Hipertensão – Abordagem integrativa e resolutiva

Hipertensão (Pressão alta), como a abordagem integrativa e resolutiva pode te ajudar

Dr. Ícaro Alves Alcântara no Facebook Live em 04 de setembro de 2016

Assista no YouTube:

Hipertensão (Pressão alta), como a abordagem integrativa e resolutiva pode te ajudar

Publicado por Icaro Alves Alcântara em Domingo, 4 de setembro de 2016


Post de Janeiro de 2018 sobre o assunto, no Instagram.com/DrIcaroAlves:

Se você “somente ingere medicamentos” visando #prevenir e/ou tratar, está deixando muita coisa importante de lado: confira em www.icaro.med.br/HIPERTENSAO

Hipertensão = #PressaoAlta
Nossa pressão naturalmente sobe em várias situações, como no começo de atividades físicas, em situações estressantes, quando ingerimos muito #sal comum, entre outras – em diversos casos esta elevação é necessária, sobretudo para melhorar a chegada de sangue para várias áreas do corpo; em outros casos o organismo, quando experimenta-a, lança mão de mecanismos para reduzir/equilibrar a pressão, como desencadear sede, aumentar a função renal, etc.
Em episódios isolados de aumento da pressão arterial, quando causam #sintomas como #dordecabeça#tontura, perturbações da #visão#dor no peito (entre outros, alguns destes ou associados), o mais comum é que as pessoas procurem o pronto-socorro (ou seus médicos de confiança) e recorram a #remedios para baixar a pressão, os #antihipertensivos.
Os problemas com esta conduta (só medicar quando há aumento) são:
– Há aumentos de pressão expressivos, potencialmente perigosos, sem sintomas associados. Cuidado! Meça regularmente a pressão sanguínea e assim identifique o distúrbio quando ele aparentemente é “silencioso”;
– Frequentemente quem apresenta episódios esparsos de elevação da pressão NÃO corre atrás de resolver as CAUSAS destes e, por isso, com o passar dos anos, vão agravando o quadro e acabam por desenvolver um quadro crônico de #HipertensaoArterial, com todas as suas complicações;
– Muitas vezes, infelizmente, nem “dá tempo” de desenvolver o quadro crônico: alguns pacientes já evoluem direto para #AVC (#derrame) ou #infarto e acabam com sequelas ou até mortos.

Mais comumente nos referimos à #DOENÇA “pressão alta” ou #Hipertensao em relação ao quadro CRÔNICO de elevação da pressão arterial, ou seja, basicamente, quando a pressão apresenta-se aumentada em várias medidas, em diferentes horários de diferentes dias próximos. Se o diagnóstico é simples, entretanto, o tratamento não é tanto assim: a maioria das pessoas acha que tratar pressão elevada é principalmente “tomar remédios para a vida toda” e isto está ERRADO!

Medicamentos AJUDAM a reduzir a pressão mas não fazem “milagres sozinhos”: remédios que “abaixam a pressão” NÃO resolvem as causas da pressão alta e por isto podem “perder potência” com o tempo, assim tendo que ser trocados ou ter suas doses aumentadas ou ser associados a outros para continuarem controlando a pressão.

Por isto, entenda:
Há muito mais para fazer que “só tomar remédios” e eu explico isto detalhadamente aqui: www.icaro.med.br/HIPERTENSAO

Acesse, beneficie-se e aguardo seus comentários!

Marque aqui quem PRECISA ler isto e acessar o link; e compartilhe: #conhecimento útil e de qualidade pode ajudar muita gente, com o SEU apoio!

Boa semana!

Icaro Alves Alcantara
Medico

Comments

Deixe um Comentário

Enviar

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar