Dica do Ícaro: Minuto do Bom Senso

Dica do Ícaro

Um minuto do Bom Senso de vocês, por favor :

Por vezes pacientes, vários meses após a última consulta/retorno comigo, mandam email (ou Inbox, Whatsapp,… Por mais que eu já tenha deixado claro que estas últimas vias de contato são só para urgências…) perguntando se podem/devem repetir suas últimas prescrições sem “necessidade de reavaliação em consultório” e, em caso afirmativo, o que deveria ser mantido.

Resposta: NÃO!

Justificativa :
Os  suplementos e/ou remédios que foram indicados para você tiveram prescrição baseada naquele seu momento de vida, suas queixas, sua história clínica na ocasião, seus exames complementares e um tempo máximo recomendado para avaliar/checar o resultado do tratamento proposto – tudo isto para que em Nova avaliação, dependendo dos efeitos no seu caso, a conduta seja revista e retirado o que não mais for necessário, mudar o que eventualmente seja preciso e até acrescentar substâncias que novos exames, sintomas e condições indiquem serem necessárias. Ou seja, se você simplesmente repete a receita, errou a farmácia (que prolongou seu uso de ativos que talvez nem sejam mais os mais adequados para o seu caso, podendo até levar a sintomas de overdoses e intoxicações) e errou você que pode conseguir efeitos diferentes, menores ou até ruins.

Entendeu, agora, a necessidade de reavaliação periódica pelo seu (ou seus, se mais de um trabalhando bem em multidisciplinaridade, o que é o ideal) profissional de saúde?

Boa semana!

Alguns pacientes parece que ficam chateados comigo quando explico isto tudo mas é conduta baseada em bom senso, boa técnica/prática e, acima de tudo o melhor interesse de atender realmente BEM cada paciente.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *