Vitamina B6 e sua saúde mental

A Vitamina B6 é fundamental para a síntese dos importantes neurotransmissores Serotonina, GABA e Dopamina. Ela também está envolvida em mais de 80 reações químicas no organismo humano.

Sua deficiência pode estar associada a irritabilidade, ansiedade, depressão, memória ruim, déficit de atenção, distúrbios do sono e até psicose em casos mais graves.

Concentrações dela no cérebro costumam normalmente ser cerca de 100 vezes mais que as do sangue. Sua forma mais ativa é o P5P – (Piridoxal-5-Fosfato) mas a reposição bem sucedida já estudada costuma ser por meio de ambas as formas: Tanto piridoxina quanto P5P.

Costuma ser destruída se exposta a altas temperaturas como no cozimento prolongado, por exemplo, ou no armazenamento e exposição à luz. Tabagismo e uso de anticoncepcionais reduzem seus níveis. A ingestão de bebidas alcoólicas, muito café e dietas ricas em proteínas tornam a vitamina B6 mais necessária ao corpo. Não deveríamos ter tanta carência de vitamina B6 por aí mas pelos fatores anteriormente citados, isso tem sido cada vez mais comum, e detectado tanto por sintomatologia ou por exames.

Acrescento então minha dica, comprovada por experiência de consultório: muitas vezes, problema psiquiátricos são melhorados ou até mesmo curados só por melhorar os hábitos de vida suprir as carências de vitaminas, minerais, e/ou hormônios, e ainda diminuição da inflamação, antes da necessidade de remédios. E quando estes são necessários, seguir estas dicas tornam os resultados melhores, ou até por menos tempo.

Hormônios, quando atuando envolvendo o sistema recebem o nome de neurotransmissores.

Fonte principal: Nutrient Power – William J. Walsh

Comments

Deixe um Comentário

Enviar

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar