Folders NOVOS sobre Hábitos Saudáveis de Vida – Julho de 2014

A Base de Tudo Hábitos Saudáveis de Vida & Estilo de Vida mais saudável – Por que adotá-los e mantê-los

Você com certeza tem um ou mais objetivos na vida: coisas que você quer alcançar, ter, fazer, desfrutar, sentir ou dar para outras pessoas; e sabe que muito raramente estas coisas “caem do céu”: VOCÊ terá que identificar estes objetivos, pensar neles, planejar como obtê-los e daí partir para a ação, que é lutar, agir, para ter o que deseja, certo? Para obter tudo isso, entretanto, de bens materiais a saúde, de emagrecimento e bom corpo a status e poder, existe uma coisa que você sempre precisará para atingir seus objetivos: você precisará estar VIVO. Mas viver é diferente de sobreviver… Quem não tem SAÚDE meramente sobrevive e tem bem mais dificuldade de correr atrás dos seus objetivos, concorda? De fato, quanto mais saúde você tem mais bem-estar e produtividade você consegue, o que facilita muito o caminho do SUCESSO, em todos os aspectos!

Então, o que é Saúde? É o bem-estar físico, mental e espiritual. Tudo junto. Portanto saúde “de verdade” só é alcançável quando CORPO, MENTE e ESPÍRITO estão BEM: portanto VIVE plenamente (e não só sobrevive, muitas vezes “arrastando-se” da hora em que acorda à hora em que vai dormir), de verdade, quem cuida destes três aspectos básicos na sua existência, sem negligenciar qualquer deles.

Ou seja: se você quer recuperar e manter saúde, cuide: – Do seu espírito – Procure sempre fazer o BEM e mantenha um bom relacionamento, regular, com Deus ou “algo superior” (aqui uma crença/religião de acordo com suas ideias e que te traga conforto, ajuda; ou pelo menos a fé em algo maior: afinal, você, que é inteligente, só pode ter sido criado e amparado por algo maior e mais inteligente que você, concorda?); neste aspecto, orações diárias sempre ajudam.

– Da sua mente – Cultive bons pensamentos e mantenha-se sempre estudando, adquirindo mais conhecimentos úteis (e revendo/aprimorando os já adquiridos) e cuidando das suas emoções e desejos, do seu cérebro intelectual e emocional – Do seu corpo – Seu espírito e sua mente atuam no mundo que te cerca (e recebem informações/efeitos deste) através do seu corpo, concorda? Ou seja, ele tem que ser muito bem cuidado para que você possa interagir com o mundo e assim lutar para alcançar o sucesso nos seus objetivos de VIDA!

Como cuidar da saúde do corpo? Seu corpo precisa de basicamente 2 coisas para poder existir, recuperar-se diariamente das agressões que sofre, melhorar-se (por exemplo, ganhar músculos e ossos quando necessário) e funcionar DIREITO: COMBUSTÍVEIS e ESTRUTURA; Estrutura é o conjunto dos MATERIAIS que entram na COMPOSIÇÃO do seu corpo (ou seja, do que seu corpo é feito – cabeça, tronco e membros) e Combustíveis são os materiais que seu corpo transforma em ENERGIA para poder funcionar (pensar, movimentar-se, sentir, respirar, bater o coração, etc.); portanto, quando seu corpo tem MATERIAIS suficientes (em qualidade e quantidade) fornecidos regularmente, para servirem de estrutura e combustíveis, ele funciona bem MAS na falta destes, ele adoece. Pense no seu organismo como uma CASA, que precisa de materiais de construção para ser construída e reparada periodicamente (Estrutura: tijolos, areia, cimento, etc.) e do fornecimento regular de bons materiais para funcionar (Combustíveis: Água, luz, telefone, gás, etc.), sem os quais fica defeituosa, “adoece”. Simples assim.

Como obter estes MATERIAIS? Os materiais que seu organismo precisa para funcionar direito (e as condições para que sejam utilizados corretamente, onde são necessários, do jeito e proporções adequados) somente podem vir de UMA fonte, para qualquer ser humano: HÁBITOS SAUDÁVEIS DE VIDA.

A VIDA de todo ser humano é determinada principalmente pelos HÁBITOS DE VIDA que cada um tem: eles determinam quanto tempo o corpo vai viver e com qual qualidade, mobilidade, resistência a infecções, capacidade de recuperação, produtividade, atuação dos órgãos, funcionamento cerebral, suas características (gordura corporal, massa muscular e óssea, aspecto de pele/cabelos/unhas) e até mesmo atividade sexual; ou seja, como você leva a sua vida e cuida do seu organismo é o mais importante fator que determina o seu próprio DESTINO! Entenda de outra forma – Seu METABOLISMO é sua velocidade e qualidade de funcionamento geral e ele depende dos seus hábitos de vida (assista o VÍDEO sobre metabolismo na seção de VÍDEOS do www.icaro.med.br): quanto melhores seus hábitos de vida, melhor será seu metabolismo e assim melhores serão as condições do seu organismo como um todo.

Então, quais são estes tão IMPORTANTES, FUNDAMENTAIS, Hábitos Saudáveis de Vida? São eles ( abaixo estão resumidos, para que este texto não fique muito extenso – informações mais completas e palestras GRATUITAS inteiras e sobre cada um, em áudio e vídeo, no site http://www.icaro.med.br e no www.ligadasaude.blogspot.com):

1 – BEBA ÁGUA de 1 em 1 hora Ou 2 copos (cerca de 200 ml) a cada 2 horas (não espere pela sede – nunca passe mais tempo que isto sem beber água) A maior parte do corpo é constituída por água, ou seja, na falta dela, TUDO fica prejudicado e funciona pior. Água deve ser ingerida várias vezes por dia, no total de 3 litros/dia (para um adulto). Sua falta faz cair o metabolismo e está envolvida em praticamente todas as doenças e sintomas, desde obesidade e dores de cabeça até pressão alta, inflamações e doenças circulatórias em geral. E lembre-se que “água é água”: nenhum outro líquidos hidrata tão bem quanto a água, pura, em si.

2 – ALIMENTE-SE de 3 em 3 horas & Coma FIBRAS bem e diariamente Tenha sempre um excelente café da manhã e a partir daí alimente-se regularmente, mesmo sem fome – evite passar mais que 3 horas sem alimentar-se: lembre-se do seu metabolismo! Busque alimentos de qualidade, variados e em menores porções em cada refeição. Os alimentos trazem energia e “matéria-prima” para nosso organismo reconstruir-se. Quem passa muito tempo sem comer funciona como um carro com problemas de combustível: simplesmente não anda direito; a falta de alimento no corpo e mente causa prejuízo ao metabolismo. Saiba mais sobre isto buscando por “Alimentação Saudável” na Sala de Artigos do www.icaro.med.br Sobre as fibras: folhas verdes, frutas, cereais, “granolas”, brotos, cogumelos e similares são ricos nelas, que devem ser consumidas pelo menos 2x/dia, entre um total de 25 e 40 gramas/dia (todos os dias). Por que são importantes? Porque ajudam a limpar/desintoxicar nosso organismo e nenhum intestino funciona direito sem elas. – Quando o assunto é alimentação adequada, o ideal mesmo é ser acompanhado por um BOM nutricionista e seguir suas orientações

3 – EXERCÍCIOS FÍSICOS regulares Nunca passe mais que 48h sem a rotina mínima recomendada de prática pelo menos 3x/semana (mínimo de 30 minutos por vez) e pelo menos 1x/semana exercícios “de força”, para todos os músculos do corpo O exercício físico regular (caminhadas, academia, natação, dança, pedalar, etc.) melhora a circulação do sangue e a respiração, fortalece músculos e ossos, emagrece, otimiza níveis hormonais e funcionamento do sistema imunológico: por tudo isso traz bem-estar e ajuda a controlar/evitar inúmeras doenças como aumento de pressão, diabetes, tromboses, embolias, infartos e “derrames”. Só não se esqueça que é mais seguro buscar avaliação médica antes de iniciar uma atividade física. – Quando o assunto é exercício físico, o ideal mesmo é ser acompanhado por um BOM profissional de educação física e seguir suas orientações.

4 – DURMA direito Durma sempre no escuro e em ambiente silencioso, preferencialmente cedo, de lado, em bom travesseiro/colchão e até 2 horas após refeição leve e hidratar-se adequadamente. É principalmente durante o sono que seu corpo e sua mente recuperam-se do dia que passou e preparam-se para viver o próximo, selecionando pensamentos e fixando memórias (cérebro), repondo nutrientes, fabricando hormônios e neurotransmissores, eliminando o desnecessário, etc. Quem não dorme direito, portanto, está constantemente adoecendo, aos poucos.

5 – RESPIRE com mais qualidade Respire fundo várias vezes por dia, pelo menos 3 ciclos de inspirações e expirações profundas por hora. Por stress ou pura falta de atenção, respiramos cada vez mais superficialmente e isso prejudica o fornecimento de oxigênio para o organismo: lembre-se sempre que os 3 principais combustíveis para gerar nossa preciosa energia são o ar que respiramos, a comida que comemos e a água que bebemos – problemas com qualquer um deles fará com que adoeçamos. Uma respiração regularmente otimizada pode ser aprendida e treinada em técnicas como Meditação, Yoga, Tai Chi Chuan, Pilates, Lian Gong, Automassagem e muitas outras.

6 – INFORME-SE Acesse (leia, ouça, assista) regularmente materiais de qualidade, provenientes de fontes de confiança e atualizadas. Com a Internet temos cada vez mais informação disponível, mas ainda muita gente que não se interessa por ela em SAÚDE ou não se importa com a origem do conhecimento em que acredita (se é realmente confiável); entenda: para poder agir em benefício da sua saúde você precisa planejar direito esta ação, baseado em informações de qualidade – afinal, como agir certo sem saber o que é o certo?

7 – Gerencie melhor seu STRESS Reduza seu stress, planeje-se melhor e frequentemente, tenha atividades de lazer diariamente (mesmo que apenas 15 min/dia) e evite ficar “remoendo problemas”. O stress é um dos maiores causadores ou agravantes de doenças nos tempos atuais e afeta corpo e mente, sobretudo por alterar seu equilíbrio de hormônios e neurotransmissores e também por isso alterar seu metabolismo Aprenda a “desligar-se” periodicamente: afinal, até uma máquina tem que ter tempo para esfriar ou irá “quebrar”. Simples assim.

8 – Seja POSITIVO Tente sempre agir positivamente, o que só é possível quando baseado em pensamentos positivos. O pensamento negativo prejudica o funcionamento do organismo e o positivo, ao contrário, ajuda, conforme inúmeros estudos já comprovam. Pensamentos positivos facilitam o planejamento da melhor ação para cada situação; ajudam a pensar positivamente: bom (e constante) relacionamento com Deus (ou “Fé em algo maior”, em que você acredite), boa música, rir, orações, evitar acessar conteúdos negativos (filmes, noticiários, notícias ruins), amizades, lazer saudável, etc.

9 – EXCESSOS e intoxicações Mantenha-se longe, evite substâncias e comportamentos que sobrecarreguem seu organismo. Toda vez que seu organismo for exposto a excessos e toxinas, perderá o equilíbrio e precisará gastar energia (e de tempo) para recuperá-lo: esta energia em parte tem que ser desviada de atividades importantes para o funcionamento dos sistemas desintoxicantes, o que leva aos sintomas de baixo metabolismo já citados (cansaço, dores de cabeça, baixa imunidade, etc.). Lembre-se que há substâncias que sempre são tóxicas (drogas, fumaças, etc.) mas que qualquer substância ou comportamento em excesso “funciona” como toxina. – Cuidado com os efeitos de “intoxicação” causados pela exposição excessiva a celulares e eletroeletrônicos .

10 – SOL: exponha-se regularmente mas com o devido cuidado O ideal seria exposição diária, mas o mínimo de 3x/semana já ajuda para 2 fins: mostrar para o cérebro quando é dia e quando é noite (e assim regular o denominado “ritmo circadiano”) E fazer a pele utilizar o colesterol para a síntese de vitamina D; para este fim, recomenda-se a exposição solar sem filtro, em qualquer horário do dia, até que a pele comece leve processo de brilhar e ficar avermelhada (o que pode demorar apenas poucos minutos, para peles mais claras e sensíveis); a vida na Terra depende do Sol então por que para nós, seres humanos, seria diferente?

