EXAUSTÃO / FADIGA / CANSAÇO

Exaustão: Também conhecida como esgotamento, fadiga, moleza, estafa e grande cansaço, representa a perda das forças. No dicionário, é sinônimo de “redução acentuada de recursos, consumir por completo, usar até o final”.

Assista ao vídeo para saber se isso se aplica a você e como resolver o problema (agindo de maneira adequada e com o acompanhamento competente necessário):

EXAUSTÃO – você sabia que é algo muito comum hoje em dia? E que compromete a funcionalidade e produtividade em todas as esferas da nossa existência: mental, corporal, espiritual e social?

Você se sente exausto ou exausta? Aliás, você sabe o que é exaustão?

Muita gente está exausta, mas como estão se motivando, trabalhando e levantando da cama todos os dias, acham que estão “bem”, ou os outros acham isso deles. E aí “vão levando a vida”, e o problema pode ir se agravando!

Vou te dizer 7 sinais principais de que você pode estar exausto ou exausta:

  1. Cansaço
  2. Irritabilidade e impaciência
  3. Desmotivação
  4. Dificuldade para dormir
  5. Distúrbios de apetite
  6. Tristeza
  7. Foco excessivo em si ao invés “do todo”

Você apresenta três ou mais destes sintomas frequentemente? Então, possivelmente, você está, em maior ou menor grau, exausto ou exausta.

E o que fazer? Bem, descobrir as causas, identificá-las e avaliá-las da forma mais completa possível, encará-las de frente e resolver o problema!

Como? Entenda que a exaustão pode vir (e ser mantida e agravada) de cinco fontes e formas básicas, e usualmente duas ou mais delas estão presentes quando o problema é detectado: fatores psicológicos (stress excessivo e lidar mal com ele, introspecção e timidez excessivas, etc), corporais (falta de exercício físico, sono ruim, etc), químicos (carências de nutrientes, intoxicações, etc), físicos (baixos níveis de energia, falta de reposição/renovação adequada desta, etc) ou sociais (isolamento social, “más companhias”, etc).

E tem gente mascarando o problema com estimulantes, vícios, drogas, técnicas de coaching mal aplicadas e negação. Não funcionam por muito tempo (ou não funcionam mesmo), e o problema vai se agravando! Quando você força uma máquina a funcionar sem condições para isso, você precipita sua quebra.

Para tratar a exaustão com sucesso, você precisa conhecer bem esses fatores e lidar melhor com eles. Acredite, ajudo a tratar muitos casos de exaustão no consultório, toda semana. Para ajudar você nisso, assista ao vídeo!

Boa semana!

Ícaro Alves Alcântara

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

DESTAQUE

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.