Calcio para os ossos? Leia e reflita

hqdefaultToda vez que vejo alguém
“Tomando ‪#‎CALCIO‬ para melhorar os ossos”, muitas vezes
“Sob ‪#‎prescrição‬ de ‪#‎profissionais‬ de ‪#‎saúde‬” e freqüentemente
Junto a alendronato, risendronato, ibandronato, pamidronato e ácido zoledrônico (‪#‎bifosfonatos‬)
fico sinceramente PREOCUPADO…

Motivos:

1 – Quando você usa só grandes doses de UM macro-mineral, como o cálcio, você tem grandes chances de desequilibrar dezenas dos demais (macro e até micro), sobretudo Sódio, Magnésio, Potássio, Ferro e Zinco, gerando inúmeros efeitos adversos, com o tempo. Entenda mais sobre estes minerais buscando aqui:
http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca10.php
www.ligadasaude.blogspot.com

2 – Você não tem como garantir que o cálcio que toma vá para os lugares certos e desejados se você não tem bons hábitos de vida e mínimo equilíbrio hormonal de base – é que estas são 2 condições fundamentais para que o organismo saiba onde colocar o cálcio (e demais minerais), em que proporções e quanto deve excretar. De outra forma, você corre o risco de calcificar outras áreas no corpo, indesejáveis, como as artérias (assim entupindo-as gradativamente), criação de aumento de “calos ósseos”, enrijecimento de “partes moles” (como cartilagens e tendões), etc

3 – Está na moda repor cálcio sozinho (o que em geral já é um erro pelo que expliquei acima) mas junto a vitamina D (que é um hormônio) só que as doses de vitamina D utilizadas têm sido por demais pequenas, irrisórias. O ideal é dosar no sangue a vitamina D3-25-OH e, se baixa (deve estar usualmente entre 50 e 100 ng/ml, na maioria dos laboratórios que conheço), orientar o paciente a pegar mais Sol regularmente (com qualidade) e repor, muitas vezes com doses iniciais BEM mais altas que as indicadas por aí. Entenda mais aqui: https://www.icaro.med.br/artigos/tag/vitamina-d/

4 – Seu interesse no cálcio é por questões ligadas a ‪#‎osteoporose‬ e ‪#‎osteopenia‬ ? Então entenda que o que mais importa para a saúde dos ossos, antes mesmo do cálcio, são ‪#‎Água‬‪#‎Proteínas‬ e equilíbrio de ‪#‎hormônios‬ (incluindo a ‪#‎vitaminaD‬)… Após corrigido isto, é claro, vejamos o cálcio e demais minerais! É que a maior parte do ‪#‎osso‬ é água e proteínas… Entenda:
https://www.icaro.med.br/?s=osteoporose

5 – O uso de bifosfonados está associado a muitos efeitos colaterais e muitas vezes a ossos cheios de cálcio MAS ainda assim quebradiços (pela falta de outros componentes importantes… Osso não é só cálcio, lembram-se?):
http://www.drbayma.com/medicamentos-para-osteoporose-o-ult…/

Comments

Mostrando 4 comentários
  • Avatar
    Helena
    Responder

    iniciei com osteoban e fixa cálcio por orientação médica , já no primeiro comprimido.de osteoban eu tinha dores horríveis nos ossos , ainda tomo allurene para endometriose , por conta resolvi tomar ômega 3 , e óleo de prímula orientado pelo ginecologista , tomo também vitamina D e colágeno . Gostaria muito de parar com o allurene , tenho 48 anos tomei por 10 anos o ac continuo. É possível fazer um reequilíbrio na minha idade e não tomar esses medicamentos ?

  • Avatar
    ANA
    Responder

    Olá, trata AR, artrite reumatoide?E conhece algum médico no Brasil que trata AR com “doses baixas de naltrexone”?

    • Dr. Ícaro Alves
      Dr. Ícaro Alves
      Responder

      Olá

      Já tratei, sim, vários casos de doenças reumáticas como Artrite Reumatóide.

      Boa semana

Deixe um Comentário

Enviar

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

pt Portuguese
X
%d blogueiros gostam disto: