Vamos falar um pouco sobre #HORMÔNIOS e assim tirar as principais dúvidas no assunto?
Assista:
.
– O que são hormônios? Por que são “mensageiros”?
– De onde vem o termo “hormônios”?
A origem da palavra hormônio é grega, HORMAO, que significa estímulo, movimento. Foram os fisiologistas Ernest Starling e William Bayliss, ambos britânicos, que identificaram as substâncias denominadas hormônios, em 1902.
– Para que servem?
(Analogia dos hormônios e de uma cidade sem meios de comunicação ou com insuficiência destes ou com erros nestes)
– Que tem hormônios?
– Quem precisa de hormônios, de quando a quando na vida?
– Necessidade de hormônios tende a variar ao longo das fases da vida – todos precisam, sempre?
– Quem produz hormônios no organismo?
– O que o corpo precisa para produzir hormônios direito? Hábitos saudáveis de vida e Alimentos de qualidade como base
– Hormônio invariavelmente causa câncer, infarto, derrame, trombose e cia?
– Bioidenticos são mais seguros mas tudo pode dar problemas se mal utilizado. Até remédios, suplementos e água: entenda.
– Uso racional de hormônios:
Somente para quem tenha bons hábitos de vida, preferencialmente bioidênticos, evitar via oral, usar a menor dose possível e preferencialmente o uso orientado por exames (para os que tenham exames confiáveis disponíveis para avaliação)
– Como tratar carências hormonais?
Dar condições pro organismo produzir os seus próprios hormônios na quantidade em que precisa. Quando isto falha ou sintomas requerem intervenção mais urgente, junto a isto repor os hormônios necessários, preferindo bioidênticos.
– Por que não se deve usar hormônios antes de melhorar os hábitos de vida?
– Quem pode prescrever hormônios?
(um bom endocrinologista, atualizado, pautado em conhecimentos de qualidade, decerto possivelmente “sabe mais” sobre o assunto – mas QUALQUER médico pode prescreve-los, desde que preferencialmente, por bom senso e no melhor interesse do paciente, tenha conhecimento/treinamento/prática suficientes para tal)
– Perigos dos anticoncepcionais e hormônios com estrutura molecular diferente do que o corpo reconheça como seu (maior chance do organismo tentar neutralizar a molécula “estranha”)
*** A idéia aqui NÃO é esgotar o assunto, ser o “dono da verdade” ou substituir as orientações do SEU profissional de saúde sobre o SEU caso. Afinal é ELE quem conhece seu quadro clínico e seus exames e acompanha você! Minha idéia com este vídeo foi tentar ajudar a responder as principais dúvidas sobre o assunto em questão
* Nota Dr. Ícaro – NÃO sou Endocrinologista: sou Homeopata, com pós em Ortomolecular em Medicina e Nutrologia Esportiva (em curso)
** O vídeo é caseiro e por isso com qualidade não tão boa, pelo que peço desculpas mas espero que cumpra seu propósito de informar com qualidade! Aguardo sugestões e comentários para melhora-lo e torna-lo ainda mais útil, na próxima versão.
Outro vídeo sobre o assunto e mais:
Boa Noite Dr. Icaro tive a indicaçso do seu dite no Face…parabens pelo seu trabalho. Dr. Icaro assisti o video sobre o hormonio. E a materia sobre anticoncepcional, tenho endometriose, passei por cirurgia em 2011 e apos iniciar tratamento com medicamento Allure tambem descobri que tenho tireoide multinodular e hipertireoidismo, fazendo uso de medicamento tapazol….verificando a partir das informaçoes sera q. Uso do medicamento para endometriose possa contribuir para essa disfusao da tireoide??
Olá
Pode contribuir sim.
Boa semana
Doutor estou preocupada, pois tenho um filho que aos 3 (três) anos de idade apareceu com problemas de nervos, e eu não sabendo como tratá-lo, comecei uma procura extensa por psiquiatras, em alguns casos, sendo prescrito remédios que ao invés de melhorá-lo, o colocava mais nervoso. Sendo que alguns médicos (nem todos), dizem que ele nasceu com hipotiroidismo e eu por não havê-lo tratado, deu retardamento mental, inclusive um dos últimos endocrinologistas não aceitam este fato, pois disse que se o meu filho tivesse nascido com hipotiroidismo, ele não teria crescido, teria baixa estatura.
Dr. Icaro, atualmente o meu filho se encontra com 31 anos de idade e tomava o remédio Euthyrox 200, sendo que o meu esposo abaixou esta dosagem passando para 150mg, e sentimos muita diferença , pois ele andava nervoso, se masturbando e ficando até excitado, querendo agarrar a nossa empregada.
Te perguntou Doutor, esta diminuição desse remédio foi bom para o nosso filho, sendo que agora ele fez exames de sangue e deu todos eles ótimos, desde o hemograma completo até os referentes as taxas hormonais, também ia esquecendo de dizer-lhe que ele tinha também um caroço na tireóide que desapareceu.
Por favor preciso de sua resposta, pois é uma mãe que sofre a anos com o seu filho sem saber o que fazer.
Deus te abençõe!
Maria da Conceição
Olá
Sra., infelizmente não posso opinar com a devida propriedade sem conhecer a fundo o caso do seu filho e seu exames mais completos mas acredito que a Sra. tem que avaliar também o T3 dele, demais hormônios, neurotransmissores e tb melhorar hábitos de vida.
Boa semana
Ícaro