Hipertensão – Abordagem integrativa e resolutiva

Artigos Dica do Ícaro Minha Opinião Perguntas e Respostas Saúde Stress Vídeos

Hipertensão (Pressão alta), como a abordagem integrativa e resolutiva pode te ajudar

Dr. Ícaro Alves Alcântara no Facebook Live em 04 de setembro de 2016

Assista no YouTube:

Hipertensão (Pressão alta), como a abordagem integrativa e resolutiva pode te ajudar

Publicado por Icaro Alves Alcântara em Domingo, 4 de setembro de 2016


Post de Janeiro de 2018 sobre o assunto, no Instagram.com/DrIcaroAlves:

Se você “somente ingere medicamentos” visando #prevenir e/ou tratar, está deixando muita coisa importante de lado: confira em www.icaro.med.br/HIPERTENSAO

Hipertensão = #PressaoAlta
Nossa pressão naturalmente sobe em várias situações, como no começo de atividades físicas, em situações estressantes, quando ingerimos muito #sal comum, entre outras – em diversos casos esta elevação é necessária, sobretudo para melhorar a chegada de sangue para várias áreas do corpo; em outros casos o organismo, quando experimenta-a, lança mão de mecanismos para reduzir/equilibrar a pressão, como desencadear sede, aumentar a função renal, etc.
Em episódios isolados de aumento da pressão arterial, quando causam #sintomas como #dordecabeça#tontura, perturbações da #visão#dor no peito (entre outros, alguns destes ou associados), o mais comum é que as pessoas procurem o pronto-socorro (ou seus médicos de confiança) e recorram a #remedios para baixar a pressão, os #antihipertensivos.
Os problemas com esta conduta (só medicar quando há aumento) são:
– Há aumentos de pressão expressivos, potencialmente perigosos, sem sintomas associados. Cuidado! Meça regularmente a pressão sanguínea e assim identifique o distúrbio quando ele aparentemente é “silencioso”;
– Frequentemente quem apresenta episódios esparsos de elevação da pressão NÃO corre atrás de resolver as CAUSAS destes e, por isso, com o passar dos anos, vão agravando o quadro e acabam por desenvolver um quadro crônico de #HipertensaoArterial, com todas as suas complicações;
– Muitas vezes, infelizmente, nem “dá tempo” de desenvolver o quadro crônico: alguns pacientes já evoluem direto para #AVC (#derrame) ou #infarto e acabam com sequelas ou até mortos.

Mais comumente nos referimos à #DOENÇA “pressão alta” ou #Hipertensao em relação ao quadro CRÔNICO de elevação da pressão arterial, ou seja, basicamente, quando a pressão apresenta-se aumentada em várias medidas, em diferentes horários de diferentes dias próximos. Se o diagnóstico é simples, entretanto, o tratamento não é tanto assim: a maioria das pessoas acha que tratar pressão elevada é principalmente “tomar remédios para a vida toda” e isto está ERRADO!

Medicamentos AJUDAM a reduzir a pressão mas não fazem “milagres sozinhos”: remédios que “abaixam a pressão” NÃO resolvem as causas da pressão alta e por isto podem “perder potência” com o tempo, assim tendo que ser trocados ou ter suas doses aumentadas ou ser associados a outros para continuarem controlando a pressão.

Por isto, entenda:
Há muito mais para fazer que “só tomar remédios” e eu explico isto detalhadamente aqui: www.icaro.med.br/HIPERTENSAO

Acesse, beneficie-se e aguardo seus comentários!

Marque aqui quem PRECISA ler isto e acessar o link; e compartilhe: #conhecimento útil e de qualidade pode ajudar muita gente, com o SEU apoio!

Boa semana!

Icaro Alves Alcantara
Medico

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *