Hormônios – Tire Suas Dúvidas sobre eles

Artigos Dica do Ícaro Hormônios Mitos em Saúde Perguntas e Respostas Produtividade Saúde Suplementos Vídeos

Vamos falar um pouco sobre #HORMÔNIOS e assim tirar as principais dúvidas no assunto?
Assista:

.

– O que são hormônios? Por que são “mensageiros”?

– De onde vem o termo “hormônios”?

A origem da palavra hormônio é grega, HORMAO, que significa estímulo, movimento. Foram os fisiologistas Ernest Starling e William Bayliss, ambos britânicos, que identificaram as substâncias denominadas hormônios, em 1902.

– Para que servem?

(Analogia dos hormônios e de uma cidade sem meios de comunicação ou com insuficiência destes ou com erros nestes)

– Que tem hormônios?

– Quem precisa de  hormônios, de quando a quando na vida?

– Necessidade de hormônios tende a variar ao longo das fases da vida – todos precisam, sempre?

– Quem produz hormônios no organismo?

– O que o corpo precisa para produzir hormônios direito? Hábitos saudáveis de vida  e  Alimentos de qualidade como base

– Hormônio invariavelmente causa câncer, infarto, derrame, trombose e cia?

– Bioidenticos são mais seguros mas tudo pode dar problemas se mal utilizado. Até remédios, suplementos e água: entenda.

– Uso racional de hormônios:

Somente para quem tenha bons hábitos de vida, preferencialmente bioidênticos, evitar via oral, usar a menor dose possível e preferencialmente o uso orientado por exames (para os que tenham exames confiáveis disponíveis para avaliação)

– Como tratar carências hormonais?

Dar condições pro organismo produzir os seus próprios hormônios  na quantidade em que precisa. Quando isto falha ou sintomas requerem intervenção mais urgente, junto a isto repor os hormônios necessários, preferindo bioidênticos.

– Por que não se deve usar hormônios antes de melhorar os hábitos de vida?

– Quem pode prescrever hormônios?

(um bom endocrinologista, atualizado, pautado em conhecimentos de qualidade, decerto possivelmente “sabe mais” sobre o assunto – mas QUALQUER médico pode prescreve-los, desde que preferencialmente, por bom senso e no melhor interesse do paciente, tenha conhecimento/treinamento/prática suficientes para tal)

– Perigos dos anticoncepcionais e hormônios com estrutura molecular diferente do que o corpo reconheça como seu (maior chance do organismo tentar neutralizar a molécula “estranha”)

*** A idéia aqui NÃO é esgotar o assunto, ser o “dono da verdade” ou substituir as orientações do SEU profissional de saúde sobre o SEU caso. Afinal é ELE quem conhece seu quadro clínico e seus exames e acompanha você! Minha idéia com este vídeo foi tentar ajudar a responder as principais dúvidas sobre o assunto em questão

* Nota Dr. Ícaro – NÃO sou Endocrinologista: sou Homeopata, com pós em Ortomolecular em Medicina e Nutrologia Esportiva (em curso)

** O vídeo é caseiro e por isso com qualidade não tão boa, pelo que peço desculpas mas espero que cumpra seu propósito de informar com qualidade! Aguardo sugestões e comentários para melhora-lo e torna-lo ainda mais útil, na próxima versão.

 

Outro vídeo sobre o assunto e mais:

Suplementação E Hormônios – Entenda a possível relação

Comments

4 thoughts on “Hormônios – Tire Suas Dúvidas sobre eles

  1. Boa Noite Dr. Icaro tive a indicaçso do seu dite no Face…parabens pelo seu trabalho. Dr. Icaro assisti o video sobre o hormonio. E a materia sobre anticoncepcional, tenho endometriose, passei por cirurgia em 2011 e apos iniciar tratamento com medicamento Allure tambem descobri que tenho tireoide multinodular e hipertireoidismo, fazendo uso de medicamento tapazol….verificando a partir das informaçoes sera q. Uso do medicamento para endometriose possa contribuir para essa disfusao da tireoide??

  2. Doutor estou preocupada, pois tenho um filho que aos 3 (três) anos de idade apareceu com problemas de nervos, e eu não sabendo como tratá-lo, comecei uma procura extensa por psiquiatras, em alguns casos, sendo prescrito remédios que ao invés de melhorá-lo, o colocava mais nervoso. Sendo que alguns médicos (nem todos), dizem que ele nasceu com hipotiroidismo e eu por não havê-lo tratado, deu retardamento mental, inclusive um dos últimos endocrinologistas não aceitam este fato, pois disse que se o meu filho tivesse nascido com hipotiroidismo, ele não teria crescido, teria baixa estatura.
    Dr. Icaro, atualmente o meu filho se encontra com 31 anos de idade e tomava o remédio Euthyrox 200, sendo que o meu esposo abaixou esta dosagem passando para 150mg, e sentimos muita diferença , pois ele andava nervoso, se masturbando e ficando até excitado, querendo agarrar a nossa empregada.
    Te perguntou Doutor, esta diminuição desse remédio foi bom para o nosso filho, sendo que agora ele fez exames de sangue e deu todos eles ótimos, desde o hemograma completo até os referentes as taxas hormonais, também ia esquecendo de dizer-lhe que ele tinha também um caroço na tireóide que desapareceu.
    Por favor preciso de sua resposta, pois é uma mãe que sofre a anos com o seu filho sem saber o que fazer.
    Deus te abençõe!

    Maria da Conceição

    1. Olá

      Sra., infelizmente não posso opinar com a devida propriedade sem conhecer a fundo o caso do seu filho e seu exames mais completos mas acredito que a Sra. tem que avaliar também o T3 dele, demais hormônios, neurotransmissores e tb melhorar hábitos de vida.

      Boa semana

      Ícaro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.