ORTOMOLECULAR em Medicina – Entrevista sobre para o Portal de CASAMENTOS É Simples Casar

Entrevistas Hábitos Saudáveis Produtividade

Só quem já preparou ou está preparando um casamento sabe que ser noiva é uma quase uma profissão. E o pior, uma profissão cansativa e não remunerada! Embora as noivas gostem de lidar com cada preparativo e cada detalhe do seu grande dia, essa saga pode vir vem acompanhada de noites de insônia, ansiedade e muito stress.

Além de todos os preparativos do casamento, surge a preocupação de estrelar sua noite mais importante com seu melhor sorriso, a pele impecável, o cabelo perfeito e, se possível, com uns quilinhos a menos. Mas é preciso colocar na balança e se questionar: Vale à pena sacrificar a saúde fazendo dietas mirabolantes? Sofrer por meses para estar mais magra por um dia?

Cuidado com as propagandas enganosas! Não existem fórmulas mágicas e rápidas, que vão funcionar sem cobrar preço alto da sua saúde e bem-estar. Melhor mesmo é se cuidar desde o início do planejamento e procurar acompanhamento adequado para atingir seus objetivos e mantê-los após o casamento.

 

 

*** Em parceria com o portal parceiro É Simples Casar (Link: www.esimplescasar.com.br) cedi uma entrevista respondendo algumas dúvidas frequentes sobre a prática ortomolecular em Medicina e seus benefícios ***.

 

 

É Simples Casar: O que é exatamente a prática Ortomolecular em Medicina e como ela pode nos auxiliar?

Dr. Icaro: A prática ortomolecular tem como seus pilares:
– Identificar carências e excessos (intoxicações), corrigindo estes, incluindo de nutrientes, hormônios e neurotransmissores;

– Combater o excesso de radicais livres e seus efeitos no organismo.

– Orientar e promover a melhoria dos hábitos de vida do paciente;

Ortomolecular é o nome que recebe um conjunto de estratégias que ajuda o paciente a recuperar e manter saúde através da obtenção/manutenção de um organismo mais forte e mais preparado para enfrentar as tarefas e agressões do cotidiano. Isto é conseguido porque, em essência, a ortomolecular objetiva fornecer para corpo e mente as condições básicas que eles precisam para funcionar direito e reparar lesões sofridas. Ou seja, o principal objetivo da ortomolecular é dar para corpo e mente materiais e condições, com o máximo de qualidade possíveis, para que possam funcionar bem e reparar-se, corrigindo seus próprios distúrbios: um organismo em equilíbrio tem a capacidade de lidar com a maioria das agressões que sofra.

Ressaltando: a prática ortomolecular não é classificada como uma especialidade médica, motivo pelo qual o CFM orienta que nenhum médico autodenomine-se “médico ortomolecular”

 

É Simples Casar: Por que ela é tão famosa e comumente usada pelas celebridades?

Dr. Icaro: Acredito que seja principalmente porque “dá resultado” e possibilita manter estes resultados: afinal, como ajuda o organismo a melhor equilibrar-se acaba por reforçar suas capacidades de enfrentar melhor as agressões que sofrer. Sobre as “celebridades”, penso que um corpo que realmente é bem tratado (principalmente pelo seu dono) costuma refletir isto no seu exterior, através de boa funcionalidade e aparência, coisas que elas (as celebridades) decerto precisam constantemente em suas vidas  habitualmente corridas e estressadas mas onde todos cobram-lhes boas aparências e “dar conta do recado”.

 

É Simples Casar: Por que enfrenta tanto preconceito?

Dr. Icaro: Por absoluta ignorância de quem critica e pouca vontade de estudá-la/compreendê-la antes de criticar: lembremos que, historicamente, o “novo” sempre trouxe reações de negação, críticas e mesmo difamações antes de ser aceito.

Por exemplo, muitos acham que Ortomolecular é algo sem respaldo científico ou mesmo não aceito pelas “entidades oficiais”: Mas na verdade é uma prática em Medicina de uso e valor científico reconhecidos mundialmente: no Brasil também é reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) como prática de valor em Medicina, conforme disposto na Resolução número 2004 de 2012 deste órgão. Sobre evidências, este é um dos sites brasileiros que mais tem recursos sobre a prática ortomolecular (centenas): http://www.medicinacomplementar.com.br/Biblioteca_bio_orto.asp

Outro motivo para o preconceito talvez seja puro “medo da concorrência”: o fato é que, pelo que tenho visto em quase 15 anos de Medicina, quem agrega os princípios da ortomolecular à sua prática médica diária simplesmente tem melhores resultados junto aos seus pacientes, em essência por fazer o paciente participar mais ativamente do seu próprio cuidado com seu organismo e processo de tratamento e melhora.

