Depressão/ansiedade/pânico ou carência de nutrientes?

Saúde

Tenho uma reflexão para propor (sem a mínima pretensão de esgotar o assunto ou de ser o dono da verdade…):

Estudos mostram que a maioria dos casos de transtornos de depressão, ansiedade ou mesmo fobias/pânico está associada a baixos níveis de serotonina, importante neurotransmissor (Em breve vou escrever artigo sobre neurotransmissores mas, por hora, saiba um pouco mais sobre eles aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neurotransmissor): se ela está em baixa quantidade, ou sua produção está insuficiente ou seu consumo, excessivo (o que o stress, de fato, realmente causa); de qualquer forma, uma necessidade é objetiva: fornecer serotonina para o cérebro. Só há um problema aqui: a serotonina não entra no cérebro se produzida fora dele: ou entram os nutrientes e ele sintetiza-a ou não passará “prontinha” pela barreira hematoencefálica. E não adianta pensar nos antidepressivos nesta hora, já que eles NÃO estimulam a produção de neurotransmissores mas tão somente reduzem a destruição destes (ou seja, em caso de baixa produção não corrigida, dificilmente estes atingirão níveis satisfatórios “espontaneamente”).

Voltemos então aos nutrientes… A serotonina é composta basicamente por Magnésio (estima-se que cerca de 70% da população mundial tem carência deste), Ácido Fólico, Vitamina B6 e o aminoácido L-Triptofano (estes últimos com evidências de insuficiência em pouco menos de 50% da população): se você não faz um bolo sem os ingredientes necessários, por mera analogia já deve ter entendido a dificuldade que a maioria de nós humanos tem de sintetizar serotonina, não é? Faltam os ingredientes!

Então, como humanidade, contemplemos o tamanho do problema:

–       Somos cada vez mais estressados e o stress “esgota” a serotonina;

–       E comemos mal, o que prejudica a entrada no organismo dos nutrientes necessários para que ele fabrique a serotonina que precisa;

–       Tomamos pouca água e fazemos pouco exercício físico regular, o que prejudica a circulação e biodisponibilidade dos nutrientes absorvidos…

E ainda tem gente que acha que depressão, ansiedade ou mesmo fobias/pânico são tratados PRINCIPALMENTE através de antidepressivos…

Um abraço

Ícaro Alves Alcântara

www.icaro.med.br

Twitter: @qualidade_vida

Comments

7 thoughts on “Depressão/ansiedade/pânico ou carência de nutrientes?

  1. isso é verdade,fiquei anos me tratando de depressão,só depois que comecei o tratamento hormonal bioindentico que vi que realmente era carencia de hormonio.só uma coisa Dr que esqueci de perguntar pra minha medica,em relação a testosterona nos exames ela sempre esta baixa,quando eu reponho,fico otima,mais por causa do DHT o cabelo começa cair e eu paro.porque essa DHT aumenta? é algum alimento que faz isso?

  2. Dr., boa noite!!

    Gostaria de saber a sua opinião sobre a sertralina, faço uso há 3 anos p tratar a ansiedade, não consigo mais ficar sem, apesar de ter bons hábitos alimentares, exercícios físicos.. no entanto, não está mais fazendo tanto efeito em razão do longo período que utilizo esse medicamento.. obrigada!

  3. Oi Dr. Ícaro!

    Li tudo e já entendi. Preciso de vitaminas… com certeza, devo estar com deficiência de algum, senão todos, desses nutrientes. Nada de antidepressivos! Obrigada pelas informações, foram muito válidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *