Hormônios – Receptores, Modulação e equilíbrio

Ação hormonal e receptoresModulação hormonal – Questão de bom senso
(Aprenda o básico aqui: https://www.icaro.med.br/artigos/modulacao-hormonal.html/)

Alguns tópicos para você considerar (peço especial atenção neste post para o tópico 2):

1 – Por que o nome “modulação”
Porque muitas vezes corrigir hormônios pressupõe repor MAS outras vezes trata-se de reduzir a quantidade de um ou outro no organismo OU mesmo de dar condições/substâncias para que o próprio organismo produza/corrija-os. Ou seja: quem trabalha bem com hormônios não visa só repor MAS SIM muitas vezes estimular o próprio organismo a produzi-los direito!

2 – RECEPTORES:
Você pode estar inundado de hormônios: se não tem receptores onde estes possam encaixar-se e assim, atuar, pode ter efeitos inferiores ou nem tê-los! Por isso um mesmo “número” no resultado de um exame hormonal pode significar insuficiência para um paciente, suficiência de hormônio para outro e até excesso para um terceiro paciente (ou, em um mesmo paciente, em momentos diferentes da vida, poder significar estas 3 coisas): a quantidade de receptores disponíveis e efetivamente livres para “serem acoplados” aos seus respectivos hormônios pode variar bastante ao longo da vida (até pelos hábitos de vida do paciente, toxinas, disruptores endócrinos, etc) e não dá para medir isto por exames! Daí a necessidade de um médico experiente para saber relacionar bem o quadro clínico do paciente (e a sua evolução), seus hábitos de vida, suplementos/medicamentos em uso e seus resultados de exames completos e assim inferir a quantidade e qualidade de receptores livres. Por isso cada paciente é o conjunto do objetivo com o “subjetivo”, da teoria com a prática, do que pode ser medido e do que tem que ser inferido cuidadosamente, em benefício do paciente.

3 – Equilíbrio hormonal
Bons níveis de um ou outro hormônio NÃO garantem saúde para ninguém. Nem estética ou qualquer bom resultado, saudável; hormônios interagem, entre si e com seu organismo como um todo e é o equilíbrio de todos eles o que traz saúde e resultados. Quem só avalia e trata um ou outro quando há carências de vários outros pode até prejudicar o paciente.

4 – Se níveis hormonais altos causassem câncer, infarto, derrame e cia (outras doenças graves), entre 20 e 30 anos de idade a maioria de nós apresentaria estes, já que nesta fase nossos hormônios usualmente atingem picos de produção-secreção. Mais uma vez a chave-de-segurança não é o medo de modular hormônios mas sim de uma modulação incorretamente conduzida.

5 – Você não é só uma “tireóide ambulante”! Concorda?
Com freqüência atendo pacientes em consultório com inúmeras queixas que “ninguém resolveu” e quando investigo descubro que o paciente, às vezes em décadas de “acompanhamentos em saúde”, no quesito hormônios, só teve avaliados direito os da tireóide!

Enfim, só alguns insights sobre o assunto… Comentários?

>>> Entenda o básico sobre HORMÔNIOS e como lidar direito com eles aqui : https://www.icaro.med.br/artigos/modulacao-hormonal.html/ <<<

Comments

Mostrando 2 comentários
  • Avatar
    Wagner
    Responder

    Dr. Ícaro, bom dia!

    assisti ontem o VT do periscope, cheguei 10 minutos após o fim, mas assisti tudo, e achei muito bom, parabéns pelos estudos e informações…

    mas queria tirar uma dúvida ou uma ajuda… aqueles casos raros, depois de anos com alimentação da pior qualidade.. hipotireoidismo de hashimoto, diabetes tipo 1, intolerância a glúten, e ooforectomia unilateral direita, (redução absurda de hormônios) e idade de 38 anos… fazer o que?
    já troquei os T4 por bioidênticos… (insulina e levotiroxina não se gostam, dá um problema atrás do outro, não converte direito em T3 e vira tudo T3 reverso, e a insulina fica resistente) os bioidênticos funcionam, ok, insulina novolin R e levemir, ok, glicemia de jejum e pré prandial de 110 a 70 respectivamente… consegui acertar isso com muita pesquisa… (NPH causa alergia devido a protamina e a cirurgia) e cremes bioidênticos comprados fora, bi-estro e progesterona padrão USP, ora melhora e hora piora, e o cabelo, cai muito, e o pior… não acho nenhum médico na cidade ou redondeza que possa fazer um acompanhamento… tenho te acompanhado no instagram, o Victor, Roberto Franco, e já vi muitos videos do dr. Lair Ribeiro… os hormônios da tireoide no exame T3, já até deu um pouco acima do que dizem ser normal… creio que o problema agora, são os estrógenos e progesterona,… ah está tomando DHEA e PREGNENOLONA…. mas o que fazer com o cabelo?

    já li vários artigos seu, porém não consigo acertar isso, e infelizmente não tenho grana para fazer exames periódicos para acertar, e não tenho médico para contar aqui, já desisti de um monte porque não aceitam bioidenticos… e já to gastando um absurdo com suplementação de vitaminas e mineiras, repondo cálcio que estava baixo, vitamina D3, complexo B, selênio e zinco. magnésio.. alfa lipóico, melatonina, Dhea e pregnenolona, e mais um tanto para reparar os danos que só de ter diabetes já causa, além de comprar whey 0% carboidrato, e uma dieta sem glúten, óleos minerais… adoçante o usado é stévia..

    já viu algum caso assim? ela está bem, de pé, vive e faz tudo, porem as vezes no final da tarde bate um desânimo e tem queda absurda de cabelo… e não está tomando nenhum fármaco a não ser insulina… não sei ao certo o que fazer referente a isso… meu instagram é @designer3d7

    se puder ajudar, ou dar alguma dica, eu agradeço, se não, não há problema nenhum, entendo a questão ética…

    Obrigado e parabéns novamente…

    • Avatar
      Gabriel Linhares
      Responder

      Faça o exame para medir o T3 reverso.
      Geralmente a falta de energia pela tarde é por causa da curta duração do pico do T3.
      Já vi muitos relatos mas variam bastante o método de uso. Em média é assim o horário de cada dose: 8h – 13h – 16h

      Não conheço T4 bioidêntico mas utilizo T3 sintético e é muito bom, porém de difícil administração.

Deixe um Comentário

Enviar

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

pt Portuguese
X
%d blogueiros gostam disto: