

    Prezado Dr. Ícaro,

    Sou Químico, fiz mestrado e doutorado no estudo das interações dos hormônios tireoidianos com seus receptores e, ainda, fiz uma tireoidectomia. Portanto, preciso fazer reposição hormonal e entendo bastante do assunto, tanto como pesquisador e como paciente.

    Por isso, me sinto na obrigação de esclarecer alguns pontos do seu texto, que contém informações imprecisas:

    1) A razão pela qual o T4 é o hormônio mais usado para a reposição hormonal é o tempo de vida no corpo. O T4 tem um tempo de vida da ordem de 7 a 10 dias. Portanto, fazendo reposição diariamente, consegue-se uma taxa de hormônio bastante uniforme o tempo todo, e mesmo que alguém esqueça de tomar um dia o comprimido isso não é muito grave. Como você menciona no artigo o T4 é convertido em T3 no pelo organismo, e o T3 é o hormônio mais ativo. O T3 tem um tempo de vida muito menor, da ordem de horas. Portanto, se tomássemos T3 para repôr o hormônio, teríamos que tomar várias vezes por dia, o que seria muito inconveniente.

    2) É verdade que, para algumas pessoas, a reposição só com T4 pode ser insuficiente, porque a pessoa pode ter algum distúrbio no metabolismo que converte T4 em T3. Por isso existem, sim, medicamentos para fazer reposição diretamente de T3, geralmente em combinação com o T4. Isso é feito quando necessário mas, felizmente, para a maior parte das pessoas não é, porque o metabolismo de conversão funciona bem.

    3) O medicamento comercial, a levotiroxina sódica, é o sal de sódio do hormônio, como você escreve. Tanto o hormônio “base” (cuidado com o termo aqui, porque o hormônio é, na verdade, um ácido) como o sal se transformam na mesma coisa em solução. O sal se dissocia e forma o ânion carboxilato correspondente. O ácido (que é o hormônio “base”) também sofre o mesmo processo de dissociação (mas de um H+), levando ao mesmo ânion em solução. Não há nada de polêmico a este respeito, de forma que o T4 (sódico) vendido comercialmente é, sim, equivalente ao hormônio natural. Ambos vão se ligar exatamente da mesma forma com os receptores.

    4) Como mencionei antes, o T3 é pouco falado porque na maior parte dos casos a reposição com T4 é muito mais conveniente e segura. Mas há casos em que o T3 é necessário, e isso pode ser receitado. Melhor para o paciente não precisar disso, porque é bem mais chato.

    Atenciosamente,
    Leandro Martínez
    Instituto de Química – UNICAMP

    • Webmaster
      Webmaster
      Responder

      Boa noite.

      Respeito seu currículo mas vejamos as supostas “incorreções” que o Sr. tentou levantar:

      1 – Quando o T3 é prescrito, é para ser tomado efetivamente mais de uma vez por dia; inconveniente ou não, é assim que bons profissionais repoem o T3, como eu.
      2 – Sua pontuação NÃO é respaldada pelos estudos mais recentes e nem pela experiência clínica MÉDICA de décadas, que comprova que muitas pessoas não convertem MESMO, adequadamente, o T4 em T3;
      3 – Efetivamente o sódico tb vira T3 como o base mas, na prática, SÃO substâncias diferentes, ainda que “pouco” diferentes.
      4 – MUITOS pacientes não convertem T4 em T3 e para estes há cada vez mais evidências MÉDICAS da importância de acrescentar T3 ao tratamento ou de, em muitos casos, recorrer mesmo ao T3.

      Destarte, agradeço pelas suas pontuações mas, em sua maior parte, não parecem muito acertadas ou atuais acerca da realidade MÉDICA e clínica sobre o assunto.

      Atte,

      Ícaro

  • Responder

    Ola Dr tomo puran t4 comesei a tomar porque o tsh estava auto, o medico disse para eu tomar 25 mg, e disse se com 6 meses voutase ao normal eu pararia com o remedio, mentiu para mim estava normal, ele me mandou tomar de 50 mg mais 6 meses, agora tomo 62.5 mg passo mau o dia inteiro, se tomo 75mg o t4 sobe eo tsh baixa, se tomo 50mh o t4 baixa e o tsh sobe por isto tomo 62, 5, dr passo mau todos os dias parece que esrou tomando veneno, meu organismo ja repnuna so de ver o remedio, o, medico disseme assim mesmo, nao aguento mais, pelo amor de Deus posso parar , se eu parar tem conseguencia so nao sei como faser a retirada , pode me ajudar como fasso a rerirada, meu nome e amarildo tenho 53 anos minha saude e muito boa , so este me perdoe a palavra mas este veneno que me fas mau

    • Webmaster
      Webmaster
      Responder

      Olá Sr.

      Dr. Icaro não tem como ajudar sem acompanhar o caso, conhecendo sintomas, hábitos de vida e exames. Desculpe.

      Boa semana

Deixe um Comentário

Enviar

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar