Práticas Utilizadas

Saúde

Escrito por Dr. Ícaro Alves Alcântara

Não há consulta e tratamentos iguais em Medicina Integrativa. Isso porque são escolhidas as formas de diagnóstico, terapêutica e acompanhamento de acordo com as necessidades de cada paciente, cuidadosamente obtidas, agrupadas e analisadas individualmente, entre as quais estão (Em ordem de importância ou freqüência de utilização), neste serviço:

Hábitos saudáveis de Vida – São a base para o sucesso de qualquer intervenção em Saúde e freqüentemente negligenciá-los causa ou piora sinais e sintomas. Destarte sua orientação e promoção é parte fundamental da consulta

Homeopatia – O medicamento homeopático trata ao ser capaz de produzir efeitos semelhantes aos que o paciente apresenta; é a “cura pelo semelhante”, estudada e utilizada desde a antiguidade e resgatada pelo médico alemão Samuel Hahnemann no século XVIII. Seu princípio ativo (energia) é extraído de substâncias da natureza (reinos vegetal, mineral ou animal), diluído e dinamizado, desta forma tornando-se amplamente capaz de estimular a energia vital no sentido do reequilíbrio, restabelecendo o estado de saúde. Por ser altamente específico para cada pessoa, o remédio homeopático é obtido através de uma investigação minuciosa do paciente, com o esmiuçamento da sua forma de vida, seus hábitos, alterações no intelecto, imaginação e sonhos, formas de sentir e perceber seus próprios sintomas, sua relação com os fenômenos atmosféricos e com tudo o que o cerca assim como as possíveis vivências desencadeadoras do processo da enfermidade.

Ortomolecular – Mais detalhes sobre em https://www.icaro.med.br/category/ortomolecular/

Nutrologia & Alimentação Funcional – Abrange o estudo dos alimentos e sua utilização em dietas e terapias, visando assim colocá-los como aliados no tratamento e prevenção de patologias.

Fitoterapia – Abrange os produtos e medicamentos obtidos das plantas para fins de tratamento e prevenção de doenças.

Ortomolecular – Propicia a restauração dos níveis ideais de substâncias diversas naturalmente presentes no organismo, como vitaminas e minerais, cuja ausência ou excesso constantemente levam ao aparecimento ou agravamento de diversas doenças; também combate os radicais livres (grandes responsáveis pelo processo de envelhecimento) e é um potente auxiliar em processos de recuperação, rejuvenescimento e bem-estar; Algumas de suas vertentes seriam:

Lisadoterapia – Complementos alimentares obtidos a partir da lise (ruptura, quebra) de tecidos orgânicos, sendo assim naturais; desta forma obtém-se aminoácidos, carboidratos, oligoelementos, vitaminas, etc. de grande aproveitamento pelo organismo e alta atividade biológica específica (organoespecificidade); permite a nutrição adequada e seletiva de cada um dos tecidos do corpo, ajudando-lhes a restabelecer seu equilíbrio funcional quando doentes.

Oligoterapia – através do uso de catalisadores (substâncias que propiciam e regulam as reações químicas indispensáveis ao funcionamento do organismo), priorizando sua qualidade em detrimento à quantidade, regula tanto o corpo quanto a mente; Estende-se à totalidade do quadro clínico do paciente, melhorando sua capacidade de adaptação e recuperação, desta forma restaurando o equilíbrio e ajudando a mantê-lo.

Medicina tradicional Chinesa – Altamente resolutiva e largamente utilizada no seu país de origem e vizinhos, advém da aplicação dos conhecimentos diagnósticos e terapêuticos da Medicina Chinesa (Utilização dos 5 elementos e da teoria do Yin-Yang na compreensão do indivíduo e suas disfunções).

Iridologia – É a ciência que permite, através da observação das íris dos olhos (a porção colorida) traçar o perfil de um indivíduo, desta forma evidenciando como este tende a se comportar física, mental e emocionalmente ao longo da sua vida; desta forma, complementa os métodos diagnósticos tradicionais, auxiliando-os.

Alopatia – Comumente chama da de medicina “tradicional” é a mais difundida e universalmente aceita, baseada em doses ponderais de medicações e a correlação destas com seu efeito. É mais “jovem” que as demais utilizadas em Medicina Integrativa e prevê a cura ou paliação por antagonizar sinais e sintomas das doenças (anti-inflamatórios, anti-bióticos, anti-alérgicos, etc.).

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *