, ,

Mecanismos de ação dos Hormônios da Tireoide – TSH, T4, T3, T3reverso e cia

captura de tela 2018 08 04 as 18.19.03.png

A imagem acima é do artigo “Mecanismos de ação dos hormônios da tireoide”, disponível gratuitamente em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3433956/.

Entenda melhor esta glândula extremamente importante, fundamental à vida, aqui:

Mecanismos de ação dos Hormônios da Tireóide
Tireóide e seus T3 (triodotironina) e T4 (tiroxina) SAIBA MAIS

Se você usa (ou conhece alguém que use) Levoid, Synthroid, Puran, Euthyrox e similares, leia (ou mostre para quem usa):

1️⃣ Todos estes são nomes comerciais de levotiroxina sódica, cuja única função no organismo é basicamente a mesma do T4 (tiroxina): transformar-se em T3 (triiodotironina). O T4 em si não tem qualquer função biológica reconhecida: dentro das células, o T4 tem que ser transformado em T3, que é o hormônio que realmente estimula o metabolismo (entenda mais em www.icaro.med.br/T3).

2️⃣ O problema é que, para o T4 se transformar em T3, você precisa de várias condições ao mesmo tempo: suficiência em quantidade e qualidade de hábitos de vida (www.icaro.med.br/12Passos), vitaminas (principalmente D e do complexo B), minerais (especialmente ferro, selênio e zinco) e outros hormônios (como progesterona, testosterona e baixos níveis de leptina). Ou seja, muitas pessoas estão “tomando T4” (ingerindo algum dos medicamentos que citei acima) e ainda continuam com sintomas de hipotireoidismo (www.icaro.med.br/Hipotireoidismo), porque o T4 que não se converte em T3 praticamente “não serve para nada”.

3️⃣ Mesmo com as condições acima, em casos raros, o paciente ainda pode produzir T3, mas enfrentar problemas com os receptores para ele. Assim como cada fechadura é aberta por uma chave específica, cada hormônio tem seu receptor específico. Um hormônio sem receptores livres e de qualidade para recebê-lo não consegue atuar adequadamente.

4️⃣ O excesso de T4 administrado ainda pode ser convertido em T3 reverso, que é inativo e pode “entupir” os receptores, prejudicando a ação do T3 ativo.

5️⃣ O T3 é tão importante que a tireoide produz cerca de 15% dele, enquanto o resto é T4. Portanto, quem não tem mais a tireoide precisa prestar ainda mais atenção na quantidade de T3 circulante!

6️⃣ Atendo pacientes com “problemas de tireoide” quase todos os dias, muitos dos quais com casos mal avaliados e mal tratados, infelizmente.

Entendeu? Se ainda não, acesse os links acima e estude. Os vídeos e textos vão te ajudar nisso!

Recentemente, lancei meu 9º livro, TOTALMENTE GRATUITO. Neste livro, apresento o mapa que meus melhores pacientes utilizaram para obter sucesso com uma saúde de qualidade. BAIXE AGORA MESMO! É GRATUITO PARA BAIXAR E COMPATILHAR.

Com o objetivo de assegurar sempre o melhor conteúdo para você, leitor ou leitora, nosso site passa por atualizações constantes. Este post foi atualizado em:

Dr. Ícaro Alves Alcântara

CRM: 11639-DF

Contato: 61 99646 - 7775

(marcação de consultas, inclusive online: pacientes de todo o Brasil e exterior)

Email:

recepção.med@gmail.com

Principal material em SAÚDE

www.icaro.med.br/saude

Entre para nosso grupo no Telegram para receber em primeira mão nossos posts

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?

DESTAQUE

Receba atualizações sobre saúde no seu email

Inscreva-se para receber dicas incríveis sobre saúde, bem-estar e hábitos saudáveis de vida, além de outros assuntos relevantes na área da saúde. Mantenha-se atualizado para uma vida mais saudável e feliz.