Curiosidades sobre os Ossos

(Cuidar BEM dos ossos é bem mais que “só dar cálcio”…)


Este vídeo é a Live gravada no Instagram.com/DrIcaroAlves em Abril de 2019, falando sobre dicas para melhor abordar e tratar (também prevenir problemas) relacionados à SAÚDE dos OSSOS; neste contexto, fala sobre Cálcio, Vitamina D, Vitamina K2, Proteínas, Osteopenia, Osteoporose, inimigos da ossificação adequada, sugestões de otimização e várias outras dicas.

Visite os links citados e viva melhor!

Boa semana

Ícaro Alves Alcântara

Médico

61 996467775 e 32349069 (marcação de consultas e contratação de palestras e cursos)

[email protected]

www.icaro.med.br/SAUDE

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No Face:

Saúde dos Ossos, Cálcio, Vitamina D, K2 e cia – Abril 2019

Acesse: https://www.icaro.med.br/CuriosidadesOssos e https://www.icaro.med.br/SaudeDosOssosEste vídeo é a Live gravada no Instagram.com/DrIcaroAlves em Abril de 2019, falando sobre dicas para melhor abordar e tratar (também prevenir problemas) relacionados à SAÚDE dos OSSOS; neste contexto, fala sobre Cálcio, Vitamina D, Vitamina K2, Proteínas, Osteopenia, Osteoporose, inimigos da ossificação adequada, sugestões de otimização e várias outras dicas.Visite os links citados e viva melhor!Boa semanaÍcaro Alves AlcântaraMédico61 996467775 e 32349069 (marcação de consultas e contratação de palestras e cursos)Recepcao.med@gmail.comwww.icaro.med.br/SAUDEwww.icaro.med.br/Livros

Publiée par Icaro Alves Alcântara sur Dimanche 28 avril 2019

No Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=K9vYwXB2OEE&feature=youtu.be


0 – Acompanhe os demais posts sobre “Saúde dos Ossos, Cálcio, Vitamina D e cia” ABAIXO

1 – Saiba mais em: https://www.icaro.med.br/saudedosossos/
E
https://www.icaro.med.br/?s=OSSO

2 – Mais de 40% da população brasileira adulta acima de 50 anos de idade não tem boa #SaúdeDosOssos

3 – #Ossos não são importantes só para a locomoção, movimentação muscular e postura: PROTEGEM órgãos (como coração, pulmões e cérebro), servem de “reservatório” para vários minerais E hospedam e protegem a medula óssea (onde boa parte das células do sangue, sobretudo do sistema imunológico é gerada)

4 – A BASE para a Saúde dos ossos é bom regime alimentar habitual + exercícios físicos regulares – sem estes, só #suplementos ou #remédios simplesmente não funcionam

5 – Todo #osso tem dentro de si 2 tipos básicos de células ósseas (osteoblastos e osteoclastos), além de vasos sanguíneos e nervos: os osteoblastos constroem osso novo (formação óssea) e os osteoclastos destroem osso antigo ou danificado (reabsorção óssea – de forma que possa ser substituído por osso novo, mais funcional, resistente, resiliente, etc); desta forma ocorre a constante remodelação óssea que, quando saudável, tem perfeito equilíbrio entre as taxas de reabsorção e formação ou predomínio desta última.

6 – A partir dos 30 anos de idade é comum que a maioria de nós entre em período de desmineralização óssea, processo que só pode ser lentificado (ou até suspenso) pela adoção e manutenção de bons #HábitosDeVida junto a cuidado real e constante com a #SaúdeÓssea

7 – Material baseado nos links acima e na compilação de dados em https://products.mercola.com/calcium-supplement/
(Insta @DrMercola)

(Continua nos próximos posts)

Boa semana!

Ícaro Alves Alcântara
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0 – Este é o Post 2: acompanhe o anterior e os demais posts sobre “Saúde dos Ossos, Cálcio, Vitamina D e cia” em https://www.icaro.med.br/CuriosidadesOssos

1 – Saiba mais em: https://www.icaro.med.br/saudedosossos/
E
https://www.icaro.med.br/?s=OSSO

2 – O processo de perda de massa óssea, de #SaúdeDosOssos com o avançar da idade é relativamente “silencioso”, usualmente só tornando-se aparente quando de moderado a avançado, o que costuma impedir quem não foca muito em #prevenção de detectar precocemente se só “esperar pelos sintomas” para agir

3 – #MULHER, cuidado: #mulheres (www.icaro.med.br/Mulheres) no #Climatério (período logo antes, durante e depois da #menopausa, que pode durar anos – www.icaro.med.br/Menopausa) podem chegar a perder quase 40% da densidade dos seus ossos em alguns anos

4 – Os “#remédios para baixar o #colesterol” (#estatinas – www.icaro.med.br/Colesterol), consumidos por quase 30% dos adultos, podem reduzir a síntese da vitamina K2 e por isto diminuírem o cálcio nos ossos e aumentarem sua deposição errônea na parede das artérias (resumindo, sem #vitaminaK2 o #cálcio tem grandes chances de ir para o lugar errado no corpo, até entupindo artérias)

5 – A atividade dos #osteoblastos (células formadoras de ossos) é inibida pela #serotonina: ossos tendem a perder massa, portanto, quando aumentam os níveis de serotonina; alguns #antidepressivos aumentam os níveis de #serotonina circulantes (ainda que sua maior ação seja aumentar a serotonina” localmente”, na fenda sináptica, local de comunicação entre os neurônios) e bem sabemos que mais de 90% da serotonina no sangue é produzida pelos intestinos e não pelo cérebro (e que esta serotonina não entra livremente neste). Por isso o uso crônico de muitos antidepressivos pode levar a #osteopenia e até #osteoporose.

6 – Material baseado nos links acima e na compilação de dados em https://products.mercola.com/calcium-supplement/
(Insta @DrMercola)

Como eu já havia dito: cuidar BEM dos ossos é bem mais que “só dar cálcio” e vitamina D…

(Continua nos próximos posts)

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0⃣Este é o Post 3: acompanhe os anteriores e os demais posts sobre “Saúde dos Ossos, Cálcio, Vitamina D e cia” acima

1⃣Saiba mais em: https://www.icaro.med.br/saudedosossos/
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https://www.icaro.med.br/?s=OSSO

2⃣Sabem os #bifosfonados (#alendronato, #risendronato, etc) drogas que são divulgadas como “para tratar osteoporose” e que supostamente fortaleceriam os ossos? Em sua maioria fazem é enfraquecer: como pioram o recrutamento de osteoclastos e aumentam a morte destes (assim prejudicando a remodelação óssea), fazem com que você fique, sim, com mais tecido ósseo “antigo”, menos resistente, menos vital – este osso velho retém cálcio e fará o exame de densitometria óssea apontar “maior densidade” mas às custas de menos ossos resilientes e fortes como seria necessário.

3⃣Se você é intolerante a um alimento e continua consumindo-o, isto vai inflamando seus intestinos que assim tendem a digerir e absorver pior os nutrientes dos alimentos, entre eles vários que seriam fundamentais para a saúde dos ossos. Isto é especialmente verdade para grãos (não fermentados / germinados) e ainda mais para #gluten, #leite (e derivados) e excesso de #carboidratos simples.

4⃣Fumar aumenta a desmineralização óssea e a ingestão habitual de bebidas alcoólicas tanto desmineraliza quanto reduz a absorção intestinal de cálcio

5⃣Refrigerantes (mesmo light ou diet), pelo excesso de fósforo e elevação do hormônio desmineralizante (dos ossos) PTH, descalcificam os ossos

6⃣Material baseado nos links acima e na compilação de dados em https://products.mercola.com/calcium-supplement/
(Insta @DrMercola)

👨🏻‍⚕Entenda que quando os ossos não estão saudáveis possivelmente várias outras áreas do organismo “vão mal”: ossos costumam enfraquecer sempre que persistem #habitosdevida ruins, carências nutricionais, de #HORMONIOS, intoxicações, etc.

📌(Continua nos próximos posts)

☀Boa semana!

👨🏻‍⚕Ícaro Alves Alcântara
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