11 – Consulte BONS profissionais de saúde Seja acompanhado regularmente por médico, nutricionista, dentista e demais profissionais necessários ao seu caso, da sua confiança, seguindo suas orientações; só tenha o cuidado de escolher profissionais realmente humanos, que te tratem como tal e tenham real interesse/atenção pelo seu caso, atualizados e ao máximo possível livres de preconceitos. A consulta regular permite identificar e tratar distúrbios em sua fase inicial, bem como receber orientações sobre prevenção e tratamentos. Afinal, mesmo quem se cuida, por vezes, adoece. Fundamental, também, é seguir os tratamentos exatamente como os profissionais prescreveram, para que tenham maior chance de alcançar os efeitos desejados.

Se você promover o máximo possível destes hábitos em sua vida diária, terá mais Saúde e um organismo mais capaz de responder aos tantos fatores de desequilíbrio a que estamos expostos diariamente. Resultado? Menos doenças e bem mais Qualidade de Vida e Bem-Estar, fatores que levam a maior produtividade, capacidade, longevidade e, por tudo isso, bem maiores chances de SUCESSO!

Vale ressaltar que NINGUÉM aqui está falando em 8 ou 80: que ou você tem todos os 11 hábitos saudáveis OK de uma vez ou nada adiantará! Quanto mais deles você adotar e manter, no melhor que puder fazer de acordo com seu real esforço e condições pessoais, maior e melhor efeito benéfico sobre a sua Saúde irá obter, cumulativo. Mas é claro que cada um tem seu ritmo para implementar mudanças… O importante, entretanto, é realmente colocá-las em prática, mesmo que gradativamente.

Saúde: se VOCÊ fizer a sua parte, tem tudo para dar certo!

Dr. Ícaro Alves Alcântara www.icaro.med.br

• Aqui foram colocados apenas os tópicos principais sobre cada um dos Hábitos Saudáveis de Vida; saiba mais sobre eles na seção de Hábitos Saudáveis do WWW.ICARO.MED.BR – para cada hábito, lá você encontra vários artigos que apresentam mais detalhes importantes sobre ele. • As orientações ideais para SEU caso podem ser diferentes de algumas das expostas aqui, de acordo com as SUAS necessidades específicas: por isso a recomendação principal é que você obtenha bom acompanhamento regular presencial, por BONS profissionais de saúde, à SUA escolha. • NUNCA é tarde demais para começar a cuidar-se direito e estudos comprovam que os benefícios vêm em toda e qualquer idade: não deixe para amanhã porque sempre é possível melhorar, principalmente quanto mais cedo são iniciados os cuidados adequados com a sua SAÚDE! • Aplicativo gratuito para celulares e tablets: baixe já o seu, que ajuda você a lembrar melhor dos seus hábitos de vida e horários para cuidar-se bem – basta digitar ÍCARO na appstore do seu dispositivo (para mais informações busque por APLICATIVO ou APP no www.icaro.med.br) • Livros em saúde: disponíveis sobre vários temas, incluindo hábitos saudáveis de vida (Transforme-se: 11 Hábitos em 11 Semanas) e emagrecimento saudável (Manual do Emagrecimento Saudável). Busque por LIVROS INTERESSANTES na Sala de Artigos do www.icaro.med.br, disponíveis para aquisição de versões impressas e digitais (para leitura em computadores, celulares e tablets) • Siga-me nas redes sociais, para dezenas de dicas diárias em saúde: Fanpage dr.icaroalves Twitter @qualidade_vida Google+ icaroalves Instagram @icaroalves Soundcloud e Slideshare: icaroalves Facebook icaro.aa Youtube: icaroalvesalcantara Linkedin: icaro Alves alcantara

“Toda grande caminhada começa por um simples passo” (Confúcio) Desejo sucesso e SAÚDE na sua caminhada!

Boa semana

Dr. Ícaro Alves Alcântara

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