O quanto e por que é NECESSÁRIA a SUPLEMENTAÇÃO para a maioria dos seres humanos

Hábitos Saudáveis Saúde

Sanduíche-de-suplementosQuem se “alimenta realmente BEM” pouco precisa de suplementos e, quando precisa, o mais comum é que seja por curtos períodos de tempo, ou seja, para cumprir objetivos pontuais relacionados à sua saúde, composição corporal, produtividade, longevidade, etc.

Só que EU conheço POUQUÍSSIMAS pessoas que “alimentam-se realmente bem”, já que isto pressupõe além de comer de 3 em 3 horas, pelo que aprendi, coisas como ingerir pelo menos 5 porções de frutas/verduras/legumes por dia, pratos com alimentos de diversas cores, variações periódicas de cardápio, etc ( https://www.icaro.med.br/artigos/alimentacao-saudavel-dicas-para-mais-musculos-e-menos-gordura.html/ ). Ou seja, sejamos práticos: o ideal MESMO é buscar sempre um bom e constante acompanhamento nutricional (competente de verdade: tem muitos por aí falando abobrinhas recorrentemente e ainda passando como bam-bam-bans no assunto…) e alimentar-se cada vez melhor MAS a maioria de nós passa uma vida inteira sem conseguir sucesso absoluto nisto!

Entretanto, ao mesmo tempo que concordamos que a maioria de nós não se “alimenta realmente bem”, temos que entender que ainda assim nosso organismo tem demandas absolutas, diárias, de água e vários nutrientes (vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, etc), que se não vêm da alimentação, TÊM que vir de algum lugar, certo? Pois é aí que “entra” a NECESSIDADE de SUPLEMENTAÇÃO para a maioria dos seres humanos: ou você se “alimenta realmente BEM” ou com certeza precisará de suplementos para complementar, fornecer ao seu organismo o que ele precisa para viver mas não está vindo da sua nutrição; simples assim.

Só que se você não suplementar direito, vai ter problemas… Suplementar direito pressupõe SEMPRE: o suplemento correto para cada caso, na quantidade certa, de boa qualidade, na dosagem adequada, pelo período adequado, para a pessoa certa. Ou seja, se você não é um profissional de saúde competente nesta área de suplementação, com experiência e estudo abundante e atualizado, possivelmente NÃO acertará todas estas variáveis e sua suplementação será pouco eficaz, totalmente ineficaz ou até danosa para você.

Por exemplo, polivitamínicos/poliminerais: os disponíveis no mercado nacional em sua maioria têm “de tudo” mas em quantidades clinicamente insuficientes e contendo matérias-primas de qualidade “não tão boa assim” ( https://www.icaro.med.br/artigos/“polivitaminicos”-–-o-que-considerar-quando-e-se-tiver-que-escolher.html/ ); sobre os importados há vários excelentes (EU gosto muito dos da Optimum, GNC e LifeExtension) mas podem fazer entrar no seu organismo “excessos”, de acordo com as particularidades de cada caso; e lembre-se que o excesso de alguns nutrientes pode empurrar outros para fora do seu organismo (por exemplo o sódio empurra o cálcio, o ferro empurra o magnésio, etc) – Ou seja: só por usar um suplemento polivitamínico/polimineral regularmente você passa a precisar, também regularmente, de acompanhamento para adequar o uso deste suplemento às necessidades do seu organismo ou o que era bom pode virar danoso… De fato, o mesmo ocorre com todos e quaisquer suplementos – lembre-se: quem usa precisa de acompanhamento regular para GARANTIR: “o suplemento correto para cada caso, na quantidade certa, de boa qualidade, na dosagem adequada, pelo período adequado, para a pessoa certa”!

Resumindo: ou você “alimenta-se realmente BEM”, sob BOM e regular acompanhamento nutricional OU vai precisar de suplementos; e neste caso, o uso de suplementos deve ser prescrito e acompanhado regularmente por profissional de saúde competente nesta área de suplementação, com experiência e estudo abundante e atualizado: se você negligenciar esta orientação, MUITO provavelmente acabará com resultados ruins ou mesmo intoxicando-se a curto, médio ou longo prazo.

Não te parece LÓGICO tudo isso? Pois é… Simples assim.

Boa semana!

Dr. Ícaro Alves Alcântara
www.icaro.med.br

* Esta é a MINHA opinião, conforme acima, parece-me óbvia e é confirmada pela maioria dos bons profissionais que conheço e muito do que já estudei até hoje… Concordam? Alguém discorda? Vamos comentar e discutir?

Comments

13 thoughts on “O quanto e por que é NECESSÁRIA a SUPLEMENTAÇÃO para a maioria dos seres humanos

  1. Excelente. Parabéns Dr. Ícaro pelo texto, vejo que maioria dos médicos ainda são contras suplementos, dizendo que nossa alimentação supre.

    Poucos são realistas para admitir o que disse. Quase ninguém consegue se alimentar bem ao ponto de nunca precisar de suplementação.

  2. Dr,Icaro , uma criança de 6 anos , que come pouco, deve tomar suplementos, o pediatra não aconselha, não entendo, pois ao comer tão pouco de certeza que terá falta de nutrientes.
    Como posso saber de que suplementos precisa, se ninguém manda fazer análises?

  3. Dr. Ícaro, qual o suplemento mais indicado para cálcio e vitamina D?
    Estou com 30 de vitamina D e a médica me indicou tomar vitamina D pura, está correto?

    1. Olá Sílvia

      Eu acho que também indicaria vitamina D no seu caso mas a forma como esta suplementação será conduzida deve ser inquirida ao médico que te acompanha.

      Boa semana

  4. Dr. você me indicaria tomar testosterona? tenho 16 anos e peso 63 tenho 1,73 gostaria de saber se poderia ocorrer algum dano a minha integridade física,obrigado.

  5. Dr. Ícaro, parabéns pelo site e pelos artigos! Gostaria de saber que profissional você recomenda para cuidar da suplementação? Um nutrólogo é interessante? Obrigada!

  6. Oi bom dia dr faço academia nao tomo nada

    Tenho 32anos qual vitamina vc me indica ando muito cansada nao tenho nenhuma doença nenhuma problema de saúde
    Obrigada
    Ha nada de vitamina que engorda

    1. Olá

      Conforme já disse aqui, por mais que eu queira (mesmo!) ajudar todo mundo, NÃO posso “consultar à distância”, por proibição do CFM… E algumas dúvidas demandariam conhecer a história do paciente, examiná-lo, seus exames complementares (como no seu comentário): ou seja, uma consulta!

      Assim sendo, o que posso dizer à distância está nos artigos deste site, como este e demais que você pode pesquisar na Sala de Artigos (área de pesquisa no canto superior direito), ok? Desculpe-me por não poder ajudar mais…

      Boa semana!

      Dr. Ícaro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *