Nem tudo na vida precisa de “estudos”

Nem tudo na vida precisa de estudos - www.icaro.med.brDe vez em quando aparecem alguns nas redes sociais questionando coisas como “cadê os estudos científicos, as evidências pra respaldar isso que você postou”?

Que tal bom senso, gente? Entenda o óbvio:

– Nossa ciência não explica tudo por falta de interesse ou falta de evolução suficiente para tal, em relação a vários assuntos. Explico isto aqui claramente
https://www.icaro.med.br/…/reflexoes-baseadas-evidencias-se…/

– Conhecimentos, úteis e respaldados, vêm de várias fontes possíveis fora “os artigos”: Aulas com bons professores (da faculdade às pós-graduações e cursos), trocas de informações entre profissionais, revistas, textos na internet… Quem registra as fontes, “evidências científicas” de tudo o que ouve, lê ou com o que entra em contato? Todo conhecimento adquirido vai virando patrimônio e assim participando de um pool que só aumenta e aprimora-se ao longo da vida. Ou todo nutricionista anda por todo lugar com tabelas/dietas/alimentos embaixo do braço, o mesmo ocorrendo com personais (prof. educação física) e seus equipamentos, psicólogos e seus divãs e médicos e seus remédios?

– A maioria dos profissionais que posta na internet regularmente (como eu) visam sobretudo informar o público leigo-em-saúde ou troca de conhecimentos tanto com leigos quanto com profissionais: qual é o objetivo, pois, de entupir cada post com referências a artigos e livros?

Haja paciência! rrs

Alguns cyberchatos-qualificados são até bons em suas áreas mas “resolveram” que por isso são bons em todas as áreas e têm invadido posts para palpitar (não há problema nisto quando a intervenção é construtiva… Mas por vezes entram só para tumultuar ou falar besteira) ou criado posts para ofender, provocar e denegrir. Ou seja, não seja um, comprovadamente, chato-baseado-em-evidências: vá arrumar coisas boas para fazer da vida como legitimamente, AJUDAR O PRÓXIMO!

Um abraço para todos

Dr. Icaro Alves Alcântara

Comments

Deixe um Comentário

Enviar

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar