A BASE da empresa/instituição realmente #PRODUTIVA

*Atualizado em Maio/18*

Baseado na experiência de milhares de palestras ministradas, centenas de textos escritos e a troca de informações advinda de tudo isto em quase 20 anos de profissão, a dica mais simples e efetiva de #PRODUTIVIDADE que posso dar para alguém é que cuide melhor de si; afinal, quem pode “produzir” se sequer sente-se bem ou tem reais condições para isso? Ou seja, é produtivo quem busca e mantém condições para isto, aliando força de vontade a conhecimentos, ações bem planejadas e saúde para colocar em prática tudo isto!

Se uma empresa ou instituição quer ser bem sucedida tem que primeiro entender que ela mesma é composta por PESSOAS (mesmo que esteja repleta de máquinas e processos automatizados, sempre existem pessoas operando tudo isto) e que se estas não estiverem em suas melhores condições de atuar, nunca poderão prover os melhores resultados possíveis. Ou seja, empresa/instituição que quer BONS resultados necessariamente precisa fazer com que seus “atuantes” , funcionários, servidores, colaboradores, empregados (ou como queiram chamar), tenham as melhores condições de atuar.

Em essência, atua bem queEmpresa de sucesso - www.icaro.med.br - Dr. Icaro Alves Alcantara - Produtividade e resultados - Sucessom está bem: tanto melhor funciona uma pessoa quanto melhor ela se sente – e bem-estar e saúde são noções que “andam juntas”: ou seja, as pessoas mais produtivas, não só em quantidade e qualidade mas também em prazo/durabilidade (por quanto tempo podem produzir bem) são sempre as mais saudáveis. Como ser saudável, então?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define #SAÚDE “não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social”. Eu diria que esta definição é incompleta, já que a perfeição destes fatores é praticamente impossível para 99% das pessoas (ainda que tenhamos que sempre buscar o melhor para nós, certo?) E falta um importante fator: o espiritual; afinal, somos #corpo comandado por uma #mente que formata/obedece a determinações do nosso #espírito. Portanto, obtém e mantém saúde e por isso produtividade, naturalmente quem dá a devida atenção (e conquista/recebe condições para isto) a estes 3 aspectos: seu BEM-ESTAR de corpo + mente + espírito, devendo os 3 estarem realmente bons, já que o desequilíbrio de um impacta negativamente nos demais, prejudicando o todo-produtivo.

Ou seja, se sua empresa/instituição “vai bem”, possivelmente você ou seus gestores estão acertando nestes quesitos junto aos seus “atuantes”, certo? Errado. Atendo regularmente gente que trabalha em empresas e instituições com setores de filosofia/comportamento “predatório” (curiosamente, até já dei palestras em algumas delas mas os conhecimentos aparentemente não foram devidamente aplicados em nível corporativo), onde os empregados são literalmente sugados e explorados ao máximo e, quando exaustos e/ou doentes, simplesmente são trocados por novas “vítimas”… Más notícias para estas empresas/instituições: inúmeros dados/estudos recentes demonstram inequivocamente que estas estão “com os dias contados” por vários motivos mas sobretudo pelo que bem diz Augusto Cury: “o mais importante em uma empresa são seus empregados”, até porque são eles quem, através do seu trabalho, produzem e trazem resultados, sobretudo os desejados lucros, quando conseguem trabalhar bem.

Fala-se muito em boa remuneração sempre como um dos fatores mais almejados (fator este cada vez mais perdendo para, por exemplo, qualidade e conforto no trabalho, com bom clima organizacional e tratamento mais humano, segundo dados e estudos recentes) mas quando “ganhar bem” em termos financeiros significa ter que sacrificar a saúde recorrentemente para merecer este “ganho”, estamos diante de um conceito de produtividade-suicida (Seiti Arata, no programa Produtividade Ninja discute bem este conceito) em si insustentável a médio e longo prazo, tanto para a empresa/instituição quanto para o empregado, o maior prejudicado por isto e em algumas vezes até de maneiras irreversíveis para sua vida.

Por isso, reitero a simples dica inicial deste texto para que SUA EMPRESA ou INSTITUIÇÃO tenha real e sustentável PRODUTIVIDADE, que só é possível quando baseada em Bem-Estar e Saúde: TRATE BEM SEUS EMPREGADOS e cuide para que tenham todos, ao máximo possível, BONS HÁBITOS DE VIDA; dê-lhes conhecimentos e condições efetivas para isso e, junto à bagagem e treinamentos técnicos-específicos (é claro que esta é também fundamental), sua empresa tem tudo para “dar certo” e obter cada vez mais produtividade, #resultados e #SUCESSO.

GRATUITAMENTE, este material pode ajudar empresas/instituições que queiram iniciar este processo de valorização do seu maior patrimônio: o #HUMANO, a saúde e bem-estar dos seus empregados (lembre-se sempre: produz bem e melhor quem sente-se bem)

Palestras e textos:

www.icaro.med.br/palestras

 

PRINCIPAL: www.ICARO.med.br/SAUDE

(Neste link você encontra o necessário para ter uma empresa/instituição mais “saudável” para seus colaboradores e assim, naturalmente, mais produtiva, com mais resultados positivos e mais SUCESSO)

 

Ainda mais sobre o assunto AQUI:
https://www.icaro.med.br/?s=produtividade+saudavel

*Empregados, neste texto = atuantes (funcionários, servidores, colaboradores, empregados), ou seja, quem trabalha na sua empresa/instituição, pública ou privada.

 

Boa semana!

 

Ícaro Alves Alcântara
Médico, Professor e Palestrante
Especialista em Homeopatia
Atuação em Estratégia Ortomolecular em Medicina, Qualidade de Vida, promoção de Hábitos Saudáveis e Estilo de Vida.
Terraço Shopping – torre A – sala 317 – Brasília – DF (61) 96467775 e 32349069 (Também contato para palestras, cursos e eventos)
Instagram.com/DrIcaroAlves
Facebook.com/DrIcaroAlves
11 Hábitos em 11 Semanas (nas principais livrarias, também virtuais)
Ebook para download: Bit.Ly/11Habitos
App gratuito para celulares e tablets: Gerenciador Saúde Dr. Icaro
YouTube.com/DrIcaroAlves (centenas de vídeos para você, em Saúde)
www.icaro.med.br/Palestras
Acesse:
www.icaro.med.br/SAUDE
www.icaro.med.br/DegrausDaSaude
www.icaro.med.br/60Dicas

Comments

Deixe um Comentário

Enviar

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar