Excelentes dicas COMENTADAS do “O Globo” – Saúde, para “acelerar” o metabolismo

Emagrecimento Saúde

Dicas para ACELERAR O METABOLISMO

* LEIA o artigo original primeiro antes dos meus comentários sobre ele, ok?

Fonte: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/09/24/doze-dicas-para-voce-acelerar-seu-metabolismo-emagrecer-com-mais-facilidade-921101343.asp

MINHAS considerações “rápidas” (Dr. Ícaro) sobre o artigo, à luz da ortomolecular e áreas afins:

1 – Perfeito. Dietas muito radicais (“extremas”), mal orientadas e de aplicação muito súbita fazem o organismo entrar em hipoglicemias constantes e aumentam o cortisol, o que resulta em desconforto (constante e crescente) e metabolismo cada vez mais lento.

2 – Cuidado com um café-da-manhã muito “restritivo” porque cada pessoa tem sua necessidade diária. O melhor mesmo é ter um bom acompanhamento nutricional, preferencialmente por um Nutricionista Funcional. Em linhas gerais, NUNCA abra mão de um bom café-da-manhã e que ele tenha boa quantidade de proteínas de qualidade.

3 – OK

4 – Os carboidratos NÃO são inimigos de nenhuma dieta, até porque são as principais fontes de energia para o organismo humano. Só precisam ser ingeridos os de melhor qualidade, do jeito certo, na hora certa; mais uma vez aqui torna-se mais que desejável um bom acompanhamento nutricional mas uma boa dica é evitar ao máximo o que seja doce (por açúcar) e preferir os “integrais”.

5 – Se não pode evitar, beba álcool só DEPOIS de alimentar-se. Afinal, uma boa taça de um bom vinho tinto continua até fazendo bem para a saúde, segundo alguns estudos. De qualquer forma, o melhor é evitar abusos de qualquer espécie.

6 – O leite NÃO é tão necessário se a dieta ou suplementações adequadas conseguem fornecer o Cálcio (e outros minerais importantes) a contento. Ainda assim, cada vez mais estudos mostram que seu consumo moderado, por pessoas não sensíveis à lactose e proteínas do leite, pode ter vários benefícios, inclusive para o sono e mesmo perda de peso

7 – Cuidados com “estômagos sensíveis” que decerto podem ressentir-se com a pimenta. Afinal, a capsaicina não vem sozinha neste alimento.

8 – Levante peso dentro do seu limite, bem orientado por um professor de educação física competente. O excesso, aqui, causará lesões e até perda de massa muscular e óssea.

10 – Lembre-se de alimentar-se direito, antes e depois, ou nenhum exercício físico fará bem e até ao contrário.

11 – Hoje em dia sabe-se bem que são 10 os principais hábitos saudáveis de vida (https://www.icaro.med.br/habitos-saudaveis-de-vida-2/) que todo ser humano deveria ter e procurar manter mas entre estes há 5 “mais que fundamentais” (água, comer 3/3h, fibras diariamente e exercícios físicos regulares) sendo o sono adequado um deles. Quem não dorme direito não recupera corpo e mente para o próximo dia o que, gradativamente, vai levando a desgaste excessivo, exaustão e doenças.

12 – Grave uma incômoda verdade: todo stress prolongado leva o organismo ao esgotamento e lentificação do metabolismo, como medida de proteção e auto-preservação; por isso as pausas na vida são fundamentais, para “desestressar”, mesmo que por minutos, diariamente. Afinal, até uma máquina você desliga quando está quente para que possa esfriar um pouco, ou ela “pifa”, não é?

Como ficou claro pelo artigo e comentários, é fácil acelerar o metabolismo de forma natural. Bastam planejamento, bom senso, força de vontade e orientação correta e os resultados certamente compensam: saúde, qualidade de vida, bem-estar, mais músculos e menos gordura (principalmente nos lugares errados).

Bons hábitos para todos!

Ícaro Alves Alcântara

www.icaro.med.br

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *