Orientações PRÉ-CONSULTA

Muitos acham que basta ir ao médico* e ir falando suas queixas (pelo menos as que são lembradas no momento da consulta) para que ele rapidamente chegue a um diagnóstico e prescreva um tratamento. Ledo engano… Afinal, se todos nós buscamos bons conselhos e condutas que levem a ótimos resultados, um tratamento de sucesso precisa ser o mais acertado e factível ante as necessidades individuais de cada paciente; para ser acertado, entretanto, precisa estar embasado em hipóteses diagnósticas adequadas; e estas somente são possíveis quando os dados a que o médico tem acesso são de qualidade: completos, detalhados e confiáveis. De onde vêm estes dados? Parte do exame físico do paciente (quando aplicável e na medida do necessário), parte provém dos exames complementares mas, sem sombra de dúvida, a parcela mais importante vem do relato do paciente (por vezes também dos seus acompanhantes), da história que ele conta para o médico. E é claro que existem bons e maus profissionais em qualquer área (mais ou menos disponíveis, mais ou menos interessados em você, mais ou menos “apressados”, mais ou menos capazes nas suas áreas, mais ou menos humanos e mesmo mais ou menos felizes com o que fazem – Um pouco mais sobre isso e questões afins em: http://www.istoe.com.br/reportagens/182300_A+PRAGA+DAS+CONSULTAS+A+JATO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage), pacientes que informam melhor ou pior (Mais sobre em http://ligadasaude.blogspot.com/2011/12/mentiras-no-consultorio.html) e mesmo exames de maior ou menor qualidade/adequação a cada caso mas um ponto é unânime e decisivo em toda esta questão: é a qualidade da informação o fator crucial para o sucesso do seu tratamento, em beneficio da sua Saúde!

Assim sendo, forneço a seguir algumas dicas para que você possa tornar sua consulta mais produtiva e assim ajudar o seu médico* a te ajudar com a SUA saúde:

– Conheça seu profissional de saúde

Converse com quem já consultou com ele, pegue informações, busque na internet… E se ele tiver material publicado ou mesmo um site, leia mais sobre como ele trabalha, seus artigos, suas idéias e mesmo condutas.

> No meu caso, brinco com meus pacientes que a maioria nem precisaria ter consultado presencialmente se tivesse lido e seguido direitinho as orientações nas dezenas de artigos em Saúde gratuitamente disponíveis para consulta no meu site www.icaro.med.br

– Anote suas queixas e leve suas anotações para a consulta

Não confie só na sua memória ou decerto vai esquecer de relatar MUITA coisa importante no momento da consulta. Procure dividi-las, por exemplo, entre as mais e menos importantes, mais e menos atuais e em ordem cronológica de aparecimento; e é claro: fatores de melhora e de piora são sempre importantes.

– Leve seus exames mais recentes

Isto poupa tempo e pode tornar menos “novos exames” necessários, adiantar a prescrição e melhor orientar a conduta.

– Leve seus medicamentos/suplementos

Leve-os ou pelo menos seus rótulos ou mesmo nomes, dosagens e formas de uso.

– Fale tudo e tire todas as suas dúvidas

Por mais que seja possível o contato posterior via email, telefone, redes sociais e cia, o melhor momento para relatar e tirar dúvidas é durante a consulta; portanto, pergunte, discuta.

– Retorne

Um tratamento pressupõe ACOMPANHAMENTO e isto é impossível se você não volta ao médico para dizer-lhe como ficou, como está. Basicamente, leve anotados: o que você fez (sobre o que foi orientado), o que melhorou, o que piorou, o que ficou igual e relato de sintomas novos – e resultados dos exames complementares que foram solicitados.

– Se não puder comparecer, avise ou desmarque

Se seu profissional é tão bom assim, acredite: outros pacientes poderiam se beneficiar da vaga que você não puder mais ocupar naquele momento.

* Em boa parte, acredito que o conteúdo deste artigo refira-se à avaliação clínica pormenorizada por parte dos profissionais de saúde em geral

E por tudo isso: Saúde!

Abraço

Dr. Ícaro Alves Alcântara

www.icaro.med.br

Comments

Mostrando 2 comentários
  • Karine C. Rodrigues
    Responder

    Olá , gostaria de saber o valor da consulta.
    E se posso marcar?
    Moro Em Brasília

    • dr.icaro
      dr.icaro
      Responder

      Olá Karine

      Atualmente o valor da consulta é R$ 400,00 (por até 01 h de consulta + retorno de até 45 min., 40 dias após a primeira consulta). Marcações no (61) 30375052.

      Atte,

      Ícaro

Deixe um Comentário

Enviar

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar