Para MULHERES (ou quem realmente se importa com elas)

Hormônios
Vamos refletir?
O hormônio + importante durante a vida ativa da mulher é o ESTRADIOL, MAS…
Uma mulher em real equilíbrio é fruto do balanço entre estradiol, progesterona e testosterona. Para você ter uma idéia, até os receptores para estrogênio (são 3: estriol, estradiol e estrona) e PROGESTERONA são os mesmos (viram como os níveis de um afetam os do outro e suas ações?)… Por isso, preocupe-se MESMO em manter níveis adequados dos 3 durante toda a sua vida ou os mais variados sinais e sintomas podem surgir.

Entretanto, quem produz a progesterona antes da menopausa? Predominantemente o corpo lúteo (“resto” do folículo, após a expulsão do óvulo), na segunda metade do ciclo. Ou seja, o uso de anticoncepcionais inibe a ovulação e com isso inibe a produção normal de progesterona…

Mas quase todos os anticoncepcionais vêm com progesterona, certo? ERRADO! Vêm com substâncias PARECIDAS com progesterona, chamadas de progestinas, que é claro que não terão a mesma funcionalidade da progesterona produzida pelo seu organismo (até porque as moléculas destas progestinas têm que ser algo diferentes da progesterona ou não poderiam ser patenteados pelos laboratórios! E seu organismo reconhece facilmente esta diferença…) – Por tudo isso, muitas das mulheres que usam anticoncepcionais não tardam a exibir sintomas de falta de progesterona, como inchaços, alterações no humor, perturbações no sono, etc.
No climatério (pós menopausa), continua importante para a maioria das mulheres procurar manter níveis adequados de estradiol e progesterona mas preferencialmente às custas de hormônios que o organismo reconheça como estruturalmente idênticos aos seus (pelos motivos expostos acima – afinal, a indústria farmacêutica também produz os “similares” ao estradiol, que também não trazem todos os benefícios do SEU estradiol, diferentes dele para poderem obter patentes).
Resumindo, após toda esta explicação, minha opinião: preocupe-se com manter bons níveis hormonais por toda a sua vida e, se for repor hormônios, prefira bioidênticos.
Um abraço!
Ícaro
* Dúvidas? Podem mandar e vamos discuti-las!

Comments

33 thoughts on “Para MULHERES (ou quem realmente se importa com elas)

  1. Boa noite Doutor, preciso de ajudar, fiz esses exames e os resultados foram estes e o medico ainda me disse que está tdo bem comigo, não está não por não sei se isso tem alguma coisa haver com meu libido, mas ele abaixou mto dee ums tempos pra cá.

    Lh-resultado 0,13 normal seria 0,70 a 19,40
    Fsh-resultado 0,1 normal seria até 12
    Estradiol-E2 resultado 11,8 normal seria 55,8 a 214,2
    Progesterona: resultado Inferior a 0,21 normal seria 3,34 a 25,56

    É possivel fazer uma reposição hormal só trocando a pilula anticoncepcional? Me ajuda estou desesperada.

    1. Olá Jordana

      Desconheço reposição hormonal realmente efetiva e dentro do mais “natural” (através de bioidênticos) via anticoncepcionais até porque, que eu saiba, NÃO existem anticoncepcionais totalmente bioidênticos no mundo.

      Boa semana!

      Ícaro

  2. Dr. Icaro , como sabe se o anticoncepcional possui progesterona? Procurei a composição do que eu uso atualmente é só há essa descrição: Cada compr. contém: Gestodeno .. 60 mcg Etinilestradiol .. 15 mcg

    1. Olá Bruna

      Que eu saiba, NÃO existem no mundo anticoncepcionais com progesterona mas só com progestinas (não-bioidênticos).

      Boa semana

      Ícaro

  3. Olá Dr. Ícaro. Desde minha útliam gestação, há um ano, faço uso contínuo de cerazzete (anticoncepcional só de progesterona). Lendo o texto posso afirmar então que eu não terei os problemas relacionados a falta de progesterona. Mas posso ter problemas relacionado a falta de estrogeno, já que não faz parte da composição do meu anticoncepcional?

    Grata

    1. Olá Larissa

      Sugiro que você leia os textos do artigo: Hormônios – Texto Básico … Até porque o Cerazette NÃO tem progesterona mas sim progestina, substâncias BEM diferentes…

      Boa semana

      Ícaro

  4. Olá

    Usei durante um ano e meio o anticoncepcional Cerazette.Com o uso prolongado e sem pausa senti várias reações adversas como queda de cabelo, diminuição da libido, aumento de acne e a minha lubrificação vaginal praticamente zerou. Troquei de anticoncepcional, a lubrificação melhorou, mas não voltou ao normal. Esse problema pode ser causado por alguma deficiencia hormonal causada pela o uso do anticoncepcional somente com progestina?
    Desde de já agradeço!

  5. estou fazendo tratamento para emagrecer com hcg, porém preciso usar pílula do dia seguinte, posso? se não puder qual outro método posso usar no momento para evitar uma gravidez indesejada?

  6. Boa noite, Dr.

    Fiz uso de anticoncepcional por muitos anos e estou há 1 ano sem tomar, na tentativa de engravidar.
    Todos os exames que fiz mostrou progesterona muito baixa, sem sinais de ovulação pelas ecografias, tambem com presença de ovarios micropolicisticos.
    Essa anovulação pode estar relacionada com o uso prolongado de anticoncepcional? A modulação hormonal é indicada nesse caso?

    Obrigada!

  7. Olá Dr. Ícaro. Sobre essa situação do artigo, gostaria de uma orientação: estou com 41 anos e, por conta da ginecologista ter descoberto, em Nov./13, que eu estou apresentando sintomas de endometriose associada, há um ano e meio, com menstruação hemorrágica e alguns milímetros de aumento do volume do útero (95,49 cm3); ela indicou o uso do Deprovera (50mg), injetável, durante seis meses, a fim de verificar possível controle da endometriose e diminuição _ normalização do volume do útero.
    Nunca tive filhos, porém ainda pretendo ter. Eu sempre tive um ‘controle natural’ anticoncepcional, com uso de ‘tabelinha’ e tudo. Não tenho miomas nem ovários policísticos.
    O que vc me orienta sobre o uso desse hormônio?
    Obrigada pela atenção.

    1. Olá

      NÃO posso “orientar” você sem conhecer detalhadamente seu caso e exames, presencialmente. Desculpe: proibição do CFM e pela sua própria proteção.

      Boa semana

  8. DR. Estou fazendo uso de progesterona e testosterona bioidentica, mas após o uso comecei a sentir fortes dores no pescoço e ombros. Seriam reações dos hormônios?

  9. Olá Dr Ícaro

    Meu útero é micro policístico, minha ginecologista disse que o tratamento para isso é tomar a pilula, consequentemente minhas cólicas (que são horrível, tenho muita dor) iam diminuir e as espinhas, que acredito que sejam por conta do hormonio, também.
    Contudo, minhas cólicas não amenizaram, eu passei muito mal ingerindo o anticoncepcional, cheguei a vomitar. E agora lendo seus textos fiquei preocupada… Devo continuar com esse tratamento? O que o Senhor me aconselha?

    Obrigada pela atenção.

  10. Olá Doutor, tomo anticoncepcional a 4 sem pausa o Ciclo 21. E recentemente tive mtas dores no pé da barriga e desmaio. isso ocorreu devido ao uso contínuo do Medicamento? Devo fazer alguma pausa?
    Obg’

  11. Boa tarde

    Dr. Icaro

    Sou portadora do SOP – Síndrome do Ovário Policístico, desde que descobri que tenho a mais de 10 anos que utilizo anticoncepcionais ( YAZ, YASMIM, DIANE). Uma vez a medica tentou fazer um outro tratamento com Metformina mas me deu muitas reações então tive que parar. Gostaria de saber se existe outro tratamento para SOP.

  12. Dr. tenho 22 anos, e tomo o anticoncepcional Gracial a 8 anos. Gostaria de saber o que o senhor acha sobre isso, e se já ouviu falar de algum caso clinico que tenha envolvido o Gracial. Desde já, agradeço sua atenção.

    1. Olá

      Se você ler os textos com atenção, TODOS, verá que tanto o Gracial como QUALQUER anticoncepcional hormonal utiliza progestinas e, por isso, danifica o eixo hormonal como foi descrito.

      Boa semana

  13. Caro doutor: Tenho 49 anos, miomas, endometriose vesical e fibroadenomas. Tomo cerazette. Meu FSH deu 80. É melhor parar ou continuar com o cerazette? Não sei se pioraria o quadro ou não. Agradeço muito.

    1. Olá

      Não posso opinar com a devida propriedade sem conhecer a fundo e acompanhar seu caso. Em geral, entretanto, não costumo recomendar anticoncepcionais.

      Boa semana.

  14. Boa noite, doutor! Gostaria de saber se as taxas do estradiol, estrona e do progesterona são alterados se ao fazer o exame o paciente ainda estiver fazendo uso de anticoncepcional.

  15. Bom Dia doutor!

    Tenho miomas uterinos e gostaria de saber se o anticoncepcional que tem em sua composição etinilestradiol e gestodeno contribuem para o aumento do mioma? Tomo minesse. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *