Anticoncepcionais, Magnésio e Serotonina

Categorizar

ANTICONCEPCIONAIS, MAGNÉSIO e SEROTONINA
(quais são suas relações)

IMPORTANTE:
O uso de ‪#‎anticoncepcionais‬ ‪#‎hormonais‬ (já a partir de cerca de 6 meses, usualmente) leva à redução na quantidade de Mg no corpo;

A falta de Mg e ‪#‎VitaminaB6‬, também por elevar o hormônio ‪#‎cortisol‬, faz o aminoácido ‪#‎triptofano‬ ser convertido, em maior quantidade, em ácido xanturênico, que combina-se com a insulina e reduz sua atividade; quando a ‪#‎insulina‬ fica menos ativa, aumenta a ‪#‎glicemia‬ (glicose no sangue) o que faz o pancreas aumentar sua produção de insulina: com mais insulina circulando, mais glicose é captada pelos adipócitos (células de ‪#‎gordura‬), o que levará a maior ‪#‎engorda‬, ‪#‎sobrepeso‬ e, em casos mais severos, maiores chances de ‪#‎obesidade‬, complicações gerais por excesso de‪#‎peso‬ e até ‪#‎diabetes‬ (junto a vários outros fatores, é claro).

Entenderam?
Muitos hoje em dia buscam dieta mais rica em Triptofano (ou suplementação dele) para aumentarem seus níveis de ‪#‎serotonina‬, o dito “hormônio do prazer” mas podem estar até prejudicando-se caso não observem os demais aspectos citados neste post!

  1. “Coisas” que reduzem seus níveis de ‪#‎Magnesio‬: ‪#‎stress‬, excesso de‪#‎café‬, ‪#‎anticoncepcional‬ (‪#‎hormonal‬), ‪#‎exerciciofisico‬ excessivo e ‪#‎açúcar‬(‪#‎carboidratos‬ simples)
  2. O Triptofano no organismo humano, entre outras coisas é convertido em 5-HTP (5-hidroxi-triptofano) que, na presença de níveis adequados de magnésio, ‪#‎zinco‬, ‪#‎vitaminaB3‬, vitamina B6, ‪#‎ácidofólico‬ e ‪#‎vitaminaC‬, “vira” #serotonina, ‪#‎neurotransmissor‬ fundamental para nosso ‪#‎bemestar‬ e saúde ‪#‎emocional‬, combate a #ansiedade / #depressao, controle do #apetite e muitas outras funções.
  3. Serotonina, à noite, na #glândula #pineal, é transformada em #melatonina, #hormonio fundamental para o #sono adequado de todos: #bebês, #criancas, #adultos e #idosos
  4. Informações em parte baseadas no excelente curso da Dra. Rosangela Arnt, promovido pela #Fisioquantic (do competente parceiro em #saúde, empreendedor-do-Bem, Anderson Dalosse de Souza)

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *