E o problema se repete…

Dica do Ícaro Hábitos Saudáveis Saúde

E o problema repete-se…

Você encaminha o paciente para acompanhamento por bom nutricionista (afinal, quem alimenta-se mal nunca mantém saúde de verdade) mas ele vai “no mais barato ou mais acessível” (e usualmente menos/mal atualizado). Eu sempre peço para que profissional com abordagem funcional seja procurado – com ou sem pós nesta área mas com conhecimentos/práticas funcionais, pelo menos.

O que acontece mais comumente, quando sai do “consultório”?

– Sai após consultas usualmente rápidas demais, portando “dieta de gaveta”, nada individualizada, que mais atrapalha que ajuda
– Tem preconceito “alimentado” quanto à ingestão de gorduras, como se fossem mesmo os inimigos da saúde e até peso e composição corporal adequados
– Sua “prescrição alimentar” sai focada por demais em carboidratos e SEM muita ênfase em alimentos funcionais (acho que alguns sequer sabem o que é isto)
– O paciente é orientado a usar os óleos vegetais “saudáveis” de soja, canola, milho, girassol e sem muita restrição (e muitos ainda condenam o óleo de côco e o azeite de oliva, dizendo que “são calóricos” e podem “intoxicar o fígado”)
Leite e Glúten(e derivados) estão “liberados”, quando já sobram centenas de estudos comprovando os males destes e o quanto causam ou agravam inflamações.
– Adoçantes indicados são os piores: ciclamato, aspartame, sucralose, etc…

Ou seja, “acompanhamento” e Desorientações catastróficos!
Proteja-se disso sendo bem acompanhado e informando-se com qualidade!
VOCÊ tem que ser o maior interessado no seu próprio Bem Estar, Qualidade de Vida e Saúde!

>>> Enfim, posso dar algumas dicas sobre alimentação adequada e busca de nutricionistas (parceiros fundamentais no trabalho realmente bem sucedido em Saúde de Verdade)?

Estão aqui:

– Seja sempre SEMPRE acompanhado por Bons Profissionais de Saúde BONS PROFISSIONAIS DE SAÚDE e que saibam trabalhar bem em equipe! Ou o prejuízo será todo seu.

Esta é só a minha opinião… Estou errado?

Comments

1 thought on “E o problema se repete…

  1. Dr. Ícaro,
    Sou de Salvador, moro na região metropolitana, em Lauro de Freitas. Tem algum profissional para me indicar? E Nutricionista? Já me consultei com três esse ano, sendo as duas primeiras parecidas com o seu relato e a última restringiu tanto a minha alimentação que quase desmaiava de fome. Tenho seguido a sua página e a Dra Fernanda Padovani e fico encantada com as postagens. Se tivesse condições financeiras para bancar passagens, hospedagem e consulta voaria para Brasilia para me consultar com vocês. Além de ter endometriose e tenho diversas alergias alimentares. Mas ainda não consegui encontrar um profissional correto que me dê uma orientação adequada. Cansada de bater de porta em porta, tenho procurado me alimentar de acordo com os seus preceitos. Já cortei gluten e lactose há seis meses, mas sei que não basta isso. Preciso de um bom profissional para me avaliar e orientar meu tratamento. Se puder me ajudar, agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *