HIPOCRATES


Hoje, Domingo 06/01/19 às 20:30h, em Live no Instagram.com/DrIcaroAlves conversei com centenas sobre a “MEDICINA de Verdade – Entendendo e Resgatando a Medicina de Hipócrates”: com este tema, foi TOP esta primeira Live do ano de 2019!

Hipócrates é considerado o PAI da Medicina: tanto que todo médico, ao formar-se na Faculdade, é obrigado a fazer o Juramento de Hipócrates (https://pt.wikipedia.org/wiki/Juramento_de_Hipócrates), um belíssimo conjunto de preceitos que realmente seria muito bom se TODOS os médicos seguissem em sua prática médica diária (é claro, adaptando as referências históricas do mesmo aos tempos atuais)…

“Eu juro, por Apolo, médico, por EsculápioHígia e Panaceia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens;
Ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça”.
(Versão mais comumente utilizada no Brasil – há outras)

O primeiro “médico” da História foi o egípcio “Imhotep” (2650 anos antes de Cristo) mas Hipócrates é considerado “o mais importante” pelo grande conjunto de idéias, classificações e ensinamentos em #Medicina que deixou; entre eles, o mais célebre é a frase “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”, tão replicada por aí de maneira errônea ou incompleta… Vou explicar:

Por definição, #Remédio (ou #Medicamento, quase sinônimo) é todo recurso ou substância que sirva para combater, reduzir ou ajudar a curar (quando possível) sintomas, dores, doenças ou “males”; #Alimento, por sua vez, é toda substância que sirva para alimentar ou nutrir, que sirva de fonte de matéria e/ou energia para que os organismos possam executar suas funções vitais. Por isso fica claro que Hipócrates não estava falando só de “comida”!
A “raiz” da Medicina Hipocrática, portanto, à luz desta frase e do Juramento, seria melhor descrita como: que o principal em Medicina seja, como forma de prevenir e tratar, buscar antes de mais nada NUTRIR direito o organismo e assim otimizar seus próprios mecanismos de prevenção, auto-reparo e fortalecimento!

Só via alimentos? Não. O organismo humano precisa de vários “nutrientes” diferentes para que possa funcionar direito: As vitaminas, minerais, fibras, proteínas, gorduras e carboidratos que venham da nossa comida (e/ou suplementação) mas também, de maneira importante, oxigênio, água e energias (solar, calor e até várias que trocamos com outras pessoas e o meio que nos cerca MAS que a ciência ainda está apenas começando a entender).

Portanto, assista o vídeo abaixo onde expliquei melhor para vocês o que é esta Medicina Hipocrática e como nossa “Medicina atual”, tão tecnológica e “cheia de recursos”, precisa resgata-la, em benefício de todos nós!

Até lá

Ícaro Alves Alcântara
Médico
61 996467775 e 32349069
[email protected]
www.icaro.med.br/LIVROS
www.icaro.med.br/SAUDE

No Youtube:

No Youtube

No Facebook:

Medicina de Verdade (baseada no Pai da Medicina, Hipócrates)

Acesse: https://www.icaro.med.br/hipocrates/*Live gravada no Domingo 06/01/19 no Instagram.com/DrIcaroAlves sobre a “MEDICINA de Verdade – Entendendo e Resgatando a Medicina de Hipócrates”Hipócrates é considerado o PAI da Medicina: tanto que todo médico, ao formar-se na Faculdade, é obrigado a fazer o Juramento de Hipócrates (https://pt.wikipedia.org/wiki/Juramento_de_Hipócrates), um belíssimo conjunto de preceitos que realmente seria muito bom se TODOS os médicos seguissem em sua prática médica diária (é claro, adaptando as referências históricas do mesmo aos tempos atuais)…O primeiro “médico” da História foi o egípcio “Imhotep” (2650 anos antes de Cristo) mas Hipócrates é considerado “o mais importante” pelo grande conjunto de idéias, classificações e ensinamentos em #Medicina que deixou; entre eles, o mais célebre é a frase “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”, tão replicada por aí de maneira errônea ou incompleta… Vou explicar:Por definição, #Remédio (ou #Medicamento, quase sinônimo) é todo recurso ou substância que sirva para combater, reduzir ou ajudar a curar (quando possível) sintomas, dores, doenças ou “males”; #Alimento, por sua vez, é toda substância que sirva para alimentar ou nutrir, que sirva de fonte de matéria e/ou energia para que os organismos possam executar suas funções vitais. Por isso fica claro que Hipócrates não estava falando só de “comida”!A “raiz” da Medicina Hipocrática, portanto, à luz desta frase e do Juramento, seria melhor descrita como: que o principal em Medicina seja, como forma de prevenir e tratar, buscar antes de mais nada NUTRIR direito o organismo e assim otimizar seus próprios mecanismos de prevenção, auto-reparo e fortalecimento!Só via alimentos? Não. O organismo humano precisa de vários “nutrientes” diferentes para que possa funcionar direito: As vitaminas, minerais, fibras, proteínas, gorduras e carboidratos que venham da nossa comida (e/ou suplementação) mas também, de maneira importante, oxigênio, água e energias (solar, calor e até várias que trocamos com outras pessoas e o meio que nos cerca MAS que a ciência ainda está apenas começando a entender).Portanto, neste vídeo eu explico melhor para vocês o que é esta Medicina Hipocrática e como nossa “Medicina atual”, tão tecnológica e “cheia de recursos”, precisa resgata-la, em benefício de todos nós!Bom estudo!Ícaro Alves AlcântaraMédico61 996467775 e 32349069Recepcao.med@gmail.comwww.icaro.med.br/LIVROSwww.icaro.med.br/SAUDE

Publiée par Icaro Alves Alcântara sur Dimanche 6 janvier 2019
No Facebook

Comments

Deixe um Comentário

Enviar

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar