Vitamina B6 e sua saúde mental

Dica do Ícaro Hormônios Produtividade Saúde Suplementos

A Vitamina B6 é fundamental para a síntese dos importantes neurotransmissores Serotonina, GABA e Dopamina. Ela também está envolvida em mais de 80 reações químicas no organismo humano.

Sua deficiência pode estar associada a irritabilidade, ansiedade, depressão, memória ruim, déficit de atenção, distúrbios do sono e até psicose em casos mais graves.

Concentrações dela no cérebro costumam normalmente ser cerca de 100 vezes mais que as do sangue. Sua forma mais ativa é o P5P – (Piridoxal-5-Fosfato) mas a reposição bem sucedida já estudada costuma ser por meio de ambas as formas: Tanto piridoxina quanto P5P.

Costuma ser destruída se exposta a altas temperaturas como no cozimento prolongado, por exemplo, ou no armazenamento e exposição à luz. Tabagismo e uso de anticoncepcionais reduzem seus níveis. A ingestão de bebidas alcoólicas, muito café e dietas ricas em proteínas tornam a vitamina B6 mais necessária ao corpo. Não deveríamos ter tanta carência de vitamina B6 por aí mas pelos fatores anteriormente citados, isso tem sido cada vez mais comum, e detectado tanto por sintomatologia ou por exames.

Acrescento então minha dica, comprovada por experiência de consultório: muitas vezes, problema psiquiátricos são melhorados ou até mesmo curados só por melhorar os hábitos de vida suprir as carências de vitaminas, minerais, e/ou hormônios, e ainda diminuição da inflamação, antes da necessidade de remédios. E quando estes são necessários, seguir estas dicas tornam os resultados melhores, ou até por menos tempo.

Hormônios, quando atuando envolvendo o sistema recebem o nome de neurotransmissores.

Fonte principal: Nutrient Power – William J. Walsh

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *