RESSACA – Como evitar, atenuar e/ou melhorar mais rápido

RESSACA – Como evitar, atenuar e/ou melhorar mais rápido

Para este texto não ficar muito grande, procurarei ser mais objetivo neste e deixar para explicar melhor a “fisiologia da questão” no próximo artigo, ok? Então vamos lá:

O que é RESSACA?

É aquele conjunto de sintomas bem incômodos e por vezes incapacitantes que aparece já na manhã seguinte ao abuso de bebidas alcoólicas e pode durar horas ou mesmo dias (para quem eventualmente não sabia o que era…)

O que causa a RESSACA?

BEM resumidamente:

– Baixa ingestão de líquidos

– Alimentação inadequada

– Intoxicação pelo álcool ingerido

– Sintomas de “abstinência”  do álcool

Isto porque, aproximadamente:

– 50% da ressaca é: desidratação que o álcool causa + pouca reposição de líquidos junto à ingestão das bebidas alcoólicas

– 25% da ressaca é pela relativa desnutrição/hipoglicemia que o abuso alcoólico causa + pouca (e ruim) alimentação junto e após a ingestão do álcool

– 25% é fruto da intoxicação do organismo, sobretudo fígado e cérebro (mas também, de maneira importante, aparelho gastrintestinal, músculos e pulmões) combinada à falta que o cérebro sente do efeito estimulante inicial do álcool

Como evitar a RESSACA:

– Não ingerir bebidas alcoólicas (óbvio)

– Se for beber mesmo, não cometer excesso e observar as demais regras da seção “como atenuar” abaixo

– Não beba, mesmo a mínima quantidade, se não estiver se sentindo bem por qualquer motivo (físico, mental, etc)

Como atenuar a RESSACA:

– Não beber em excesso

– Alternar o máximo possível de água entre os drinks alcoólicos

– NUNCA beber de “estômago vazio” – alimentos ricos em proteínas e boas gorduras são “ótimas pedidas”

– Alimentar-se  regularmente durante a “bebedeira”

– Preferir sempre bebidas de qualidade

– Respeitar a hora de parar: lembre-se sempre que quando você começa a sentir efeitos desagradáveis ainda há quantidade de álcool já ingerida nos seus intestinos, sendo absorvida

– Se fumar, o mínimo possível (evite sobrecarga de ainda mais toxinas)

– Beber pelo menos um copo cheio de suco natural logo antes de dormir (ou alimentação leve + boa quantidade de água)

– No dia seguinte:

Alimentos leves, regularmente

Muita água, regularmente

Exercício físico bem leve (uma caminhada, por exemplo) ajuda na desintoxicação

Respeite seus limites – Seu organismo pode pedir só repouso mesmo

EVITE consumir mais bebida alcoólica (errar uma vez é humano mas repetir não é muito “inteligente”)

Cuidado com overdose de medicamentos ou mesmo chás – lembre-se que seu fîgado está tendo muito trabalho e não precisa de ainda mais (sabe o boldo? Excelente para o fígado mas aumenta acidez no estômago…)

No próximo post explicarei melhor pontos importantes acerca da RESSACA e dos efeitos da bebida alcoólica no organismo humano, principalmente através do esclarecimento sobre o que é verdade e o que é mito na questão.

Um abraço

Dr. Ícaro Alves Alcântara

www.icaro.med.br

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