Todos os médicos que utilizam ortomolecular que conheço são, antes de qualquer coisa, especialistas em outras áreas (eu, por exemplo, sou homeopata) e que não abandonaram estas: só associam conhecimentos da ortomolecular em benefício do paciente. Lembremos que tanto o Juramento de Hipócrates (que todo medico “jura” ao formar em Medicina) quanto o Código de Ética Médica (junto à Constituição Brasileira, documento máximo que regulamente a prática médica no nosso pais) “cobram” de todo medico atualização constante e uso do que for melhor para o paciente, em benefício da sua saúde.

 

É Simples Casar: Como identificar um bom médico ortomolecular? Quais as principais características?

Dr. Icaro: Consultas longas, detalhadas, com foco em ouvir o paciente e todas as suas queixas e pontos em que gostaria de melhorar (desconheço bons ortomoleculares cujas consultas, pelo menos as primeiras, habitualmente durem menos que cerca de 1 hora);

Investigação profunda do quadro do paciente como um todo, levando em consideração todos os fatores que afetam sua saúde: mente, corpo, meio-ambiente, genética, fatores psicológicos, etc;

Ênfase na melhoria dos hábitos de vida do paciente e seu incentivo/esforço neste sentido;

Prescrição principalmente de suplementos e não remédios (ainda que muitas vezes sejam utilizados, mas não prioritariamente), ou seja, de substâncias que o organismo conhece e que viriam até de uma alimentação BASTANTE saudável (o que é difícil hoje em dia para o ser humano comum): quem utiliza corretamente a ortomolecular acredita que se der condições para o organismo equilibrar-se e funcionar direito, vários distúrbios em si ele mesmo corrigirá.

 

É Simples Casar: Onde encontrar evidências sólidas de que funciona?

Dr. Icaro: Sobram evidências em milhares de artigos científicos espalhados nas principais revistas científicas de todo o mundo e mesmo pela internet, por exemplo nestes links:

http://www.medicinacomplementar.com.br/Biblioteca_bio_orto.asp

http://www.ortomoleculardrhigashi.med.br/informativos/43/aulas-conferidas-por-dr-tsutomu-higashi-sobre-medicina-ortomolecular-e-terapia-hormonal-bioidentica#.UvS26nnErvY

http://www.centromedicoathenas.com.br/artigos#.UvS3GnnErvY

http://www.lef.org/magazine/mag2013/mag2013_all.htm

http://www.wellnessresources.com/health_topics.php

http://www.ambo.com.br

 

É Simples Casar: Por que a consulta tem um valor alto? Ela é apta a todas as classes sociais?

Dr. Icaro: Como o médico que utiliza a ortomolecular em seus atendimentos é obrigado a gastar bem mais tempo com o paciente a cada avaliação, tem que “cobrar” proporcionalmente. Sobre a acessibilidade, todos podem consultar e arcar com o tratamento: isto é uma questão acima de tudo de priorização da própria saúde e conversar abertamente com seu medico sobre quais são seus focos e eventuais limitações financeiras – tudo é possível com vontade, comunicação e esforço.

 

É Simples Casar: Por que a quantidade de exames receitados por um médico ortomolecular é muito superior a de qualquer outra especialidade?

Dr. Icaro: Isto nem sempre é verdade, já que temos visto cada vez mais médicos das mais diversas áreas e especialidades preocupados em fazer investigação cada vez mais abrangente dos seus pacientes; sobre o medico em ortomolecular, entretanto, é impossível fazer uma avaliação mais ampliada e completa de um paciente, realmente holística e fora do “convencional” (muitas vezes incompleto) sem que a quantidade e qualidade dos exames solicitados sigam minimamente a mesma tendência.

 

 

Dr. Ícaro Alves Alcântara

Fanpage dr.icaroalves

Twitter @qualidade_vida

Google+ icaroalves

Instagram @icaroalves

Soundcloud   e  Slideshare: icaroalves

Facebook icaro.aa

Linkedin  e  Youtube: icaroalvesalcantara

 

Disclaimer:

–                   Prática Ortomolecular em Medicina não é considerada especialidade pelo CFM mas é normatizada pelo mesmo via Resolução 2004/2012

–                   Este artigo visa apenas informar e NÃO substituir a necessidade, regular, de acompanhamento médico pelos profissionais de sua confiança

 

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *