Vitamina D – 7  Mitos e verdades:

1 – A maioria das pessoas tem carência dela e estar dentro dos níveis convencionais de “suficiência” dos exames laboratoriais tradicionais não costuma garantir níveis ideais.

2 – Sua carência afeta negativamente centenas de processos orgânicos, podendo causar, agravar ou manter a maioria dos sintomas e doenças. Acesse e confira em
www.icaro.med.br/?s=vitaminad
E sobretudo neste link: www.icaro.med.br/vitamina-d-sua-saude-depende-dela/

3 – A maior parte da vitamina D que precisamos NÃO obtemos da dieta mas sim da transformação do colesterol na nossa pele, quando irradiado pelos raios UVB do Sol. Ninguém “absorve” vitaminaD diretamente de nenhuma luz mas todos dependemos de exposição regular suficiente à Luz Solar para fabrica-la de maneira igualmente suficiente (ainda mais para pessoas de cor de pele escura, que bloqueia mais a radiação UVB).

4 – A medida que envelhecemos a mucosa intestinal absorve pior a vitaminaD dos alimentos e a pele envelhecida sintetiza-a pior: por isso com o passar do tempo temos maior tendência a carência de Vitamina D.

5 – A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, dissolve-se em gordura: por isso tudo que prejudique a absorção intestinal de gordura (incluindo remédios como orlistat e similares) vai diminuir quanto dela chega ao sangue. Pelo mesmo motivo, quanto mais massa gorda alguém tem mais a vitamina D tende a dissolver-se nela e assim ficar menos disponível para o resto do corpo. Outros remédios que reduzem a produção de colesterol pelo corpo acabam por impactar negativamente o transporte de vitamina D no sangue, como as estatinas.

6 – A vitamina D é tão importante que sua carência está associada também a condições que você nem suspeitava, como modulação da inflamação, melhora do metabolismo e emagrecimento, transtornos de humor, ansiedade, depressão e até alívio de dores de cabeça, incluindo enxaqueca.

7 – Lembre-se: grandes chances de VOCÊ ter baixos níveis de vitamina D. Procure profissional de saude competente e atualizado para te avaliar e ajudar a tratar direito!

Boa semana!

Ícaro Alves Alcântara
Médico – Brasília/DF
🖥 ICARO.med.br
61 – 996467775

Comments

Leave a Comment