Saúde – Porque cuidar dela

Categorizar

Escrito por Dr. Ícaro Alves Alcântara

A maioria das pessoas nunca se fez estas perguntas, mesmo porque as respostas parecem óbvias. Mas será que são mesmo?

Façamos então questionamento similar de outra forma:

Por que acordar todos os dias de manhã?

Bem, os mais “diretos” responderão algo como: “Acordar faz parte da Fisiologia Humana, não é uma escolha, sendo o simples despertar do sono”, o que é verdade: todo animal dorme para recuperar-se das atividades desempenhadas e prepara-se para as novas, em um ciclo contínuo. Assim, não optamos por abrir os olhos e acordar, isto simplesmente acontece para todos.

Vamos, então, aprofundar-nos na questão:

Por que levantar da cama, de manhã?

Se todos invariavelmente acordamos em algum momento, sair da cama pressupõe alguma motivação, algum(uns) objetivos a serem cumpridos. E mesmo que você nunca tenha pensado diretamente neles, pode acreditar que eles existem.

E são estes objetivos que, essencialmente, fazem a diferença entre levantar para viver ou para sobreviver, diariamente; mas há diferença entre estes conceitos? Vejamos, de acordo com os dicionários:

Sobreviver: continuar a viver depois de outra coisa ou de outra pessoa; escapar; subsistir; resistir.

Viver: ter vida; existir; durar; habitar, residir; alimentar-se; nutrir-se; comportar-se; ter relação com.

Francamente, de acordo com estes conceitos, quem escolhe “sobreviver”???

Portanto, salvo em quadros depressivos, se todos escolhemos sair da cama para “viver”, a próxima pergunta cabível é, naturalmente, por que viver?

Uma simples busca no Google acerca do propósito de viver retorna resultados edificantes, úteis ou no mínimo curiosos. Por exemplo, encontrei a seguinte pergunta em um grupo de discussão: “Para que viver se todos vamos morrer um dia”? E fora toda a discussão que uma abordagem séria desta traria, como parece ter sido só para polemizar, retorno com indagações na mesma linha, como: “Para que comer e beber então, se tudo será eliminado depois?” ou “Para que ganhar dinheiro se será tudo gasto depois”?

Voltando então à internet, na busca pelo que pensam serem os propósitos da vida, figura com destaque como o objetivo “ideal”: Amar a Deus e ao próximo. Outros, também bastante citados são:

Ser feliz

Amar

Cumprir sua missão

Ser alguém na vida

Deixar para trás marcas e obras positivas

Bem-estar

“Realização”

Vários propósitos diferentes, algo complementares, mas sempre com uma coisa em comum: todos pressupõem buscar ativamente algo, ou seja, empreender esforços no sentido de atingir um propósito.

Qualquer que seja seu objetivo na vida, portanto, fica claro que uma condição é fundamental para atingi-lo: Subsistir. Mas como subsistir? De forma simplista, é reconhecidamente importante neste sentido, por exemplo, ter relacionamentos, família, trabalho, religião, lazer e dinheiro. Mas essencial para subsistir, sem dúvida, é ter Saúde.

Sem mente e corpo funcionando bem, como ter condições de lutar para atingir seus propósitos e mesmo desfrutar do sucesso quando alcançado?

Em síntese, não importa o quão longe você queira chegar ou mesmo todo o sucesso que tenha atingido, todo o dinheiro e status que possa ter acumulado ou toda a capacidade e potencial que tenha: nada existe, se concretiza ou perdura se não há corpo e mente saudáveis para exibir estes resultados ou servir de instrumento para alcançá-los. E ninguém está falando sobre ter um corpo perfeito, ser um atleta profissional ou não ter qualquer sinal/sintoma ou mesmo vicio mas simplesmente sobre buscar ativamente ter saúde.

Você pode neste momento querer estar na praia, ler um bom livro, jogar algo, papear com os amigos, namorar, dormir ou mesmo estar em casa sem fazer nada em especial; Brincar com seus filhos, trabalhar, cuidar do jardim, meditar, degustar uma boa refeição, praticar algum esporte, passear ou criar algo: Se seu corpo e/ou a sua mente não estiverem funcionando direito, nada disso poderá ser pensado e muito menos realizado.

Então, como ter e manter saúde, de verdade, para você fazer o que quiser da sua vida? Leia aqui o básico para isto: https://www.icaro.med.br/category/a-base-de-tudo/

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.